Esta história aconteceu há muito tempo. Um viajante cansado caminhou por uma floresta rara em busca de um refúgio onde pudesse descansar e passar a noite. Subindo uma colina baixa, ele notou uma brecha entre as árvores e foi para lá, apoiando-se em um graveto pesado. Está escurecendo. O céu ficou vermelho como o pôr do sol e o ar soprava frio. O viajante finalmente chegou à beira da floresta, estendeu os galhos de um arbusto denso com as mãos e congelou ... Seu olhar de admiração revelou um grande prado coberto de vegetação.
- Esta é a "chama" - φλόξ! - o homem exclamou em grego. Ele olhou para as flores rosadas e brilhantes, tons brilhantes e ardentes aos raios do sol poente. Toda a terra foi cuidadosamente coberta com um macio tapete floral ...
Na manhã seguinte, nosso viajante começou a explorar seu tesouro inesperado, resmungando consigo mesmo:
- Bem, Carl, você encontrou uma planta rasteira desconhecida pela ciência, e até conseguiu acidentalmente dar um nome a ela - phlox. É claro que isso é louvável, mas vamos colher uma amostra de solo e algumas flores para estudo. Além disso, minha esposa adora plantar uma vegetação incomum no jardim e ela definitivamente precisa apresentar esse pequeno presente. Então, vamos ver o que temos aqui ?! As inflorescências são muito pequenas, com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Os tons das pétalas são muito diferentes: branco, rosa, azul, violeta e roxo.
Folhas estreitas com pontas pontiagudas parecem um furador. O solo é solto e seco, e o sistema radicular da planta é superficial, o que significa que a flor não gosta de seca severa e solo úmido ...
Falando consigo mesmo, o viajante desenterrou uma pequena camada de terra, coberta de flores delicadas, da beira do prado, cuidadosamente a colocou em uma bolsa e apressou-se na viagem de volta ...
Sobre isso, nossa história sobre a descoberta do flox é interrompida.
E agora vamos magicamente passar por séculos e ver como essa flor incrível é usada no paisagismo moderno.
Os designers de todo o mundo gostam muito de incluir esta planta em seus arranjos florais, devido ao fato de o flox em forma de furador ser despretensioso e capaz de crescer rapidamente em solo rochoso ou arenoso.
O que simplesmente não decora com esses bebês:
- canteiros de flores e cordas mistas;
- fronteiras e rabatki ao longo de caminhos de jardim;
- Colinas alpinas e jardins ornamentais;
- "flor" riachos e esculturas.
Apesar do fato de que os flox florescem violentamente no final da primavera, é bem possível que floresçam novamente em agosto. Mas mesmo depois de murchar, esses incríveis “cravo-da-índia” parecem muito decorativos, graças às finas folhas verde-esmeralda que permanecem até a neve.
Do autor do artigo: a história sobre o viajante é completamente fictícia e é dedicada ao biólogo, médico e cientista natural sueco Karl Linnaeus, que deu o nome à flor em 1737. Mas sobre o uso no paisagismo do herói da minha história - flox em forma de furador, eu disse a verdade e apenas a verdade!