F1 Fiesta Broccoli: O que você precisa saber sobre o cultivo híbrido

Pin
Send
Share
Send

O brócolis é o "parente" mais próximo da couve-flor, que há muito tempo cresce com sucesso pelos jardineiros russos. Em termos de sabor e benefícios para a saúde, supera a cultura usual, mas o brócolis ainda está longe de sua popularidade, embora seja despretensioso e resistente ao gelo. Os criadores estão constantemente lançando novos híbridos com recursos aprimorados. Entre eles estão os brócolis Fiesta F1, que apareceram no mercado no final do século XX.

Como é o brócolis do Fiesta F1?

O Fiesta F1 é um híbrido de brócolis popular em todo o mundo, o originador é a famosa empresa holandesa Bejo Zaden B. V. O híbrido entrou no Registro Estadual da Rússia no final do século XX. É recomendado para cultivo em hortas pessoais, sem especificar uma região específica.

A pátria dos brócolis é a costa do Mediterrâneo. Além disso, é cultivada com sucesso no espaço pós-soviético. Mesmo as mudas jovens não são ameaçadas de morte quando a temperatura cai para -10ºС. O indicador ideal para o seu desenvolvimento é 18-24ºС. Consequentemente, o brócolis pode ser cultivado não apenas na parte européia da Rússia, mas também nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. A cultura mostra uma certa “plasticidade”, trazendo as culturas longe de condições climáticas sempre favoráveis. E chuvas longas até a beneficiam. Brócolis é muito adequado para alta umidade e substrato. O período de frutificação é estendido em comparação com outras variedades de repolho - de cada planta você pode obter não uma, mas duas ou até três colheitas.

O F1 Fiesta broccoli é um híbrido relativamente novo que já ganhou reconhecimento mundial entre jardineiros

Brócolis, como couve-flor, usa inflorescências como alimento. Embora a culinária mediterrânea use seus caules. Eles crescem em um "cacho", bastante denso, um pouco remanescente de aspargos ou feijão verde. Corte-os quando crescerem entre 13 e 16 cm.

O Fiesta F1 é um híbrido de brócolis de maturação média. Do plantio no canteiro de mudas às cabeças de corte leva de 75 a 80 dias. A planta é bastante poderosa, a roseta é como se estivesse elevada. As folhas são verdes com um tom azulado azulado, alongado, ligeiramente dissecado. Sua superfície é levemente "borbulhante", "ondulada". A altura da saída atinge 90 cm, o diâmetro da cabeça é 12-15 cm.

O peso médio desses brócolis é de 600 a 800 g, e amostras individuais pesando entre 1,2 e 1,5 kg também são encontradas. Em sua forma, geralmente é achatada, embora possa ser quase redonda, moderadamente "tuberosa". Cor - verde escuro com um tom cinza-azulado. Não vale a pena adiar a colheita - o brócolis é adequado para alimentação apenas até que as flores desabrochem (os botões amarelam).

O brócolis F1 Fiesta não é menos apreciado por sua palatabilidade e aparência

As inflorescências são densas, suculentas e a palatabilidade merece apenas elogios. Pelo registro estadual da Federação Russa, este híbrido é recomendado para uso em culinária caseira. Gourmets e chefs profissionais notam uma ternura especial de paladar e um leve acabamento de noz.

As inflorescências de brócolis do Fiesta F1 são densas, os caules também podem ser comidos

Entre as vantagens indubitáveis ​​do híbrido Fiesta F1 está a presença de imunidade "inata" a uma doença tão perigosa para a cultura como o fusarium. Ele produz de forma estável um rendimento de cerca de 3-3,5 kg / m² (ou 240-350 kg por hectare), apesar da sorte do jardineiro com o clima no verão. Tais indicadores são alcançados devido ao fato de que, após o corte da cabeça principal, as laterais começam a se formar. Eles, é claro, são muito menores, mas isso não afeta o sabor. Outro híbrido é notável por sua boa qualidade de manutenção, portabilidade e apresentabilidade externa.

As cabeças laterais dos brócolis Fiesta F1 são formadas nas hastes deixadas no jardim após a colheita principal

Como qualquer outro tipo de brócolis, o Fiesta F1 é extremamente saudável. É caracterizada pelo baixo teor calórico, mas ao mesmo tempo, valor nutricional e alto teor de vitaminas e minerais necessários para uma pessoa. Destaca-se a presença de vitaminas B, C (mais que nos cítricos), E, ​​A, K, PP e U, além de potássio, magnésio, iodo, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre e selênio. Além disso, o brócolis é rico em fibras, proteínas e aminoácidos (incluindo os essenciais). Tudo isso é facilmente absorvido pelo organismo. Se este repolho é servido como acompanhamento, ajuda a digerir alimentos mais pesados.

Nutricionistas aconselham comer brócolis para qualquer tipo de diabetes. Está cientificamente comprovado que ajuda a baixar os níveis de insulina e o açúcar no sangue, a limpar os vasos sanguíneos das “placas” de colesterol. Também é necessário para aqueles que residem permanentemente em territórios com ecologia não muito favorável. Este repolho ajuda a remover toxinas, toxinas e até compostos de metais pesados ​​e radioativos do corpo.

O suco de brócolis espremido na hora é um armazém de vitaminas e minerais, pode ser misturado com cenoura e / ou maçã

É melhor comer brócolis fresco Fiesta F1. A prática mostra que, com o cozimento prolongado ou a fritura em fogo em uma grande quantidade de óleo, quase todos os benefícios desaparecem. Também pode ser cozido e assado.

Brócolis cozido e cozido é muito bom para a saúde, mas não é recomendável cozinhá-lo no microondas

O brócolis é um produto hipoalergênico. É muito útil para mulheres grávidas, pois contém ácido fólico em grandes quantidades e crianças pequenas. Purê de brócolis é muito adequado para iniciar a alimentação.

O brócolis é amplamente utilizado pelos fabricantes de comida para bebê, mas o purê de batatas também pode ser feito em casa.

Vídeo: Para que servem os brócolis?

Procedimento de pouso e preparação para ele

Para uma cama com brócolis, é selecionada uma área aberta e aquecida pelo sol. É aconselhável que, do norte, das rajadas de vento frio, ele seja protegido por alguma barreira natural ou artificial, sem criar sombra. Os melhores antecessores para esta cultura são adubos verdes, batatas, feijões, cebola e alho. E depois de outras variedades de repolho, o crucífero, ele pode ser plantado antes de 4-5 anos.

O brócolis adora lugares ensolarados, mas não responde muito bem a ondas de calor prolongadas.

O solo Fiesta F1 prefere nutritivo, mas leve, bem permeável à água e ao ar. Barro fértil ou barro arenoso é adequado para ela. Argila em pó é adicionada ao substrato muito leve ao preparar as camas e areia ao pesado. Para aumentar a fertilidade do solo, é introduzido húmus ou composto apodrecido (6-9 litros por leito de s / m). Dos fertilizantes - superfosfato simples e sulfato de potássio (respectivamente 40-50 ge 25-30 g por 1 p / m). Para aqueles que preferem suas contrapartes naturais aos fertilizantes minerais, existe outra opção - cinzas de madeira peneirada (lata de 0,5 l). Todo o trabalho preparatório foi realizado desde o outono.

A cinza de madeira é uma fonte natural de fósforo e potássio

Brócolis não cresce em solo ácido. Quando o pH não se enquadra na faixa de 6,0 a 7,0, a farinha de dolomita, as cascas de ovos em pó ou a cal cortada são distribuídas no leito durante o processo de escavação. É indesejável que as águas subterrâneas cheguem mais perto da superfície do que um metro. Caso contrário, as raízes das plantas podem começar a apodrecer.

Farinha de dolomita - sem efeitos colaterais quando a dosagem é desoxidada

Quase toda a Rússia brócolis é cultivada por mudas. Isso permite que você faça uma colheita de 2 a 3 semanas mais rápido. Além disso, nos Urais e na Sibéria, é impossível prever como será o verão em termos de clima. Talvez as cabeças simplesmente não tenham tempo suficiente para envelhecer.

Para mudas que se mostraram fortes e saudáveis, a preparação de sementes pré-semente é obrigatória. Primeiro, eles são mergulhados por um quarto de hora em água quente (40-45 ° C) e imediatamente por vários minutos em água fria. Para evitar o aparecimento de fungos patogênicos no futuro, imediatamente antes do plantio, as sementes são mergulhadas por 6-8 horas em uma solução de permanganato de potássio e framboesa, infusão de cinzas de madeira ou por um quarto de hora são mantidas em uma solução de qualquer fungicida de origem biológica (Alirin-B, Baikal-EM, Ridomil-Gold Bayleton). Depois disso, as sementes são lavadas sob uma corrente de água limpa e fria e secas para um estado friável.

Para preparação de pré-plantio de brócolis

A chamada terapia de choque também é praticada, mas leva mais tempo. As sementes são colocadas em um recipiente com areia molhada ou turfa. Durante uma semana à noite, ela é lavada na geladeira e durante o dia é mantida no lugar mais quente do apartamento. Um peitoril de uma janela voltada para o sul é adequado, por exemplo.

Brotos de sementes de brócolis, se o pré-plantio foi realizado adequadamente, dão rapidamente

O cultivo de mudas segue o seguinte algoritmo:

  1. Pequenos copos de plástico ou potes de turfa enchem o solo. Brócolis pega mal, folhas e raízes frágeis sofrem frequentemente no processo. Uma camada de drenagem é obrigatória na parte inferior. Adequado como solo adquirido para mudas e mistura auto-preparada. O repolho adora um substrato nutritivo frouxo; portanto, para mudas, você pode tomar húmus ou composto apodrecido, turfa e areia (o último componente é três vezes menor que os dois primeiros). Um aditivo útil é o giz triturado ou o carvão ativado triturado em pó (uma colher de sopa de três litros de um substrato preparado automaticamente). Qualquer solo deve ser desinfetado. Antes do plantio, o substrato nos recipientes é regado abundantemente e nivelado.
  2. As sementes de brócolis são plantadas em vasos de 2-3 peças. Até que germinem, o recipiente é deixado em um quarto escuro a uma temperatura de 17 a 20º. Para criar um "efeito estufa", eles colocam vidro por cima ou esticam o filme.
  3. Assim que as sementes germinam, o "abrigo" é removido, elas fornecem às mudas horário de verão com duração de pelo menos 10-12 horas (idealmente 14-16 horas) e baixam a temperatura para 14-16 ° C durante o dia e 10-12 ° C à noite. Para iluminação, é melhor usar phytolamps ou lâmpadas LED especiais. Eles estão localizados 20 a 25 cm acima dos contêineres em um leve ângulo. Na fase da segunda folha real, a rejeição é realizada, deixando em cada vaso uma das mudas mais poderosas e desenvolvidas. O resto é delicadamente mordiscado ou cortado.
  4. Um cuidado adicional para as mudas é regar e fertilizar. Como qualquer repolho, o brócolis é uma cultura que ama a umidade, de modo que o substrato é umedecido assim que o solo seca. Mas você não pode encher as mudas. Em solo úmido, semelhante a um pântano, o desenvolvimento de uma "perna negra" é mais do que possível. Esta doença perigosa pode privar o jardineiro da futura colheita de brócolis agora. Três a quatro regas por semana são geralmente suficientes. Cada vez após a sala é ventilada. O brócolis é alimentado 12 a 15 dias após a emergência e após outras 1,5 semanas. Pela primeira vez, 2 g de potássio e nitrogênio e 4 g de fertilizantes de fósforo são tomados por litro de água; na segunda vez, sua taxa é dobrada. Uma semana antes do plantio, as mudas de brócolis são pulverizadas com uma solução de uréia ou outro fertilizante contendo nitrogênio (3-4 g / l).
  5. 7 a 10 dias antes do transplante para o jardim, as mudas de brócolis começam a endurecer. Primeiro, você pode simplesmente abrir uma janela por algumas horas ou retirar os recipientes em uma varanda envidraçada. No final deste período, o repolho já está "dormindo" na rua.

Vídeo: cultivo de mudas de brócolis

As mudas prontas para o plantio no solo têm de 6 a 8 folhas reais e atingem uma altura de 15 a 20 cm. Sua idade é de cerca de 35 a 40 dias. Quanto mais velhas as mudas, pior e mais ela se adapta às novas condições de vida. O Fiesta F1 é um híbrido no meio do início, portanto, as sementes são semeadas para mudas nos primeiros dez dias de abril e as mudas são transferidas para o jardim em maio. Em princípio, as mudas podem suportar o frio até -10 ° C, mas é melhor não arriscar uma colheita futura. Jardineiros experientes o plantam várias vezes em intervalos de uma semana e meia para prolongar o período da colheita.

Ao plantar mudas de brócolis no solo, elas devem suportar o intervalo entre as plantas

Cada planta precisa de espaço suficiente para nutrição, é colocada no canteiro com um intervalo de cerca de 40 cm.O intervalo entre as fileiras de brócolis é de 50 a 60 cm, as mudas são escalonadas. Isso ajudará a "apertar" o pouso.

Para o pouso, escolha um dia nublado e fresco. Ou gaste-o no final da tarde, quando o sol já se pôs. A profundidade do furo é 10-14 cm. No fundo, coloque um punhado de húmus, duas pitadas de cinza de madeira ou giz triturado, um pouco de casca de cebola (afugenta a maioria das pragas que invernam no solo). Derramar bem com água para que o brócolis seja plantado na "lama".

O caule é coberto de terra até o par mais baixo de folhas. As mudas cultivadas em vasos de turfa são plantadas diretamente com um recipiente, o restante é retirado do recipiente juntamente com um pedaço de terra nas raízes. Será muito mais fácil fazer isso se o substrato estiver bem derramado cerca de meia hora antes do procedimento. Após o plantio, o brócolis também é abundantemente regado, gastando cerca de um litro de água por planta. É aconselhável fazer uma cobertura do jardim. Isso protegerá o solo do superaquecimento e ajudará a reter a umidade.

A cobertura morta ajuda a reter a umidade do solo e economiza tempo do jardineiro para a remoção de ervas daninhas

Nas regiões sul da Rússia, onde o clima é predominantemente subtropical, os brócolis Fiesta F1 podem ser plantados imediatamente no jardim, ultrapassando o estágio das mudas. Também aqui não será possível evitar a preparação de sementes pré-plantadas. 5-7 dias antes do procedimento, o solo da cama deve ser profundamente afrouxado e derramado com uma solução de qualquer fungicida. Você pode usar os produtos comprovados, comprovados por mais de uma geração de jardineiros (líquido de Bordeaux, vitríolo), bem como os medicamentos mais modernos (Topázio, Skor, Horus, Rayek, KhOM e assim por diante).

As sementes são semeadas, seguindo o mesmo esquema recomendado para as mudas, algumas peças por cova, enterradas não mais do que 1,5 a 2 cm e, depois, aspergidas com húmus. A cama é apertada com filme plástico preto antes da emergência.

Mudas de brócolis obtidas a partir de sementes plantadas em campo aberto são necessárias para

Cuidar de mudas é quase o mesmo que para mudas cultivadas em casa. Mas existem algumas diferenças. Os brócolis na fase da segunda folha verdadeira devem ser tratados com qualquer preparação adequada para proteger contra pulgas crucíferas. Esta praga comum de todos os Crucifers não desdém brócolis. E quando 3-4 folhas forem formadas, despeje cuidadosamente o solo na base do caule para que os arbustos não caiam. Os brotos jovens são sensíveis à luz solar direta, por isso são cobertos com galhos de pinheiro, baldes velhos ou uma cobertura temporária de qualquer material de cobertura de cor branca que é construída sobre o jardim. Também é recomendável cobrir as mudas até que se enraíze em um novo local e comece a crescer.

Nuances importantes do cuidado da colheita

O brócolis é menos exigente em cuidados do que a couve-flor, embora, por algum motivo, a cultura seja considerada caprichosa e caprichosa. Difere não apenas na resistência ao gelo, mas também em sua capacidade de se adaptar às condições climáticas adversas. De fato, cuidar disso se resume a rega e fertilização regulares. Obviamente, o leito é limpo regularmente de ervas daninhas e o solo é afrouxado a uma profundidade de 8 a 10 cm, o que deve ser feito com cuidado, pois o sistema radicular dos brócolis é superficial. Idealmente, o afrouxamento é realizado todas as vezes após a rega, cerca de uma hora depois, quando a umidade é absorvida. Conforme necessário, adicione cobertura fresca à zona da raiz - húmus, turfa, grama recém-cortada.

Rega

Como todas as variedades de repolho, o brócolis adora água.Mas é impossível preenchê-lo, para não provocar o desenvolvimento da podridão. Se a temperatura (18-24ºС) for confortável para a cultura, será suficiente a cada 2-3 dias. No calor, o brócolis é regado diariamente ou até duas vezes por dia. À noite, quando o sol se põe, você ainda pode pulverizar as folhas.

O brócolis precisa de rega frequente e abundante, isso se aplica a mudas e mudas, e plantas adultas

O solo precisa ser umedecido com cerca de 15 a 18 cm de profundidade. É melhor regar brócolis por aspersão ou providenciar irrigação por gotejamento. Se você derramar água diretamente sob as raízes, elas são expostas e secam.

Aplicação de fertilizantes

Dos fertilizantes, a cultura prefere produtos orgânicos naturais. Na primeira vez em que são introduzidas 12 a 15 dias após as mudas de brócolis serem transferidas para o jardim ou não antes de 20 a 25 dias após o broto das sementes. As plantas são regadas com infusão de estrume de vaca fresco, fezes de pássaros, folhas de urtiga ou dente de leão. Em princípio, quaisquer ervas daninhas que crescem na trama podem ser usadas. A infusão é preparada em um recipiente sob uma tampa fechada por 3-4 dias (se estiver ao sol, então ainda mais rápido). Após o aparecimento de um odor característico, ele é filtrado e diluído com água na proporção de 1: 8. Se excrementos de pássaros foram usados ​​como matéria-prima, é necessário o dobro da água.

Infusão de urtiga - fertilizante natural que contém nitrogênio, fósforo e potássio necessário para o desenvolvimento de brócolis

Na segunda vez, o brócolis alimenta outros 15 a 20 dias. Use qualquer fertilizante contendo nitrogênio (uréia, sulfato de amônio, nitrato de amônio) na forma seca ou como uma solução - 12-15 g por 10 litros de água. Depois disso, o nitrogênio não é mais introduzido. Seu excesso estimula os brócolis a construir intensamente a massa verde em detrimento do desenvolvimento de inflorescências. As veias nas folhas engrossam, nitratos nocivos se acumulam nelas e nos caules.

A uréia, como outros fertilizantes contendo nitrogênio, estimula o brócolis a criar ativamente massa verde, por isso é muito importante não exagerar

O último curativo superior é realizado 2-3 semanas antes do corte planejado das cabeças. Durante esse período, a planta precisa de potássio e fósforo. 40 g de superfosfato simples e 15-20 g de sulfato de potássio são diluídos em 10 l de água. Você pode usar e infundir cinzas de madeira (lata de meio litro de 3 litros de água fervente). A taxa de consumo para cada brócolis é de 1-1,5 litros. A cinza também é trazida na forma seca, espalhando-a no jardim. Esta não é apenas uma boa nutrição, mas também uma prevenção eficaz de doenças fúngicas. Quaisquer produtos à base de biohumus também são adequados.

Vídeo: dicas para cultivar e cuidar de brócolis

Doenças, pragas e seu controle

O brócolis Fiesta F1 é resistente ao Fusarium. Em geral, é notável uma boa imunidade "inata"; portanto, com os devidos cuidados, sofre de doenças muito raramente. Mas ainda nem um único jardineiro está seguro disso. Mais problemas são causados ​​por pragas, que muitos repolhos têm.

Entre os insetos que podem causar danos significativos à safra de brócolis:

  • Pulgões. Uma das pragas mais comuns das culturas de jardim. Pequenos insetos de cor amarelo esverdeado ou marrom-preto se depositam em brócolis em colônias inteiras, agarrando-se a folhas e inflorescências. Alimentam-se da seiva da planta, de modo que os tecidos afetados são cobertos com pequenos pontos bege, as folhas são deformadas e secas. Os pulgões não gostam de alta umidade e aromas fortes. Como profilaxia, o brócolis pode ser pulverizado a cada 7 a 10 dias com água comum ou com infusões de quaisquer ervas aromáticas. Além disso, pimenta vermelha moída, folhas de tabaco secas, cascas de limão ou laranja, lavanda, calêndula, calêndula e camomila são usadas como matérias-primas. Se os pulgões ainda são poucos, as mesmas infusões podem resolver o problema, mas a frequência dos tratamentos aumenta para várias vezes ao dia. Quando não houver efeito desejado, aplique (estritamente de acordo com as instruções) qualquer inseticida de ação geral - Iskra-Bio, Actellik, Inta-Vir, Mospilan. A prática mostra que 2-3 tratamentos são suficientes, realizados após cerca de uma semana e meia.
  • Mosca de repolho. O principal dano às plantas é causado por larvas. Eles vivem no chão, roem raízes por dentro e depois vão para os tecidos das folhas. Para assustar os adultos, o brócolis é pulverizado com solução Ambush ou Rovikurt. Para destruir as larvas, o solo é derramado com Corsair, Anometrin.
  • Pulga crucífera. Os indivíduos e as larvas adultas se alimentam de tecidos vegetais, comendo muitos pequenos "sulcos" nas folhas e caules. Como resultado, a porção de brócolis acima da superfície seca rapidamente e morre. A praga é efetivamente repelida por tansy ou celandine. Essas plantas podem ser plantadas em torno do perímetro dos canteiros ou polvilhadas com folhas secas esmagadas. No caso de uma invasão maciça de pragas, Aktaru, Actellik, Foxim são usados.
  • Colher de repolho. O principal dano às plantas é causado por lagartas. Eles comem folhas das bordas. Muito rapidamente, apenas faixas permanecem nelas. Contra adultos em maio, o brócolis é tratado com lepidocida ou bitoxibacilina. Além disso, feromônios especiais ou armadilhas caseiras proporcionam um bom efeito. As borboletas são atraídas usando recipientes cheios de água diluída com calda de açúcar, mel e geléia. Lagartas são destruídas pelo tratamento de brócolis com Talcord, Fosbetsid, Belofos, Fufanon.
  • Lesmas e caracóis. Grandes buracos comem nas folhas, deixando um revestimento prateado brilhante na superfície. O prazo de validade e a apresentação dos cabeçotes são bastante afetados. Mudas jovens e mudas podem ser completamente destruídas por pragas. Como regra, remédios populares são suficientes para controlar pragas. Invasões em massa de lesmas são bastante raras. A cama é polvilhada com pó de tabaco, cinza de madeira, pimenta moída. Os caules das plantas são cercados por uma "barreira" de agulhas, nozes picadas ou cascas de ovos e areia grossa. As armadilhas também são um bom efeito - tanques escavados no chão cheios de cerveja, xarope de açúcar, folhas de couve picada ou fatias de toranja. Lesmas também são coletadas manualmente. A capacidade de disfarçar e velocidade de movimento, eles não diferem. Dos produtos químicos usados ​​para controlar a praga, Meta, Trovoada.

Galeria de fotos: como são as pragas perigosas para brócolis

As doenças fúngicas podem matar a maioria ou todos os brócolis plantados em questão de dias. Medidas preventivas eficazes incluem rotação de culturas, padrões de plantio e cuidados adequados com as culturas. Na maioria das vezes, o brócolis sofre das seguintes doenças:

  • A perna preta. O fungo afeta principalmente mudas de brócolis. A base do caule escurece e amolece, as mudas crescem entorpecidas e secas. A doença geralmente se desenvolve com o alagamento do solo. Para prevenção, cinzas de madeira ou giz triturado são adicionados ao substrato esterilizado, as sementes são tratadas com biofungicidas. Assim que os sintomas característicos são notados, a rega é reduzida ao mínimo necessário, a água comum é substituída por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. O repolho é pulverizado com Fitolavin, Fitosporin, Bactofit. Tricodermina, Glocladina na forma de grânulos podem ser adicionados aos orifícios no jardim.
  • Kila. A doença é muito difícil de detectar em tempo hábil. Nas raízes da planta, crescimentos esféricos de tamanhos diferentes são formados. Cessa de se desenvolver. As rosetas de brócolis parecem desbotar e secar sem motivo. Já é impossível curar brócolis infectado com quilha. Tais plantas precisam ser removidas o mais rápido possível dos canteiros e queimadas. Para desinfecção, este local é derramado com uma solução a 5% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. É muito importante para a prevenção da rotação de culturas. Para limpar o solo do agente causador da doença, qualquer Solanaceae, cebola, alho, espinafre, beterraba (comum ou folha) são plantadas no leito infectado.
  • Peronosporose. Manchas amareladas embaçadas aparecem na parte inferior da folha, a frente é desenhada com uma camada contínua de revestimento branco acinzentado, semelhante à farinha derramada. Gradualmente, muda de tom para marrom amarelado, torna-se mais denso. Para a profilaxia, as plantas são polvilhadas com cinza de madeira peneirada, enxofre coloidal. No estágio inicial do desenvolvimento da doença, você pode lidar com ela com remédios populares - pulverizando com espuma de potássio verde ou sabão em pó, uma solução de enxofre coloidal, diluída com kefir ou soro aquoso com a adição de iodo. Em caso de infecção em massa, as plantações são pulverizadas com Topázio, Ridomil-Ouro, Alirina-B.
  • Alternariosis. Pequenas manchas marrons arredondadas aparecem nas folhas. Gradualmente, crescem sob a forma de círculos concêntricos e são apertados por uma camada de placa acinzentada com salpicos pretos. As medidas de prevenção e controle são as mesmas da peronosporiose.
  • Podridão branca. Um excesso de nitrogênio e solo ácido provoca o desenvolvimento da doença. Um revestimento esbranquiçado "fofo" aparece nas folhas e inflorescências. Gradualmente, torna-se mais denso e mais escuro, as partes afetadas da planta são deformadas e marrons, os tecidos apodrecem. Se a doença foi longe demais, a planta só pode rasgar e queimar. Quando se percebe cedo o suficiente, todas as áreas afetadas são cortadas com uma faca afiada e desinfetada, capturando um tecido com aparência ligeiramente saudável. As "feridas" são lavadas com uma solução cor-de-rosa brilhante de permanganato de potássio ou vitriol a 2%, polvilhada com pó de carvão ativado. O solo do jardim é derramado por Skor, Kuprozan, Oleokuprit, Hórus.

Galeria de fotos: sintomas de doenças perigosas com brócolis

Colheita e armazenamento

O Broccoli Fiesta F1 geralmente amadurece no início ou meados de agosto. As cabeças devem ser cortadas antes que as flores amarelas desabrochem e as inflorescências se soltem. Isso é monitorado constantemente - o repolho amadurece em apenas 2-3 dias. Então o vegetal não pode mais ser comido, perde significativamente em sabor e benefício. Você pode se concentrar na altura do caule - ele deve crescer para cerca de 10 cm.

Não é mais possível comer brócolis em flor; perde muito em seus benefícios e sabor

As cabeças são cortadas juntamente com parte do caule. É aconselhável fazer isso de manhã, para que, sob a luz solar direta, eles não percam sua suculência. A raiz é deixada na cama. Durante o tempo que resta antes das geadas, 2-3 cabeças pequenas ainda têm tempo para se formar. Isso geralmente leva cerca de um mês. Às vezes, eles são amarrados mesmo em plantas arrancadas do solo, permanecendo na cama. Para estimular o processo, o brócolis pode ser regado algumas vezes com infusão de esterco.

Cabeças de brócolis maduras são cortadas juntamente com parte do caule, deixando a própria planta no chão

Para armazenamento a longo prazo, o Fiesta F1 híbrido é inadequado. Este repolho não fica por mais de três meses, mesmo em condições ideais, e à temperatura ambiente estraga após 7 a 10 dias. O brócolis é armazenado em uma adega, porão, outro local escuro, com boa ventilação a uma temperatura positiva próxima a 0 ° C e alta umidade (75% ou mais).

Manter os brócolis frescos do Fiesta F1 por um longo tempo não funcionará

Brócolis congelado, sem perder benefícios, armazenado 10-12 meses. As cabeças são desmontadas em inflorescências, lavadas e secas. Em seguida, são dispostas em assadeiras cobertas com toalhas de papel e, por 2-3 minutos, são enviadas para o freezer, incluído no modo de congelamento por "choque". As inflorescências prontas são dispostas em pequenas porções em sacos plásticos especiais com um fecho hermético. O degelo e o congelamento são categoricamente contra-indicados para eles. Brócolis se transforma em um mingau viscoso apetitoso.

Brócolis congelado é apresentado em pacotes em pequenas porções, que você pode definitivamente usar de cada vez

Vídeo: Colheita de Brócolis

Gardeners comentários

Eu também tive problemas com brócolis até atingir a variedade Fiesta F1. Agora estou comprando com alguns anos de antecedência, caso contrário, nem sempre estará à venda. Anteriormente, eu tentei todos os tipos de variedades - algumas flores, mas o Fiesta não falha todos os anos, mesmo que faça calor, mesmo que chova ... Eu acho que escolher uma variedade para cada localidade é de grande importância.

RAZUM42007

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1405&start=45

Couve de brócolis Fiesta F1 (Holanda) Híbrido de alto rendimento e meia estação da seleção holandesa. Desembarque em local permanente em maio ou no início de junho, de acordo com o esquema: 50 × 20-30 cm.

Dmitry Mineev

//shopsad.ru/forum/?PAGE_NAME=message&FID=1&TID=176

Favorito de brócolis - Fiesta F1 e Batavia. As cabeças principais pesam aproximadamente 1,2-1,5 kg e brocoletti até o inverno.

Mopsdad1

//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=1168.360

Fui massa amadurecendo brócolis. O melhor resultado no híbrido holandês Fiesta F1 (meio do início). Apesar do calor no momento da formação, as cabeças estavam alinhadas, 350-400 g cada.Não havia um fenômeno desagradável como folhas brotando na cabeça. O fato de eles parecerem muito pequenos (contra os 600-800 g declarados) - aparentemente, o desembarque estava coberto de mudas (e isso não leva mais de 35 dias). Bem, e mais tarde plantei (30 de maio) e, aparentemente, meu solo arenoso, pois não é fértil o suficiente. Em princípio, teria prolongado períodos ainda mais antigos, pois era mais resistente ao frio que a couve-flor e, portanto, não teria ficado sob o calor de julho. Hoje passei por brócolis e cortei uma cesta inteira de inflorescências dos brotos laterais. Depois de cortar 20 dias atrás, os chefes centrais não esperavam particularmente que algo mais fosse interrompido. No entanto, cresceu, apenas um brinde. A propósito, basicamente tudo o que foi fotografado nas laterais foi dado pelo híbrido F1 Fiesta. O mesmo Maraton não deu nada ao lado. Pelo terceiro ano, eu venho reunindo com brócolis Fiesta nas fileiras laterais, e sempre decente. Agora acho que no próximo ano colocá-la em dois termos.

Kolosovo

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-1842-p-4.html

O Fiesta F1 é um híbrido do meio do início, uma cabeça de tamanho médio com alta densidade (como vantagem), resistente ao murchamento do fusário.

Dobraferma

//www.agroxxi.ru/forum/topic/6918-%D0%B1%D1%80%D0%BE%D0%BA%D0%BA%D0%BE%D0%BB%D0%B8-%D0% B2% D1% 8B% D1% 80% D0% B0% D1% 89% D0% B8% D0% B2% D0% B0% D0% B5% D0% BC-% D1% 81% D0% B0% D0% BC % D0% B8 /

Para obter uma boa colheita de brócolis, é necessário cultivar as variedades apropriadas. Plantando o Fiesta F1. As cabeças são enormes e depois de cortar a pilha principal de pequenas cresce.

Anatoly Yakovlev

//otvet.mail.ru/question/73212316

Uma loja de brócolis não é barata, ao contrário do repolho comum. Sim, e é vendido congelado. No começo nós compramos. Mas aqui eu comprei as sementes, resolvi plantar brócolis Fiesta F1. As mudas se mostraram frágeis, pequenas, esticadas um pouco e pensei: "Como o repolho crescerá com isso?" O repolho cultivou todas as minhas mudas, e ficou forte. É uma variedade média precoce (80 dias desde a germinação até a maturação técnica). Plantado em meados de maio, de acordo com um padrão de 30x50 cm, primeiro sai das folhas e depois inflorescências. É imperativo lidar com lagartas. E então eles realmente gostam de se instalar debaixo das folhas. Eu processei três vezes. Cabeças de repolho ainda precisam ser salpicadas, ou seja, polvilhadas com terra, caso contrário elas podem se curvar. A rega é moderada. Você precisa coletar inflorescências quando elas são pequenas; se você perder esse momento, pequenas flores aparecerão nas inflorescências. Festa deliciosa de qualquer forma, enlatada e enlatada.

Lilena69

//irecommend.ru/content/kapusta-brokkoli-polezna-i-vkusna-sort-fiesta-f1-sovetyfoto

O brócolis tem todas as qualidades necessárias para "criar raízes" nas áreas dos jardineiros russos. A cultura é caracterizada por tolerância ao frio, despretensiosidade no atendimento, boa produtividade, maturidade precoce. Não devemos esquecer os benefícios de sabor e saúde. Um híbrido da seleção holandesa Fiesta F1 pode ser cultivado na maior parte da Rússia. Essa variedade de brócolis rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.

Pin
Send
Share
Send