O que poderia ser melhor do que umas férias agradáveis em sua própria casa de campo, quando uma lareira foi criada em uma área aberta e você desfruta de união com a natureza na companhia emocional de parentes e amigos. Para completa felicidade, resta apenas experimentar um prato de peixe ou carne defumada, preparado com suas próprias mãos. Para diversificar sua mesa com pratos com um sabor inesquecível e um aroma requintado, você só precisa fazer um fumeiro para a cabana de verão.
Muitas pessoas sabem que existem duas maneiras de cozinhar carnes defumadas: frias e quentes.
Os produtos defumados a frio mantêm sua textura e densidade. A tecnologia é bastante extensa, mas não vale a pena apressar as coisas, porque peixe ou carne não totalmente cozidos podem causar envenenamento.
Quando fumados a quente, os produtos são preparados devido ao calor que emana dos carvões, absorvendo um agradável aroma de fumaça e adquirindo um sabor mais saturado.
O princípio do fumeiro
O principal princípio do fumo é que, com o aquecimento ideal, as lascas de madeira, sem acender, gradualmente ardem, enquanto emitem uma grande quantidade de fumaça.
O método ideal para fumar na ausência de termômetros especiais em casa só pode ser determinado empiricamente.
A tampa deve ficar bem ajustada ao corpo da câmara de defumação; caso contrário, em vez de fumar, você poderá queimar. Como durante o uso repetido, o metal tende a entortar para garantir um ajuste confortável, a tampa pode ser pressionada com tijolos comuns.
O design do fumeiro é determinado pelo método de fumar.
Smokehouse Option # 1 - Design fumado a quente
Existem muitas opções de design para fumeiros que você pode fazer sozinho. Tudo depende da disponibilidade de tempo livre necessário para a fabricação de materiais e habilidades do mestre.
A versão mais simples do fumeiro é uma estrutura feita de barris de duzentos litros de metal.
A parte superior do cano é coberta com um pedaço de estopa, o que impede a saída de fumaça. A estrutura em si é coberta com um escudo de madeira. O cano é colocado em postes feitos de tijolos e uma fogueira é feita sob ele.
O mesmo princípio de disposição pode ser aplicado ao fazer um fumeiro a partir de um balde de metal. Para equipar a treliça, usamos hastes de salgueiro das quais formamos um anel e o trançamos com arame, de modo a obter uma rede de malha grossa.
O momento da escolha certa de serragem também é importante. Em caso algum, não utilize serragem de coníferas; caso contrário, você receberá uma opção de falha garantida. Não fica gostoso quando cozido em limalhas de álamo.
Um prato delicioso pode ser obtido usando ramos de bétula, cereja de pássaro e amieiro seco. Mas primeiro eles devem ser limpos de casca, porque isso dá amargura.
Smokehouse Option # 2 - Design para defumados a frio
Para fornecer uma variedade de iguarias, você mesmo pode fazer um fumeiro.
Escolhendo um Local de Instalação
Por um lado, o local deve ser conveniente para que haja onde estender os produtos e sentar, aguardando a conclusão do processo. Por outro lado, é melhor colocar uma estrutura inflamável longe de espaços verdes e edifícios, pois uma chama ardente pode causar danos permanentes.
Também é necessário fornecer espaço suficiente para organizar uma chaminé subterrânea de 3 metros de comprimento, cuja altura média é de 25 a 27 cm e largura de 30 a 50 cm.
Suprimento de materiais
Para uma câmera de fumeiro, um barril de metal ou uma caixa de ferro é o ideal. Para o trabalho, é melhor usar um tanque cuja área não exceda um metro e uma altura de um metro e meio. Você pode fazê-lo cortando e dobrando uma folha de metal e depois soldando uma caixa sem um fundo e um teto.
Arranjo de chaminé
A parede superior do canal pode ser decorada com o mesmo tijolo ou coberta com uma chapa de metal espesso. No topo da chaminé, colocamos um amortecedor que bloqueia a saída de calor e fumaça. É melhor cortá-lo de uma folha de metal com uma espessura de 4 mm.
Conectamos a chaminé ao fumeiro para que a entrada seja igual a 20 cm, garantindo uma distribuição uniforme e a remoção oportuna da fumaça. As juntas das paredes da câmara de defumação e da chaminé são seladas com argamassa de argila.
Instalando uma câmara de fumaça
Para equipar a fornalha, arrancamos um buraco no chão com uma profundidade de 40 cm e um diâmetro de 70 cm, proporcionando a presença de espaço para a entrada de ar.
Como acenderemos o fogo para aquecer a serragem diretamente no chão, removemos completamente o fundo da caixa. O próprio compartimento para fumar é construído a partir de uma treliça feita de barras de ferro. Um excelente complemento para o design serão os ganchos de metal, nos quais é conveniente pendurar carcaças de peixe e pedaços de carne.
No processo de fumar, carne e peixe começam a secretar gordura. Para deixá-lo escorrer, colocamos uma panela rasa sob a grade, deixando espaços entre as paredes da caixa e as bordas do palete para a passagem de gases de combustão.
Uma estopa molhada esticada sobre a fornalha permitirá que a fumaça passe sem impedimentos, mas ao mesmo tempo protege os produtos da poluição causada por cinzas e substâncias estranhas.
Para poder controlar o processo, fixamos um termômetro mecânico na parede da estrutura.
Primeiro teste do dispositivo
Dentro do compartimento para fumantes, colocamos o peixe ou pedaços de carne para que eles não toquem.
No departamento de serragem, preenchemos a madeira picada de qualquer árvore frutífera e inundamos o fogão. Feche o obturador, esperando até que a câmara de fumaça aqueça e encha de fumaça. A fase preparatória ocupa um quarto do tempo total de cozimento e dura de 10 a 15 minutos.
Quando a temperatura subir para a marca desejada, abra a tomada. Você pode determinar a temperatura no fumeiro usando um termômetro mecânico ou usando o método com água. Para fazer isso, pingue água na tampa e observe: se não assobiar durante a evaporação, o processo de fumar prossegue corretamente. Se for necessário baixar a temperatura, basta mover um pouco o carvão.
Resta apenas aguardar até que o produto fique completamente defumado, esquentando ao toque e adquirindo uma tonalidade dourada.
Pela primeira vez, você pode verificar a prontidão do produto no processo de cozimento, removendo a tampa por uma fração de segundo e retornando-a com a mesma velocidade, violando um pouco a tecnologia de produção. Com a aquisição da experiência, a necessidade disso desaparecerá e você estará muito melhor orientado, criando obras de arte culinária ao ar livre.