O milagre da natureza, que chama a atenção nas vitrines das floriculturas, é a orquídea "sapato venus". Ela é linda, graciosa, exótica, tem uma estrutura floral de uma orquídea na forma de um sapato de senhora. Mas a beleza dela não é só nisso. Cor aveludada e manchas nas folhas a deixam ainda mais exótica.
- Condições adequadas de detenção são a chave para o crescimento bem sucedido do "sapato"
- Localização e iluminação
- Temperatura de conteúdo
- Cuidado adequado - uma promessa de um florescimento regular de orquídeas
- Rega correta de pafiopedilum
- Humidade do ar
- Adubar e fertilizar a flor
- Poda do pafiopedilum
- Características de cuidado no período de descanso
- Transplante e substrato
- Reprodução de papihedylum em casa
Condições adequadas de detenção são a chave para o crescimento bem sucedido do "sapato"
Para conter adequadamente a planta no peitoril da janela, você precisa estudar onde, na natureza, essas orquídeas crescem e criam condições sob as quais o ancestral desse híbrido se sentiria bem. O gênero Pafiophyllum refere-se a orquídeas tropicais. Se todas as condições phalaenopsis são as mesmas, então, com o "sapato venéreo" não é tão simples. Em primeiro lugar, os "sapatos" nem todos crescem epifiticamente.Cada espécie tem seu próprio habitat. Alguns pertencem aos litófitos, que crescem em rochas e rochas, outros vivem no solo. Portanto, o solo para cada espécie é diferente. Em segundo lugar, cada espécie tem seu próprio regime de temperatura, iluminação, umidade. Considere o principal gênero da orquídea "chinelo" paphiopedilum (Paphiopedilum).
Localização e iluminação
Orquídeas deste tipo preferem iluminação difusa e não toleram luz solar direta. Eles são colocados nas janelas norte, leste ou oeste. Na janela do sul, o "sapato" deve estar sombreado. Por outro lado, manter orquídeas que não estão na janela também não é recomendado. Neste caso, é necessário acendê-los de 10 a 12 horas por dia artificialmente.
Temperatura de conteúdo
As orquídeas pafiopedilum podem ser termofílicas e amantes do frio. Eles são diferentes em colorir uma flor. Se o "sapato" é variegado - refere-se ao calor amoroso, se as folhas alongadas são verdes - para o amor frio. Às vezes para fábricas florescentes é necessário criar flutuações na temperatura à noite a 10-15 graus durante o período de resto. Se tal oscilação não for assegurada, a planta pode não florescer por um longo período. Em geral, para o crescimento normal dos papio-fraldas, é necessário aderir a tal regime de temperatura: o período principal é 18-25 graus, no inverno brevemente não mais baixo do que 10 graus, e no verão não mais alto do que 33 graus.
Cuidado adequado - uma promessa de um florescimento regular de orquídeas
Cuidados para o papihedylum em casa é diferente, porque este gênero abrange três categorias: epífitas, terrestres e litófitas.
Rega correta de pafiopedilum
Regar o "sapatinho venéreo" é significativamente diferente da rega do phalaenopsis. Isto é devido à estrutura das raízes e folhas da planta. O pafiopedilum não tem folhas grossas e pseudobulbos, portanto não há onde armazenar umidade. Suas raízes são grossas e facilmente traumatizadas. A planta tem medo tanto da secagem das raízes quanto da umidade excessiva.
A frequência de irrigação depende do tipo de substrato e da temperatura do ar.Com muito cuidado, você precisa monitorar o substrato da casca, pois seca rapidamente. No verão, a planta é regada com mais freqüência do que duas vezes por semana, no inverno - uma vez por semana ou menos. Para a água é necessário com a água constante de uma temperatura ambiente, que é a água, não contendo o sal. Se necessário, a água para irrigação deve ser fervida. A água deve ser de manhã, a fim de secar completamente todas as gotas de água à noite, especialmente nos seios da planta. Se a água entrar no centro da saída, ela deve ser enxugada com um guardanapo. Isso ajudará a evitar problemas com doenças fúngicas e bacterianas.
Humidade do ar
As orquídeas pafiopedilum devem ser mantidas em alta umidade (45-70%), mas a pulverização da planta não é recomendada. Quando as gotas de água caem sobre as flores, elas caem rapidamente e as folhas formam manchas. Portanto, A alta umidade deve ser mantida com o auxílio de argila expandida, colocada em palete. Certifique-se de que o fundo da panela não toque na superfície da água. Para fazer isso, coloque o pote em um pires invertido na panela. Você também pode aumentar a umidade com um umidificador de ar.
Adubar e fertilizar a flor
Usinas de adubo são frequentemente realizadas: a cada terceira ou quinta rega, enquanto a concentração de fertilizante deve ser duas vezes menor do que a proposta no manual. Para adubação use um fertilizante complexo para orquídeas. No inverno, a fertilização é realizada uma vez por mês. Além disso, uma vez por mês, a planta precisa de uma lavagem abundante do substrato. Isso evitará o acúmulo excessivo de sais.
Poda do pafiopedilum
A planta floresce após um período de descanso. Um pico de flor aparece no meio da roseta. Dependendo do tipo de pafiodipeloma no pedúnculo, pode haver apenas uma flor que floresce por 2-4 meses ou flores podem aparecer em um pedúnculo por 6-7 meses. Você deve saber que uma saída floresce apenas uma vez. Depois de florir em uma orquídea com uma única flor, as flores são removidas, as orquídeas com as próximas hastes de floração não são cortadas até o final da floração.
Características de cuidado no período de descanso
É especialmente necessário observar um período de descanso para orquídeas com folhas manchadas. Caso contrário, a floração pode não começar. Este período começa a partir de meados de novembro. O cuidado neste momento é manter a planta a uma temperatura não superior a 15 graus com a pulverização do substrato com água sem qualquer alimentação adicional. Após o nascimento do pedúnculo, este período termina.
Transplante e substrato
É necessário transplantar um papiopedilum cada ano ou durante um ano. É melhor gastar esse processo na primavera. Para o transplante use um substrato para orquídeas, enquanto adiciona esfagno, perlita, carvão, turfa. O solo para espécies calcipofílicas de pafiopodilus consiste em húmus de folha, turfa, areia, conchas do mar esmagadas ou migalhas de dolomite, carvão na proporção de 1: 1: 1: 0,5: 0,5.
Um papel importante é desempenhado pela drenagem no fundo da panela. Pot escolher opaco. Em solo plástico, seca mais lentamente que em cerâmica, por isso é melhor. O tamanho do vaso não deve ser grande, caso contrário a planta gastará seu poder no crescimento da folhagem e não no florescimento. As raízes devem ser colocadas no pote de ponta a ponta.
A planta transplanta o processo de transplante normalmente. Tendo trazido a planta, é necessário inspecionar e remover raízes em decomposição. Os cortadores devem ser tratados com carvão triturado. Ao transplantar, é necessário levar em conta a altura de plantio da planta. Em uma planta plantada muito alta, as raízes vão parar e deixar de crescer, a planta plantada muito baixa provoca a decadência das rosetas. O substrato deve estar no nível da base do soquete: cerca de 1-2 cm cobrindo a parte vermelha e branca. E não precisamos compactar o substrato.A revisão da raiz e do substrato deve ser realizada uma vez em seis meses. Para fazer isso, as raízes são cuidadosamente retiradas do vaso com o substrato e avaliadas quanto à sua condição.
Reprodução de papihedylum em casa
Esse tipo de orquídea se multiplica apenas dividindo o mato. É necessário plantar uma planta quando muitas lojas foram formadas. Neste caso, lembre-se que em um pote deve ser inferior a três saídas, caso contrário, a planta não vai se acostumar. Após a separação, a orquídea é colocada à sombra e o substrato da planta é suavemente pulverizado até começar a crescer. Outras manutenções ou cuidados habituais.
A planta "sapato venus" pode ser chamado de uma das mais belas e macias. Deixá-lo por mais de uma semana sem supervisão não é recomendado.