Aipo de folha - variedades populares e características do cultivo

Pin
Send
Share
Send

Entre as ervas e ervas cultivadas em nossos jardins, o aipo folhoso ocupa um lugar especial. Suas folhas brilhantes a céu aberto não são apenas saborosas e perfumadas - é uma verdadeira farmácia verde. É impossível listar todas as propriedades úteis da cultura, mas vale a pena encontrar um local para esta planta em uma trama pessoal. E embora o aipo seja cultivado através de mudas, e isso é um problema adicional para o jardineiro, o esforço despendido será recompensador.

Aipo: descrição da planta

O aipo é uma planta herbácea aromática da família Umbrella. Existem três tipos:

  • folha
  • pecíolo
  • raiz.

Nos dois primeiros, o sistema radicular não forma uma colheita de raízes; portanto, apenas as pontas - pecíolos e folhas - são usadas como alimento. O aipo foliar não cresce caules carnudos e suculentos, como o pecíolo, mas não menos valioso. Ao contrário dos primos, as raízes e as raízes do aipo são usadas, mas a colheita das raízes é de valor primário.

Aipo de folha tem todo o poder nas folhas

As delicadas folhas de aipo parecem salsa, mas têm um sabor completamente diferente. Variedades de folhas e pecíolos podem ser cultivadas como culturas bienais. Se você cortar a vegetação no outono sem retirar as raízes, na próxima primavera as plantas agradarão os proprietários com arbustos grandes e poderosos. Floresce e forma sementes de aipo também no 2º ano.

As sementes germinam por um longo tempo, então elas cultivam uma cultura através de mudas. A germinação de sementes melhora ao longo dos anos - as sementes semeadas 3 anos após a colheita germinarão melhor do que no ano passado.

Na Rússia, desde os tempos antigos, acreditava-se que o aipo traz felicidade para a casa. Portanto, as plantas secas costumavam ser penduradas em quartos ao lado de cebola e alho. Na Grécia antiga, o aipo era reverenciado - grinaldas foram feitas a partir dele para os vencedores em várias competições e tumbas decoradas.

Propriedades úteis

O aipo é reconhecido como um dos vegetais mais valiosos cultivados em nosso país:

  • todas as partes da planta são ricas em potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e outros elementos úteis;
  • um alto teor de aminoácidos valiosos, vitaminas B, A, E, C, determina suas propriedades medicinais;
  • o aipo é prescrito para doenças cardiovasculares e gastrointestinais;
  • a presença de ácido fólico em uma planta determina seu efeito terapêutico em doenças do sangue;
  • propriedades calmantes são usadas no tratamento de doenças nervosas;
  • o aipo é rico em proteínas vegetais e fibras, graças ao qual se tornou o produto número um no tratamento da obesidade e diabetes.

Aliviando a fadiga, normalizando a pressão sanguínea, aumentando a imunidade, removendo o excesso de líquido do corpo e melhorando a digestão - a lista de propriedades úteis não termina aí. Devido à hipoalergenicidade, o aipo pode ser tomado por qualquer pessoa que monitore sua saúde. O hormônio androsterona contido nesta planta prolonga a juventude e aumenta a força masculina. Para mulheres com distúrbios hormonais e menopausa, os médicos recomendam beber suco espremido na hora e uma infusão de sementes de aipo. Eles ajudam a lidar com muitos distúrbios no corpo feminino, melhoram significativamente a condição da pele, cabelos e unhas. O uso constante de aipo na comida traz saúde e aparência de floração.

Suco de aipo é bom para homens e mulheres

Na ausência de doença grave, não há contra-indicações para o uso moderado de aipo. Pessoas com varizes e qualquer sangramento não devem ser levadas pelo suco, pois ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Também vale a pena abster-se do uso excessivo de aipo por mulheres grávidas, pessoas com pedras nos rins, além de sofrer de colecistite, pancreatite e epilepsia.

Use

Na culinária, o aipo é usado não apenas na forma fresca, aumentando as saladas. Todas as partes da planta são adequadas como componentes de pratos de carne e vegetais e como acompanhamento independente.

Quando cozidos e fritos, algumas das vitaminas e nutrientes são perdidos, no entanto, o valor desses pratos permanece alto.

Aipo deixa não só dar um sabor requintado, mas também decorar o prato

O suco de todas as partes do aipo é usado em alimentos dietéticos, mas muitos não gostam de seu sabor peculiar. Nesses casos, você pode adicioná-lo a qualquer outro suco. As folhas e raízes secas são usadas como um aditivo aromático picante em vários pratos.

Variedades populares de aipo de folhas

Hoje, os produtores de sementes oferecem muitas variedades diferentes de aipo de folhas. O mais popular deles:

  • Vela - aipo de folha no meio da temporada. O amadurecimento técnico da variedade ocorre no 73 a 80 dias a partir do início das mudas. Folhas verdes em pecíolos ocos longos são coletadas em uma roseta meio levantada. A variedade é valiosa pelo excelente sabor e aroma dos verdes, resistência à floração, armazenamento a longo prazo e alta produtividade, que é de 3,2 a 4,7 kg por 1 m2;
  • A céu aberto - um tipo de folha madura precoce para uso em forma fresca e seca. Grandes rosetas verticais de folhas e pecíolos verde-escuros estão prontas para serem colhidas no 75-80 dias após a germinação. O peso de uma planta é de cerca de 85 g e o rendimento de 1 m2 é 2,6-2,8 kg. A variedade tem um sabor e um aroma muito bons, bem como a capacidade de crescer rapidamente após o corte;
  • Athena é uma variedade de folhas no meio da temporada. A coleta de verduras começa no dia 78-80, a partir do início das mudas. Rosetas de folhas verdes brilhantes são de tamanho médio e têm excelente sabor e aroma. A partir de 1 m2 a área pode ser coletada de 1,8 a 2,1 kg de vegetação;
  • Zahar é uma variedade de folhas de maturação média usada para consumo fresco e para todos os métodos de processamento. As verduras cortadas começam após 150-160 dias após a germinação. Folhas com bordas fortemente dissecadas em pecíolos estreitos são coletadas em rosetas semi-elevadas de tamanho médio. O valor da variedade consiste em excelente sabor e aroma, além de alta produtividade - a partir de 1 m2 coletar até 2,4 kg de verduras;
  • Samurai é uma variedade de alta produtividade no meio da temporada. Verduras de bom gosto são recomendadas para todos os usos. Uma grande roseta vertical de folhas atinge uma altura de 65 cm e um peso de 640 g.Você pode começar a colher no 75-82º dia a partir do início das mudas. A produtividade é de 3,8 a 4 kg de verduras com 1 m2. Esta é uma das variedades mais despretensiosas - pode suportar uma queda acentuada de temperatura e uma leve seca;
  • Excêntrica - a variedade de folhas de maturação média pode ser colhida 105-110 dias após a germinação completa. Uma roseta de tamanho médio é composta de folhas onduladas com caules finos. O peso das plantas não excede 120 g e rendimento de 1 m2 é de cerca de 2,5 kg. O sabor e o aroma da variedade são muito bons.

Todas as variedades foram testadas pela Comissão Estatal da Federação Russa para testes e proteção dos resultados de melhoramento e aprovadas para produção.

Galeria de fotos: As variedades mais comuns de folhas de aipo

Semeando sementes para mudas

As sementes de aipo germinam por um longo tempo, e a própria planta se desenvolve lentamente. Mesmo nas variedades de amadurecimento precoce, o prazo para cortar o verde chega, no máximo, 2,5 meses após a germinação. Para reduzir o tempo de cultivo em campo aberto (ou para obter uma colheita precoce), o aipo é cultivado através de mudas. A melhor época para semear é o final de fevereiro ou o início de março.

Vídeo: cultivo de aipo

Preparação de sementes e solo

As sementes de aipo destinadas à semeadura são embebidas por 2-3 dias em água à temperatura ambiente. Antes de embeber, é desejável gravá-los em uma forte solução de permanganato de potássio:

  1. As sementes são embrulhadas em um guardanapo de algodão, colocadas em um pires e derramadas com uma solução.
  2. Em seguida, o guardanapo é lavado em água limpa e deixado em estado úmido por vários dias.
  3. É aconselhável cobrir o pires com um saco plástico para que a água não evapore.

    Ao embeber as sementes, é importante evitar que a umidade evapore, por isso é melhor cobrir o recipiente com polietileno

Antes da semeadura, as sementes devem estar bem secas. Por conveniência, eles são misturados com areia seca do rio.

Você pode preparar o solo você mesmo ou comprar solo pronto para mudas. É importante considerar que o aipo não gosta de ambientes acidificados e o solo acabado, na maioria das vezes, contém turfa, ou seja, um componente ácido. Portanto, é desejável adicionar um agente desoxidante - farinha de dolomita ou cinza na quantidade de 20 a 30 g por 1 kg, tanto para a loja quanto para a mistura caseira. Ao preparar o solo de forma independente, 3 partes do solo do jardim são colhidas em 1 parte do composto e da areia, 0,5 partes de vermiculita ou substrato de coco são adicionadas - para folga.

As sutilezas da semeadura

Você pode plantar sementes de aipo para mudas em qualquer recipiente de plástico. É importante não esquecer de fazer orifícios de drenagem no fundo do tanque para que o excesso de água não se acumule e não azeda.

Processo passo a passo de semeadura:

  1. Encha o recipiente com o solo preparado.
  2. As sementes misturadas com areia devem ser semeadas em fileiras a uma distância de 5-6 cm uma da outra.
  3. Polvilhe-os com uma fina camada de solo e pulverize com água de um frasco de spray.
  4. Cubra o recipiente com um saco plástico e coloque-o em um local quente e iluminado.

Após 2-3 semanas, os primeiros brotos aparecerão e a embalagem poderá ser removida. Para que as mudas não se estiquem, elas são reorganizadas em um local mais fresco (com temperatura não superior a 18-20sobreC) As plantas em crescimento devem ser pulverizadas a tempo, evitando a secagem do solo.

Após a emergência, os contêineres são reorganizados em um local claro e fresco.

Cuidados com Mudas

Com o advento de duas folhas verdadeiras, as mudas de aipo podem ser repicadas em vasos separados. Para esses fins, copos plásticos descartáveis ​​ou cassetes especiais para mudas com capacidade de 150 a 200 mg são adequados. Antes da colheita, as mudas devem ser regadas para não ferir as raízes das plantas.

Sequência de Mergulho:

  1. Encha os recipientes preparados com o solo e compacte-o levemente.
  2. Com um bastão ou lápis, faça uma depressão no centro do copo.
  3. Pegue a muda de aipo com um palito, puxe-a cuidadosamente e transfira-a para um copo separado.
  4. Abaixe a raiz no buraco e aperte a terra ao seu redor.
  5. Regue as mudas e, se necessário, adicione o solo sem aprofundar o broto.

    Ao escolher, o ponto de crescimento da roseta de aipo deve permanecer acima da superfície do solo

As mudas com cravos devem ser colocadas em um local claro e fresco. É necessário regar as mudas em crescimento regularmente, mas com muito cuidado, para que um fluxo de água não danifique os brotos delicados. Uma seringa médica comum é mais adequada para isso.

Mudas enraizadas precisam ser alimentadas. Isso geralmente ocorre de 7 a 10 dias após um mergulho. Você pode usar uma solução aquosa de nitroammofoski, mas a concentração deve ser 2 vezes mais fraca que para plantas adultas. Portanto, 0,5 colher de sopa será suficiente para 1 balde de água eu fertilizantes. Você pode alimentar mudas apenas de manhã e em solo úmido. Se o solo nos recipientes estiver seco, é necessário regar preliminarmente.

Antes de plantar mudas no chão, é necessário endurecer as plantas por 2 semanas. Para começar, os recipientes são levados para o jardim (ou para a varanda) por 15 a 20 minutos. Isso deve ser feito de manhã ou à noite, para que as folhas delicadas não caiam sob o sol escaldante. Todos os dias, aumente o tempo de exercício para que, no momento do transplante, as mudas possam estar no ar o dia todo.

Mudas cultivadas e endurecidas podem ser plantadas em campo aberto

Plantar mudas no chão

Você pode plantar mudas de aipo em campo aberto depois de estabelecer um clima relativamente quente. Na maioria das áreas do país, o melhor momento para um transplante é em meados de maio. A cama deve estar em um local ensolarado e aberto. 2 semanas antes do plantio, 250 g de farinha de dolomita e 40 g de nitroammophoska são aplicados ao solo por 1 m2) e cavar. Na ausência de chuva, o leito deve ser regado para que o fertilizante se dissolva.

Os furos são cavados a uma distância de 35 cm um do outro, ficam 40 cm entre as fileiras. As mudas são plantadas, espremendo a terra ao redor das mudas, regando e cobrindo o solo. É muito importante não enterrar as plantas. O ponto de crescimento (o centro da saída) deve estar acima do solo, caso contrário as folhas jovens não serão capazes de penetrar na luz e a planta morrerá.

É melhor plantar mudas de aipo em uma cama em tempo nublado ou à noite

Não existem plantas em nossos jardins que possam oprimir o aipo ou ter um efeito negativo sobre ele. Cebola, feijão, couve ou tomate plantado nas proximidades podem melhorar seu crescimento, e o aipo, por sua vez, afugenta o forte aroma de alguns insetos nocivos que incomodam os vizinhos. Antecessores indesejáveis ​​- cenouras e beterrabas.

Vídeo: plantando aipo

Outdoor Aipo Care

Cuidar do aipo depois de plantar mudas nas camas é simples. Se as plantas não forem mulled, é necessário capina regular e afrouxamento do espaçamento entre linhas. Uma camada de cobertura morta com uma espessura de 5-7 cm elimina o trabalho desnecessário e reduz a rega. O aipo é atendido por uma falta de umidade a curto prazo, mas a água deve ser suficiente para um bom crescimento.

A cobertura de aipo facilitará o cuidado das plantas

Para construir massa verde, as plantas precisam de cobertura, especialmente quando cultivadas em solo pobre. A primeira aplicação de fertilizante pode ser realizada 2 semanas após o transplante. A regra principal permanece a mesma - para vestir apenas em solo úmido.

Aplicação de fertilizantes:

  1. 2 semanas após o plantio, dilua 40 g de nitrofoska em um balde de água e regue os corredores.
  2. 2 semanas após a introdução de fertilizantes minerais, adubação orgânica - dilua a infusão de verbasco com água na proporção de 1:10.
  3. Um mês depois, um fertilizante complexo mineral completo (por exemplo, Kemira Hydro - 10 g por 10 litros de água).

No futuro, é melhor usar apenas produtos orgânicos para a cobertura. Para não cair nas folhas, a infusão de estrume de galinha, verbasco ou fertilizante verde (grama) é introduzida nos corredores. Isso deve ser feito não mais que uma vez a cada 2 semanas em solos pobres e uma vez por mês em solos férteis.

Verdes crescentes no peitoril da janela

O aipo pode ser cultivado o ano todo em casa, no peitoril da janela. A preparação e a semeadura das sementes são iguais às do campo aberto, e a fertilização é feita como para as mudas. Para obter vegetação para o corte, é necessário que a janela ou varanda fique voltada para o lado ensolarado. No inverno, o pouso terá que ser iluminado com um phytolamp.

A temperatura ideal para o cultivo interno de aipo é de 15 a 18sobreC. Se estiver mais quente e a iluminação for insuficiente, as mudas se esticarão e serão finas e frágeis. Regar as plantas deve ser defendido com água à temperatura ambiente.

Aipo e outros representantes de ervas picantes se sentem bem em vasos em um peitoril da janela leve

Doenças e Pragas

O aipo em campo aberto às vezes é afetado por várias doenças fúngicas e virais. Eles inibem as plantas e privam uma colheita completa. Para perceber os sinais de danos às plantas a tempo, é necessário inspecioná-los regularmente; se forem detectados sintomas suspeitos, tome medidas urgentes.

Tabela: Doenças fúngicas do aipo - métodos de controle e prevenção

A doençaSinaisTratamentoPrevenção
SeptoriaManchas incolores com uma borda escura aparecem em todas as partes da planta, as folhas enrolam, a planta seca.Se forem encontrados sinais, pulverize as plantas com solução Topsin-M ou Fundazol. O processamento é realizado o mais tardar 20 dias antes do corte de verduras.
  • cumprimento da rotação de culturas;
  • tratamento obrigatório de sementes e vapor de solo para mudas;
  • controle de insetos nocivos;
  • a destruição de ervas daninhas e a remoção de detritos de plantas dos canteiros;
  • se houver casos de doenças fúngicas ou virais no local, ao preparar o canteiro para o plantio, é necessário derramá-lo com solução de Fitosporina.
CercosporoseÉ mais comum em estufas e estufas - manchas aparecem nas folhas das plantas, que eventualmente adquirem uma cor púrpura.
OídioUm revestimento branco aparece nas folhas e pecíolos, geralmente nos dois lados da folha, a planta apodrece.
FomozAs folhas ficam amarelas, pecíolos se tornam mais finos e escuros na base.

Galeria de fotos: Sinais de doença fúngica

Das doenças virais, o aipo é o mosaico de pepino mais perigoso. Se a saída desacelerou ou interrompeu seu crescimento, e vários anéis convexos apareceram nas folhas, as plantas danificadas devem ser removidas imediatamente. Esta doença não é tratada. Para evitá-lo, é necessário combater carrapatos e pulgões, pois são precisamente os portadores de vírus.

Folhas de aipo afetadas pelo mosaico de pepino são cobertas com anéis convexos

O aipo ao ar livre pode ser ameaçado por:

  • pulgões
  • ácaro da aranha,
  • pulga da folha da cenoura,
  • mosca de aipo.

Os insetos roem folhas e caules, retiram o suco, enfraquecendo a planta. Se alguma praga aparecer, é necessário tratar as plantas com um inseticida o mais rápido possível. É melhor usar preparações biológicas Fitoverm ou Iskra-Bio para esses fins. Esses inseticidas são bastante seguros e não causam graves danos ao meio ambiente. Além disso, os vegetais podem ser consumidos 2 dias após o tratamento. Nas instruções anexas às preparações, são indicadas dosagens e métodos de aplicação (dependendo da praga).

Para proteção natural, cebola e alho podem ser plantados em canteiros com aipo. Essas plantas podem assustar muitos insetos nocivos com seu cheiro.

Galeria de fotos: Pragas de aipo

Para combater várias doenças e pragas, você pode usar métodos populares:

  • 1 colher de sopa. eu o vinagre de maçã, diluído em 1 litro de água, dirige os pulgões e também protege as plantas contra doenças fúngicas;
  • uma decocção de casca de cebola (50 g por 1 litro de água) repele carrapatos;
  • o kefir, diluído ao meio com água, protegerá não apenas o aipo, mas também outras plantas do oídio;
  • pimenta vermelha e preta moída assustam as folhas da cenoura e o aipo voa, se o pó estiver espalhado pelos corredores.

Colheita e armazenamento

O aipo é cortado 2-3 vezes durante o verão, com um intervalo de cerca de 40 dias. É importante realizar a última colheita antes da primeira geada - no final de setembro ou no início de outubro. As folhas são cortadas, deixando os pecíolos com cerca de 5 cm de comprimento, o que economiza as fracas folhas centrais da roseta, que novamente crescem e ganham força, além de proteger as raízes da decadência no inverno-primavera.

Você pode economizar aipo de várias maneiras:

  • secagem. Os verdes cortados são classificados, removendo as folhas danificadas. É lavado com água corrente e seco em toalhas de papel, dispostas em local bem ventilado, longe da luz solar;
  • congelamento. As verduras lavadas e secas são colocadas em um freezer, previamente embalado em sacos plásticos;
  • salga. As folhas secas de aipo são cortadas e misturadas com sal (200 g de sal são adicionados por 1 kg de verduras). Depois de misturar bem a massa, coloque-a em frascos esterilizados, compacte-a e guarde-a em tampas de nylon na geladeira ou no porão.

Aipo seco puro é colocado em sacos e colocado no congelador

Em nossa família, todo mundo adora ervas picantes. E endro, salsa, coentro e manjericão - somente com a aparência de seus aromas o verão realmente chega até nós. Cultivo verduras na forma de um canteiro de flores - planto espécies diferentes em uma cama e faço sulcos não em linhas retas, mas em ziguezagues, anéis e outras figuras - para as quais há imaginação suficiente. Quando as plantas crescem, meu canteiro de flores se transforma - as delicadas folhas de endro e salsa encaracolada no fundo de Borgonha e alface verde pálida ficam bem bonitas. O centro da composição, em regra, é um poderoso arbusto de aipo. Ele é o nosso favorito, e cresce em todos os lugares - embaixo das macieiras, em uma cama com tomates, arbustos e entre outras verduras e em uma cama separada. Tentei cultivar raízes e pecíolos várias vezes - não funciona. Há folhas e muito boas, mas com o restante das peças há um problema. Mas a folha agrada, principalmente no segundo ano. Eu planto variedades diferentes - Samurai, Zahar e Odd. Todos são muito bons, com sabor ligeiramente diferente, e o Excêntrico, graças às folhas a céu aberto, não pode ser confundido com nenhum outro. No outono, retiro toda a vegetação, deixando pequenos tocos, não cubro nada no inverno e, na primavera, em maio, os primeiros brotos já aparecem. As rosetas do segundo ano se desenvolvem mais rapidamente do que as jovens a partir de mudas e, em junho, como regra, arrancamos as primeiras folhas para salada. Cultivo mudas em um ano e faço sem colher. Armado com uma pinça, uma lupa e espalhe as sementes imediatamente em copos. Coloquei 3-4 sementes em cada uma e retiro as extras. Percebi que as mudas cultivadas dessa maneira melhor transplante de transplante para abrir terreno do que mergulhar. Por um longo tempo antes disso, foi cultivada da maneira usual - foi semeada em uma fileira e depois tentou mergulhar nessa escuridão. A lição não é a mais agradável, por isso escolhi um método sem mergulhar sozinho. Eu as planto no jardim ao lado de tomates e cebolas - todo mundo se sente ótimo e ninguém incomoda ninguém. Seco as terras coletadas para o inverno e as guardo em potes de vidro.

Comentários

Na faixa do meio é necessário plantá-lo com mudas. Plante sementes em casa e regue, depois os brotos crescerão e depois os transplante para o jardim. Na minha casa, vários brotos cresceram agora, mas ainda são finos, fracos.

Rinadinka

//irecommend.ru/content/eshte-selderei-i-budete-stroiny-kak-stebel-seldereya

Aipo é um verdadeiro achado. Tem tantas coisas úteis que é difícil imaginar. Esta planta saudável faz maravilhas. Também pode ser usado em cosmetologia. As máscaras faciais de aipo refrescam o rosto, previnem o envelhecimento e aliviam os cravos.

Kate quente

//irecommend.ru/content/eshte-selderei-i-budete-stroiny-kak-stebel-seldereya

O aipo é um dos temperos favoritos da nossa família. Tem um gosto específico, nem todo mundo gosta, mas um uso sensato ajudará a corrigir esse inconveniente e transformá-lo em uma virtude. Nos meus pratos, uso o aipo como intensificador de sabor.

Milata

//irecommend.ru/content/eshte-selderei-i-budete-stroiny-kak-stebel-seldereya

Há cerca de 15 anos que conheço as propriedades benéficas do aipo, sem me esgotar com as dietas, em apenas 1 semana perdi 3 kg !!! Eu realmente não gosto de aipo fresco, mas em combinação com outros legumes no caldo, o sabor do prato não se deteriora e o resultado excede todas as expectativas!

UDasha

//irecommend.ru/content/zelen-selderei

O aipo é um produto ideal para perda de peso. Ajuda não apenas na luta contra quilos extras, mas também tem valor medicinal, devido ao conteúdo nas hastes e raízes de vitamina A, vitamina K e E, vitaminas B (tiamina e riboflavina), ácido nicotínico, aminoácidos, óleos essenciais.

Totosik_07

//irecommend.ru/content/zelen-selderei

O aipo é uma planta bastante despretensiosa - cresce em quase todo o solo, pode suportar o resfriamento e suportar a falta de umidade. A única dificuldade é crescer e plantar mudas, caso contrário, o cuidado é mínimo. Muitas vitaminas e propriedades úteis, três cortes por estação, bem como um ciclo de crescimento de dois anos tornam esta planta valiosa em todos os sentidos da palavra.

Pin
Send
Share
Send