Ensopado sangrento - lindas flores e raízes curativas

Pin
Send
Share
Send

Hemophilus é uma erva perene da família Rosaceae. Possui brotos verdes escuros a céu aberto e belas inflorescências rosa ou bordô, que são mais parecidas com espigas de milho ou cones do que as flores de uma rosa ou macieira. A grama recebeu esse nome por sua capacidade de parar de sangrar. Oficialmente, a planta é chamada "sanguisorba" (Sanguisorba). O habitat vive no clima temperado da Eurásia e da América do Norte. Rapidamente forma matas alastradas em prados ensolarados na floresta e ao longo das margens de corpos d'água. Também pode crescer no sopé do Cáucaso e do Tien Shan.

Características botânicas

Hemophilus é um perene decorativo. É nutrido por um rizoma espessado e lignificado, coberto com casca rachada marrom escura. Cresce em comprimento de até 12 cm e está localizada na espessura da terra na horizontal ou na diagonal. Muitos processos fibrosos partem da raiz espessa.

Brotos gramados com galhos raros crescem até 150 cm de altura. Eles são cobertos com folhas pecíolo pinadas. A maior folhagem é coletada na base em uma saída solta. Folhetos menores são encontrados regularmente ao longo do comprimento do caule. A placa da folha oval é pintada na cor verde brilhante ou verde-cinza. Sua superfície dobrada é manchada com uma malha de alívio de veias e possui uma borda ondulada.








O período de floração cai em julho e setembro e dura até 65 dias. Flores vermelhas escuras, rosa ou brancas são pressionadas firmemente uma contra a outra na parte superior do pedúnculo nu. Eles formam uma inflorescência de capitulo ou espiga de 1 a 3 cm de comprimento.As flores bissexuais são desprovidas de pétalas e consistem em 4 brácteas e 4 estames. No centro, há um pilão em forma de taco com um ovário inferior.

Após a polinização, as nozes pequenas de semente única amadurecem cerca de 3 mm de comprimento. Eles são cobertos com uma pele marrom clara e macia e têm uma forma em forma de pêra.

Espécies e variedades decorativas

No total, o gênero sangvisorba possui menos de 20 espécies. Na cultura, existem apenas alguns deles.

Hemophilus officinalis. Esta planta de cura em muitas regiões está listada no Livro Vermelho. Possui brotos gramados na vertical, de cor verde clara. A roseta basal das folhas consiste em folhas não emparelhadas com lóbulos ovais e serrilhados. As folhas caules sésseis são arranjadas a seguir. Muitas flores pequenas são colhidas em inflorescências densas em forma de espigão de tom bordô ou roxo. Variedades:

  • Tanna rosa - arvoredos delgados com orelhas caídas de rosa;
  • Tanna - arbustos compactos com até 80 cm de altura dissolvem densas inflorescências rígidas de cor escarlate ou cor de vinho.
Hemophilus officinalis

A hemoptise é monótona. Planta alpina nativa do Japão. Cresce até 1 m de altura e se distingue por inflorescências grandes e macias nos pedúnculos caídos. As flores em si são pintadas de rosa brilhante. As hastes se ramificam a partir da base e são cobertas com pequenas folhas de cirro de cor verde-acinzentada. Uma variedade interessante é o "Alba", com inflorescências brancas como a neve.

Hemorragia estúpida

Ensopado de Sangue de Menzies. Esta planta ornamental forma uma roseta basal espessa de folhas verde-acinzentadas não pareadas, com até 25 cm de comprimento.Escovas de flores rosadas e exuberantes florescem em pedúnculos nus e retos, com 60 a 120 cm de altura. Seu comprimento chega a 7 cm e as flores florescem em junho.

Pão de Sangue de Menzies

Hemófilo alpino. Uma planta de 40 a 80 cm de altura é densamente coberta por folhas ovais ou em forma de coração, com um tom verde brilhante. As densas inflorescências verde-amareladas em junho têm apenas 2-3 cm de comprimento, mas gradualmente se tornam mais magníficas e se estendem até 8 cm.

Pão Sangrento Alpino

Métodos de criação

A reprodução da hemoptise produz sementes e segmentos radiculares. As sementes são semeadas imediatamente em campo aberto. As culturas são feitas antes do inverno. Para fazer isso, selecione áreas abertas com solo fértil e bem drenado. Em orifícios rasos, distribua uniformemente o material das sementes e polvilhe 5-10 mm de turfa. Na primavera, aparecem brotos bem desenvolvidos. Eles não têm medo de ervas daninhas e resfriamento periódico. Até o início do outono, as mudas crescem em um só lugar, depois são cuidadosamente escavadas com um pedaço de terra e plantadas no local. A distância entre arbustos jovens deve ser de 50 a 60 cm e a floração ocorre por 2-3 anos de vida.

A raiz de uma planta adulta (a partir de 5 anos) é bastante maciça e ramificada. Em maio-agosto, pode ser dividido em partes, mas um pequeno número de delenoks é obtido. Eles tentam desenterrar a planta com cuidado para não danificá-la. Uma lâmina afiada e estéril cortou a raiz em pedaços para que cada um tivesse um ponto de crescimento. As fatias são mergulhadas em cinzas trituradas e as plantas são plantadas em um novo local.

Cultivo e cuidado

A hemofilia é considerada uma planta tenaz e despretensiosa. Ela compete com sucesso com ervas daninhas e requer manutenção mínima. É melhor plantá-lo em áreas abertas ou à sombra parcial. O solo para plantio deve ser nutritivo e bem drenado, suficientemente úmido, mas sem estagnação da água. Formulações neutras ou levemente ácidas com alto teor de húmus são adequadas.

Cuidar de uma planta se resume a rega regular, porque a hemofobia na natureza vive perto da água e não tolera a seca. Você precisa irrigá-lo frequentemente. Gosta de hemorragia e fertilizantes. A primeira alimentação do complexo mineral é realizada imediatamente após o degelo. Em seguida, outras 2 a 3 vezes por temporada alternam fertilizantes orgânicos e minerais. Soluções são derramadas no chão perto das raízes.

O solo da planta precisa ser afrouxado periodicamente, removendo ervas daninhas e quebrando as crostas na superfície. As flores altas podem dobrar-se com seu próprio peso e dobrar-se no chão com o vento. Para manter a decoratividade, eles são amarrados ou plantados perto de arbustos. A planta pode produzir semeadura abundante, portanto, para evitar a propagação descontrolada, é necessário cortar imediatamente as inflorescências desbotadas. Todos os tipos de hemorragias são resistentes, mesmo a geadas severas, portanto, não precisam de abrigo adicional para o inverno.

Doenças e pragas do hemófilo raramente são afetadas. Se a folhagem tiver adquirido um padrão de mosaico ou se houver manchas úmidas que cheiram a podridão, o arbusto deve ser cortado e tratado com fungicida. Com a invasão de parasitas, que geralmente são removidos de plantas vizinhas infectadas, um inseticida é pulverizado.

Ensopado sangrento no jardim e na cozinha

Grandes arbustos verdes são plantados nas laterais dos caminhos, nas paredes de casas e anexos, bem como em um grupo no meio do gramado. Mesmo sem flores, os verdes densos decoram perfeitamente o local, parecendo um emaranhado de hospedeiros. Floração brilhante incomum dura o tempo suficiente. As inflorescências em pedúnculos longos são adequadas para decorar o fundo do jardim de flores, e as variedades menores são usadas para decorar uma colina alpina ou para fazer um canteiro de flores em estilo natural.

Uma hemoptise é plantada ao lado de cereais, árvores doces, lírios, montanhas, astilbe e uma basílica. Os matagais de folhas decorativas são bons no outono, quando mudam de cor de verde saturado para amarelo e laranja e não caem por muito tempo. As inflorescências mantêm sua aparência decorativa por um longo tempo e, após o corte, podem ser usadas para fazer buquês.

Além das propriedades decorativas, a hemoptise é usada ativamente na culinária. Folhas frescas cheiram a pepino. Eles são usados ​​para fazer coquetéis, complementar saladas e pratos de peixe. Mas grandes rizomas são limpos e cozidos como acompanhamento para pratos de carne. Em alguns países asiáticos, o chá perfumado é fabricado a partir de folhas e raízes secas.

A composição química e aquisição de matérias-primas

Não é à toa que a hemoptise foi chamada de tão incomum, porque é capaz de parar quase qualquer sangramento e lutar contra doenças vasculares. As raízes da planta têm o maior valor na medicina. Eles contêm as seguintes substâncias ativas:

  • ácidos orgânicos (decompõem gorduras, depósitos de sal e normalizam o equilíbrio ácido-base);
  • taninos (melhorar a digestão, retardar o desenvolvimento de bactérias e processos inflamatórios no corpo);
  • amido (reduz o colesterol no sangue, estimula a produção de insulina, tem uma propriedade envolvente);
  • ácido ascórbico (fortalece o sistema imunológico, estimula a produção de fígado e colágeno);
  • esteróis (reduzir apetite, alergias e normalizar a função cardíaca);
  • fotos (normalizar o metabolismo, estimular a formação de tecido ósseo, reduzir o risco de formação de tumores);
  • óleo essencial (acalma o sistema nervoso, aumenta a motilidade intestinal, harmoniza os processos metabólicos no corpo);
  • microelementos e macroelementos (regulam processos metabólicos, aumentam a imunidade, normalizam o trabalho de todos os sistemas corporais).

A colheita de matérias-primas medicinais é realizada em agosto-setembro, quando o processo de floração é concluído e as sementes começam a amadurecer. Apenas plantas fortes a partir dos 5 anos são adequadas para esses fins. As raízes são completamente desenterradas, limpas do solo e pequenos pedaços são plantados novamente para que as plantas continuem a se desenvolver.

Os rizomas são cuidadosamente lavados em água fria, secos ao ar fresco sob uma cobertura e, em seguida, os restos das hastes são cortados. As raízes são cortadas em tiras estreitas e secas ao sol ou em fornos a uma temperatura não superior a 45 ° C. Em temperaturas mais altas, as raízes ficam pretas e perdem suas propriedades benéficas. As matérias-primas acabadas são armazenadas em sacos de tecido ou papel por até 5 anos.

O que e como é tratado com um hemófilo

A hemofilia possui propriedades hemostáticas, adstringentes, antimicrobianas, antiespasmódicas, tônicas, de cicatrização e fortalecimento de feridas. Preparações a partir das raízes da hemoptise são tomadas por via oral e usadas externamente.

Caldos frescos são preparados diariamente. No interior, escolha até uma colher de chá ou uma colher de sopa até cinco vezes por dia. Você pode levá-los desde a infância para fortalecer a imunidade, combater a diarréia, reduzir a motilidade intestinal. Externamente, as decocções são usadas para tratar a inflamação na pele. Na ginecologia, os tampões embebidos em decocção são usados ​​para combater micróbios patogênicos na vaginite. O chá é feito de folhas e flores. Alivia a condição com hemoptise, tuberculose, dores de cabeça e tumores gengivais.

Para fazer a tintura de álcool a partir das raízes, é necessário encher 3 colheres de sopa da matéria-prima com um copo de vodka e insistir em um local escuro por 21 dias. Tome o medicamento por via oral, gota a gota, várias vezes ao dia para reduzir o sangramento durante a menstruação, bem como com crises hipertensivas, a formação de coágulos sanguíneos nos vasos, hemorróidas. Diluído com tintura de água é usado para tratar a pele e as mucosas com conjuntivite, estomatite, gengivite e doença periodontal. Loções são feitas em áreas danificadas da pele para aliviar a inflamação e irritação.

Não há contra-indicações para hemorragia. Com cuidado, dê alergias, mulheres grávidas e lactantes, bem como crianças. Para que o tratamento seja beneficiado, você deve consultar um médico e, juntos, elaborar um plano de tratamento.

Pin
Send
Share
Send