Os primeiros a conhecer o início da primavera são bulbosos. Eles florescem em abril, quando as plantas perenes estão apenas despertando da hibernação. Portanto, em todo jardim de flores há pelo menos algumas prímulas bulbosas, revitalizando a paisagem monótona dos canteiros e dando um clima de primavera. É claro que quero um brilho máximo e uma floração abundante por um longo tempo, mas isso depende da seleção correta de variedades. Algumas plantas perenes bulbosas têm uma fase de floração muito curta e desaparecem rapidamente. Outros não toleram o excesso de chuva de maio, grandes inflorescências se molham e quebram, de modo que também não produz uma estética especial. Portanto, ao comprar lâmpadas, você deve prestar atenção ao período de floração da variedade, resistência às condições climáticas prevalecentes na sua região e facilidade de cuidados.
Período de floração: quanto maior, melhor
Como as lâmpadas são cultivadas apenas por causa da beleza das inflorescências, quero prolongar essa fase por mais tempo. E isso é possível se as plantas forem plantadas corretamente. Muitas variedades aceleram o período de floração se crescem no lado ensolarado e, por outro lado, retardam o processo de murchação na sombra. Essas propriedades são especialmente fortes em tulipas, açafrões, gladíolos e lírios. Portanto, eles não devem ser plantados em áreas onde faz sol o dia todo. É melhor que na primeira metade do dia (quando o sol esteja especialmente quente) essas plantas estejam em sombra parcial.
Além disso, diferentes plantas diferem no tempo de floração. Por exemplo, a tigrídia variegada libera uma inflorescência de cada lâmpada no verão, que dura apenas 8 horas, após as quais desaparece imediatamente. Assim, os residentes de verão que vêm ao local apenas nos fins de semana podem nem ver esse momento feliz. É verdade que se você plantar um grupo de tigrídio, eles não florescerão de uma só vez, mas isso não muda a imagem geral.
As flores bulbosas da primavera mais "duradouras" incluem:
- anêmona (floresce cerca de 3 semanas);
- perdiz real (2-3 semanas de floração);
- tulipa (mantém as flores por até 3 semanas, dependendo da localização);
- narciso (floresce por mais de 10 dias).
Os "fígados longos" do verão em termos de floração são avicultores, frésia, algumas variedades de lírios.
Ao plantar frésia, esteja preparado para exigir cuidados cuidadosos: //diz-cafe.com/rastenija/freziya-posadka-i-vyrashhivanie-v-domashnix-usloviyax-i-otkrytom-grunte.html
As melhores flores de cebola para o jardim para facilitar os cuidados
O segundo critério para a escolha de lâmpadas, guiado por residentes "preguiçosos" no verão, é o grau de cuidado com as plantas. Quanto menos problemas com eles, mais lucrativo é cultivá-los.
Muitas lâmpadas requerem escavação anual após a morte das partes aéreas. Se isso não for feito, as lâmpadas desaparecerão até chegarem a zero ou até congelar no inverno. Tais "belezas" exigentes incluem tulipas varietais (especialmente de cores incomuns, papagaios e lilases), gladíolos, frésia, jacintos. Portanto, se não houver desejo de desenterrá-los, secá-los e criar condições para armazenamento, você terá a ver com variedades menos exigentes.
Jacinto pode ser cultivado em uma panela, leia sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/giatsint-v-gorshke.html
Assim, em um lugar por 3-4 anos, lírios, narcisos, açafrões, todos os tipos de arcos decorativos, anêmonas, crocosmia, perdiz de avelã real, muscari crescem com sucesso.
Plantas que necessitam de condições especiais de vida
Na busca pelo crescimento de grandes inflorescências, os criadores nem sempre levam em consideração o grau de espessura do caule. E muitas novas variedades de cebola têm flores enormes, mas caules finos. Isso, é claro, fica lindo no canteiro quando o clima agrada com calor e calma. Mas se durante a estação da floração a estação das chuvas cair ou se houver um forte vento, toda a beleza cairá instantaneamente no chão, porque o talo fino não suportará a oscilação ou a inflorescência pesada e úmida. Essa oportunidade pode ocorrer com muitas variedades de narcisos-terry e frésia.
Os gladíolos quebram frequentemente, mas não porque o caule é fraco. Pelo contrário, uma poderosa flecha de flores com uma abundância de inflorescências grandes se torna um fardo pesado para a lâmpada. E precisamente no ponto em que o caule começa a crescer, a erupção ocorre durante o tempo ventoso. Portanto, muitas plantas com caules altos terão que ser amarradas assim que os pedúnculos começarem a ser produzidos. Você pode, é claro, plantar imediatamente as lâmpadas perto da rede ou da cerca, mas nem todo site tem esse local. A propósito, um "parente" muito próximo do gladíolo - o acidificador - não tem absolutamente nenhum medo dos ventos. No entanto, apenas uma flor é produzida.
Solistas de flores: quem é bom em plantações individuais?
No projeto de canteiros, os bulbos podem atuar como solistas, devido ao seu alto crescimento e grandes inflorescências, e como pano de fundo. Os mais altos são os gladíolos, algumas variedades de lírios, acididerum, crocosmia. Mas se o lírio é bom em uma única plantação, o resto é melhor plantado em um pequeno grupo, porque seu pedúnculo é estreito e vazio antes do início das inflorescências.
Galo-real fica bem no centro dos canteiros de flores. É verdade que escolher um plano de fundo para eles é bastante difícil. Estes bulbosos florescem entre os primeiros. Mas entre coníferas, plantas perenes rastejantes, trepadeiras e arcos decorativos, elas parecem realmente reais. E se você plantar em um grupo com um lírio, então, enquanto ele ganha força e crescimento, o tetraz terá tempo para florescer e geralmente desaparecer, dando lugar a seus seguidores.
Artigo no tópico: Plantando flores de bulbo no outono: regras gerais + revisão das 6 melhores variedades
Arcos decorativos (alliums): bonitos em plantações em grupo
Um grande grupo de plantas de bulbo para o jardim são arcos decorativos. Foram selecionadas mais de 150 variedades, mas, por alguma razão, os alliums usam muito menos tulipas ou gladíolos no design de canteiros de flores. Mas em vão! Essas plantas têm folhas tubulares muito compactas, formando um arbusto, e o número de flores em uma planta atinge 60 peças. Os arcos decorativos têm uma estação de crescimento longa, então toda a primavera e o verão serão lindos, mesmo que o período de floração ainda não tenha começado. As variedades diferem no tempo de floração. As cebolas iniciais começam a florescer em meados de maio e depois - no final de agosto, e a duração da floração é de um mês ou mais.
É bom que essas lâmpadas desenhem a borda do meio-fio, as camadas mais baixas nos canteiros de várias etapas e sejam incluídas nas bordas da mistura. E, por exemplo, uma variedade de cebolinha também pode ser consumida. Na primavera, seus tubos finos saem da terra muito cedo, antes mesmo das cebolas de inverno, para que você tenha prazer duplo - tanto estético quanto alimentar.
Notícias espetaculares e despretensiosas
Os bulbosos, que habitam a maioria dos jardins de flores, são conhecidos por todos: tulipas, lírios, gladíolos, narcisos, snowdrops. Mas nomes como glamini ou montbrecia são conhecidos apenas pelos amantes de bulbos exóticos. Não compramos novos produtos, com medo das dificuldades de atendimento, embora não haja problemas específicos com essas plantas.
Glamini: uma alternativa aos gladíolos convencionais
O termo "glamour" é chamado de gladíolo em miniatura, cuja altura não excede meio metro. Eles florescem muito mais cedo e, ao contrário dos gigantes "irmãos", não se dobram nem se deitam com o vento. Tais variedades são cultivadas em campo aberto e em varandas. O único aspecto negativo é a escavação anual para o inverno e o armazenamento na geladeira.
Montbrecia: gladíolo do Japão
Montbrecia é conhecida pela maioria dos jardineiros como crocosmia (ou gladíolo japonês), que foi transferida de habitats selvagens para jardins. Mas, na realidade, montbrecia foi o resultado da seleção da crocosmia, por assim dizer, sua forma cultural. Suas inflorescências são muito maiores, e vermelho e amarelo foram adicionados à cor laranja. É verdade que a novidade deixou de ser resistente ao inverno e exige escavação para o inverno. Mas sua irmã em crescimento selvagem invernou bem, mesmo em climas rigorosos.
Ao escolher lâmpadas para o seu próprio jardim, concentre-se não apenas na beleza e no volume das inflorescências, mas também na adequação da planta às condições do seu jardim. Afinal, o mesmo galo avelã pode não florescer se a terra for muito pobre e o verão estiver árido.