Kolumney - ampelnye peixinho

Pin
Send
Share
Send

Kolumneya é uma planta ampélica tenra, com brotos pubescentes e flores brilhantes. Para a forma do broto, a columna é freqüentemente chamada de "peixinho". Esta planta é nativa da América Latina, onde forma belos matagais em florestas tropicais brilhantes. Columnia pertence à família Gesneriaceae e pode se gabar de um caráter despretensioso.

Descrição da planta

Kolumneya é uma erva perene com um sistema radicular fibroso. No ambiente natural, as columnas são epífitas ou semi-epífitas e estão localizadas nas dobras da casca das árvores. Brotos jovens são direcionados para cima, mas à medida que aumentam de tamanho, começam a cair. As videiras quebradiças carnudas podem atingir um comprimento de 7 a 10 cm e são densamente cobertas com pequenas folhas de pecíolo. A lâmina da folha em forma de coração ou ovoide tem uma superfície brilhante, bordas lisas e uma ponta pontiaguda. Ramos e pecíolos geralmente apresentam uma densa pubescência esbranquiçada. O comprimento das folhas é de 2 a 10 cm.







A floração ocorre no inverno e no início da primavera, quando o verão chega no hemisfério sul. Flores tubulares únicas se formam nos seios da folha da parte central do broto. Suas pétalas são pintadas em rosa, terracota, laranja ou amarelo. Botões de dois lábios remotamente lembram flores de orquídeas. Seu comprimento pode atingir 4-6 cm.

Tipos e variedades de columnaea

Mais de 190 espécies foram registradas nos columnaeus. Muitos deles vivem apenas no ambiente natural. As seguintes variedades são adequadas para cultivo interno:

Carnaval de Columnia. A planta é coberta com pequenas folhas brilhantes de cor verde escuro. Durante o período de floração, as videiras são abundantemente cobertas com flores amarelas brilhantes com uma borda vermelha nas pétalas.

Carnaval de Columnae

Kolumney Allen. Esta planta herbácea cresce rapidamente até 7 m de comprimento e as folhas lanceoladas verde-escuras são dispostas em pares nos galhos. As flores são vermelhas brilhantes.

Kolumney Allen

Kolumneya Krakatau. Os rebentos desta espécie ampelosa são elevados a partir da base. Eles são densamente cobertos por pequenas folhas finas de cor verde escuro. As flores de tamanho médio são pintadas em tons de vermelho-laranja.

Kolumneya Krakatau

Kolumneya vermelho sangue. A aparência semi-artesanal tem videiras espessas e folhas grandes. Há manchas vermelhas na parte de trás das folhas. As flores escarlate são coletadas em pequenas inflorescências e localizadas nas axilas das folhas.

Kolumneya vermelho sangue

Bancos Columnae. As fotos com até 1 m de comprimento são cobertas com pequenas folhas brilhantes de cor verde claro. Entre eles, durante a floração, lindas flores amarelo-alaranjadas florescem até 6 cm de comprimento.

Columnae Banks

Columnia é glorioso. Os brotos são cobertos com folhas carnudas e pubescentes de cor verde escuro. Acima deles estão as maiores flores vermelho-alaranjadas.

Kolumney glorious

Kolumney Shida. A planta consiste em trepadeiras carnudas e flexíveis com uma leve pubescência avermelhada. As vilosidades vermelhas também cobrem as costas das folhas verdes escuras. O comprimento dos brotos na cultura é de 1,5 m, e as folhas têm 10 cm, as flores são formadas ao longo de todo o comprimento da videira e são pintadas de amarelo.

Kolumney Shida

Reprodução

A maneira mais conveniente de propagar columnae em casa é o enraizamento de estacas. Em fevereiro ou início de março, eles são cortados das partes superiores dos brotos. O comprimento da alça deve ser de pelo menos 5-6 cm, é necessário deixar 4-6 folhas nela. O enraizamento é feito em uma mistura úmida de solo e turfa do jardim.

As mudas são mantidas em um local claro a uma temperatura de + 22 ... + 24 ° C. Eles precisam de rega diária moderada. Quando raízes jovens se formam e um novo par de folhas cresce, as mudas podem ser transplantadas em pequenos vasos em um local permanente.

A propagação de sementes de Kolumna é um trabalho minucioso que nem sempre termina com sucesso. Somente cultivadores de flores experientes podem decidir sobre esse passo. As sementes devem ser germinadas em estufa, em uma mistura de areia e turfa. No final de fevereiro, eles são colocados na superfície do solo e levemente triturados. O recipiente é coberto com um filme e mantido a uma temperatura constante + 24 ... + 26 ° C. Ventilar e umedecer o solo diariamente. As sessões aparecem dentro de 1-3 semanas. Depois disso, é necessário transferir as mudas para um local claro, mas à sombra da luz solar direta. Você pode usar uma lâmpada fluorescente. Plantas em crescimento com 4 folhas são transplantadas sem mergulhar em um local permanente.

Regras de desembarque

Columnae tem um rizoma pequeno e sensível. Após a compra, é recomendável transplantá-lo. No futuro, transplantes frequentes não são necessários. É o suficiente para fazer isso à medida que as raízes crescem. O pote é selecionado médio e raso. No fundo deve haver aberturas para a drenagem da água. Primeiro, uma camada espessa de material de drenagem é colocada e depois a mistura do solo é derramada. Você pode comprar terras prontas para semi-epífitas ou fazer o substrato você mesmo. Para ele, você precisará de:

  • relva (4 partes);
  • terreno de folha (4 partes);
  • turfa (2 partes);
  • uma mistura de areia, musgo-esfagno, carvão (1 parte).

O transplante é realizado pelo método de transbordo de um coma de terra, para não ferir raízes finas.

Cuidado de Columnia

O cuidado com a coluna em casa requer uma seleção cuidadosa de um local para a planta. Liana precisa de iluminação difusa e se sente bem perto dos peitoris das janelas leste ou oeste. Durante o período de floração, é necessária iluminação adicional. É indesejável levar uma coluna para o ar fresco, ela também não gosta da luz solar direta e tem medo de correntes de ar.

No verão, a temperatura ideal do ar para a planta é de + 22 ... + 27 ° C. Pode se desenvolver normalmente em um ambiente mais quente, mas apenas com alta umidade. No inverno, o arrefecimento é recomendado até + 16 ... + 18 ° C. Eles contribuem para a formação de botões de flores.

Um morador dos trópicos está exigindo umidade do ar. A taxa desejada é de 80 a 90%. Para isso, qualquer método é adequado:

  • pulverização frequente;
  • umidificadores;
  • paletes com seixos molhados ou argila expandida;
  • aquários e fontes.

É necessário regar o colunar com pequenas porções de água macia. Somente a parte superior do substrato deve secar, mas a estagnação de líquidos não deve ser permitida. Água com cal é inaceitável, pode destruir a planta.

Durante o período de vegetação ativa (abril a outubro), o columnia precisa de fertilizantes minerais. Você pode usar complexos para plantas de interior, que são vendidas em lojas de flores. A cobertura é diluída em uma grande quantidade de água e introduzida no solo, evitando o contato com as folhas.

Por vários anos, a liana pode se esticar e perder a atratividade. Para prolongar a juventude, a poda é realizada após cada floração. 30-50% do comprimento da videira deve ser removido. Você também precisa cortar flores secas, folhas e brotos. No entanto, neste caso, após 5-7 anos, é recomendável rejuvenescer a coluna.

Doenças e Pragas

Com a rega excessiva nos brotos e raízes, pode-se encontrar podridão cinzenta. Isso representa um grande perigo para a planta. Se o local da infecção é pequeno, você precisa cortar os brotos doentes, transplantar com um colum e tratá-lo com um fungicida. Em casos avançados, cortes saudáveis ​​são cortados e a própria planta é destruída.

Às vezes, em folhas suculentas, você pode encontrar pulgões, tripes, escarpas e ácaros. Pulverizar com uma solução inseticida ajuda a se livrar dos parasitas.

Pin
Send
Share
Send