Edema dos úberes em vacas: como tratar adequadamente

Pin
Send
Share
Send

O úbere de uma vaca é uma das partes mais vulneráveis ​​do corpo.

A partir do úbere pode ser determinado se o animal é saudável, e quanto ele se sente bem.

Se o úbere está inchado, torna-se muito quente ou enfrentar algumas outras mudanças externas, é necessário chamar com urgência o veterinário, que irá fazer uma conclusão sobre o estado geral do animal.

Existe um fenômeno como o edema do úbere. Às vezes também é chamado de edema estagnado ou seroso.

Por inchaço é o inchaço do úbere devido a uma perturbação geral do fluxo sanguíneo e linfático devido à gravidez ou parto no animal.

Em maior medida, a partir do inchaço do úbere, as vacas que são alimentadas principalmente com forragens suculentas e ácidas durante a segunda metade da gravidez sofrem.

O úbere pode inchar antes de dar à luz em poucos dias ou no primeiro dia - dois após a vaca ter dado à luz. A causa principal do inchaço é a circulação sanguínea irregular no úbere, isto é, o fluxo sangüíneo é demais e a vazão é muito pequena.

Quais sinais da doença

Pode inchar como o úbere inteiro, apenas a parte de trás dele. A pele do úbere grande engrossa, depois a textura lembra a massa.

Se você aplicar na pele, ela será aplanada por mais tempo do que o normal.

A pele da glândula mamária é mais fria do que a temperatura geral do corpo, brilha, apesar do estresse, a vaca não sente sensações dolorosas ao tocar o úbere. Os mamilos começam a inchar primeiro. Eles parecem ser mais curtos do que os mamilos que não incham. Em seguida, a tensão sobe através do tecido subcutâneo para a vulva, ao longo da barriga e atinge o esterno.

Edema também pode ser observado na região de metade do úbere ou alternação, isto é, a "transição" do edema de um lado do úbere para o outro.

O fluido do edema se acumula nos tecidos do úbere, apertando-os. Esta é uma violação do fluxo sanguíneo e linfático devido ao aumento da pressão nos vasos, o que leva à desestabilização do funcionamento e nutrição dos tecidos. O edema pode levar a vaca a desenvolver mastite ou induração do úbere.

A temperatura corporal total, assim como o estado do animal, podem variar ligeiramente. Além disso, o inchaço não afeta muito a produção de leite. A consistência do leite pode ser mais líquida ou não mudar.

A quantidade de leite produzido pode diminuir ligeiramente devido à má circulação sanguínea, mas às vezes há um paradoxo - a quantidade de leite de uma parte saudável do úbere pode ser menor do que a quantidade de leite da porção do úbere onde há inchaço.

O edema pode aparecer em uma vaca alguns dias antes do nascimento, mas depois que o inchaço da gravidez diminui.

Em qualquer caso, você não pode deixar este problema sem atenção. Apesar do inchaço no úbere antes e depois do nascimento de uma vaca ser considerado normal, o edema pode levar a um enfraquecimento da resistência dos tecidos do corpo e do úbere.

Também inchaço do úbere é carregado com uma diminuição na resistência do peito a bactérias e outros fatores ambientais desfavoráveis. E isso pode causar o desenvolvimento de mastite.

Edema pode ser crônico. Nesse caso, observa-se uma proliferação de tecido conjuntivo, esse processo é chamado de induração. O volume do úbere aumenta, e o leite dessa vaca provavelmente pode ficar muito menor do que antes. O edema crônico também pode levar ao desenvolvimento de mastite.

Também é interessante ler sobre a doença do casco em vacas

Como tratar adequadamente o edema do úbere

Se o edema tiver um caráter pós-natal, então, provavelmente, após 5 a 8 dias após o parto, o inchaço desaparecerá por si mesmo.

Se o úbere estiver muito inchado, é necessário tomar medidas abrangentes.

Durante o tratamento da vaca Você não pode alimentar uma grande quantidade de comida suculenta, você precisa reduzir a quantidade de concentrado para o animal e também não dar sal.

A dieta deve consistir em feno de alta qualidade. Também é necessário ordenhar esta vaca muitas vezes, 7 a 8 vezes por dia. É necessário controlar a quantidade de líquido consumido.

Se o edema for congestivo, os danos mecânicos da parte edematosa do úbere não devem ser permitidos.

É necessário separar o animal do resto das vacas, e também retirá-lo durante uma caminhada de hora 2-3 vezes por dia.

Desejável massageie o úbere de baixo para cima, sem aplicar quaisquer pomadas, como no caso do edema, é estritamente proibido utilizá-las.

Se você notar que o úbere inchou, e depois de alguns dias a vaca deve dar à luz a panturrilha, então o animal só precisa ser ordenhado uma vez por dia.

O principal objetivo do tratamento do edema do úbere é restaurar a circulação sanguínea e a circulação linfática nos tecidos do úbere, bem como diminuir o nível de pressão intersticial. Esses objetivos podem ser alcançados através da ordenha frequente de vacas e da massagem do úbere.

Do ponto de vista do tratamento com drogas, um veterinário pode injetar gluconato ou cloreto de cálcio na vaca, bem como estimulantes da frequência cardíaca, o que facilitará a remoção mais rápida do líquido do corpo.

Além disso, muitas vezes os médicos prescrevem pomadas anti-edema especiais, bem como laxantes e diuréticos.

Para que o edema desapareça mais rapidamente, é possível fazer cataplasmas de vaca a partir do feno e também para envolver os úberes para a concentração de calor. Se o úbere ficou muito pesado e pendurado, ele deve ser amarrado com uma atadura especial.

Profilaxia - não permitir edema

Para evitar o aparecimento de edema em uma vaca prenhe, você precisa organizar um exercício diário, dar menos comida suculenta.

Se o inchaço aparecer, o alimento suculento deve ser excluído da dieta até que o edema desapareça.

Preste especial atenção ao alimento da vaca prenhe durante uma semana e meia a duas semanas antes do parto, e também durante 10 a 14 dias depois.

Para garantir que o edema não cause o desenvolvimento de mastite em uma vaca, todos os padrões sanitários devem ser observados para que a vaca viva em condições limpas.

É impossível permitir quedas bruscas de temperatura na cabine e a cama precisa ser trocada regularmente.

Antes de mover as vacas para a baia durante o inverno, a sala deve ser completamente desinfetada para matar todos os possíveis portadores da infecção.

Além disso, para evitar o inchaço do úbere, você precisa ordenhar a vaca adequadamente.

Ao menor sinal de inchaço do úbere, você deve convidar imediatamente um veterinário que inspecionará a vaca e fará uma conclusão.

Mesmo que o alarme seja falso, você pode tomar as medidas necessárias a tempo, se necessário.

Assista ao vídeo: Como prevenir a mastite - Globo Rural

Pin
Send
Share
Send