A cebola é uma colheita bastante despretensiosa e, em comparação, por exemplo, com tomate, pepino ou berinjela, não requer nenhum cuidado especial. No entanto, é preciso lembrar que as pragas não ignoram os canteiros de cebola. Um dos insetos nocivos mais comuns e perigosos é a mosca da cebola, que pode causar muitos problemas ao jardineiro e destruir uma parte significativa da colheita.
Descrição de pragas
Apesar do nome, as moscas da cebola, além de vários tipos de cebola (cebola, alho-poró, cebolinha), também danificam o alho, alguns tipos de alface e cebola (principalmente tulipas). A praga afeta as culturas não apenas em campo aberto, mas também em estufas.
Aparência e Ciclo de Vida
Uma mosca de cebola é um inseto pequeno e discreto (cerca de 7 mm) de cor cinza acinzentado ou amarelo acinzentado. A praga pertence à ordem dos dípteros e tem uma grande semelhança com a mosca doméstica usual. As asas são transparentes, podem ser com duas ou três veias longitudinais ou sem elas. Nas bordas das asas, há uma franja de pêlos longos e finos.
A fêmea deposita de 40 a 60 ovos durante sua vida e de 5 a 20 de cada vez, cujo tamanho é de cerca de 1 mm. Os ovos são de cor branca, têm uma forma oval alongada. O desenvolvimento embrionário é promovido pela alta umidade do solo (60-80%). Após cerca de uma semana, aparecem larvas de até 10 mm de tamanho, que penetram imediatamente no bulbo. Eles são sem pernas, brancos. O corpo afunila em direção à cabeça, sobre a qual existem ganchos pretos na boca. As larvas nascidas da mesma embreagem ficam juntas e comem uma única cavidade dentro da lâmpada.
Após 15 a 20 dias, as larvas deixam os bulbos, rastejam no chão e criam pupilas, formando um falso casulo. Após 2-3 semanas, as moscas jovens da próxima geração emergem das pupas. Isso geralmente acontece em julho. No total, duas gerações de moscas da cebola se desenvolvem durante a estação; nas regiões sul, sob condições favoráveis, uma terceira geração pode aparecer. As pragas vencem no solo daquelas áreas onde as larvas se desenvolveram, a uma profundidade de 5 a 20 cm, na forma de pseudo-casacos.
Que mal causa uma mosca de cebola?
O período de aparecimento da mosca da cebola depende das condições climáticas e em diferentes regiões varia do final de abril ao início de junho. O principal ponto de referência para o início do surto em massa da praga é o momento do florescimento de dentes de leão, lilases e cerejas.
As moscas adultas não comem cebolas; elas se alimentam do pólen das plantas com flores. Seu dano está no fato de que as fêmeas colocam ovos ativamente no solo durante a estação, nas partes salientes dos bulbos ou entre as folhas. O dano direto é causado por larvas de mosca. Eles atingiram cebolas do primeiro e do segundo ano de desenvolvimento. Nas mudas, as larvas danificam a pena. Nas cebolas do segundo ano de vegetação, elas rastejam pelo seio das folhas dentro do bulbo ou penetram nele por baixo, sugam o suco e devoram a carne, como resultado dos quais os bulbos apodrecem e as plantas morrem.
Razões da derrota
A luta contra a mosca da cebola que já apareceu pode ser bastante difícil e nem sempre bem sucedida. Para realizar medidas preventivas corretas e oportunas, é necessário conhecer os motivos da invasão em massa da praga nos canteiros de cebola. Entre eles estão:
- violação das regras de rotação de culturas;
- colocação inadequada de culturas no jardim (má escolha dos vizinhos);
- plantio tardio de cebola;
- falta de escavação profunda do solo no outono;
- o uso de sementes infectadas e não tratadas antes do plantio.
Sinais de dano à mosca de cebola
É quase impossível ver os ovos e larvas da praga devido ao seu pequeno tamanho. Além disso, sua atividade ocorre principalmente no subsolo; portanto, quando aparecem sinais externos de danos às plantas por uma mosca da cebola, o tempo para salvar a colheita é muitas vezes perdido. Os sinais de danos à cebola por uma praga são manifestados tanto no solo quanto nas partes subterrâneas das plantas e são os seguintes:
- retardar o crescimento e desenvolvimento de cebolas;
- amarelecimento, murcha e secagem de penas e flechas verdes;
- a aparência de um odor putrefativo desagradável;
- amolecimento e apodrecimento de lâmpadas;
- a formação dentro dos bulbos das cavidades com vermes brancos (larvas);
- acúmulo de larvas nas raízes do bulbo.
Com o aparecimento de tais sinais de danos, já é impossível salvar as plantas. Esses produtos não devem ser consumidos.
Prevenção de pragas
Prevenir a propagação da praga é sempre preferível e mais seguro para a colheita. Para evitar danos às plantas por uma mosca de cebola, as seguintes medidas preventivas podem ser tomadas:
- Conformidade com a rotação de culturas. Plantar cebolas no mesmo lugar não antes de 3-4 anos.
- A seleção correta de antecessores e vizinhos para cebolas: cenoura, tomate, pepino, repolho.
- Escavação profunda no outono de canteiros destinados ao plantio de cebolas. É produzido com a reviravolta dos estratos (aração de outono) para um congelamento mais profundo do solo, para que os falsos casulos que nele estão morram.
- Pré-tratamento de conjuntos de cebola. É feito embebendo-o antes de plantar de uma das seguintes maneiras:
- em água quente a uma temperatura de 45-46 ° C por 10-15 minutos, a 50-52 ° C - 3-5 minutos;
- em uma solução de permanganato de potássio (1 g / l) por 30 minutos;
- em uma solução aquosa de alcatrão de bétula (1 colher de sopa por litro de água assentada) por 2-3 horas.
- Plantio de cebola precoce, para que ele tenha tempo de crescer mais forte antes do aparecimento da praga.
- Repelir insetos adultos usando produtos com odor forte (de origem química e vegetal). Essas ferramentas serão discutidas em mais detalhes abaixo.
- Umidade mínima do solo durante a postura dos ovos, bem como afrouxamento do solo após a irrigação. Uma mosca não põe ovos em terra seca e solta.
- Coleta e destruição oportuna de detritos vegetais afetados pela praga.
Vídeo: alcatrão de bétula como prevenção da mosca de cebola
Tratamento químico para moscas de cebola
Em casos avançados, quando as medidas preventivas não foram tomadas em tempo hábil, é necessário o uso de preparações químicas. Seu uso é extremamente indesejável, pois as cebolas têm a capacidade de acumular substâncias nocivas e podem ser perigosas quando ingeridas. Durante os tratamentos com inseticidas, a dosagem especificada nas instruções deve ser observada, pulverizada de manhã ou à noite em clima seco e calmo, além de suportar o período de espera recomendado. Após o processamento com produtos químicos, é melhor não usar pena de cebola.
Amoníaco
Amônia (amônia aquosa) é um líquido de odor pungente vendido em farmácias. É uma droga química, no entanto, em maior medida, o uso dessa ferramenta para combater moscas da cebola pode ser atribuído a métodos populares. Não há instruções claras para seu uso nas fontes.
Quanto à concentração da solução, existem várias recomendações: de uma a cinco colheres de sopa por 10 litros de água. Acredita-se que, para o uso do medicamento para prevenção, basta diluir 1-2 colheres de sopa do medicamento, recomenda-se aumentar a concentração em caso de danos a um número significativo de plantas. Dez litros de solução serão suficientes para derramar 2 m2 desembarques. Eles começam a processar as cebolas durante o período de floração das cerejas e, em seguida, fazem-no várias vezes com um intervalo de 7 a 10 dias. As camas são pré-regadas com água limpa, depois com uma solução entre as fileiras de cebolas e novamente com água limpa.
Vídeo: tratamento com amônia contra moscas de cebola
Metronidazol
Estes são comprimidos antibacterianos usados para tratar pessoas que podem ser compradas na farmácia. Seu uso como meio de combater as moscas da cebola, provavelmente, também pode ser atribuído aos remédios populares. As informações sobre a concentração da solução variam. A dosagem mais comum é de 4 comprimidos por 10 litros de água, mas existem outras opções - de 5 a 10 comprimidos para a mesma quantidade de água. Metronidazol é usado para combater larvas de moscas. O processamento é realizado uma vez, quando a caneta já está forte e terá pelo menos 5 centímetros de altura.
As críticas sobre o uso desta ferramenta são contraditórias. Alguns jardineiros alegam a eficácia do medicamento contra as moscas da cebola, enquanto outros não receberam nenhum resultado dos tratamentos.
Tentei procurar informações sobre como molhar cebolas com metronidazol a partir de uma mosca de cebola na Internet, mas não consegui encontrá-lo, então vou compartilhar como eu mesmo fiz. Foi-me dito que 10 comprimidos de metronidazol são usados para 10 litros de água. É verdade que todo mundo faz diferente, alguns usam 5 comprimidos por 10 litros de água para regar. Eu decidi que usaria a opção do meio. Ela derramou 5 comprimidos e derramou o pó resultante em um regador de 8 litros. Misturei e despejei a cebola com a solução resultante. Após 1,5 dias, ela arrancou uma pena, olhou e viu larvas vivas da cebola voarem nela. Não sei, se passou pouco tempo ou ainda era necessário usar 10 comprimidos por 10 litros de água, verei o que acontecerá a seguir.
natla//www.bolshoyvopros.ru/questions/1584569-kak-razvodit-metronidazol-dlja-poliva-luka-ot-lukovoj-muhi-kak-polivat.html
O metronidazol é uma ferramenta ambígua, não apenas em relação à concentração da solução e sua eficácia no combate às moscas da cebola. A diluição de dez comprimidos por balde de água ou mesmo um comprimido pode ser prejudicial à saúde.
Zemlin
O popular inseticida de jardim zemlin é usado durante o plantio de cebola. A atividade tóxica da droga dura até 60 dias. A partir de uma mosca de cebola, o remédio pode ser introduzido de forma sintomática nas camadas superiores do solo, quando é urgentemente necessário. Para os seres humanos, o Zemlin não é tóxico. Disponível na forma de pó granular, espalhado no solo, seguido de afrouxamento. A taxa de consumo é de 3 g / m2. Para uma distribuição mais uniforme, o medicamento é usado em uma mistura com areia. Uma capacidade de meio litro é preenchida com areia por 3/4, 30 g de grânulos são adicionados e misturados. No caso de danos maciços de pragas, o medicamento é usado por 2-4 temporadas consecutivas até que desapareçam completamente.
Comedor de moscas
A droga foi usada com sucesso no combate a insetos e larvas de moscas de cebola. O comedor de mosca é considerado inofensivo ao solo e aos organismos benéficos. Graças à isca aromática, a praga a come e morre dentro de dois a três dias. Após a hidratação (precipitação ou rega), a substância ativa penetra nas plantas e age de forma venenosa nos insetos voadores. Portanto, o comedor de moscas não é usado para processar plantações de cebola em uma pena ou introduzido no solo com antecedência, a fim de suportar o período de espera antes de comer folhas de cebola. O medicamento é produzido na forma de grânulos, usado uma vez antes do plantio de cebola. Seu efeito dura dois meses, esse período também é de espera. Os grânulos são espalhados à taxa de 5 g / m2 a uma temperatura do ar não superior a 25 ° C e produza um afrouxamento da superfície do solo.
Inta Vir
O inseticida popular e barato Inta-Vir tem toxicidade moderada e é usado com sucesso pelos jardineiros para combater moscas da cebola. A solução é preparada na proporção de um comprimido por 10 litros de água e é usada imediatamente após a preparação. É possível processar os leitos a partir de um regador comum ou usando uma pistola de pintura. O reprocessamento é permitido não antes de 14 dias. A mesma quantidade de tempo que você não pode comer legumes depois de usar o medicamento. Você não pode fazer mais do que três tratamentos por temporada.
Alatar
Essa ferramenta destrói quase todas as pragas de hortaliças e hortaliças, incluindo moscas de cebola. A inclusão de dois venenos ativos na composição do Alatar fornece à droga um mecanismo combinado de ação no corpo da praga, resultando em alta mortalidade de suas colônias em larga escala. Alatar pode ser usado duas vezes, suportando um intervalo entre tratamentos de 10 dias. Mais de duas vezes, o medicamento é usado muito raramente. O período de espera é de 3 semanas. Para preparar uma solução de trabalho, 5 ml da droga são diluídos em 4 l de água, essa quantidade é suficiente para processar 100 m2. O Alatar não é lavado pela água da chuva e também é resistente aos raios ultravioletas e às altas temperaturas do ar.
Creolin
As análises sobre a eficácia desse medicamento no combate à mosca da cebola são positivas e até entusiasmadas. No entanto, recomenda-se que o creolin seja usado como último recurso, quando outros métodos não produzem o resultado desejado, uma vez que o remédio é muito tóxico. A droga é um líquido viscoso com um odor pungente pronunciado, consiste em naftaleno, óleo de carvão, ictiol. É utilizado por veterinários como um agente antiparasitário.
As instruções para o creolin, vendido em farmácias, contêm composições para o tratamento de animais e instalações de carrapatos e outros parasitas. O crioulo não está na lista de medicamentos aprovados, mas faz parte de muitos pesticidas. A opção de dosagem mais comum nas fontes é de 2 colheres de sopa por 10 litros de água. O primeiro tratamento pode ser realizado quando as penas do arco atingirem um comprimento de 8 a 10 cm, o segundo - após três semanas.
Maneiras populares de luta
A grande maioria dos métodos populares de lidar com as moscas da cebola tem um efeito dissuasor e não destrói completamente as pragas. Sua aplicação começa antes que os insetos voem e, como regra, o tratamento é realizado 2-3 vezes por estação.
Permanganato de potássio
O permanganato de potássio (permanganato de potássio ou permanganato de potássio) é diluído na proporção de 1 colher de chá por 10 litros de água; a solução deve ficar saturada em rosa. Regar as camas imediatamente após o plantio e, em seguida, o tratamento é repetido após 10 dias e novamente após 7-10 dias. Acredita-se que a ferramenta impeça o aparecimento da mosca da cebola e de suas larvas, no entanto, existe uma opinião sobre a eficácia do permanganato de potássio apenas no combate a doenças, e não com pragas.
Sal
Um método bastante controverso de lidar com as moscas da cebola é o tratamento com solução salina. Sua eficácia contra larvas não está em dúvida. No entanto, existe uma grande variedade de dosagens recomendadas para a preparação da solução e também não há consenso sobre a multiplicidade de tratamentos.
Quanto à quantidade de sal que precisa ser diluída em 10 litros de água, nas fontes você encontra recomendações de 100 a 600 gramas. Muitas vezes referida como uma técnica de tratamento três vezes, que envolve o aumento da concentração de solução salina a cada pulverização subsequente. O primeiro tratamento é realizado na proporção de 200 a 300 g de sal por balde de água quando a pena atinge 5 cm de altura. Após 15-20 dias, regou-se repetidamente com uma solução mais saturada (350-450 g por 10 litros). A terceira vez é tratada em três semanas, enquanto 500-600 g de sal são ingeridos para o mesmo volume de água. Durante a pulverização, a solução é evitada nas penas da cebola, 3-4 horas após cada tratamento, os leitos são derramados com água limpa.
Ao descrever esse método de lidar com as moscas da cebola, note-se que seu uso leva a uma deterioração da qualidade do solo devido à sua salinização excessiva. Acredita-se que esse processamento possa ser aplicado não mais que uma vez por ano.
Querosene
Uma maneira bastante eficaz contra uma mosca de cebola é tratá-la com uma solução de querosene, cujo cheiro específico repelirá a praga. A concentração da solução é de 2-3 colheres de sopa por 10 litros de água. O primeiro tratamento é realizado quando a pena cresce entre 8 e 10 cm e rega as cebolas sob a raiz, tentando não entrar nas plantas. Depois de algumas horas, as cebolas são abundantemente regadas com água limpa. O tratamento é repetido mais duas vezes com um intervalo de 10 a 14 dias. Argumenta-se que esse método de luta não é prejudicial à saúde humana. Você também pode usar uma solução combinada de querosene com sal, mexendo em um balde de água 2 colheres de sopa de querosene e 1 xícara de sal.
Vinagre
O vinagre também é usado para combater as moscas da cebola. Pode ser aplicado de duas maneiras:
- Em recipientes pequenos, dilua a essência de vinagre com água (1 colher de sopa de essência para 3-4 colheres de sopa de água) e coloque-as nas fileiras dos canteiros de cebola. Quando o líquido evapora, especialmente sob a influência da luz solar, um odor específico que repele a praga se espalha.
- Pulverize as camas de cebola com uma solução de vinagre na proporção de 1 colher de sopa de essência por 10 litros de água.
Ash
A mosca da cebola e suas larvas morrem depois de processar as camas com cinzas. Ele é espalhado sobre os leitos e realiza o afrouxamento da superfície do solo.
Para obter cinzas de madeira ecológicas, é necessário queimar resíduos naturais: galhos secos, ervas daninhas de madeira morta, folhas do ano passado e assim por diante. Não é recomendável usar as cinzas obtidas como resultado da queima de resíduos de construção.
Uma mistura mais eficaz será um copo de cinzas de madeira com pó de tabaco e pimenta moída, com uma colher de chá cada. O processamento começa no início de maio e é repetido 3-4 vezes com um intervalo de 7 dias. E você também pode regar a cebola 2 vezes por semana com infusão de cinzas (2 xícaras por 10 litros de água) com a adição de sabão em pó para que a solução permaneça nas plantas por mais tempo.
Vídeo: usando cinzas volantes para controlar a mosca da cebola
Pó de tabaco
Uma maneira econômica e ecológica de lidar com as moscas da cebola. Duzentos gramas de pó de tabaco são derramados com 10 litros de água quente e insistidos por vários dias. A roupa ralada ou sabão líquido é adicionada à infusão e as cebolas são pulverizadas uma vez por semana. E também o pó do tabaco pode ser usado na forma seca, borrifando-o nas camas à taxa de 1 colher de sopa por 1 m2. Da mesma forma, você pode usar uma mistura de pó de tabaco com limão (1: 1).
Outras formas populares
Existem vários remédios populares para combater a mosca da cebola. Os mais populares deles são os seguintes:
- Infusões de ervas de plantas com odor pungente (absinto, tansy, valeriana, ledum, agulhas, hortelã) são usadas para assustar as moscas da cebola. Seu uso é absolutamente seguro, para que você possa realizar pulverizações regulares com essas infusões.
- As raízes esmagadas do dente-de-leão (200 g) são vertidas com água (10 l) e insistidas por 7 dias. As cebolas são pulverizadas uma vez a cada duas semanas até que os insetos acordem.
- Uma solução aquosa de alcatrão (1 colher de sopa por 10 litros de água) é regada durante os canteiros e outras 3-4 vezes.
- Para destruir as larvas, é usada uma mistura de refrigerante com sal (1: 2), que é derramada sob as lâmpadas.
- Uma mistura de naftaleno com areia ou cinza (1:10) é espalhada 1-2 vezes nas áreas afetadas durante o vôo da mosca da cebola e da postura dos ovos.
E o último conselho da experiência prática, talvez seja útil para alguém.
Temos moscas de cebola também causam muitos problemas. E ao lado do canteiro de cenouras eu plantei cebolas, e em uma cama fileiras de cebolas / cenouras alternadas - sem sucesso! Gostaria de saber quem esse conselho ajuda. Mas no ano passado, juntei minhas cebolas com urtigas, crescemos demais ao longo da trama - todas as cebolas estavam limpas!
Sima//otvet.mail.ru/question/178423385
A mosca de cebola é certamente uma praga perigosa. Mas você pode lidar com isso se aplicar corretamente as medidas apropriadas de controle e proteção. O momento mais difícil é a escolha certa do método. Não há dúvida de que deve ser dada preferência aos métodos mais inofensivos. Não é necessário usar produtos químicos sem extrema necessidade, pois o objetivo de cada jardineiro não é apenas destruir a praga, mas cultivar produtos ecológicos de alta qualidade.