Ontsidium - um bando de mariposas sobre folhas brilhantes

Pin
Send
Share
Send

Oncidium é uma planta delicada e muito bonita da família Orchidaceae. Representantes epifíticos, litofíticos e terrestres são encontrados no gênero. A flor é muito popular entre os jardineiros devido à floração longa e abundante. Por vários meses, várias dúzias de flores pequenas florescem no pedúnculo, que, como um bando de mariposas, paira sobre a folhagem. Alguns botânicos não comparam flores com borboletas, mas com bonecas incríveis que dançam, montadas em fios invisíveis. Portanto, o oncidium também é chamado de "bonecas dançando". No entanto, não é tão fácil conseguir a floração; as regras de cuidados devem ser rigorosamente observadas.

Descrição botânica

Orchid oncidium é uma planta herbácea perene que vive em florestas tropicais brilhantes a uma altitude de até 4 km. Variedades individuais podem variar bastante. A planta possui um rizoma curto ou alongado, adaptado para fixação em base rochosa ou lenhosa. Os pseudobulbos de forma oblonga, cobertos por uma fina pele verde brilhante, elevam-se acima das raízes da flor.







A altura da parte do solo é de 10 a 40 cm. De cada pseudobulbo, 1 a 3 folhas verdes escuras sésseis florescem. As placas de folha densa de oncídio têm uma forma de cinto com lados lisos e uma extremidade arredondada. Dependendo da altura do habitat (nas colinas), as orquídeas são divididas em amantes do calor e amantes do frio. Se as folhas anteriores tiverem uma estrutura mais rígida e densa, as últimas serão distinguidas por folhas finas e delicadas.

O florescimento de Oncidium pode ocorrer em qualquer época do ano e, às vezes, duas vezes por ano. A inflorescência consiste em cílios castanhos duros que se ramificam fortemente. O comprimento de um pedúnculo pode ser de 0,1 a 5 m. Pequenas flores brilhantes são densamente plantadas nos galhos. Sua cor principal é amarela, marrom e vermelha. Um crescimento de pente com curta pubescência está localizado no lábio em forma de violão. O diâmetro da flor aberta pode ser de 1 a 12 cm e um buquê de oncidium fica em um vaso por até 3 semanas.

Tipos de Oncidium

O gênero oncidium é muito numeroso, com mais de 700 espécies puras registradas e criadores que criaram vários híbridos decorativos.

Açúcar Oncidium Suite. A planta difere em formas compactas. Mesmo durante a floração, sua altura não excede os 35 cm. As lâmpadas pequenas são pressionadas firmemente uma contra a outra e soltam um par de folhas verdes brilhantes. O diâmetro da flor é de 3 cm, suas pétalas são pintadas de amarelo.

Oncidium Suite Sugar

Oncidium é lindo. A planta tem folhas duras e eretas. Curvados por um barco, eles são pintados nas cores verde e roxo. Em linha reta, com ramos raros do pedúnculo estão localizadas 15-20 flores amarelas brilhantes. O diâmetro do botão é de 5-8 cm.

Oncidium é lindo

Oncidium é amarelo. Uma variedade despretensiosa e muito popular de orquídeas durante a floração é coberta com muitas flores de tom limão.

Oncidium amarelo

Oncidium Lanza. As folhas carnudas têm um lado superior mais claro e um inferior mais escuro. Mais perto das bordas, pequenas manchas marrons são visíveis. Em um pedúnculo longo, há muitas flores perfumadas de verde-amarelado. O lábio largo é de cor branco-rosa.

Oncidium Lanza

Oncidium Twinkle. Esta pequena orquídea durante a floração é coberta por muitas flores em miniatura de 1,5 cm de diâmetro e suas pétalas são pintadas de branco, amarelo claro ou rosa. A planta é resistente a baixas temperaturas.

Oncidium Twinkle

Métodos de criação

Em casa, a reprodução do oncidium é realizada pelo método de dividir o arbusto. O melhor horário para o procedimento é fevereiro-março. Apenas uma orquídea coberta de vegetação deve ser dividida para que pelo menos três pseudobulbos permaneçam em cada dividendo. Primeiro, seque completamente o substrato e liberte as raízes. Usando uma lâmina estéril afiada, você precisa cortar uma haste curta conectando as lâmpadas. O local do corte é polvilhado com carvão moído e imediatamente plantado arbustos em um novo substrato.

Após a reprodução, o oncidium não deve ser regado por 7 a 12 dias, para que a podridão radicular não se desenvolva nos locais de corte. A irrigação é feita pulverizando a superfície da planta.

Regras para transplantes

Um transplante de oncidium é realizado conforme necessário, uma vez que cada procedimento é dolorosamente tolerado por uma orquídea. Se o solo começar a apodrecer ou as raízes saírem pelos orifícios de drenagem, a orquídea é removida da panela e completamente libertada da antiga mistura de solo. Você pode até encharcar um rizoma por um tempo para remover partes aderentes da terra. O pote é largo e raso. Não é necessário escolher um recipiente transparente. Certifique-se de fazer orifícios de drenagem no fundo e despeje uma espessa camada de seixos ou tijolos vermelhos quebrados. O solo da orquídea é constituído por esses componentes:

  • casca de pinheiro picada;
  • pedaços de carvão;
  • areia de rio;
  • musgo esfagno;
  • giz.

Durante o transplante, o terço superior do pseudobulbo é deixado acima da superfície do solo.

Oncidium Care

Cuidar de orquídea oncidium em casa requer uma adesão estrita à água e à temperatura. Para que a planta agrade com floração abundante, é muito importante garantir o período de inatividade correto. No outono, quando o oncídio desbota, é necessário reduzir gradualmente a rega o máximo possível e reduzir a temperatura do ar em 3-5 ° C. Após 2-3 meses desse conteúdo, a orquídea volta gradualmente às condições usuais e logo aparece o tão esperado pedúnculo.

Iluminação Oncidium prefere iluminação brilhante e longas horas de luz do dia durante todo o ano. No inverno, uma lâmpada fluorescente pode ser necessária. No verão quente, é melhor sombrear ligeiramente as folhas do sol direto do meio-dia.

Temperatura A temperatura ideal do ar para as variedades termofílicas é de + 20 ... + 25 ° C. Variedades amantes do frio precisam fornecer + 7 ... + 15 ° C. No verão, muitas vezes você deve ventilar a sala, mas proteja cuidadosamente o oncídio de correntes de ar e de um resfriamento noturno significativo.

Umidade. O habitante da floresta tropical precisa de alta umidade do ar, e as novas variedades híbridas estão bem adaptadas às condições das casas urbanas. Recomenda-se pulverizar periodicamente a coroa com água morna e purificada. Durante o período de descanso, este procedimento pode substituir a rega. Ao esfriar a + 18 ° C, a pulverização é interrompida.

Rega. Durante o período de crescimento ativo e floração, a orquídea precisa de rega abundante. A irrigação para cima é preferida quando a água é despejada em uma panela ou os vasos são brevemente imersos em uma bacia de água. Durante a dormência, uma rega a cada 20-25 dias é suficiente.

Adubo. Na primavera e no verão, o oncidium é alimentado com composições minerais líquidas para orquídeas com uma frequência de uma vez a cada 15-20 dias. A solução é aplicada ao solo. Você deve escolher complexos com um conteúdo mínimo de sais de nitrogênio.

Doenças e pragas. Na maioria das vezes, o oncidium sofre de podridão radicular ou doenças fúngicas no caule e nas folhas. A razão está na rega inadequada ou no acúmulo de líquidos nos seios. No verão, as orquídeas costumam ser incomodadas por insetos, ácaros e pulgões. De pragas, é melhor realizar tratamento preventivo no final da primavera.

Como floresce e quantas vezes por ano. Respostas às perguntas dos assinantes.

Pin
Send
Share
Send