As formigas vivem em grandes colônias, construindo ninhos no ambiente natural e nidificam em edifícios residenciais. A hierarquia dos indivíduos é estritamente estabelecida - à cabeça de todo o assentamento está o útero, o que garante o reabastecimento regular da comunidade com novos membros.
Os mais numerosos são os trabalhadores envolvidos na construção e extração de alimentos. E formigas aladas machos e fêmeas uma vez por ano tentam iniciar um novo formigueiro.
Desenvolvimento e reprodução
Responsável pela produção de novos exemplares em um formigueiro é rainha ou rainha. Ela nunca deixa o ninho, e as formigas-trabalhadores estão empenhadas no cuidado dela e na extração de alimentos.
Reprodução
Como as formigas se multiplicam? Uma vez por ano, as formigas podem se multiplicar, resultando em um grande número de indivíduos alados - são fêmeas e machos pronto para acasalar. O processo ocorre nesses insetos durante o "voo". Após o acasalamento, os machos geralmente morrem de uma só vez. Aqueles indivíduos do sexo masculino que não fertilizaram ou não puderam fertilizar a fêmea são expelidos do formigueiro ou mortos pelas próprias formigas trabalhadoras.
Fêmeas fertilizadas não retornam em seu formigueiro,mas eles estão procurando um lugar para criar seu próprio ninho separado. Lá eles colocam seus primeiros ovos, que depois de 2-3 semanas pupate, e depois de 4-6 semanas os primeiros trabalhadores aparecem deles. Depois disso, as fêmeas mordem suas asas.
Com o advento dos insetos comuns, eles já estão envolvidos na busca e entrega de alimentos para o útero e as larvas. A formiga fêmea deste tempo realiza uma colocação praticamente contínua de ovos, e sob condições ambientais favoráveis pode fazer isto durante todo o ano e durante o inverno também.
Tipos de desenvolvimento
Tipos de desenvolvimento de formigas são muito numerosos. As formigas são insetos com um ciclo completo de transformação: um ovo, uma larva, uma pupa e um adulto.
O primeiro estágio de desenvolvimento de cada formiga é o ovo. Depois que o útero produziu a alvenaria, eles não são mantidos individualmente, mas em pequenos grupos.
No final do período de incubação, dos ovos saem larvas, semelhantes aos pequenos vermes. Somente nesse estágio de desenvolvimento o inseto come e cresce em tamanho.Pequenas larvas são mantidas em grupos, assim como os ovos. Grande - separadamente.
O próximo estágio na formação de uma formiga é pupação. Antes disso, a larva pára completamente de absorver os alimentos e também libera uma bola do desperdício da vida, que pode ser vista no final da pupa na forma de um pequeno ponto preto. Existem espécies de formigas cujas larvas tecem um casulo para si mesmas.
A formiga tem uma pupa, no final da estadia em que, aparece adulto formado indivíduo. Independentemente romper as paredes e deixar o casulo não pode, então o inseto jovem é ativamente assistido por seus parentes. No início, tal formiga tem uma cor incolor, mas depois de alguns dias, seu corpo assume a tonalidade correta para a espécie. A partir deste momento a formiga não cresce mais.
Estrutura e cérebro
A estrutura e o cérebro da formiga são bastante complicados. Apesar da enorme diversidade de espécies de formigas no mundo, todas possuem uma estrutura semelhante. Além disso, as formigas trabalhando sempre não têm asas, fêmeas e machos são alados.
Os mais comuns são formigas florestais e de jardim.Vamos considerar as características da estrutura do corpo da formiga ativa do sexo feminino e masculino no exemplo de um indivíduo que trabalha. O corpo do inseto é coberto por uma forte membrana quitinosa externa. Está claramente dividido em três partes - abdômen, parte do meio e cabeça. Este último pode, dependendo do tipo e tipo de formiga, ter uma estrutura diferente.
Na cabeça estão os olhos, que consistem em um grande número de pequenas lentes. No entanto, eles só podem reconhecer o fato do movimento, mas não os objetos. Além disso, a formiga pode ter pequenos olhos extras que determinam o grau de iluminação. Como as formigas se comunicam? Na minha cabeça há gavinhas, que são projetados para identificar odores, correntes de ar, vibrações, comunicação através do toque.
Formigas individuais no final do abdômen têm uma picada que é usada para caça ou proteção.
Membros do inseto (3 de cada lado do corpo) consistem em três partes. Nas extremidades existem garras de garra especiais, graças às quais a formiga pode facilmente subir em superfícies verticais.
Os afídeos alimentam as formigas com calda doce e, por sua vez, protegem suas "vacas leiteiras". Leia no nosso site tudo sobre afídeos.
Formigas do sexo
O mecanismo de determinação do sexo em formigas é construído de tal forma que fêmeas e insetos de trabalho crescem de óvulos fertilizados, e machos de ovos não fertilizados.
A coisa é que a fêmea faz por sua vida na natureza apenas um voo durante o qual é fertilizado e armazenado com fluido seminal durante todo o período de existência. Ela então a usa para impregnar os ovos durante sua passagem pelos caminhos sexuais.
No entanto, nem todos os ovos são fertilizados. Daqueles que não receberam sua porção da semente, no futuro são obtidos machos que têm apenas um conjunto de cromossomos - a mãe dele. De óvulos fertilizados, fêmeas ou soldados são obtidos - isso depende do cuidado da larva e sua nutrição.
Tempo de vida
A expectativa de vida de uma formiga geralmente depende do seu papel em um formigueiro.
Formigas trabalhando, como regra, viver cerca de 3-5 anos, enquanto indivíduos menores vivem um pouco mais que os grandes. Além disso, vida depende de seu emprego em um formigueiro.Assim, os menos vivos são os indivíduos envolvidos em cuidar das larvas de formigas e formigas, e acima de tudo - realizando trabalho interno no ninho.
A vida útil dos homens é pequena e geralmente é de 2-3 semanas. Eles são chamados a desempenhar a função principal - fertilizar a fêmea, após a qual os machos morrem de uma só vez, ou são mortos pelos seus companheiros quando retornam ao formigueiro.
As formigas vivem em um formigueiro e têm uma hierarquia claramente marcada. O útero é o principal do ninho, é uma ex-fêmea fertilizada, que depois morder as asas. Sua vida é até 20 anos. Os machos vivem aproximadamente 2 semanas, durante os quais devem encontrar e fertilizar a fêmea.
Os trabalhadores compõem a maior parte da população do formigueiro e vivem, dependendo da ocupação, de 3 a 5 anos. Além disso, as formigas têm inimigos naturais que podem reduzir significativamente sua vida.
Então, formigas são insetos com um ciclo completo de desenvolvimento, do ovo ao adulto, eles têm uma estrutura cerebral bastante complexa e desempenham um certo papel na natureza.
Em nosso site você encontrará informações sobre esses inimigos de formigas como musaranhos e moles. Leia artigos detalhados sobre esses animais.
Fotos
Em seguida, você verá uma foto de uma formiga fêmea: