Fig - cuidados e cultivo em campo aberto, poda

Pin
Send
Share
Send

Além das árvores frutíferas comuns, muitos jardineiros voltam sua atenção para espécies e variedades exóticas. Por exemplo, hoje muitos estão tentando cultivar figos em seu jardim. Esse processo é bastante complicado, é importante escolher as variedades certas e familiarizar-se com todos os recursos do atendimento. Assim, o tópico do artigo de hoje é figos, cuidados e cultivo em campo aberto, poda, tecnologia de plantio e alguns pequenos truques daqueles que já cultivam com sucesso essa baga.

Figos na Rússia Central

Existem várias centenas de variedades de figos no mundo. Destes, você pode escolher aqueles que crescerão na Rússia Central. Apenas a baixa probabilidade de gerar problemas de frutas. Isso é explicado pelo fato de que, para a polinização de flores de figueira, você precisa de cultivadores de nozes de vespa. E eles vivem exclusivamente em uma área específica. Mas existe uma saída - é necessário plantar e cultivar variedades autopolinizadoras.

Cultivo ao ar livre de figos

Qual nota escolher

Para resolver o problema de frutificar figos nas regiões da Rússia em que o produtor de vespas não vive, os criadores criaram variedades de figos, que são auto-férteis.

Hoje existem muitos:

  • Dálmata
  • Nikitsky;
  • Roxo abkhaziano;
  • Preto da Crimeia;
  • Shuisky;
  • Cinza cedo;
  • Brown Turquia e outros.

Os jardineiros da Rússia central preferem os figos dálmatas, cujo cultivo não traz problemas particulares. Seus frutos são muito saborosos, além disso, tolera extremos de temperatura. Ela se sente ótima, mesmo com uma diminuição no desempenho para menos de 15 ° C.

O maior rendimento é formado em brotos de 3-4 anos de idade. Em média, os frutos pesam de 150 a 200 g, têm uma forma assimétrica e uma cor amarelo esverdeado.

Dálmata de figo

A melhor resistência ao inverno é caracterizada pela Brown Turkey. Pode suportar o resfriamento de curto prazo a menos 20 ° C. Frutos abundantemente. Os frutos têm formato de pêra até 100 g e cor vermelho-marrom.

Adequado para a faixa do meio e figos da Criméia. Frutas em tons roxos em formato oval e pesando até 100 g O plantio dá os melhores resultados nos territórios da Crimeia, Stavropol e Krasnodar, mas na região da Faixa Central e Moscou também pode ser plantada para obter frutas deliciosas. Mas a criação na Sibéria costuma estar fadada ao fracasso - é melhor escolher uma variedade diferente.

Características do plantio de figos

Antes de plantar figos no jardim, você precisa se familiarizar com todas as nuances. Devemos tentar criar condições para o rebento próximas às usuais. É bastante difícil, especialmente no inverno. O conselho dos profissionais de plantio e cuidado de figos ajudará a preservar as mudas e, eventualmente, obterá uma boa colheita.

Datas de plantio de figo

O figo é uma fruta ou baga? O que é fig ou fig

Um grande papel é desempenhado no correto desenvolvimento do mato pelo momento do plantio. Você deve tentar cumpri-los exatamente.

O plantio de figos é recomendado no final de abril, início de maio. Assim que o clima quente é estabelecido e a ameaça de geadas noturnas passa.

Atenção! É aconselhável comprar mudas com antecedência e plantá-las no solo imediatamente, assim que o tempo oferecer condições favoráveis.

Preparação da mistura do solo para o plantio de figos em campo aberto

Antes de plantar os figos do mato em campo aberto, é necessário preparar a mistura do solo. A planta não é exigente quanto ao estado do solo, mas se desenvolverá melhor se for levemente enriquecida com nutrientes.

Durante a preparação do recesso para o plantio, o solo é selecionado e misturado com matéria orgânica - esterco, composto ou húmus. Em seguida, a mistura é enviada de volta ao poço, formando uma bola de mistura de solo de cerca de 20 cm e o restante é preenchido após o plantio.

Preparação preliminar da mistura do solo antes do plantio dos figos

Tecnologia para plantar figos em caroços

O local para plantar figos é escolhido fechado a partir dos rascunhos. Antes de plantar figos no país, um poço é preparado com antecedência. Isso é necessário para a aplicação preliminar de nutrientes.

Importante! Especialistas aconselham ao plantar várias plantas para preparar uma vala, e não poços para cada muda separadamente.

Plantando uma planta, prepare depressões com dimensões de 1,5 × 1 me profundidade de 0,6 a 0,8 m.

Derramou no fundo:

  • superfosfato - 200 g;
  • fertilizante de potássio ou cinza de madeira - 200 g.

Uma mistura fértil preparada com 20 cm de espessura é derramada por cima, formando um monte no meio. Em seguida, coloque a alça de modo que suas raízes estejam localizadas uniformemente na colina e comecem a adormecer com o solo. A mistura ao redor da muda é bem compactada e regada abundantemente com água.

Condições de cultivo

Após o plantio, a planta jovem requer cuidados sistemáticos. Primeiro de tudo, é fornecida rega regular e abundante.

Como regar os figos imediatamente após o plantio? É necessário derramar de 5 a 8 litros de água uma vez por semana sob cada arbusto. As amostras mais antigas são regadas com um pouco menos de frequência, mas a taxa única é aumentada para 10 litros.

Importante! Em nenhum caso o solo deve secar. Isso leva a uma deterioração no sabor da fruta.

Após cada procedimento de irrigação, quando o solo seca um pouco, é imperativo soltar o leito. A rega é significativamente reduzida durante o amadurecimento das frutas. A última vez que irrigou abundantemente o solo após a colheita. Este procedimento permite aumentar a resistência da planta ao gelo no inverno.

Como fertilizar figos

Além da rega regular, os figos gostam de nutrição com nutrientes.

Existem vários períodos durante os quais o fertilizante é recomendado:

  • Adubo nitrogenado é o que você pode alimentar com figos na primavera, na primeira década da estação de crescimento. Eles podem aumentar o crescimento da massa verde.
  • Em julho, chega a hora dos fosfatos, responsáveis ​​pela formação dos ovários das frutas.
  • Na última década da estação de crescimento, as substâncias nitrogenadas são excluídas e se concentram nos fertilizantes à base de potássio, ajudando no desenvolvimento da madeira.
  • Regularmente, 1 vez por 2 meses, fertilize a folha com uma solução complexa.

Importante! Para evitar queimaduras no sistema radicular, antes de alimentar os figos, os arbustos são abundantemente regados.

Cuidar de figos antes do período de frutificação (primeiros 2 anos)

Figos - cultivo em casa

O cuidado inicial com os arbustos de figueira não é diferente do cultivo de mudas jovens de outras plantas frutíferas.

Consiste em destaques:

  • Oportuna e adequadamente regada.
  • Alimente regularmente.
  • Afine a coroa e corte na primavera.
  • Prepare-se para o inverno, abrigo da geada.

No início, beliscar oportuna dos jovens é importante. Não sobrecarregue a planta enquanto o sistema radicular estiver em desenvolvimento. Basta deixar 4 galhos jovens com até meio metro de comprimento.

Cuidar de uma jovem muda de figo

A poda completa é realizada após um mês após o descarte das folhas. Durante o procedimento, verifique se não há tocos. Os ramos são removidos sob a própria base.

Formação e corte de coroas

Um ponto importante durante os primeiros 2 anos é o processo de formação da coroa. Existem duas maneiras:

  • Carimbo. Adequado para arbustos plantados em regiões com clima ameno.
  • Fan. Adequado para plantas que crescem nas regiões norte.

Com uma formação padrão nos primeiros 2 anos, a coroa do arbusto não é tocada. Apenas galhos secos e danificados são removidos. Após 2 anos, todos os ramos tendendo para cima são cortados. As folhas apenas atiram crescendo. Eles são criados para os lados e amarrados ao caule.

Atenção! Ao aparar o ventilador, deixe 3 - 4 mangas. Ou seja, os tiros mais fortes e bem desenvolvidos. Os ramos restantes são encurtados para 10 - 15 cm.

A formação é geralmente realizada no início da primavera, até o início do fluxo de seiva. O verão não é adequado para poda. No outono, apenas o desbaste sanitário pode ser realizado - remova os galhos afetados e secos.

Como se abrigar no inverno

Anêmonas - cultivo e cuidado ao ar livre

Apesar do fato de que criaram variedades de figos que podem suportar geadas, é impossível ignorar o procedimento de proteção de arbustos durante o inverno. É iniciado no final do outono, quando é estabelecida uma temperatura estável, não superior a + 2 ° C.

  1. Eles começam com o fato de que todos os brotos no lado norte da planta são coletados em um feixe, conectados entre si e dobrados no chão.
  2. Um abrigo de tábuas é construído diretamente na superfície do solo, usando madeira compensada ou fragmentos de tábuas.
  3. O polietileno é colocado no topo do calçadão e coberto com uma camada de solo.

Esse projeto de abrigo permitirá que você transfira perfeitamente todos os problemas do inverno.

Possíveis problemas no cultivo de figos

Os problemas com os figos começam quando a planta não é tratada adequadamente. Como qualquer planta plantada em campo aberto, os arbustos podem ser suscetíveis a doenças.

Atenção! Para evitar isso, é necessário realizar a pulverização planejada de pragas. Monitore sua condição e, ao menor sinal de pragas, execute as medidas apropriadas para combatê-las.

Por que os figos não dão frutos no jardim

Além do aparecimento de doenças e pragas, geralmente há um problema como a falta de frutificação.

Isto é principalmente devido à escolha errada da variedade. Para plantar no jardim, é necessário selecionar amostras auto-polinizadoras. A polinização de tipos comuns de figos pode ser tratada por vespas de uma determinada subespécie, que não vive em todas as regiões.

Por que os figos tomaram banho

Outro problema que os jardineiros enfrentam ao cultivar figos é o derramamento de frutas. Este fenômeno é devido ao cuidado inadequado do mato. A falta de rega regular é prejudicial à condição da fruta.

A segunda razão pode ser o solo pobre em que o arbusto cresce. Corrija a situação com alimentação regular.

Seguindo o conselho dos profissionais, fornecerá uma coroa chique e frutificação abundante de figos

<

Embora os figos sejam classificados como plantas despretensiosas em termos de enraizamento e crescimento, o cuidado com as mudas jovens deve estar correto. É necessário ouvir as recomendações de especialistas, para que o arbusto agradeça não apenas os verdes grossos e bonitos, mas também uma rica colheita de deliciosas frutas.

Pin
Send
Share
Send