Comprar ou não comprar uma estufa é a primeira pergunta que os felizes proprietários de áreas úteis se perguntam. E na maioria responde positivamente: a necessidade desta construção não causa dúvidas.
E então os jardineiros enfrentam um novo problema: como não se perder na abundância de modelos, designs e materiais que a indústria moderna oferece? Como não se decepcionar na compra?
Escolhendo a estufa certa
Os fabricantes classificam os projetos de estufa por vários parâmetros:
- O tamanho da estufa;
- Tipo de material de cobertura;
- O que é feito do quadro e seu design;
- Requisitos para a fundação;
- Área útil da estufa;
- Funcionalidade (ventilação, sistema de auto irrigação, possibilidade de aquecimento do solo).
Eles devem estar focados em escolher:
Tamanho da estufa
Aqui, não apenas a área do local será decisiva, mas também as plantações que planeja crescer. A estufa deve ser bastante alta e espaçosa.
A construção das estufas é simples: o quadro é instalado com material que transmite a luz solar. Mas é nessas duas baleias que o jardineiro terá sucesso.
Somente aproximando-se da questão de escolher o quadro e o material de cobertura com toda a meticulosidade, você pode subseqüentemente evitar a decepção profunda da compra.
Material de cobertura
É representado no mercado por quatro posições:
- filme de polietileno;
- spunbond;
- vidro;
- policarbonato.
Filme de polietileno o material mais acessível. Menos um - fragilidade. Se os planos para operar uma estufa uma temporada, o filme será uma boa escolha. Bem passa os raios ultravioletas. A densidade de 100 a 150 mícrons garante uma proteção confiável das plantas contra a geada leve. Facilmente instalado em qualquer quadro.
É melhor comprar filme reforçado. Ela tolera bem um furacão, ela não tem medo de granizo. Película reforçada protege as plantas da geada. Vai servir várias temporadas.
Spandbond - material branco denso até recentemente usado para cobrir plantas diretamente nos canteiros.
Modern fabricantes apresentaram aos novos visitantes uma novidade - Spanbond-60. Este aglomerado durável é usado para reforçar a estrutura das estufas. Perde a luz suficiente. Ao mesmo tempo, protege as plantas das queimaduras solares.Spanbond não tem medo de mudanças de temperatura, pode resistir a geadas severas.
A estufa, coberta por um spandbond, não acumula condensado. O tecido pode ser costurado no tamanho desejado. Propriedades deste não são perdidas.
Glass continua sendo um dos materiais populares. É resistente à umidade e permite até 85% da luz solar. Fácil de limpar. Não emite substâncias nocivas mesmo sob forte aquecimento.
Uma séria desvantagem é o rigor dos requisitos de instalação. O quadro deve ser particularmente forte, o vidro tem muito peso. Uso obrigatório de selos. Qualquer inclinação do quadro levará à quebra do vidro.
O material é frágil e requer manuseio cuidadoso. Encontrar na venda de tais estufas não é fácil.
Policarbonato celular é um plástico polímero durável. Consiste em duas camadas, entre as quais estão cavidades com ar. Por popularidade sai por cima. O material tem uma transmitância de luz ligeiramente inferior à do vidro. Mas é melhor dissipar a luz do sol, o que afeta favoravelmente a proteção das plantas contra as queimaduras solares.
O policarbonato é mais leve e mais forte que o vidro. Possui policarbonato e alto isolamento térmico.É conseguido devido à estrutura laminada do material. Se você instalar um sistema de aquecimento, a estufa pode ser operada o ano todo.
O que procurar:
Espessura das folhas É indicado com base no material do quadro. A melhor escolha é de 4-6 mm. Uma folha mais fina indica uma qualidade inferior. Pode quebrar sob a pressão da neve.
Peso. Na folha padrão, deve ter pelo menos 9 kg.
A presença de uma marcação que designa os lados externo e interno. Esta questão não deve ser ignorada. O fato é que na parte externa da folha de policarbonato é aplicado um revestimento transparente especial, que protege contra os raios ultravioleta. Se a instalação misturar o interior e o exterior, a estufa não cumprirá o seu propósito. Além disso, irá falhar rapidamente.
Quadro
Se você pode economizar em materiais de cobertura, o quadro deve ser muito alto.
Esse é o caso quando a escolha entre qualidade e preço deve dar preferência ao primeiro.
Tubos de polipropileno. Esta opção pode ser uma boa escolha se a estufa não for uma estrutura permanente.
As vantagens de um esqueleto feito de tubos de polipropileno também são uma desvantagem.
- Facilidade de material A estrutura finalizada pode ser movida para outro local, se necessário. Não é só o dono da villa que é capaz de fazer isso, mas também um vento forte. Voar na área da estufa perderá rapidamente sua aparência original. É difícil restaurar uma estrutura quebrada.
- Facilidade de instalação. Não é difícil coletar uma estufa por conta própria. Todas as partes da estufa são presas juntas por grampos especiais. Mas esse trabalho requer o máximo de cautela. Rachaduras aparecem com freqüência. Além disso, um grande número de peças reduz a rigidez do quadro.
- Você pode fazer sem uma fundação. Tubos de plástico não têm medo de umidade, fungos ou fungos.Tal quadro durará por muitos anos. Mas o plástico não tolera mudanças de temperatura. A estufa terá que ser limpa para o inverno.
Metal. Esses esqueletos são amplamente representados no mercado. Esta é a construção mais confiável, durável e durável. Mas também existem armadilhas aqui.
Estude cuidadosamente o metal que é feito do quadro.
Perfis de aço galvanizado atrai barateamento relativo. É fácil de usar e não corrói. As paredes do perfil são geralmente finas, com até 1 mm de espessura. Portanto, o quadro a partir dele não é adequado para materiais de cobertura pesados. Muitas vezes, essas estufas não suportam um vento forte. Destrutivo para eles e cargas de neve. As arestas do perfil são bastante nítidas. Isso deve ser levado em consideração se um filme de polietileno for usado.
Tubo de perfil mais confiável, mas também mais caro, feito de aço galvanizado. O material é durável, suporta altas cargas. A galvanização economizará da ferrugem.
Perfil quadrado de metal Sem revestimento de zinco, ele suportará vidro pesado e qualquer tipo de policarbonato. O material é durável e não requer reforço adicional. O perfil de aço é coberto com esmalte. Mas da corrosão tal medida salva mal. O quadro ainda enferruja. Saída no tratamento anti-corrosão regular da estrutura.
Perfil de alumínio - o material ideal para o quadro. É durável, não entra em colapso sob a influência de fatores externos. Apesar da leveza, a construção em alumínio é muito durável.
Até mesmo um vidro pesado pode ser anexado a ele. Uma desvantagem significativa é o alto preço.
Força da estufa
A força do quadro e do revestimento da estufa depende em grande parte da distância entre os arcos. Especialmente se a estufa é uma estrutura estacionária. É desejável que este valor não exceda 75 cm, caso contrário, o arco terá que ser reforçado.
Ventilação
Além de arcos e conexões cruzadas, o quadro inclui portas e travessas. É melhor escolher uma estufa, onde as portas estão localizadas em ambos os lados e as janelas laterais são fornecidas. Este arranjo possibilitará a rápida ventilação da estufa.
Em versões mais caras de estufas são apresentados travessas com empurradores hidráulicos, que se abrem e se fecham dependendo da temperatura dentro da sala.
A escolha depende das preferências e capacidades financeiras do comprador. O principal é que o prédio é ventilado. A ventilação competente não só aumentará o rendimento, mas também aumentará a vida útil.
Formulário
O mercado oferece estufas prontas de dois tipos: "casas" arqueadas e empenas. A forma da estufa é importante não só do ponto de vista da estética.
Arqueado a forma é boa porque é espaçosa. Tem mais área de aquecimento. No inverno, a neve não se acumula no telhado, o que significa que a carga na estrutura é menor. É possível instalar seções adicionais.
Estufa clássica - "casa" mais fácil de montar. É mais fácil definir o número necessário de janelas. Mais material disponível para abrigo. A possibilidade de montar estruturas internas adicionais (prateleiras, prateleiras).
Recomendações
A instalação de uma estufa acabada pode ser um problema sério.É melhor resolvê-lo antecipadamente.
As estufas com menos elementos constituintes (forma arqueada) são mais fáceis de montar por conta própria. Montagem de estufas com policarbonato é melhor confiada a especialistas.
Não é estranho que as soluções de engenharia oferecidas pelos fabricantes de estufas sejam:
- Sistema de rega automático é necessário se não houver possibilidade de visitar a dacha todos os dias.
- O aquecimento elétrico do solo irá acelerar a colheita e proteger as plantas da geada.
A escolha é feita - onde comprar uma estufa?
Naturalmente, em lojas especializadas, se você não quiser encontrar produtos de baixa qualidade!
É melhor dar preferência aos grandes produtores. Há várias explicações para isso.
As empresas especializadas na produção de estufas estão interessadas na qualidade das mercadorias e estabelecem um período de garantia. Pode levar até cinco anos.
É mais fácil para os revendedores da fábrica obter todas as informações sobre os recursos de design de uma determinada estufa.
Os grandes produtores não estão interessados em um conflito com os compradores. Quaisquer perguntas que eles tentarão resolver rapidamente, mais frequentemente em favor do consumidor.
Fotos
Em seguida, você pode ver as fotos das estufas acabadas: