Cerca viva: 6 plantas despretensiosas que marcam os limites do jardim

Pin
Send
Share
Send

A cobertura no local tem vantagens sobre uma cerca de madeira ou malha. Esteticamente atraente, não cria a impressão de uma cerca em branco, assume qualquer forma. O que as plantas lidam com sucesso com o papel das coberturas, contaremos no artigo.

Cotoneaster brilhante

Arbusto de florescência, nativo da Sibéria Oriental. Floresce lindamente e exuberantemente com pequenas inflorescências brancas e rosa durante o mês, a partir de maio. Em vez de flores, os frutos brilhantes não comestíveis de cor escura aparecem mais tarde, adornando o cotoneaster até o gelo. As folhas verdes escuras e suaves no outono assumem todos os tons de vermelho e laranja, adicionando cor à paisagem cinza.

Combine vários tipos de cotoneaster e crie opções:

  • bordas ao longo de caminhos ou bordas - o arbusto é plantado a uma distância de 50 cm uma da outra, aparado igualmente a uma baixa altura;
  • zoneamento - a alocação de zonas individuais ou divisão em partes. Cortado de cima para criar uma altura ou criar uma forma retangular, semelhante a uma pequena cerca.

A coroa de Cotoneaster pode ter qualquer forma. Aguarde até que atinja 60 cm de altura e aperte a parte superior dos brotos. Depois disso, dará rebentos laterais, a coroa ficará mais magnífica e será possível dar uma forma oval ou retangular.

Salgueiro

Na natureza, o salgueiro é encontrado em toda parte nas latitudes médias, assim como na Ásia Central. Trata-se de uma pequena árvore ou arbusto, com uma coroa exuberante, ramos longos e flexíveis. O salgueiro Holly é amado por designers e jardineiros por sua coroa arredondada e facilidade de cultivo.

Uma planta despretensiosa, vive em qualquer solo, mesmo arenoso, tolera temperaturas extremas, não requer rega adicional. Prefere lugares ensolarados, mas se adapta a qualquer pessoa.

Como usar salgueiro:

  • "cerca viva" - esconderá o local de olhares indiscretos e se tornará um obstáculo à poeira e sujeira da estrada e também ajudará a esconder zonas não estéticas;
  • criar becos, túneis;
  • aterrissagem única.

Salgueiros despretensiosos, de crescimento rápido e decorativos, como jardineiros, por isso é mais frequentemente usado como uma cerca viva em torno do perímetro. O salgueiro possui galhos flexíveis, para que você possa formar uma cerca de qualquer forma torcendo-as ou cortando o patamar.

Hawthorn

Arbusto agrada os olhos durante todo o ano. Na primavera e no início do verão, é perfumado com flores brancas e rosa, depois com folhagem verde escura e brilhante. No outono, os verdes são substituídos por tons de frutas vermelhas e bordô que aparecem antes do início do inverno.

Adapta-se a qualquer solo, tolera geadas e secas, adora lugares iluminados, mas adapta-se à sombra parcial. O espinheiro possui um sistema radicular altamente desenvolvido, enraizado profundamente no solo e espinhos crescem nos galhos. Devido a isso, proteger o site não pode ser pior do que uma cerca.

Para o que mais os jardineiros adoram espinheiro:

  • vida longa - vive até 300 anos;
  • Os frutos do espinheiro são usados ​​na medicina e na colheita do inverno - compotas, compotas;
  • fácil formar uma cerca.

Mudas de espinheiro são plantadas ao longo do perímetro, a meio metro de distância.

Quando os arbustos crescem até 50 cm, os brotos superiores começam a aparar para estimular o crescimento em largura. Os galhos se entrelaçam de maneira natural, mas você pode fazer cruzamentos de galhos de arbustos vizinhos. formando um ajuste ainda mais denso. É necessário garantir que a espessura do plantio não exceda 70 cm, para que os fungos e pragas não comecem dentro. Um arbusto adulto pode atingir uma altura de 2 m aos 20 anos de idade.

Durante o período de crescimento, os arbustos jovens são alimentados e regados regularmente; depois, o espinheiro é regularmente fertilizado e polvilhado com serragem abaixo e monitorado quanto ao crescimento, direcionando os brotos na direção certa e na poda.

Derain

A terra natal deste arbusto é a Sibéria, e cresce em toda a parte européia. Resistente à geada, seca, calor. Existem muitas variedades que diferem na cor e formato das folhas, de verde pálido a tons rosados, você pode escolher uma ou combinar várias. Despretencioso, de crescimento rápido e esteticamente atraente, Derain decora o local o ano todo.

Floresce duas vezes - no começo e no final do verão, florescendo com inflorescências brancas e creme. No outono, a folhagem começa a ficar amarela, avermelhada e aparecem cachos de frutas brancas, pretas e avermelhadas. E no inverno, parece espetacular contra o fundo da neve branca, graças à crosta de vermelho, verde ou amarelo.

Os arbustos jovens precisam de rega e cobertura, remoção de brotos doentes.

Uma planta adulta não requer atenção especial, apenas para formar uma linha bonita e uniforme, que você precisa para apará-la periodicamente.

Mahonia

Designers gostam de magia por sua aparência e despretensiosidade. Floresce em grandes inflorescências espetaculares amarelas no início da primavera. As lindas folhas verdes denteadas ficam vermelhas no outono, duram até a eternidade e depois mudam de cor novamente para verde escuro. No final do outono, produz frutos comestíveis escuros. Além disso, Magonia não é suscetível a doenças e pragas, cresce bem em solos arenosos e cascalho, não tem medo de geadas ...

Magonia cresce lentamente e proporciona uma aterrissagem menos densa; portanto, é usada com mais frequência em locais de zoneamento dentro do site:

  • bordas para caminhos;
  • alocação de áreas para recreação;
  • fundo para plantas de alto crescimento - elas são combinadas, criando coberturas de beliche.

No início do crescimento, recomenda-se que a planta se abrigue durante o inverno, regada regularmente. Atenção especial não é necessária, exceto para cortar os brotos e formar uma coroa ao seu gosto.

Groselhas douradas e alpinas

Cresce na natureza na América do Norte, no norte do México e é criada na Europa, no norte do Cáucaso. Eles adoram porque floresce mais cedo do que outros arbustos, cresce bem à sombra, decora o jardim com uma coroa verde exuberante e floresce com lindas flores amarelas. No final do verão, produz frutos frutíferos, dos quais a colheita é feita para o inverno.

Cresce bem em solos úmidos, é resistente a temperaturas extremas, não é suscetível à infecção por pragas e é excelente para cortes de cabelo encaracolados.

Variedades com uma coroa exuberante - alpina e dourada - são adequadas para a criação de sebes. Eles se ramificam da parte inferior, portanto são adequados para essas opções:

  • alocação de zonas;
  • proteção adicional contra poeira, ruído;
  • assentos densos cobrem lugares não estéticos;
  • cerca viva ao longo do perímetro.

Plantado na primavera, a uma distância de pelo menos 1 metro um do outro. Apenas as plantações jovens são regadas, fertilizadas regularmente, uma planta adulta é podada e fertilizada. Adiciona 15 cm por ano, portanto, mais de uma vez por ano, você não pode cortar. Um hedge será formado em 3 anos de crescimento.

A cerca viva do local não apenas decora, agrada os olhos com as mudanças sazonais, mas também traz frutas comestíveis e saudáveis.

Pin
Send
Share
Send