Muitos cultivadores de flores desejam obter uma vista pitoresca de seus canteiros com um mínimo de esforço. Isso é possível se você escolher plantas despretensiosas que não precisam de cuidados constantes e cuidadosos.
Malmequeres
Essas flores coloridas são despretensiosas no cultivo. Eles podem crescer em locais sombreados e com sombra parcial, mas florescem de maneira mais exuberante e brilhante ao sol.
Durante o crescimento, as plantas precisam de rega moderada. Quando os malmequeres formam um arbusto, a rega pode ser reduzida para não criar umidade excessiva. Se a estagnação da água se formar, as raízes das flores poderão apodrecer facilmente nela. Os cravos-de-defunto amam o solo friável, responderão com floração rápida ao revestimento superior. Com seu cheiro, afugentam as pragas não apenas de si mesmas, mas também de outras culturas; portanto, recomendam plantar essas flores em todo o perímetro do jardim.
Malmequeres também têm propriedades medicinais - diuréticos, calmantes, anti-helmínticos e cicatrização de feridas. Além disso, eles têm um efeito positivo no trato digestivo, melhoram o metabolismo e nutrem o nervo óptico.
Petúnias
Petúnias são populares entre jardineiros e jardineiros. Eles são cultivados em canteiros e varandas, porque as flores não são apenas despretensiosas nos cuidados, mas também decorativas. A floração continua durante toda a temporada.
Existem vários tipos de petúnias - anã, de flores grandes, multi-flores, ameláceas.
A Petúnia adora lugares abertos e ensolarados, a rega deve ser feita à medida que o solo seca, mais frequentemente é afrouxado e às vezes a planta é alimentada.
Peônias
Esta planta arbustiva é despretensiosa, sua tecnologia agrícola não é complicada, portanto as peônias são muito comuns e apreciadas pelos cultivadores de flores. Existem mais de cinco mil variedades de peônias, que diferem na cor e tamanho das flores, na altura de todo o arbusto e nos períodos de floração.
As peônias adoram lugares ensolarados, protegidos do vento e solo solto. Seu sistema radicular é forte e está profundo o suficiente; portanto, para regar sob cada arbusto, você precisa de pelo menos alguns baldes de água. É necessária uma rega melhorada durante o crescimento das plantas e o inchaço dos rins. Em todo o tempo subsequente, você pode fazer regas raras.
Chagas
São conhecidas cerca de 90 espécies desta planta herbácea. A chagas é atraente durante a floração e adorna qualquer canteiro de flores. Para o plantio, escolha uma área drenada e suficientemente iluminada que tenha proteção contra o vento na forma de plantas mais maciças. É fácil cuidar dessas flores - você precisa de rega e capina oportunas.
Chagas repele insetos nocivos e tem propriedades curativas. É usado no tratamento de doenças de pele, com perda de cabelo, deficiência de vitaminas e urolitíase. Usado na culinária como tempero.
Calêndula
Esta planta perene da família de ásteres é popularmente chamada de "malmequeres" e inclui mais de 20 espécies. É despretensioso e durante o cultivo pode preencher todos os territórios próximos. Ela não se importa com a composição do solo, ele se enraíza facilmente em um local ensolarado e à sombra. Para o crescimento e a floração exuberante, basta regar a calêndula e afrouxar o solo.
Calendula é uma planta medicinal usada em produtos farmacêuticos e na medicina tradicional. Tem um efeito antibacteriano desinfetante. É usado para tratar muitas doenças de pele, doenças do trato gastrointestinal, resfriados, doenças dos órgãos geniturinários, etc.
Echinacea
No gênero desta planta perene, existem cerca de 10 espécies, entre as quais echinacea purpurea, branca e de folhas estreitas. Echinacea floresce de junho até o final da temporada e é um arbusto de 1 a 1,5 metros de altura, com inflorescências rosa brilhantes. Para o plantio, é adequada uma área ensolarada com solo fertilizado e nutritivo. A rega deve ser abundante e frequente, o solo solto e desgastado.
Echinacea purpurea tem propriedades curativas - é usada para resfriados e SARS, estimula o sistema imunológico. É utilizado para úlceras estomacais, dermatites, queimaduras, feridas, doenças respiratórias.
Phlox
Esta planta herbácea pertence à família da cianose e reúne mais de 60 espécies. Flox florescem por um longo tempo, as inflorescências têm um cheiro agradável e cores brilhantes.
Esta planta adora sombras - quanto menos luz solar, mais florescerá. O solo deve ser fértil, fertilizado e solto. A rega é necessária com pouca frequência, pois o solo seca.