Uvas violeta cedo: como crescer com características varietais

Pin
Send
Share
Send

Violet das uvas cedo famoso desde os tempos soviéticos. É daí que eles ainda produzem o vinho Muscat Steppe Rose, muito popular. As bagas têm um aroma original que lembra o cheiro de rosas. Nas regiões de viticultura industrial, a variedade não apresenta dureza igual. Em grandes áreas, é cultivada como não coberta. A violeta cedo tem outras vantagens, mas também há desvantagens que precisam ser consideradas ao crescer.

História da Violet Early Vine

O berço deste híbrido Euro-Amur é a cidade de Novocherkassk, na região de Rostov. Obtido da polinização de variedades: Norte e Mascate de Hamburgo. O trabalho de seleção foi realizado por especialistas do Instituto de Pesquisa da Rússia, nomeado em homenagem ao agrobiólogo soviético Y. I. Potapenko. A muda foi distinguida entre outras em 1947. Um pedido de registro de Violet no início do Registro Estadual de Plantas foi apresentado em 1957. As uvas entraram no teste de variedade estadual e após 8 anos, em 1965, foram incluídas no registro de realizações de seleção. Regiões de admissão - Baixo Volga e norte do Cáucaso. É cultivada em outros territórios, mas em diferentes condições climáticas, o híbrido não mostra sua precocidade e produtividade.

Uvas Roxas precoces de tamanho médio, mas muito saborosas, suculentas e perfumadas

A videira precoce se apaixonou por muitos produtores por sua despretensão, resistência ao gelo, compactação e excelente sabor de frutas com aroma de noz-moscada. Quando pressionado, a proporção de suco é de 84% em peso da fruta! As uvas são boas como mesa, para consumo fresco e como matéria-prima para a produção de vinho.

A variedade é tão popular que são feitas lendas sobre sua origem e discussões são realizadas em fóruns. Você pode encontrar referências a Violet Voronezh cedo. A autoria é atribuída a M. Abuzov, criador de livros, atlas e manuais dedicados à viticultura. Há também o terceiro Violet cedo, popularmente chamado Levokumsky. Talvez a razão esteja na forma de folhas de videira dessa variedade. É muito diverso, e os viticultores, encontrando diferenças com base nisso, tentam provar que eles têm um verdadeiro "instituto" Violet cedo.

Vídeo: uma revisão das uvas Violet cedo (julho, Voronezh)

Descrição da nota

A primeira coisa que um jardineiro presta atenção ao escolher mudas é a qualidade e a quantidade de frutas que ele receberá. As bagas de uva precoces violetas geralmente amadurecem 134 dias após o florescimento. Se a primavera era cedo, o verão é quente, então as primeiras frutas podem ser degustadas após 120 dias. E vice-versa, na faixa do meio e em outras regiões com verões curtos e frios, essa uva pode não amadurecer. As bagas são cantadas no início de setembro e, para o vinho, elas costumam ficar penduradas nas vinhas por mais 2-3 semanas. Em áreas de agricultura de risco durante esse período, já existem geadas.

Os frutos são pequenos - 2-3 g cada, em áreas irrigadas - até 5-6 g. Uma grande vantagem da variedade é que ela permanece frutífera e sem irrigação, mas os arbustos se desenvolvem mal. A normalização de cluster é necessária. A casca das bagas é roxa escura, quase preta, coberta com um revestimento ceroso azulado.

Dentro das bagas quase pretas de Violet, há uma carne transparente, o suco é espremido incolor

Apesar de uma cor tão intensa por fora, a carne por dentro é transparente, o suco é incolor. O sabor é agradável, doce, com um aroma delicado de rosas. Cada baga tem 2-3 sementes. Os cachos crescem em média até 17 cm de comprimento, pesando até 200 G. Uma forma em forma de cilindro, afilando-se ao ápice, às vezes com uma asa (ramo lateral). A escova está solta; portanto, é conveniente escolher ou cortar as bagas, uma de cada vez, e deleitar-se diretamente no mato.

Um conjunto de cilíndrico roxo inicial, às vezes com uma asa

De acordo com as descrições dos viticultores, as folhas são cortadas ou levemente cortadas, completamente redondas, inteiras, espinhas ou lisas, com três ou cinco folhas. Toda essa diversidade pode se manifestar mesmo em um arbusto. Embora, de acordo com as informações do Registro Estadual, a folha deva ser profundamente dissecada com uma ligeira pubescência na superfície inferior.

Violet cedo define ativamente a colheita nos enteados. No entanto, os cachos são 2-3 vezes menores do que nos brotos principais que dão frutos. Como parte da normalização da colheita, recomenda-se que sejam removidos; caso contrário, o período de maturação será prolongado, os principais aglomerados crescerão e amadurecerão mais lentamente.

Vídeo: Violeta amadurece cedo, grupos em enteados

Vantagens e desvantagens do Violet cedo em comparação com outras variedades (tabela)

Os benefíciosDesvantagens
Resiste a geadas até -27 ⁰CExistem variedades com bagas maiores
Não doente com mofo e podridão cinzentaAfetados por oídio e câncer bacteriano
Amadurece cedoSuco incolor e com baixo teor de ácido requer mistura
As bagas são suculentas, saborosas, com um sabor único de moscatel.É necessário racionar a colheita
Demonstra altos rendimentos mesmo sem irrigação
Pode crescer em solos pesados ​​e declives de qualquer orientação

Características do cultivo de uvas Violeta cedo

As características do cuidado dependem principalmente das características da variedade: positiva, facilitada, negativa e adição de trabalho. Por exemplo, a baixa estrutura do solo simplifica o plantio. Não é necessário cavar poços grandes e preenchê-los com solo solto. E, pelo contrário, a instabilidade do oídio exige que você gaste mais tempo na vinha para fazer a pulverização preventiva. Mas conhecendo os pontos fracos, eles são fáceis de contornar e não perdem em rendimento.

As vinhas precoces violetas são finas e rastejantes, mas a colheita é rica em nelas, portanto é necessário estabelecer fortes treliças

Aterragem roxa cedo

Embora a variedade seja despretensiosa, cresça bem em solo argiloso, vale a pena prestar a devida atenção ao plantio. Afinal, uma escolha competente de um local e um poço de aterrissagem devidamente preparado já são metade do sucesso. Nas regiões sul, não é necessário escolher o lugar mais ensolarado para um híbrido inicial. Em uma grande vinha, onde várias variedades crescem, as melhores áreas são dadas para espécies tardias e de frutos grandes.

Se você comprou uma muda em um recipiente ou copo, pode plantá-la de maio a outubro e com um sistema de raízes abertas na primavera ou no outono. Prepare um assento em 2-3 semanas:

  1. Cavar um buraco com profundidade e diâmetro de 50 a 60 cm.
  2. No fundo, coloque uma camada de 10 cm de drenagem: tijolo quebrado, argila expandida ou pequenos pedaços de galhos grossos.
  3. Misture a terra retirada dos 30 cm ou relva com turfa, húmus e areia em proporções iguais.
  4. Adicione 0,5 l de cinza e 40-50 g de superfosfato a um poço de aterrissagem.
  5. Misture tudo bem e preencha o poço com esta mistura.

Poço de desembarque padrão para uvas: uma profundidade de duas pás de baioneta, a drenagem é colocada no fundo

Se você fizer um buraco no dia anterior, 1-2 dias antes do plantio, despeje-o para que a terra afunde e adicione mais misturas de solo. Um dia antes do plantio, as mudas em recipientes também são bem derramadas e, com o sistema radicular aberto, coloque as raízes em uma solução de zircão (40 gotas por 1 litro de água). No dia do plantio de acordo com o padrão de 1x1,5 m, faça furos correspondentes ao tamanho das raízes das mudas, plantas, água e cobertura morta. Se você planeja crescer, como uma forma de cobertura, sem um caule, as mudas precisam ser aprofundadas até o primeiro ramo do tronco. Apenas videiras flexíveis permanecerão na superfície, que durante o inverno pode ser dobrada e colocada no chão.

Vídeo: erros básicos para cultivadores iniciantes

Arbustos

No primeiro ano após o plantio, os brotos crescentes podem ser associados a altos riscos, mas na próxima temporada serão necessárias treliças confiáveis ​​e permanentes, por exemplo, de tubos de metal. A poda é recomendada na primavera, antes da abertura dos brotos. Como muitos viticultores observaram, as videiras não circuncidadas melhoram no inverno.

Padrão de formação precoce comum violeta - 4 mangas

Dois métodos de formação de Violeta Roxo são praticados:

  • Manga de 4 pontos inúteis com abrigo para o inverno.
  • Uma mão dupla com cultivo não cultivado. A altura da haste é de 1,2 m.

Carimbo de formação de uvas: em duas mangas (figura superior), em 4 mangas (figura inferior); brotos frutíferos ficam pendurados, e não amarrados, como numa forma sem obstáculos

Os arbustos violetas têm uma força média inicial de crescimento, mas o rendimento aumenta muito; portanto, não são deixados mais que 5-7 olhos em cada manga e 1-2 grupos em cada broto.

Rega e alimentação roxo cedo

Regue os arbustos por ano de plantio uma vez a cada 2-3 semanas, mas abundantemente (2-3 baldes por planta) e somente na ausência de chuva. Não é necessário preencher os buracos com mudas, a água deslocará o ar do solo, as raízes apodrecerão. Um vinhedo frutífero precisa de irrigação:

  • na primavera, no início da estação de crescimento, mas somente se não for esperado geada nos próximos dias;
  • antes da floração;
  • durante o período em que as bagas crescem para o tamanho de ervilhas.

Taxa de irrigação - 50-70 litros sob o arbusto. Quando as bagas atingem seu tamanho, uma semana antes do início da coloração, a rega é interrompida. Mas essas são regras gerais; na prática, você precisa se concentrar nas condições de suas plantas, no clima e até levar em conta a estrutura do solo.

Vídeo: dois métodos de rega de uvas (irrigação por gotejamento caseiro e uma vala)

Se os arbustos pararem de crescer antes do tempo, ou se houver uma seca, será necessário regar mais. Os solos argilosos passam mal a água através deles, mas nos arenosos, pelo contrário, a umidade não permanece; você precisa regar as uvas 1,5 vezes mais vezes. No entanto, a rega frequente leva à lixiviação de nutrientes, sinais de clorose - amarelecimento das folhas - podem aparecer nas videiras. Esse problema é facilmente resolvido pela aplicação de fertilizantes.

A causa da clorose é a falta de nutrientes; a doença geralmente se desenvolve em solos arenosos que facilmente deixam a água e o líquido se alimentarem

Nos primeiros três anos após o plantio, você não precisa fertilizar as uvas. Acredita-se que ele tenha comida suficiente introduzida no poço de aterrissagem. Mas se houver sinais de crescimento atrofiado, por exemplo, uma muda cresce mais lentamente do que outras, então pode ser alimentada por analogia com um arbusto adulto.
A parte principal dos fertilizantes é aplicada no outono na proporção de: 10-16 kg de húmus ou composto e 200-300 g de cinza de madeira por planta. Afaste-se da base do arbusto a 50 cm e faça uma ranhura anular de 25 cm de profundidade Espalhe uniformemente o húmus, pulverize com cinza, água e nivele a ranhura.

Imediatamente após a brotação, 2 semanas antes da floração e no verão, quando as bagas crescem no tamanho de ervilhas, forneça alimentação líquida a verbasco:

  1. Diluir a pasta com água 1: 3.
  2. Coloque em um local quente para que a solução comece a fermentar.
  3. Após uma semana, a fermentação pode ser usada como cobertura, diluída com água 1: 5.

Despeje 2 baldes de infusão sob um arbusto. Aplique apenas em solo úmido, ou seja, combine o molho superior com a água. Após 3-4 dias, limpe o chão sob os arbustos com cinzas (200-300 g sob o arbusto) e afrouxe.

Ao mesmo tempo com fertilizantes nitrogenados, não se deve adicionar cinzas. O álcali reage com o nitrogênio para formar amônia volátil. A maioria dos alimentos irá evaporar.

Vídeo: molho foliar de uvas com microelementos

Proteção contra doenças e pragas

Não espere por sinais de danos às uvas por doenças e pragas, execute a pulverização preventiva. Assim, a partir do oídio e de outras doenças fúngicas, basta fazer dois tratamentos (na primavera e no outono) com preparações contendo cobre, por exemplo, HOM (40 g por 10 l) ou líquido de Bordeaux a 1%. Umedeça bem todos os brotos e folhas, bem como o chão sob os arbustos. Folhas secas e amareladas, com manchas arrancam e queimam.

Vídeo: um esquema para processar uvas de doenças e pragas com medicamentos modernos (Ucrânia)

De pragas a florescer nas folhas e no outono, após a colheita, você pode usar inseticidas fortes com um amplo espectro de ação: Aktara, Karbofos, Aktelik, etc. Antes de os botões florescerem, a cada 3-4 anos, trate-os com a solução Nitrafen. Este medicamento combate doenças e pragas ao mesmo tempo.

Por que as uvas à prova de gelo se abrigam no sul

Embora este híbrido resista a fortes geadas e seja cultivado no sul, os viticultores são aconselhados, no entanto, a protegê-lo durante o inverno. Remova pelo menos as trepadeiras da treliça, coloque-as e cubra-as com terra solta. Uvas descobertas no inverno podem ser afetadas por chuvas de gelo. A precipitação cai a temperaturas abaixo de zero, as videiras são cobertas com uma espessa camada de gelo. Sob o seu peso, eles podem quebrar.

As consequências da chuva congelante - os brotos são completamente cobertos por uma espessa camada de gelo

Outro perigo: o gelo derrete, a água penetra sob as escamas dos rins e congela lá novamente. Parte dos rins está danificada. Você não pode quebrar o gelo, isso causará muito mais dano. Portanto, é melhor não correr riscos, cultivar uvas em uma forma de cobertura e protegê-la do clima de inverno.

Vídeo: protegendo uvas com tapetes de junco

Colheita e processamento

As uvas são colhidas roxas cedo, é claro, em tempo seco. Corte os pincéis com uma tesoura e coloque-os em caixas rasas, cujo fundo é coberto com papel. Durante a coleta, tente não tocar nas bagas para não danificar o revestimento de cera em sua superfície.

Corte o cacho com uma tesoura, segure-o não pelas bagas, mas pelo galho

A violeta precoce é uma uva universal adequada para todos os tipos de colheita e consumo fresco. Bagas pequenas, podem ser secas e congeladas podem ser usadas em vez de gelo e como decoração: coloque em copos para esfriar vinho, conhaque, champanhe, coquetéis. Mas a maior parte da colheita vai para fazer sucos e vinhos. As bagas desta uva são doces e perfumadas, mas o suco carece de cor e acidez. Portanto, os produtores de vinho estão envolvidos na mistura: para a fabricação de uma bebida são tomadas uvas de 2-3 graus. Spin-ups também não são jogados fora, mash perfumado é preparado a partir deles e destilado em grappa e conhaque.

O vinho tinto rosa das estepes de Moscatel é produzido desde 1965 e é produzido a partir de uvas roxas cultivadas pela VNIIViV im. Potapenko

Opinião sobre uvas roxas cedo

Era uma vez, plantou essa variedade. Por outro verão, ele descobriu oídio (oídio) e removeu a variedade. Mas quando, este ano, em uma degustação em Voronezh, ele provou vinho, ele imediatamente pegou mudas dessa variedade. Agora eles estão torcendo. O vinho é incomum e noz-moscada forte, saborosa e não convencional. Aconselho você a começar, mas mantenha o pulverizador pronto ...

Akovantsev Mikhail

//www.vinograd777.ru/forum/showthread.php?t=124

Violeta de boa qualidade cedo. As bagas são muito saborosas, podem ser consumidas frescas e o vinho pode ser feito, o vinho é excelente, principalmente a sobremesa.

yurr

//kievgarden.org.ua/viewtopic.php?f=55&t=270&start=20

Bem, é claro, é uma variedade muito saborosa, de direção universal, e saborosa sempre fica doente. O bebê o ama e o come, e, tanto quanto os pássaros o amam, eles não escolhem todas as variedades. Eu fiz o vinho secar; este ano pretendo comer toda a minha noz-moscada com limão.

saratov

//www.vinograd777.ru/forum/showthread.php?t=124

No ano passado, processei a vinha inteira duas vezes, com esses tratamentos, Violet cedo não machucou nada. No ano anterior, pulverizei 1 vez e também não fiquei doente

Viticultura de Rostov

//www.you tube.com/watch?v=NFCcgUvWXC0

Ele decolou Violet cedo, 11 kg de arbustos jovens. 9 de um arbusto e 2 de outro. O suco dele é simplesmente lindo!

Vadim de Rostov

//lozavrn.ru/index.php/topic,1188.75.html

Uvas O roxo precoce demonstra sua produtividade e maturidade precoce apenas nas regiões sul. Aqui é cultivada com sucesso, mesmo em solos pesados ​​e declives de qualquer orientação. É preferida uma forma de cobertura não derivada, para que seja possível plantar as videiras para o inverno e proteger contra a formação de gelo nos rins.Além disso, esse híbrido precisa de pulverização preventiva contra doenças e pragas. Todo o trabalho compensa com uma colheita de frutas deliciosas e perfumadas que entram na preparação do lendário vinho de noz-moscada.

Pin
Send
Share
Send