Ciclâmen (Ciclâmen - do grego Cyclos - círculo) - planta herbácea perene da família Primulaceae (Latin Primulaceae). Pátria do ciclame - Europa Central e Ásia Menor. Recentemente, os botânicos descobriram novas espécies de plantas encontradas nas costas do Mediterrâneo, Mar Cáspio e Mar Negro. Algumas espécies de ciclâmen estão listadas no Livro Vermelho, entre elas o ciclâmen Kolkhida e o ciclâmen Kuznetsova.
- Qual cyclamen é mais fácil de cuidar
- Peculiaridades do cultivo de ciclâmen persa e europeu
- O meio ambiente
- Qual deve ser o solo e quando a alimentação é necessária?
- Como propriamente ciclâminas de água
- Características de cuidado no período de descanso e floração
- Como crescer um ciclâmen
- Transplante de cíclame
O ciclâmen tinha propriedades tóxicas fracas: alguns animais perdem a coordenação do contato com ele. O ciclame como uma flor em vasos é representado pelas duas espécies mais comuns em nosso território: o Cyclamen persicum e o Cyclamen Europaeus. Para entender como cuidar do ciclame, você deve primeiro encontrar as diferenças entre seus representantes europeus e persas.
Existem muitos sites onde os botânicos do ponto de vista profissional contam tudo sobre o ciclâmen. Mas neste artigo vamos tentar descrever tudo de maneira simples e fácil.
O botânico iniciante, ao distinguir duas espécies, em primeiro lugar, prestará atenção ao tamanho das folhas da planta: no cíclame persa são 2-4 cm maiores que as flores, que têm uma cor rosada e um cheiro agradável. Outra característica distintiva é a cor da parte inferior das folhas: o ciclâmen persa tem folhas verdes no verso, enquanto o europeu tem manchado violeta.
Se você é mais experiente, então preste atenção aos tubérculos, que no ciclâmen persa se projetam 2 a 3 cm acima do solo, e nos europeus estão completamente submersos no solo; No cyclamen persa são únicos, e no europeu - com "crianças".
E se você antes de ir à loja consultar também os diretórios que descrevem como cuidar adequadamente e transplantar um ciclâmen, você descobrirá que mais um a diferença entre as espécies é o período de compra: no outono e no inverno, apenas os ciclames persas podem ser comprados nas lojas, enquanto no período primavera-verão os ciclames europeus ficam nas prateleiras.
Qual cyclamen é mais fácil de cuidar
A flor do cíclame do persa requer cuidados e transplantes cuidadosos, já que o período de descanso desta planta vai de março a setembro. Isso dificulta a reprodução, já que durante o período de descanso o ciclâmen (persa) pode descartar as folhas. Também, o cuidado dele complica-se pelo fato que se recomenda transplantá-lo uma vez por ano, ao passo que é possível transplantar um ciclâmen europeu 3-4 vezes por ano.
Peculiaridades do cultivo de ciclâmen persa e europeu
Para que você possa admirar sua planta por um longo tempo, você precisa comprá-la saudável, então não haverá problemas com o cuidado adequado para o ciclâmen.
O meio ambiente
Antes de mover a flor de ciclâmen para a janela, é necessário enviá-la "para quarentena" por duas semanas a um local isolado imediatamente após a compra, e se isso não for possível, pelo menos proteja a planta das outras. Se por duas semanas não lhe aconteceu nada (nenhum ponto apareceu, nenhum botão caiu), então você pode movê-lo com segurança para outras plantas.De suas ações subseqüentes depende de quanto tempo a vida da flor será.
O ciclame é muito sensível à iluminação - também não tolera sombra nem luz solar direta. A luz deve ser brilhante, mas dispersa, é melhor plantar a planta. Não se esqueça que a temperatura ambiente ideal para uma vida confortável de ciclâmen 17 ° C.
Qual deve ser o solo e quando a alimentação é necessária?
O solo para o ciclâmen precisa de um especial: o solo comum da cama mais próxima não serve. É melhor comprar terras em lojas especiais, onde o ciclâmen vende e sabe tudo sobre a flor.A terra é melhor escolher um solto, com um grande conteúdo de elementos orgânicos.
A opção mais ideal é a folha e turfa terra, húmus, turfa fina, serragem e corte de palha. Mas a melhor opção, segundo a maioria, é uma mistura de turfa e areia seca. Se você comprar o solo de um produtor desconhecido, uma boa maneira de desinfetá-lo será cozinhar no forno com bastante água (a água deve evaporar). Ele vai matar no solo todos os microorganismos nocivos.Para melhor efeito, você pode usar uma solução de permanganato de potássio em vez de água.
O cicuta é o melhor feito uma vez a cada duas semanas durante o período de floração. Você precisa começar um mês após a compra da flor. Vale a pena notar que o ciclâmen não gosta do excesso de nitrogênio, então a dosagem escrita na embalagem deve ser dividida em duas.
Como propriamente ciclâminas de água
O ciclâmen da água deve ser regular e abundante. O ciclame é uma planta muito caprichosa e não tolera o ressecamento, portanto, durante o verão, a rega deve ser particularmente cuidadosa. Deve ser realizado durante todo o ano, independentemente dos períodos de floração, somente sob tais condições os cuidados para o ciclâmen estarão corretos.
Você precisa regar o ciclâmen com muito cuidado: a água nunca deve cair nos tubérculos, pois isso pode levar à deterioração da raiz e morte da planta. É melhor regar a partir de uma palete ou de uma panela especial. Para fazer isso, no vaso onde a planta vive, você precisa fazer pequenos furos (o tamanho do dedo mínimo) e colocar em uma bandeja (pote) com água.
Para evitar doenças, você pode adicionar um pouco de cal à água, porque o ciclâmen não gosta de um ambiente muito ácido. Não regue o ciclâmen com água da torneira. Para fazer isso, é melhor usar água corrente ou pluvial. Durante o período de descanso do ciclâmen, a sua rega deve ser mínima e, desde o início da floração, dosada à medida que a planta cresce.
Características de cuidado no período de descanso e floração
Muitos produtores inexperientes, criando um ciclâmen, estão se perguntando se ele pode ser pulverizado. Nossa resposta é possível, mas em alguns casos: se houver muito pó nas folhas (escolha um spray com um bom spray e pulverize a planta a uma distância de 25-30 cm) ou se houver um aquecedor próximo - neste caso é melhor borrifar a água ao redor da planta.
No período de floração, o cuidado adequado com o ciclâmen é a sua rega e cobertura (se necessário). O cuidado da planta durante o resto é muito mais difícil.
Primeiro: o período de descanso é determinado pelo murchamento gradual das folhas e pela queda de flores já descoloridas. Não se deixe intimidar pelo fato de que apenas o bulbo da flor permanece na panela. Muitos agricultores inexperientes entram em pânico quando o Cyclamen se desvaneceu e não sabem o que fazer.Na verdade, tudo é simples. Neste período, a panela com a lâmpada é melhor para ser levada a um local escuro e fresco e deixada lá por 3 meses, em média. A lâmpada precisa ser alimentada com uma pequena quantidade de água (despejando não no bulbo, mas ao redor) uma vez a cada duas semanas.
Durante três meses, o cíclame romperá o "bebê", então você precisa colocá-lo em um ponto brilhante e começar a regar, como antes. Em uma semana, você precisa fazer fertilizante para plantas bulbosas.
Como crescer um ciclâmen
Para cultivar o ciclâmen sem problemas, você só precisa saber como cuidar do ciclâmen e das sutilezas em seu transplante e semeadura. Se você quer cultivar uma planta a partir de sementes, então além dos grãos você precisará: terra (você pode levar para violetas), drenagem e pote. Um pote é melhor para comprar uma forma quadrada, mas, uma vez que há muito poucos à venda, você pode pegar o habitual.
No fundo da panela você precisa dormir drenagem, derramar um pouco de água (de preferência a partir de um spray), em seguida, adicione o solo. Nele, lay out previamente embebido em água e drenado sementes de guardanapo, cavando-os um pouco.Tampe a panela com filme para alimentos e coloque-a em um local fresco e escuro. As sementes emergem por tempo suficiente (um mês ou dois). Durante esse tempo, o ciclâmen precisa "ventilar", isto é, tirar o filme por um tempo e regar um pouco. Por conveniência, ao lado dos locais de semeadura, você pode colocar palitos de dente para saber onde regar. Os cíclames desenvolvem-se por muito tempo, mas com os devidos cuidados, na primeira época de floração, a sua planta irá agradá-lo com belas flores.
Transplante de cíclame
Transplante, você vai precisar de: um novo pote (com um diâmetro de orifício não superior a 15 cm), terra, areia, húmus, Vermion e vermiculita (para acelerar o crescimento) do bloco, concreto, plantando uma pá e mão cultivador, luvas, água. A parte inferior da panela para preencher argila expandida para a drenagem e impedir a deterioração de uma flor, em seguida verter o solo (3 partes) com húmus e areia (1 parte). Adicione vermion e vermiculite para acelerar o crescimento e desenvolvimento da flor. A Terra não precisa ser abalada.
Para remover o velho pote de ciclâmen precisa para esmagar o próprio pot dedos em um círculo (imprensa não muito), e, em seguida, em um ângulo de 45 ° para obter ciclâmen e explorar as suas raízes: se em seus sites que começaram a apodrecer.Se houver, corte-as e polvilhe com fertilizante seco. Em seguida, coloque o ciclâmen em um novo solo (de modo que a metade do tubérculo olhava para o chão), água. Deixe a planta repousar por 5 minutos e absorva a umidade, depois tampe o solo e derrame novamente.
Coloque a sua planta em um lugar onde não haja luz solar direta, e aproveite a ternura e a originalidade do ciclâmen, sem esquecer o cuidado adequado com a flor.