O oxigenado é uma videira de crescimento rápido muito bonita, ricamente decorada com flores tubulares vermelhas, laranja ou amarelas. Em apenas uma temporada, ela trança uma parede, uma pequena haste ou sebe. Graças a isso, o jardim impressiona com uma profusão de vegetação e um aroma agradável, transformando a recreação ao ar livre em um pequeno conto de fadas.
Descrição do produto
A pátria do óvulo ou Ekremokarpusa é o Chile. Lá cresce como uma planta perene e consegue se espalhar para várias dezenas de metros. Em nosso país, ele não suporta invernos rigorosos e é cultivado anualmente. Isso não interfere na obtenção de crescimento abundante; em apenas uma estação a videira cresce 3 m ou mais.
O pequeno gênero do óvulo é um membro da família Bignonius. Seu sistema radicular é fibroso, superficial, com o cultivo a longo prazo forma um tubérculo. Uma pequena antena é formada na haste, o que ajuda a liana a se agarrar ao suporte. As folhas compostas de pecíolo estão localizadas em frente aos brotos e têm uma cor verde brilhante. Em cada pecíolo são fixados 3 a 7 folhetos entalhados.
De junho a geada, o ovário é abundantemente coberto de flores tubulares. São coletadas em escovas volumétricas de inflorescências, com tamanho de até 15 cm, e as flores localizadas nas extremidades dos processos laterais. A flor tem a forma de um tubo denso, com 2,5 cm de comprimento, e a cor das flores é muito brilhante: laranja ardente, vermelho, dourado. As bordas do tubo são cobertas com dentes curtos e têm uma tonalidade mais clara, a faringe está quase fechada.
A partir de meados de agosto, no lugar das flores, os frutos começam a amadurecer na forma de estreitas vagens marrom-esverdeadas. Na polpa existem pequenas sementes.
Variedades
Mais frequentemente cultivadas em nosso país ovíparo áspero. Caracteriza-se por um crescimento rápido e, em condições favoráveis, atinge um comprimento de 3-5 m por ano.As inflorescências dos túbulos amarelo, laranja e vermelho cobrem densamente a videira. O tamanho dos pincéis é de cerca de 15 cm e a floração ocorre do início de julho a meados de outubro. Folhas de pecíolo, não emparelhadas, coletadas em 5-7 peças. Gavinhas em espiral se estendem a partir da base do pecíolo. Frutas como pimenta começam a se formar no final de agosto. Dependendo da cor das flores, são distinguidas as seguintes variedades de óvulos:
- TrescoGold - tubos dourados e amarelos são coletados na inflorescência;
- TrescoRose - flores de uma rica cor rosa cereja com um tom dourado de uma faringe;
- TrescoScarlet - flores escarlate e laranja com notas de ocre na garganta.
Das recentes realizações de criadores, pode-se distinguir uma variedade sashiko ovariano. Distingue-se pela cor verde escura da folhagem esculpida e pequenas cores vivas. Tubos brilhantes nas cores laranja e vermelho alcançam 15-20 mm.
Cultivo de sementes
Para trepadeiras em crescimento, as sementes podem ser compradas na loja ou coletadas por conta própria. Na faixa do meio, as vagens não têm tempo para amadurecer completamente. Eles são cuidadosamente cortados com o pecíolo e suspensos por 1-1,5 meses na sala. As caixas secas abrem e arrancam as sementes em um saco de papel, mantendo a capacidade de germinar por 1-2 anos.
Semeando mudas produzidas na primeira década de março. Para plantar, prepare solo fértil leve. Pequenas sementes, sem imersão, são colocadas na superfície do substrato, esmagam e hidratam suavemente. Para hidratar, é melhor usar um spray. Os tanques são cobertos com material transparente.
Dentro de uma a duas semanas, os primeiros brotos aparecem, eles não precisam mais de abrigo e rapidamente começam a crescer. Mergulhe em vasos individuais por 7-9 dias. Para não danificar o delicado sistema radicular durante outros transplantes, é conveniente usar caixas de turfa ou papelão. As videiras especialmente altas fornecem suporte e são cultivadas em um peitoril leve até meados de maio. Quando o perigo da geada noturna acaba, o ovário pode ser transplantado para o jardim.
Você pode plantar sementes em outubro em uma estufa fria. Eles são cobertos com folhas e galhos caídos. No início da primavera, quando a luz do dia aumenta, os primeiros rebentos aparecem. As folhas são removidas e regadas periodicamente. Em maio, mudas mais fortes são transferidas para um local permanente.
Propagação vegetativa
No outono, os cortes basais são cortados da planta principal. Eles são plantados em vasos com solo fértil e leve e armazenados durante todo o inverno em uma sala iluminada e aquecida. Na primavera, uma liana já cultivada é levada para o jardim ou transplantada para o campo aberto. Esse método de reprodução é raramente usado, principalmente quando cultivado em ambientes fechados ou em grandes banheiras, que são levadas para o jardim durante o verão.
Regras para cuidados com as plantas
O ovário para o desenvolvimento normal requer um local bem iluminado e protegido do vento frio. O solo é selecionado fértil, respirável, neutro ou ligeiramente ácido. Boa drenagem deve ser fornecida.
A planta precisa de rega regular, mas sem estagnação de água, para que sejam regadas em pequenas porções diariamente. Uma vez por semana, de maio a setembro, fertilizantes minerais complexos são aplicados.
Mesmo antes de aterrissar em um local permanente, você precisa cuidar de um suporte confiável. À medida que os brotos crescem, eles devem ser direcionados para o plano desejado. Entre as mudas no jardim estabelecer uma distância de 30-50 cm.
Com o início do tempo frio, os brotos terrestres começam a secar e a morrer. Nas regiões sul, onde a temperatura do ar não cai abaixo de + 5 ° C, você pode cortar o crescimento seco e oferecer um bom abrigo para os tubérculos. Na primavera deles, brotos jovens aparecerão. O inverno não é possível nas regiões mais setentrionais, é necessário remover os restos da planta e, na primavera, plantar novas mudas.
Para o cultivo a longo prazo na faixa do meio, o óvulo é plantado em grandes banheiras ou caixas, que na primavera são retiradas para o jardim e enviadas cipós ao longo do suporte. Lá cresce, como sempre, durante o período vegetativo. No outono, galhos secos são podados e um recipiente com raízes é trazido para uma sala onde a temperatura permanece em + 5 ... + 10 ° C. Você deve verificar a umidade da terra e regar a planta em tempo hábil.
A banheira é transferida para uma sala mais quente e iluminada em meados de fevereiro. Depois de 7 a 12 dias, novos brotos aparecerão.
O cultivo da oxifruta não causa dificuldades. O único problema para ele é a invasão de pulgões. Você precisa verificar as folhas para detectar parasitas o mais cedo possível. Uma pequena quantidade de insetos pode ser removida com uma solução de sabão, mas inseticidas especiais têm o melhor efeito.
Use
O oxigenado é uma das plantas que mais crescem. Suas hastes são literalmente alongadas diante de nossos olhos; assim, depois de alguns meses, a parede feia do celeiro ou da cerca de madeira se transformará em uma cerca verde coberta de cores brilhantes e brilhantes. Uma planta plantada perto da casa pode trançar lindamente até dois andares do edifício. Passar um tempo em uma festa do chá e uma conversa agradável à sombra de uma pérgola trançada por trepadeiras será especialmente bom. Usando o suporte com uma malha esticada, você pode executar o zoneamento do território.
Eles cultivam aveia e na varanda. Trança não apenas o interior da sala, mas também fornece um design bonito do lado de fora. Se a temperatura na varanda não cair abaixo de + 4 ° C, a liana crescerá por vários anos.