Escolha uma variedade de damasco para uma residência de verão perto de Moscou

Pin
Send
Share
Send

O damasco nos subúrbios não é generalizado, mas nos chalés de verão é plantado cada vez mais. Isso se deve ao fato de novas variedades aparecerem constantemente, resistentes não apenas a fortes geadas, mas também a mudanças climáticas inesperadas: os damascos têm muito medo do degelo no inverno. Obviamente, é impossível obter uma boa colheita das variedades do sul nos subúrbios de Moscou, mas o círculo das variedades de zonas não é tão estreito.

As melhores variedades de damasco para a região de Moscou

O damasco é conhecido há muito tempo: já há cerca de 7 mil anos, as pessoas usavam seus frutos como alimento. Geralmente é uma árvore grande, com até 7 metros de altura. Especialistas em agricultura dizem que todos os damascos do mundo podem ser divididos em oito espécies, mas apenas três são encontradas no território da Rússia, e uma delas (damasco da Manchúria) está listada no Livro Vermelho, e apenas duas podem ser seriamente mencionadas.

O damasco mais comum, cuja terra natal é a Ásia Central. É uma árvore com uma coroa larga e redonda. Flores de damasco com lindas flores rosa abundantemente e muito cedo, mesmo antes do aparecimento das primeiras folhas, nas condições da região de Moscou isso acontece no início de maio. Esse fato é o principal, pois o cultivo de damascos na faixa do meio representa um risco considerável: durante a floração, muitas vezes ocorrem geadas.

O damasco siberiano cresce em uma árvore relativamente baixa, com uma coroa larga, encontrada no território do sul da Transbaikalia até o Extremo Oriente. Eles não comem frutas, mas devido à sua alta tolerância à geada e à seca, o damasco siberiano é frequentemente usado como porta-enxerto para enxertar cultivares.

O damasco siberiano cresce em estado selvagem, inclusive em lugares completamente aparentemente inconvenientes

Para uma zona de risco como a região de Moscou, é necessário escolher variedades caracterizadas por maior resistência ao gelo e resistência a caprichos do clima. Como o calor e o sol, para amadurecimento completo em alguns anos, podem não ser suficientes, os primeiros damascos são especialmente populares aqui. Nos subúrbios, eles são plantados em cabanas, e nossos "6 acres" exigem economia de espaço, por isso também é importante que a árvore seja compacta e de preferência auto-fértil, ou seja, não requer segundo ou terceiro damasco para polinização.

Variedades self-made

Muitos damascos que são bons do ponto de vista do sabor das frutas são auto-inférteis, quase sozinhos não produzem uma colheita, eles dão frutos apenas em grupo. Eles tentam plantar essas variedades em grandes pomares, e em pequenas áreas devem ser escolhidos damascos que não requerem polinizadores. Como regra geral, elas dão frutos anualmente, se não ocorrerem desastres climáticos: a madeira não congela em um inverno rigoroso ou a floração não cai em geadas severas inesperadas. É verdade que as variedades auto-férteis geralmente não produzem rendimentos tão altos quanto as variedades auto-inférteis, mas os damascos trazem tantas frutas em bons anos que isso é suficiente para uma família comum.

Entre os damascos feitos na região de Moscou, os mais populares são Hardy, Alyosha e Lel.

Hardy

O nome da variedade mostra que esse damasco normalmente tolera condições adversas, incluindo geadas severas. Não apenas a árvore em si, caracterizada pelo peito grosso, mas também os órgãos frutíferos quase não sofrem geadas de primavera. Hardy - uma das variedades mais resistentes ao inverno recomendadas para o centro da Rússia, bem como para as regiões dos Urais e da Sibéria.

A árvore cresce rapidamente, possui uma copa arredondada, o que é comum na maioria das variedades de damasco. As frutas são de tamanho médio (peso 30-45 g), de cor dourada a rosa-alaranjada, levemente pubescentes, doces, com um aroma usual de damasco. O teor de açúcar está acima da média, o osso se separa facilmente. O objetivo dos frutos é universal: com igual sucesso, eles podem ser consumidos frescos e submetidos a vários tipos de processamento culinário: cozinhe frutas cozidas, marshmallows, secos. A variedade não é precoce: a colheita ocorre na primeira quinzena de agosto.

Os frutos do Hardy parecem rígidos à sua maneira, o que é bastante consoante com o nome

A relativa desvantagem do Hardy é o início tardio da frutificação: a primeira floração é observada antes do quinto ano após o plantio de uma muda anual. As vantagens indubitáveis, além da auto-fertilidade, incluem:

  • alta produtividade (60-80 kg);
  • resistência à maioria das doenças;
  • excelente resistência ao inverno.

Lel

A variedade é conhecida há cerca de 30 anos. Ao contrário de Hardy, a árvore cresce baixa, até 3 metros. Cresce lentamente, a poda nos primeiros anos requer um mínimo. É considerada uma das variedades mais bonitas, tanto em termos da forma da árvore quanto da estética de seus frutos. Resistente ao inverno e precoce, um dos melhores em termos de proporção desses parâmetros para o centro da Rússia. Alguns especialistas chamam isso de amadurecimento prematuro.

A Bloom Lelya na região de Moscou raramente cai sob geada, portanto as colheitas ocorrem quase todos os anos. Pragas são danificadas ao mínimo. A autonomia de Lelia é parcial: plantar ao lado de um damasco de outra variedade aumenta ligeiramente a produtividade.

As frutas de Lel não são muito elegantes, mas muito saborosas

Os frutos são alaranjados, ligeiramente abaixo da média, pesam cerca de 20 g, levemente achatados, brilhantes. Osso facilmente destacável é bastante grande. A polpa é densa, laranja, muito saborosa. O teor de açúcar e a acidez são bem equilibrados. As principais vantagens que permitem cultivar Lel nos subúrbios são as seguintes:

  • grau suporta geadas até -30 sobreC;
  • tolera facilmente a seca, sem exigir rega obrigatória;
  • cresce lentamente, não atingindo tamanhos gigantescos;
  • começa a dar frutos cedo.

Alyosha

O damasco Alyosha cresce na forma de uma árvore com cerca de 4 metros de altura. A coroa é densa: brotos anuais também começam a se ramificar rapidamente. A variedade, criada em 1988, está incluída no Registro Estadual da Rússia para a região Central. A resistência do inverno é boa, começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio ou a inoculação. Frutíferas são todos os brotos e galhos jovens que se ramificam deles.

É considerada uma variedade madura precoce, mas não pertence à variedade prematura. A colheita está amadurecendo até o final de julho. As flores são grandes, brancas, com veias rosa. Os frutos são arredondados, um pouco menores que o tamanho médio, pesando cerca de 20 g.A coloração é amarela brilhante, a pubescência é fraca. A polpa alaranjada é caracterizada como deliciosa, sem frescuras. O teor de ácido é um pouco maior que o de muitas outras variedades, suculência em um nível médio.

A variedade madura precoce Alyosha tem uma cor clássica de damasco

A principal desvantagem da variedade é considerada um osso muito grande, mas é facilmente separado. Entre as vantagens, além da resistência ao gelo, estão a alta preservação e transportabilidade da fruta.

Damascos em forma de coluna

Em forma de coluna em nosso tempo, não são apenas as macieiras que já se tornaram familiares. Também apareceram variedades de damasco, que são convenientemente cultivadas na forma de uma árvore compacta semelhante a um pilar. Este “pilar” tem um diâmetro muito pequeno, da ordem de 15 a 20 cm, e a parte principal da árvore, que determina todas as suas propriedades, é o tronco, que tem uma altura de cerca de dois metros. Ramos laterais curtos direcionados para cima em ângulo agudo. A coluna de floração é como uma única haste de cor rosa, os frutos também estão localizados perto do tronco.

Vídeo: damasco colunar

As vantagens óbvias das árvores colunares são seu tamanho pequeno, decoração e facilidade de manutenção. No entanto, esses damascos exigem uma abordagem específica da poda e são mais temperamentais com as condições de cultivo. Mas na praça habitual, ocupada por uma enorme árvore, podem ser plantadas várias cópias, além disso, de variedades diferentes.

Damascos comuns não apenas ocupam uma grande área e obscurecem o espaço ao seu redor. Eles também espalham suas raízes poderosas muito longe, esgotando muito o solo a uma grande distância. Tanto é assim que praticamente nada pode ser plantado nas proximidades.

O damasco em forma de coluna quase não interfere no cultivo da maioria das culturas de jardim. É verdade que não existem muitas variedades que se encaixam na definição de "colunar". Os representantes mais importantes são Prince Mart e Star.

Marcha do príncipe

Prince Mart é caracterizada por uma resistência ultra-alta à geada: suporta uma queda de temperatura de -35 ° C. A resistência a doenças e pragas também é uma das mais altas dentre as variedades conhecidas de damasco. Começa a dar frutos cedo, mas os especialistas aconselham o corte de todas as flores que apareceram no primeiro ano, para que no próximo ano a árvore cresça mais forte e dê uma colheita completa. Os ovários se formam nos ramos laterais.

Prince Mart ocupa muito pouco espaço no país

As colheitas são estáveis, altas, os frutos amadurecem no início ou meados de agosto, embora o príncipe março floresça cedo. As frutas têm uma distribuição muito grande de peso, mas a maioria delas é maior que a média: até 60 g, e às vezes até mais. A cor é laranja brilhante, marrom, o sabor é mais próximo do doce, o osso se separa facilmente. O objetivo do fruto é universal.

Estrelado

Pela maioria das características, a árvore Star é semelhante ao Prince March: também é resistente ao inverno e muito resistente a doenças e pragas. A variedade também é caracterizada por maturidade precoce, é desejável cortar as flores que aparecem no primeiro ano. No entanto, o tamanho dos frutos dessa variedade é ainda maior que o do príncipe: alguns atingem uma massa de 100 g, ou seja, já se assemelham a um pêssego. Eles se parecem com muitos pêssegos e corantes.

O sabor das frutas é classificado como muito bom, elas são usadas tanto para consumo direto quanto para a fabricação de várias sobremesas. Adequado para secagem. A variedade é auto-fértil, com maturação média (pronta em meados de agosto). A produtividade é de até 10 kg e, como a árvore ocupa pouco espaço, o plantio em um lote de várias cópias resolve completamente a questão de fornecer damascos para a família comum.

Variedades resistentes ao inverno e resistentes ao gelo

As variedades de damasco são caracterizadas por vários graus de resistência à geada e resistência ao inverno. Dada a aparente semelhança desses dois termos, eles representam conceitos diferentes. Se tudo estiver claro a partir do nome com resistência ao gelo, entenda-se por robustez do inverno a capacidade de um damasco tolerar todo o conjunto de condições adversas do inverno. Estas são flutuações de temperatura e degelos inesperados, aqui também incluem geadas no final da primavera.

O damasco, por sua natureza, caracteriza-se por uma dureza potencial relativamente alta no inverno, no entanto, seu nível real é altamente dependente da tecnologia agrícola, ou seja, de quão bem é cuidada, a partir do momento do plantio. Os danos aos brotos de damasco são observados em média a -28 ° C, mas mais perto da primavera, a temperatura se torna -22 ° C e com flutuações significativas de temperatura - e em torno de -15 ° C. Os brotos de diferentes variedades morrem a -1 ... -5 ° C, e as flores abertas e os ovários formados - com a menor transição de temperatura para valores negativos. Os damascos que crescem sob condições de umidade constante do solo são mais resistentes ao gelo e a seca reduz sua resistência ao gelo.

Damascos para a região de Moscou devem suportar a geada com uma margem de -30 sobreC e pouco para responder ao descongelamento prolongado da primavera. Tais propriedades são possuídas, por exemplo, por Krasnoshchekiy, Hardy, Snegiryok e russo.

Bochecha vermelha

A variedade Krasnoshcheky, talvez, é mais conhecida do que outras variedades de damasco, desde que foi criada em 1947. Por sua vez, serviu como material de partida na seleção de outras variedades. A bochecha vermelha é altamente adaptável a condições climáticas adversas. A árvore cresce acima do crescimento médio, às vezes claramente grande, uma coroa da forma usual. A composição do solo é uma variedade despretensiosa. Krasnoshchekoy é uma das variedades mais populares na região de Moscou.

Relativamente apressado, começa a trazer colheitas no quarto ano. O período de maturação da colheita é médio, aproximadamente no final de julho. Frutos anualmente, mas com pouco cuidado, passam a frutificar periodicamente, e os frutos são menores. Com tecnologia agrícola adequada, são de tamanho médio e superior à média (pesando até 50 g), de pubescência média arredondada ou um pouco alongada, de cor dourada, com um leve rubor. O sabor é excelente, com acidez, o aroma é forte, comum para damascos. As frutas são adequadas para consumo direto e para qualquer processamento.

De rosto vermelho - como costumam dizer, "um clássico do gênero"

As principais vantagens da variedade:

  • muito boa resistência ao inverno: um dos líderes entre as variedades de damasco perto de Moscou para este indicador;
  • bom rendimento;
  • transportabilidade de frutas;
  • bom gosto;
  • boa resistência a doenças.

Russo

A variedade Damasco russa é uma árvore relativamente baixa que cresce como se fosse larga, o que é conveniente para cuidar da copa e da colheita. A variedade é muito resistente, suporta facilmente o frio até -30 ° C. A resistência a doenças é média. A frutificação começa tarde: em regra, não antes de 5 anos após o plantio.

As frutas são de cor amarelo-laranja, o bronzeado é pequeno, a pubescência é fraca, arredondada, acima do tamanho médio (cerca de 50 g). A polpa é friável, suculenta, amarela brilhante, muito doce, as frutas são usadas principalmente na forma fresca.

Russo - uma variedade com nome nativo, é caracterizada por alta produtividade

As principais vantagens da variedade incluem excelente resistência ao inverno, excelente sabor a frutas e alta produtividade.

Snegiryok

Um dos líderes em termos de resistência ao gelo é a variedade Snegiryok, cultivada não apenas na região de Moscou, mas também em regiões com condições climáticas mais severas. Isso é facilitado por um pequeno crescimento (máximo - até dois metros), como resultado, se necessário, a árvore pode ser parcialmente coberta para o inverno, mas mesmo no estado aberto a resistência declarada ao gelo é -42 sobreCom isso é um registro indiscutível. Despretensioso para a composição do solo, auto-fértil. O rendimento para uma árvore tão pequena é bastante suficiente (cerca de 10 kg).

Os frutos amadurecem em meados de agosto, mas são perfeitamente armazenados (pelo menos até o Ano Novo) e transportados, porque não são macios e soltos, mas são caracterizados como elásticos. Pequeno, com peso de 20 a 25 g, de cor amarelo claro com um leve bronzeado, doce e suculento, com um aroma característico.

Snegirёk - campeão em resistência ao gelo

Sendo o líder indiscutível em avançar para o norte, Snegiryok tem uma desvantagem significativa: ele resiste a doenças muito fracamente, e o mais terrível para ele são várias manchas e moniliose. Esse fato aumenta os problemas no cultivo de damasco, pois é necessária a pulverização preventiva periódica com produtos químicos adequados e, no caso de uma doença, é necessário tratamento sério. Floco de neve se sente especialmente ruim em estações com chuvas prolongadas.

Variedades de damasco subdimensionadas

As árvores de damasco habituais ocupam muito espaço no jardim, crescem em largura e altura; via de regra, eles são mais altos que uma casa de campo comum. Portanto, muitos jardineiros tendem a ter variedades subdimensionadas, mesmo as anãs. Suas vantagens não são apenas o fato de suas árvores serem compactas e muito mais fáceis de cuidar: sua altura não excede 2,5 metros. Como regra, as variedades de baixo crescimento produzem frutos mais cedo, produzindo a primeira colheita no terceiro ano após o plantio e atingindo mais cedo a idade em que a colheita é máxima. Além disso, por unidade de área do jardim, é ainda maior do que a das árvores gigantes.

Obviamente, uma árvore de sete metros, cercada por belos frutos, causa alegria no morador do verão.Isso é apenas para coletar toda essa colheita não é realista: uma escada de sete metros é uma raridade, e não há lugar para colocá-la. Subir em uma árvore é incrivelmente difícil, mas ainda não é possível chegar à periferia dos galhos. E damascos maduros que caem no chão quase sempre se quebram, e é impossível usá-los.

Para as condições da região de Moscou, a variedade mais adequada para crescer na forma de uma pequena árvore é o floco de neve considerado acima. Você pode plantar um copo.

O cálice é uma das chamadas variedades anãs, atinge uma altura não superior a um metro e meio. Além disso, sua resistência ao inverno permite plantar uma árvore não apenas na região de Moscou, mas também nas regiões mais ao norte. A coroa em forma de xícara deu o nome a essa variedade. O rendimento de uma árvore em miniatura é decente, mas o principal é que ela produz frutos anualmente e de forma constante. São pequenos, pesando não mais que 30 g, amarelo claro, e até de cor creme. Blush é a decoração deles. A polpa é friável, doce.

Outro representante das variedades de anões é o damasco Black Mouse, mas os damascos pretos se destacam como se: isso, como dizemos agora, é uma história completamente diferente.

Vídeo: damasco preto

Notas iniciais

As primeiras variedades de damascos são especialmente importantes nas condições de um curto verão, porque para o amadurecimento de qualquer fruta, é importante a quantidade total de temperaturas positivas que as frutas têm tempo para colher. Portanto, nas condições da região de Moscou, é aconselhável plantar variedades precoces. No entanto, por outro lado, eles são mais sensíveis às flutuações da temperatura da primavera e toleram piores geadas. Mas, no caso do tempo normal, você pode saborear deliciosas frutas saudáveis ​​muito cedo: as primeiras variedades já são capazes de produzir frutas maduras em meados de julho. É verdade que cuidar deles é mais difícil do que damascos de maturação média ou tardia. É necessária poda qualificada, cobertura e pulverização preventiva de doenças e pragas.

Nas condições da região de Moscou, as melhores variedades precoces são Iceberg, Alyosha, Tsarsky e Lel. As variedades Alyosha e Lel foram consideradas acima, uma vez que também são um dos melhores representantes de damascos self-made.

Iceberg

As variedades de damasco Iceberg foram criadas em 1986. A árvore é baixa, a resistência do inverno está em um nível médio, pouco é afetado por pragas. Como reage muito mal às correntes de ar, o iceberg deve ser plantado em uma cerca alta. Não auto-férteis, são necessários polinizadores (Alyosha ou Lel). É considerado um dos melhores híbridos de maturação precoce para as regiões centrais da Rússia. A produtividade é alta.

As flores brancas são bastante grandes, florescendo em todos os tipos de brotos. Os primeiros frutos amadurecem em meados de julho. Sua cor é amarelo-laranja, o blush é pequeno, o tamanho é ligeiramente abaixo da média. A polpa é suculenta, de excelente sabor, o osso é pequeno. A pele é fina. O sabor é dominado por tons doces, usados ​​principalmente para alimentos frescos. A variedade é apreciada por sua despretensão e facilidade de atendimento.

Iceberg combina simplicidade de cultivo e excelente sabor

Royal

Damasco Tsarsky apareceu cerca de 30 anos atrás, é recomendado para as condições da zona do meio, na região de Moscou é muito popular. A árvore cresce lentamente, dispara galho fracamente. A altura máxima do damasco é de 4 metros.

Os frutos são pequenos, cerca de 20 g, ovais. A cor principal é amarela, um leve rubor de cor rosada. A pele é densa, o osso é pequeno. A polpa é amarelo-alaranjada, perfumada, doce, há um cheiro de pêssego. A produtividade é média, mas regular. Os frutos persistem por algum tempo, toleram bem o transporte por longas distâncias.

Variedades Zoneadas

O clima perto de Moscou é famoso por sua imprevisibilidade. Até o clima de Ural é mais adequado para damasco, já que geralmente tudo fica claro: o inverno é longo, mas estável. Na região de Moscou, geadas severas e moderadas se alternam com aquecimentos inesperados de intensidade e duração variadas. E a pior coisa para um damasco é o enraizamento do pescoço da raiz e seus danos durante a geada de retorno. Portanto, é aconselhável escolher variedades precisamente divididas em zonas que possam suportar todas as esquisitices do clima para o cultivo.

Atualmente, não existem variedades de damasco adequadas para cultivo industrial na região de Moscou, e estamos falando de variedades destinadas ao plantio em pomares amadores e pessoais. E eles geralmente estão localizados em locais mal adaptados e até rebaixados, portanto, é preciso prestar atenção à escolha da variedade de damasco. Variedades promissoras para a região de Moscou são consideradas, por exemplo, Condessa, Monastyrsky e Favorit. Mas o triunfo do norte sucede apenas no sul da região de Moscou.

Vídeo: Triumph North Apricot

Favorito

Damasco favorito pertence às variedades tardias, as últimas frutas são colhidas na segunda quinzena de setembro. Árvore de crescimento médio, ramificação média, resistente ao gelo, rendimento médio a bom. Favorito criado na virada dos séculos XX e XXI. É considerado um dos melhores para o cultivo na região central da Rússia.

As frutas são de tamanho médio, cerca de 30 g, de cor laranja, com manchas vermelhas no lado ensolarado. A polpa é doce e densa, crocante, laranja brilhante. O sabor é excelente, o uso de frutas é universal. Os frutos da cultivar Favorit, como muitas variedades posteriores, são bem armazenados.

Favorito - uma das melhores variedades tardias

Condessa

O damasco, criado em 1988, é bastante temperamental no cultivo. A árvore é alta (até 6 metros), brotos jovens dificilmente se ramificam. Em estações chuvosas propensas a doenças. A resistência ao gelo está em um nível alto, mas menor do que em outras variedades de zonas. A auto-fertilidade é fraca, mas na presença de um polinizador florescendo simultaneamente com a Condessa, os rendimentos são muito altos.

Floresce profusamente, pequenas flores. Período de maturação - médio: final do verão. Nos verões secos e quentes, os frutos são muito elegantes, de forma variável, de tamanho médio (de 30 a 40 g). A pubescência é macia, a cor é cremosa com um blush original. Mas com alta umidade, é densamente coberto de manchas pretas, estragando a aparência. A polpa é muito saborosa, suculenta, laranja. O osso grande é facilmente separado. A maioria das frutas é usada fresca, mas é bastante adequada para conservas. Sujeito a armazenamento não muito longo. A transportabilidade dos frutos da condessa é baixa.

Monástico

De acordo com as características da árvore, o Mosteiro lembra amplamente a Condessa e a colheita ocorre aproximadamente ao mesmo tempo. Mas o número de frutas é um pouco maior e, na aparência, diferem significativamente da condessa.

Monastyrsky é uma variedade de maturação média dividida em Non-Chernozemye

As frutas não têm a forma correta, amarelo limão em laranja claro, o rubor é pronunciado. Peso de 40 G. A pedra é grande, não se separa perfeitamente. A pele é bastante densa. A polpa é suculenta, de cor laranja, tem um gosto bom. O objetivo da fruta é universal, eles não são mal armazenados.

Vídeo: revisão das melhores variedades de damasco

Comentários de Grade

Compartilho observações sobre a resistência do inverno de algumas variedades de damasco que são predominantes na região de Moscou. Em 2011, as mudas de damasco Triumph North com sistema de raiz fechada foram compradas no mercado local de jardineiros. Ele desembarcou no sul da região de Moscou, na fronteira dos distritos de Zaraysk e Kashira. O local é adequado para um jardim: a parte superior de uma colina fechada por uma floresta jovem do norte, solos cinzentos, florestas profundas (18 m) situadas em águas subterrâneas. No inverno de 2011/2012, a parte que estava acima da neve congelou completamente da árvore, a história se repetiu no inverno seguinte. Ficou claro que a resistência do inverno da variedade é completamente insuficiente para nossas condições.

Gartner

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=880&start=1575

Plantou há alguns anos um rebento da variedade Krasnoshcheky. Grau antigo. Cortei os galhos laterais durante a formação. Ele floresceu na primavera e secou. Suponho que não foi necessário cortá-lo nos primeiros anos.

Gutov Sergey

//vinforum.ru/index.php?topic=1648.0

Lel é melhor para a região de Moscou: a resistência do inverno e a resistência ao gelo são boas. Frutificando em todos os tipos de brotos. Entra em contato por 3-4 anos. Apricot Triumph North: a robustez da madeira é alta, mas os botões floridos - em média. Tem frutificação no quarto ano de vida. O filho de Krasnoshchekoy é adequado apenas para o sul da região da Terra Negra, uma vez que os botões das flores congelam. Aquário também é robustez no inverno e alta resistência ao gelo. Também adequado para damasco de Moscou Novospassky. Todos os damascos listados por mim são auto-férteis.

Mara47

//www.forumhouse.ru/threads/1322/page-22

Damascos das variedades Calyx e anão são atrofiados entre 1,2 e 1,5 m.Temos muita neve no inverno, é daí que vem o interesse por essas variedades.

"Dom2"

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=880&start=1395

"Alyosha". Variedade adequada para os subúrbios. Frutado pequeno. Aspersão. Decorativo e comestível. À medida que amadurece, desintegra-se, o que é inconveniente durante a colheita. A frutificação é anual. Esporas fertilizadas formam espigas.

Igor Ivanov

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=880&start=1395

Árvores em forma de cólon, sem alguns truques, não se justificam, a razão é o sistema radicular superficial, que em climas quentes e secos sofre muito com a queda de umidade e isso leva a danos às células nos frutos e a sua deterioração.

Homem de sorte

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=636&st=600

O número de variedades de damasco cultivadas na região de Moscou está na casa das dezenas, mas as mais populares não são tantas. Isso se deve ao fato de não ser fácil alcançar o conjunto ideal de qualidades para o cultivo em condições adversas: o excelente sabor dos frutos nem sempre é acompanhado pela alta resistência da árvore no inverno, e a simplicidade do cuidado obriga a tolerar a mediocridade de qualidade e quantidade da colheita. Portanto, ao escolher uma variedade, você precisa pesar bem todos os lados positivo e negativo, pois o damasco plantado viverá no país por mais de uma década.

Pin
Send
Share
Send