A corola é uma planta perene elegante e despretensiosa, com um longo período de floração. Pode ser usado para decorar a fronteira, ajardinar o local e decorar o jardim ornamental. Tão fácil de manter, está apenas ganhando popularidade, mas está fazendo isso em um ritmo acelerado.
Descrição do produto
Uma planta baixa, com delicadas folhas e caules, tem um tom verde brilhante de brotos. Folhas longas são fixadas na base e espalham-se facilmente pelo chão.
As flores de lírio branco com seis pétalas são coletadas em pequenas inflorescências em um pedúnculo flexível. Estames amarelos brilhantes destacam-se contra o delicado fundo das pétalas. O tamanho máximo da flor é de 1,5 a 4 cm, dependendo da espécie.
Entre mais de 70 espécies da corola, apenas duas são mais famosas e amplamente cultivadas:
- Anthericum ramosum L. - corola ramificada;
- Anthericum liliago L. - liliago ou corola simples.
Corolla ramificado
Distribuído no sul da Europa e Rússia, bem como na Ciscaucasia. Prefere encostas rochosas e desfiladeiros montanhosos, encontrados em prados e em raras áreas arborizadas.
As hastes crescem até uma altura de 45 cm, enquanto as folhas salientes para os lados podem atingir 60 cm de comprimento. O diâmetro de uma única flor não excede 1 cm Os verdes são mais escuros, balançando facilmente ao vento. O crescimento ativo ocorre do início de maio a meados de setembro. Mas pequenas inflorescências brancas como a neve começam a aparecer em meados de julho e encantam seus anfitriões em um mês. Então, no lugar dos botões desbotados, eles formam caixas triangulares com pequenas sementes pretas.
Corolla simple
Amplamente distribuído no Mediterrâneo, Ásia Menor, Europa Ocidental e outras regiões. Pode ser encontrada em prados, em florestas esparsas, no sopé de montanhas e colinas.
Esta instância é maior que seu parente. As hastes crescem até 60 cm e o tamanho de uma flor é de 3-4 cm, e as pétalas brancas lembram estrelas balançando ao vento com um aroma agradável e quase imperceptível. Em uma inflorescência na forma de uma escova pode haver 10-20 flores em pedicelos curtos flexíveis.
As folhas espalhadas têm 40 cm de comprimento e até 5 mm de largura. Os brotos são leves e macios.
Cultivo e cuidado
Multiplica-se bem tanto pelas sementes quanto pela simples divisão do mato. As sementes devem ser semeadas no chão no outono, para que tenham tempo de endurecer e germinar. Com esta reprodução, as primeiras inflorescências aparecem em 2-3 anos. Ao dividir o mato, a floração é possível já no próximo ano, embora a corola seja um pouco fraca no início.
Eles crescem bem em qualquer solo drenado, mas é preferível plantar em solos calcários e argilosos com a adição de húmus decíduo. O jardim cresce bem em áreas iluminadas a seco ou em uma pequena sombra. Em locais escuros ou úmidos, começa a doer.
Os arbustos são plantados a uma profundidade de 10 cm, com uma distância um do outro de 25 a 35 cm. Como os rizomas crescem rapidamente, será necessário desbaste ou transplante após 4-5 anos. O pouso é realizado no final de setembro ou na primavera (abril-maio).
A corola tolera temperaturas extremas e invernos temperados. No período frio, as raízes não precisam de abrigo adicional.
A planta é resistente a doenças e pragas, responde bem a fertilizantes minerais. Requer rega moderada, que deve ser aumentada durante o período de floração.