Castas originais: características da variedade e características da tecnologia agrícola

Pin
Send
Share
Send

Uvas - a cultura mais antiga cultivada pelo homem. Os cachos de uva ainda são mencionados no Antigo Testamento. E bagas de uva fermentadas causaram um conflito entre Noé e seus filhos. Hoje, graças aos esforços de cientistas, criadores, as uvas passaram do clima quente do Mediterrâneo para territórios mais frios, incluindo as regiões central e norte do nosso país. A variedade de variedades dessa cultura é incrível: atualmente existem cerca de 4300. Hoje, falaremos sobre a variedade Original, popular na Rússia.

A história do cultivo de castas de uva Original

A variedade foi criada na Ucrânia no Instituto de Viticultura e Vinificação. V.E. Tairova em 1987. Foi incluído pela primeira vez no Registro Estadual de Conquistas de Criação da Federação Russa para a região norte do Cáucaso em 2009. O original foi obtido através do cruzamento de variedades de Datier de Saint-Valle e Rosa de Damasco, e ele conseguiu apenas as melhores qualidades de seus "pais". De Datier de Saint-Valle, o Original herdou a resistência à geada e doenças, e a rosa de Damasco deu-lhe uma incrível forma de baga e bom gosto.

Características da classe

O original recebeu esse nome graças às bagas, que, devido à forma alongada-ovóide, parecem realmente muito peculiares. Além disso, por causa de sua forma, as uvas se destacam em cachos em diferentes direções, parecendo um ouriço. Esta é uma das maiores variedades de frutas - o peso das bagas atinge de 6 a 7 g.O cacho cresce para tamanhos gigantescos e pesa 500-600 g, e em condições favoráveis ​​sua massa pode ser de 1 kg ou mais.

A fruta de casca rosada contém uma ou duas sementes. A polpa é suculenta, tem um sabor simples, mas ao mesmo tempo harmonioso.

As folhas do original são grandes, pubescentes na parte inferior, de dissecação média. A videira é vigorosa.

O original é uma variedade de tabelas com um coeficiente de rendimento de 1,2-1,7. A taxa de enraizamento das estacas é média. A estação de crescimento dura 135-145 dias, então eles começam a colher no final do verão ou - nas regiões mais ao norte - no início de setembro. A transportabilidade da variedade é média devido ao fraco apego das frutas aos caules.

O arbusto pode suportar geadas a -21 ° C e requer abrigo para o inverno.

Estudos revelaram na variedade Original a resistência média a doenças: mofo, oídio, podridão.

Para que o amadurecimento de bagas em cachos seja uniforme, recomenda-se remover parte das folhas durante o verão, o que permitirá que os nutrientes se concentrem nas uvas.

Galeria de fotos: Aparência original da uva

Plantio de uvas Original

Você não deve esperar uma colheita rica, se cometer algum erro ao escolher o material de plantio. Ao comprar mudas de uva, você deve primeiro prestar atenção ao sistema radicular - ele deve estar bem desenvolvido. Dê uma olhada mais de perto, as mudas devem ter pelo menos três raízes grandes e fortes e a “barba” de raízes pequenas deve ser leve e densa. Não deixe de pedir ao vendedor para cortar uma espinha. O corte deve ser brilhante e úmido. Este é um indicador de que as mudas estão vivas e prontas para mudar para o seu jardim. Se possível, é melhor investir em uma muda com um sistema radicular fechado.

Plantio de mudas em campo aberto

As uvas são uma planta termofílica; portanto, para o plantio, escolha uma área aberta ao lado de arbustos ou árvores pequenas. Eles protegerão as plantas dos ventos frios.

Não recomendamos o cultivo de outras culturas na vinha. A proximidade de uvas com feijão ou tomate apenas impedirá o desenvolvimento da planta.

As mudas de uva são plantadas na primavera, antes do início do fluxo de seiva ou no outono - antes do início das primeiras geadas. É necessário cavar buracos com um diâmetro de 30-40 cm, profundidade - na baioneta de uma pá. O solo do buraco deve ser misturado com húmus apodrecido e areia na proporção de 2: 1: 1.

Será útil embeber as raízes da uva antes de plantar qualquer estimulador de crescimento (por exemplo, em Kornevin) antes de plantar. Os hormônios contidos na preparação estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, o que aumentará a taxa de sobrevivência das mudas.

Agora é hora de prosseguir com o pouso:

  1. A partir da mistura de solo preparada no fundo do buraco, formamos um monte.
  2. Nós instalamos uma muda neste monte. Nós endireitamos cuidadosamente as raízes nas "encostas".

    Ao plantar uvas, você precisa endireitar cuidadosamente as raízes

  3. Enchemos o buraco pela metade com a terra. Bata no solo com o pé e derrame um balde de água. Agora, as partículas microscópicas da terra envolvem densamente os pêlos radiculares das uvas e conseguem transferir efetivamente a umidade para ela.
  4. Instalamos um pino ao redor do qual nossa videira se enrolará no futuro.
  5. Enchemos o buraco com o solo restante para que a parte superior das mudas seja coberta com solo por 5-6 cm.

É muito importante que ao plantar as raízes das mudas não sejam dobradas. Se o sistema radicular for muito longo, é melhor encurtá-lo um pouco com uma tesoura.

Vídeo: plantio adequado de mudas de uva em campo aberto

Cuidado original da uva

O original é fácil de cultivar e não requer medidas de cuidados especiais.

A rega frequente das uvas não é necessária: é regada uma vez por semana à taxa de 10 litros de água (um balde) por arbusto.

Será útil realizar o procedimento de corte. No primeiro ano no final de junho, três a quatro brotos se formarão na videira jovem. Apenas um deles deve ser deixado, então a planta gastará toda a energia exatamente em seu crescimento.

Ao podar, deixe apenas um broto de videira jovem

Várias vezes durante a estação é necessário alimentar as uvas. Para fazer isso, você precisa cavar uma vala rasa (40 cm) ao redor da planta a uma distância de pelo menos 0,5 m do caule. Esta medida fornecerá a entrega ideal de cobertura para as raízes. Durante a estação de crescimento, vários curativos são realizados:

  • o primeiro curativo é realizado na primavera, antes de remover o abrigo de inverno. 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amônio e 5 g de sal de potássio são dissolvidos em 10 l de água (essa é uma porção para um arbusto);
  • as uvas são fertilizadas com a mesma composição antes da floração;
  • durante a frutificação, são alimentados com a mesma composição, excluindo sal de potássio;
  • após a colheita, pelo contrário, fertilizantes com potássio devem ser aplicados para ajudar a planta a sobreviver no inverno.

É necessário afrouxar o solo regularmente e, é claro, não se esqueça de remover ervas daninhas durante o verão.

O sistema radicular das uvas não tolera geadas de inverno, o que muitas vezes leva à morte de algumas raízes nas camadas superficiais do solo.

A superfície do sistema radicular das uvas é sensível à geada.

Para evitar isso, é recomendável executar o seguinte procedimento no final de julho - início de agosto:

  1. De manhã, ao redor das uvas, eles cavam um buraco raso com 20 cm de profundidade.
  2. Remova cuidadosamente todas as raízes com uma poda ou faca de jardim o mais próximo possível da parte aérea.
  3. Em seguida, o buraco é coberto com terra e derramado bem.

Doenças e métodos para o seu tratamento

O Variety Original tem uma resistência média à maioria das doenças da uva, por isso é útil conhecer as mais comuns e poder lidar com elas.

Tabela: As doenças mais comuns das uvas originais

A doençaPatógenoSinais externos
Míldio fofoCogumelo do gênero PeronosporaA doença da uva mais comum. As folhas são cobertas com manchas amareladas e uma teia de hifas esbranquiçada, semelhante a algodão. As áreas afetadas morrem rapidamente sem tratamento adequado. É impossível curar completamente a doença, mas seus efeitos nocivos são bloqueados por medicamentos especializados
OídioCogumelo da família PeronosporaceaeCom a doença, as folhas das uvas ficam cobertas com uma camada cinza, a pele das uvas fica mais fina e tornam-se inadequadas para comer. A doença progride muito rapidamente se houver condições favoráveis ​​para microrganismos patogênicos: alta umidade e temperatura de cerca de 25 ° C. Se você não tomar medidas para combater a doença a tempo, então, com uma alta probabilidade, você ficará sem colheita e, em alguns anos, poderá ter que dizer adeus à vinha.
AlternariosisCogumelo do gênero AlternariaO principal sintoma da doença é a presença de "corrosão" manchada marrom clara nas folhas, que corrói as folhas na direção da borda até as veias centrais. A doença afeta todas as partes da planta. A primavera úmida e prolongada contribui para a disseminação da alternariose
Câncer bacterianoBactérias AgrobacteriumO principal sintoma são as neoplasias nos brotos das uvas. A doença da uva mais perigosa. Infelizmente, não será possível curá-lo, a vinha precisa urgentemente de ser arrancada. Além disso, neste local não será possível cultivá-lo por mais dois a três anos.
Podridão cinzentaFungo de BotrytisUm revestimento cinza cobre todas as partes da planta, como resultado das frutas se tornarem inutilizáveis ​​e impróprias para alimentação
Podridão brancaFungo ConiothyriumO sinal mais visível é um revestimento branco que cobre os caules e as bagas. As uvas afetadas perdem rapidamente sua aparência comercializável. Na maioria das vezes, a podridão branca afeta as plantas afetadas por granizo ou queimaduras.
Podridão negraCogumelo do gênero GuignardiaUma mancha marrom com um centro branco aparece nas bagas. Logo, toda a uva muda de cor para preto. No outono, essas bagas caem e, junto com a folhagem, formam o foco da doença no próximo ano. Durante muito tempo, a doença se desenvolve na ausência de sintomas externos visíveis a olho nu

Galeria de fotos: as doenças mais comuns da uva

A maioria das doenças que afetam a variedade Original é de natureza fúngica e geralmente é mais fácil prevenir do que curar. Aqui estão algumas regras simples que você deve seguir para evitar epidemias na vinha:

  • se possível, use apenas fertilizantes minerais. Orgânicos é um viveiro clássico de doenças fúngicas;
  • certifique-se de limpar e queimar o lixo das folhas no outono. É desejável maior eficiência para fazer isso fora do jardim;

    Para a prevenção de doenças das uvas, a serapilheira precisa ser queimada, pois pode invernar fungos que causam doenças

  • o excesso de umidade é a principal condição para doenças fúngicas; portanto, não se esqueça de soltar regularmente o solo e não permita o espessamento excessivo das plantações;
  • Não plante uvas em solo pesado e pouco arejado.

Se a prevenção não ajudar e você notar sinais de doenças fúngicas em suas uvas, será necessário recorrer a fungicidas. Hoje já é o século XXI no quintal, mas o sulfato de cobre continua sendo o fungicida mais popular e comprovado. Este é um medicamento barato, fácil de encontrar em qualquer loja de jardinagem. Para pulverizar uvas usando uma solução a 0,5%: para 10 l de água - 50 g de pó:

  • na primavera, as plantações são pulverizadas antes da abertura dos brotos;
  • o tratamento com sulfato no verão é realizado com cautela, observando estritamente uma diluição de 0,5% e uma dosagem de 3,5-4 litros por metro quadrado. m;

    Sulfato de cobre - um remédio comprovado contra doenças fúngicas

  • processo de outono vinha após queda de folhas.

Os fungicidas modernos eficazes, que têm um efeito mais suave que o sulfato de cobre, são vendidos nas lojas. O mais popular deles:

  • Topázio
  • Portões
  • Ridomil Gold.

Vídeo: tratamento de míldio nas uvas

Revisões originais do cultivo de uvas

Eu não estou muito feliz com o meu Original há 7 anos. Amadurece no início de setembro, embora alguns Ulyashka colham algumas frutas já no início de 20 de agosto. Mesmo este ano de mudança de tempo não afetou a variedade - açúcar, cor e época - tudo está em ordem.

Sergij Ivanov

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=717

E removemos nosso Original em algum lugar por volta de 25 de setembro. Em conexão com a partida para Moscou, era impossível deixar os ladrões. Essa uva causou uma impressão indelével em parentes e amigos de Moscou, tanto na aparência quanto no gosto; todos ficaram encantados, disseram que não a venderam. Ao voltarem, depois de 10 de outubro, eles removeram alguns cachos restantes: rosa uniforme e rico, doce, comia com prazer. Minha filha geralmente é fascinada por essa variedade, ela adora bagas longas da mastóide e o sabor é decente. Na nossa zona, o Original amadurece lindamente, mas no Kuban, setembro-outubro ainda é verão (especialmente este ano)!

Jane

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=717

De acordo com minhas observações:
- amadurecimento aproximadamente nos dias 10 e 15 de setembro;
- muitas vezes é polinizado ruim, mas as ervilhas são descartadas. Alguns grupos, ao que parece, acabam sendo coníferos. Bons aglomerados - por quilograma;
- nas partes sombreadas do arbusto, a baga não mancha e, ao sol, o cacho é bastante aceitável - a baga é amarela esverdeada com um rosa;
- Dá frutos bem nos enteados, mas a colheita do enteado nem sempre tem tempo para amadurecer, às vezes acontece com acidez. O que é interessante: nos enteados, ela é sempre perfeitamente polinizada e é obtida uma intensa cor rosa e até vermelha, como Zagrava;
- Precisa de operações ecológicas, seu crescimento é forte e, se for dado crescimento livre, ele ara imoderadamente;
- a resistência ao gelo é baixa;
- Não há companhia para sabor e cor, como se costuma dizer, mas, na minha opinião, a baga é um pouco líquida. Não há comentários a gosto - bastante harmonioso. Ao substituir, não há ácido suficiente;
- Os compradores realmente gostam da aparência e do sabor.
Em geral, o Original pode ser tolerado e, se você mexer, mais do que.

Oleg Marmuta

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=717

Olá Meu original cresce, as bagas são de cor rosa claro. Amadurece tarde. Durante 5 anos em crescimento, foi possível fazer uma colheita e experimentar apenas no ano passado, a carne é macia, doce.

Grygoryj

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=717&page=2

Este ano, finalmente, o Original me viu. O arbusto de três anos de idade, atormentado por dois anos, finalmente deu uma videira decente, que não tinha vergonha de deixar para dar à luz. Deixou alguns cachos, como ele é bonito!

Kamyshanin

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=717&page=6

A variedade original da uva se distingue pela alta produtividade, uma grande baga de formato incomum, resistência à geada e doenças e excelente sabor. Esta variedade ganhou legitimamente sua popularidade entre os nossos jardineiros.

Pin
Send
Share
Send