Palisota é uma planta herbácea perene decorativa. É popular entre os cultivadores de flores devido às suas grandes folhas cobertas com listras coloridas ou em alto-relevo. A planta palisot vive em florestas tropicais no oeste do continente africano e pertence à família Commeline. Palisota é ideal para os amantes domésticos de exóticos. Ela agrada com uma aparência bonita e caráter despretensioso.
Descrição botânica
Palisota é uma planta gramada e rizoma das florestas tropicais das montanhas. Tem uma haste muito curta ou cresce mesmo sem ela. Quase do chão ergue-se um monte de grandes folhas pecioladas. Pecíolos carnudos têm forma cilíndrica com um sulco longitudinal. Folhetos têm uma forma em forma de coração ou ovoide com uma borda pontiaguda. O comprimento das folhas lisas e revestidas de couro é de 30 a 50 cm e a largura é de 10 a 40 cm.A parte superior da folha é brilhante com veios em relevo. As folhas são pintadas de verde escuro. Eles estão localizados em várias camadas, as amostras inferiores são maiores que as superiores.
As flores brancas ou rosa são coletadas em inflorescências de panículas ou capitulações em pedúnculos reduzidos. Os pedúnculos crescem a partir do centro da roseta das folhas e estão localizados abaixo da camada superior das folhas. Entre as pétalas livres, existem vários estames curtos e um ovário saliente. O período de floração cai em janeiro-fevereiro.
Olhar mais decorativo são os frutos dos palisotes. Pequenas bagas brilhantes de cores vermelhas, azuis ou brancas formam um ramo denso no final do pedúnculo. Bagas suculentas amadurecem completamente em meados de abril.
Visualizações populares
Nas lojas de flores, você pode comprar um palisote de apenas três tipos, embora mais de 20 variedades estejam registradas no gênero. O mais difundido Palisot Barter. Suas grandes folhas verdes escuras estão presas à base com vilosidades brancas e carnudas, pecíolos. O comprimento de uma chapa de chapa brilhante atinge 40 cm e uma largura de 15 cm.O formato das folhas é oblongo ou ovóide. As folhas têm uma aparência levemente enrugada ou ondulada. Em um pedúnculo curto e grosso, há uma inflorescência densa e numerosa. As pétalas das flores são pintadas de branco ou rosa claro. Com o tempo, o local das flores é ocupado por frutas vermelhas suculentas.
Bráquete de Palisota. A planta é distinguida por grandes folhas ovais. Seu comprimento não excede 40 cm e uma largura de 15. A superfície da chapa é verde escuro. Muitas vezes, a veia central é delineada em uma cor mais clara. Uma mancha esbranquiçada ou amarela pode se tornar mais larga ou estreita significativamente. Pecíolos carnudos têm uma forma curvada, seu comprimento é de 6 a 7 cm, numerosas flores desbotadas estão firmemente presas ao ápice de um pedúnculo curto, formam uma inflorescência capitada. Bagas ovais vermelhas brilhantes amadurecem no meio da primavera. Dentro de cada baga há uma semente cinza com 3-4 cm de diâmetro.
O Palisota Mann. Herbácea perene com grandes folhas ovais de cor verde claro. O comprimento da folha é de 35 cm e a largura não excede 10 cm A inflorescência se assemelha a uma cabeça muito densa e com várias flores, com flores brancas pequenas. Frutas - bagas oblongas vermelhas com ponta pontiaguda.
Reprodução de palisota
A reprodução de palisotes é produzida por métodos de sementes ou vegetativos. O cultivo de sementes é considerado mais difícil. As sementes colhidas são semeadas no início da primavera em vasos planos e largos. O solo para plantio é preparado a partir de uma mistura de areia, turfa e solo de folhas. As sementes são semeadas em poços a uma profundidade de 5 a 10 mm. A panela é coberta com um filme ou vidro antes da emergência. O recipiente é deixado em um local quente, regularmente ventilado e umedecido, conforme necessário.
As mudas são esperadas dentro de 2-4 semanas. As mudas cultivadas são reduzidas, de modo que a distância entre elas é de cerca de 7 cm.Com o advento de 4 folhas reais, as plantas jovens mergulham em vasos separados com o solo para palisot adulto.
Na base do mato, pequenos processos laterais podem ser encontrados. Eles podem ser separados e transplantados. Às vezes, as crianças são deixadas em um copo com água até que as raízes apareçam. Após o transplante, as mudas requerem manuseio mais suave, rega moderada e proteção contra o sol. Um mês depois, a planta é totalmente adaptável.
Ao transplantar palisotes, você pode propagá-lo dividindo o mato. Esse procedimento nem sempre é realizado, pois acumula massa verde por um longo tempo. A raiz é cortada em várias partes com uma lâmina afiada e o corte é tratado com carvão moído. Em cada dividendo, pelo menos dois botões de crescimento devem ser deixados. Delenki tenta não secar demais e plantado em vasos previamente preparados.
Cultivo e cuidado
Palisota vive em florestas tropicais sombreadas e úmidas, então ela precisa criar os cuidados adequados em casa. No entanto, esta planta não é muito caprichosa por natureza e pode se adaptar ao habitat existente.
Palisota é plantada em vasos grandes e profundos, à medida que o rizoma cresce muito. Uma camada espessa de drenagem é colocada no fundo e o solo é colocado no topo. A terra para palisota deve ser leve, com uma reação neutra ou levemente ácida. Misturas de:
- solo decíduo;
- solo encharcado;
- areia;
- turfa.
Os arbustos não toleram muito bem o transplante, portanto o procedimento é realizado não mais que uma vez a cada 3-5 anos. Use o método de transbordo de um coma de terra.
Palisota prefere quartos claros, no entanto, a luz solar direta não deve cair nas folhas. A exposição excessiva ao sol, especialmente no ar seco e em altas temperaturas, causa queimaduras e amarelecimento da folhagem. Nas salas do sul, as panelas não são colocadas no peitoril da janela, mas no fundo da sala.
A temperatura ideal do ar no verão para palisota é + 18 ... +24 ° C. Você pode levar a planta para a varanda ou para o jardim, mas escolha locais sem vento. O ar fresco é realizado no final de maio, quando as temperaturas noturnas se tornam mais estáveis. No inverno, a planta precisa de um pouco de resfriamento (até + 16 ... + 18 ° C).
Você precisa regar o palisot regularmente. A superfície do solo deve estar constantemente levemente umedecida. Ao mesmo tempo, é impossível inundar muito a terra, caso contrário as raízes apodrecerão muito rapidamente e a planta falhará. O primeiro sinal de falta de umidade são as folhas caídas. Com a secagem regular, as extremidades das folhas começam a secar.
Durante a floração e o crescimento ativo, a palisota é alimentada duas vezes por mês com complexos minerais para plantas de interior decíduas. Os fertilizantes são aplicados na forma líquida, combinando com a rega. No período de descanso, a alimentação não é necessária.
De grande importância é a alta umidade, que deve ser de pelo menos 60%. A folhagem deve ser regularmente pulverizada e polvilhada. Em casos extremos, bandejas com argila expandida úmida devem ser colocadas perto das panelas.
Possíveis dificuldades
Palisota é propenso a doenças fúngicas com rega excessiva. No caso do escurecimento dos pecíolos, é necessário realizar o tratamento com fungicidas e tentar salvar pelo menos parte da planta.
De insetos, suas folhas de aranha são às vezes atacadas por um ácaro. Quando as teias de aranha e fendas mais sutis aparecem nas folhas, elas são pulverizadas com uma solução de inseticida (Actellik ou Fitoverm). Após uma semana, o procedimento é repetido para remover insetos jovens.