Mudas de manjericão: crescer e plantar corretamente

Pin
Send
Share
Send

O manjericão é um tempero útil que confere aos pratos um sabor picante e um aroma agradável. Com o início da temporada de verão, quero colher cedo esse tempero valioso e saboroso. Com a semeadura direta no solo, a colheita terá que esperar muito tempo, pois o manjericão é termofílico, exigindo o valor nutricional do solo e as regras da tecnologia agrícola. Mas se você cultivar através de mudas, não será difícil obter uma colheita precoce de hortaliças.

Semeando mudas de manjericão

O método de plantio de manjericão para mudas é uma oportunidade de obter verduras precoces e coletar material de sementes de alta qualidade para plantar na próxima temporada. Mudas saudáveis ​​e fortes são a chave para um bom resultado; portanto, ao cultivá-lo, é preciso prestar atenção no momento do plantio, bem como nas condições de seu cultivo.

Etapa 1: determinar o momento da aterrissagem

Ao determinar o momento da semeadura, você precisa se concentrar no momento possível do plantio de mudas em campo aberto ou em estufa. Em uma zona de clima temperado, é aproximadamente a primeira década de junho. Em regiões com clima mais quente, as mudas podem ser plantadas em meados de maio. A essa altura, a possibilidade de geadas de retorno já passou, o clima quente estável será estabelecido, o solo aquecerá suficientemente (até + 10-15 graus) e os desastres climáticos não ameaçarão as plantações de manjericão.

Informações úteis! Nas regiões sul, o manjericão costuma ser plantado com sementes diretamente no solo, mas nas regiões norte é possível obter uma colheita completa apenas através do cultivo de mudas.

Para determinar com precisão o momento da semeadura, use o seguinte esquema:

  1. Para o ponto de referência, levamos a data estimada do transplante de mudas para um local permanente. Digamos que na sua região, a data possível seja 1º de junho.
  2. Demora 60 dias a partir dessa data - a idade necessária para a muda antes do plantio. Recebemos no dia 2 de abril.
  3. Subtraia mais 2 semanas. Este é o tempo máximo necessário para as sementes germinarem. A data de recebimento é 19 de março.
  4. Se as mudas serão cultivadas com a colheita, ou seja, com o transplante da capacidade total para as individuais, é necessário subtrair mais 4-5 dias (o tempo de adaptação das mudas após a colheita). Temos a data de semear - 14 de março.

Ao determinar o momento da semeadura, você deve levar em consideração a variedade selecionada. O manjericão do amadurecimento médio-tardio e tardio se desenvolve mais lentamente, então suas sementes são plantadas alguns dias antes. O período de semeadura das variedades precoces e intermediárias deve ser mudado na direção oposta. Essas plantas crescem mais rapidamente e podem superar em um tempo especificado. Isso é extremamente indesejável, porque as mudas crescidas criarão raízes por um longo tempo.

Preste atenção! Se o cultivo de manjericão for planejado em casa de vegetação, o tempo de semeadura das mudas será alterado em duas semanas, ou seja, no início de março.

Etapa 2: preparar os recipientes

Qualquer capacidade é adequada para plantar sementes de manjericão. Ao escolher, você deve decidir com antecedência se cultivará mudas com uma paleta de mudas ou sem ela. Se você estiver planejando um procedimento de mergulho, em seguida, para a semeadura inicial, poderá escolher caixas nas quais as mudas se sentirão à vontade, serão fáceis de cuidar, poderão ser movidas rapidamente para um novo local ou posicionar o outro lado na luz.

Ao escolher tanques de desembarque, lembre-se de que sua altura deve ser de pelo menos 8 cm

Quando cultivadas sem colheita, os recipientes individuais são os preferidos. Nesse caso, a semeadura de sementes pode ser feita:

  • pastilhas, cassetes e panelas de turfa;
  • favos de papel em papel;
  • cartuchos e bandejas de PVC e poliestireno;
  • recipientes de materiais improvisados, etc.

Galeria de fotos: recipientes individuais para plantio de mudas

Etapa 3: selecione e prepare o terreno

Para cultivar mudas saudáveis ​​e completas, considere cuidadosamente a seleção do solo. Deve ser leve, nutritivo, ter boa respirabilidade. Não encha recipientes com argila. Esse solo é pouco respirável, rapidamente se torna denso e começa a espremer raízes tenras. Sob tais condições, as mudas podem ficar doentes, ficar fracas, pouco desenvolvidas.

Aqui estão algumas opções para uma mistura de solo adequada para o cultivo de mudas de manjericão:

  1. Húmus, turfa, areia na proporção de 2: 4: 1.
  2. Terra de jardim, turfa, húmus em partes iguais.

Você não deve usar solo muito fértil: é inútil para a germinação de sementes e também pode doer - retardar o surgimento de mudas e seu crescimento, provocar doenças

Recomenda-se vaporizar a mistura de solo preparada. O tratamento térmico destruirá sementes de ervas daninhas e bactérias patogênicas encontradas no húmus e no solo do jardim.

Preste atenção! Podem ser utilizadas misturas de nutrientes vendidos em lojas especializadas. Para sua desinfecção, é utilizada uma solução saturada de permanganato de potássio ou Fitosporina.

Uma mistura mista e desinfetada do solo, se necessário, é derramada com uma composição nutritiva. Para isso, são adicionados à água depositada uréia, superfosfato e sulfato de potássio (0,5 colheres de chá cada). Após a dissolução do fertilizante, umedeça o substrato preparado. Essa irrigação tornará o solo mais nutritivo, fornecerá às mudas emergidas todos os elementos necessários.

Etapa 4: processamos material de plantio

As sementes de manjericão serão ativas apenas na presença de calor e luz solar, porque seu habitat natural é o clima quente da Índia. Portanto, antes do pouso, recomenda-se aquecê-los a uma temperatura de +40 graus. Isso pode ser feito em uma janela ensolarada ou em radiadores. Após o aquecimento, é recomendável mergulhar as sementes por 24 horas em água morna (aproximadamente +40 graus) e depois secá-las um pouco.

Conselhos úteis! Para imersão, você pode usar soluções de estimulantes de crescimento Zircon, Albit, etc.

Esteja preparado para embeber as sementes de manjericão

Importante! Sementes de alta qualidade, aquecidas e saturadas de umidade, brotam aproximadamente no 7-10º dia após a semeadura.

Etapa 5: plantando corretamente

Semear manjericão é absolutamente simples. Este procedimento inclui as seguintes etapas:

  1. Uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos é colocada no fundo da embalagem de desembarque. Sua espessura deve ser de 2-3 cm.
  2. O contêiner de pouso é preenchido com substrato preparado, de modo que pelo menos 1 cm permaneça nas bordas do contêiner de desembarque.

    Ao encher o tanque, considere que o solo úmido assenta um pouco

  3. O solo é ligeiramente compactado e umedecido.

    Recomenda-se regar o solo antes de plantar sementes

  4. Sementes aquecidas, umedecidas e levemente secas são dispostas uniformemente na superfície do solo.

    Para que as mudas não lutem por um lugar ao sol, é melhor espalhá-las imediatamente a uma distância de 2-3 cm uma da outra

  5. Eles são aspergidos por cima com uma mistura de solo de cerca de 0,5 cm. Ao plantar várias variedades, são definidos rótulos com nomes para que eles possam navegar nas variedades de que gostam.

    Encha os cassetes com o solo restante para que as sementes de manjericão estejam a uma profundidade de 0,5-1 cm

  6. Pulverize suavemente o solo (de preferência a partir de um frasco de spray) para que as sementes não sejam lavadas na superfície. Não use rega com um jato forte de água. É preocupante o fato de que as sementes e a água podem ser profundas. Por esse motivo, elas brotam por um longo tempo ou nem brotam.

    A melhor maneira de umedecer a terra - pulverizando com uma pistola

  7. Os recipientes são cobertos com filme ou vidro e colocados em um local bem iluminado e quente.

    Assim que a aterrissagem é feita, o recipiente é coberto com vidro ou uma película de polietileno para criar um efeito estufa

Vídeo: mudas de manjericão em um caracol

Cuidados com Mudas

A temperatura ideal para guardar caixas com sementes plantadas é de 20 a 25 graus. Após a emergência, o material de cobertura é removido e os recipientes são colocados em uma sala com uma temperatura de + 16-20 graus. Sob tais condições, as mudas não se esticarão.

Depois de remover o filme, o manjericão precisa de cuidados regulares e oportunos.

É necessário fornecer brotos com uma quantidade suficiente de luz. A falta de iluminação enfraquece e estica as plantações. Portanto, coloque recipientes com mudas em locais bem iluminados, protegidos da luz solar.

Preste atenção! A luz solar direta em folhas jovens pode causar queimaduras.

Rega

O solo superficial do tanque de pouso não deve secar. Sem umidade, as pequenas plantas começam a murchar, interrompem o crescimento. A inundação do solo também prejudica as sementes para incubação. Pode causar a morte de raízes, a sua deterioração, o desenvolvimento de uma doença como uma perna preta.

Importante! Se durante a inspeção de mudas você notou que uma constrição escura apareceu na parte inferior do caule e o colo da raiz escureceu - esses são sinais de uma doença na perna preta. É urgente tratar as mudas com uma solução de sulfato de cobre: ​​1 colher de chá de vitríolo em 2 litros de água morna.

Mudas de manjericão adoram quando é regada com água morna e bem conservada (pelo menos +22 graus). Molhar diretamente da torneira pode levar à morte de raízes. Molhando as mudas com cuidado, você precisa tentar umedecer a terra e não regar as folhas. A umidade nas partes verdes da planta pode levar à disseminação de doenças fúngicas.

As mudas de manjericão devem ser regadas com cuidado, certificando-se de que não caiam

Informações úteis! Existe um equívoco de que antes de transportar as mudas para o local de plantio, elas devem ser bem regadas. Isso não é verdade, porque as hastes e folhas suculentas são mais frágeis, mais propensas a quebrar do que ligeiramente flácidas.

Colhendo mudas

A decapagem de mudas é um processo opcional. Se as sementes foram semeadas em recipientes individuais ou a semeadura foi realizada em uma bandeja suficientemente grande e as mudas não são espessadas, é bem possível fazer isso sem a colheita. Basta afinar as mudas e adicionar solo ao recipiente, a fim de fortalecer os caules das plantas.

Se necessário, a colheita é realizada na fase de duas dessas folhas. A composição da mistura do solo pode ser a mesma da semeadura de manjericão. A escolha é realizada da seguinte maneira:

  1. Recipientes individuais são preenchidos com solo nutriente, compacto levemente.
  2. Um pequeno recuo é feito no centro.
  3. As mudas são regadas para que possam ser facilmente removidas do substrato e as mudas são facilmente separadas umas das outras.

    As mudas de manjericão estão prontas para mergulhar na fase de 2-3 folhas reais

  4. Cada muda é abaixada em um buraco preparado. A profundidade do plantio deve ser a mesma das mudas.

    As mudas de manjericão não formam raízes subordinadas no caule, por isso é melhor mergulhar sem aprofundar

  5. Brotos polvilhados com terra.

    Cada muda de manjericão mergulha em um recipiente separado

  6. Molhar com cuidado, evitando que as mudas caiam.

    Imediatamente após a colheita, as plantas são cuidadosamente regadas

7 a 10 dias após a colheita, as mudas podem ser alimentadas com uréia (1 colher de chá) e superfosfato (0,5 colher de chá) dissolvidos em água (1 litro). Periodicamente, é recomendado polinizar a terra em recipientes com cinzas de madeira. Além de fornecer nutrição adicional às mudas, será também uma excelente prevenção de doenças fúngicas.

Vídeo: como mergulhar mudas de manjericão

Endurecimento de mudas de manjericão

Ao cultivar mudas de manjericão, eles tentam criar condições confortáveis ​​para isso. Com uma mudança acentuada no ambiente criado artificialmente - por exemplo, quando transplantado para o campo aberto - a planta passa por estresse, pode se recuperar por um longo tempo, ficar doente. Recomenda-se acostumar gradualmente, preparar mudas para um novo modo de existência. Para isso, é temperado. O endurecimento começa cerca de 2 semanas antes de plantar a planta em um local permanente. É retirado para o ar fresco ou em estufa de filme. A principal condição: a temperatura das mudas durante o endurecimento deve ser de pelo menos +5 graus.

Importante! O modo ideal de endurecimento é criar uma temperatura diurna na faixa de + 15-17 graus, noite - + 12-15. Durante o endurecimento, a rega das mudas é limitada.

Primeiro, as plantas são levadas para o ar fresco por não mais do que 2-3 horas, quando a temperatura do ar aumenta para o nível necessário para o manjericão

Transplante de mudas em campo aberto

As mudas de manjericão estarão prontas para o plantio em campo aberto aos 50-60 dias de idade. A essa altura, ela deve ter pelo menos 5 folhas verdadeiras, estar saudável e forte. Ao determinar o momento do transplante, você deve se orientar pelas condições climáticas: o perigo de geadas noturnas deve passar e o solo aquecer a uma temperatura de pelo menos 10 graus. Para aterrissar, escolha um local ensolarado, protegido do vento norte, o local é completamente relaxado e bem temperado com matéria orgânica (1 balde de estrume apodrecido por metro quadrado). O transplante é realizado da seguinte forma:

  1. As mudas são transferidas para o local preparado para o plantio.
  2. Se cultivadas em um recipiente de madeira e plástico, as mudas são cuidadosamente removidas, tomando cuidado para não danificar o pedaço de terra, dominado pelo sistema radicular. Vasos e pastilhas de turfa são plantados com a planta.

    As mudas de manjericão são fáceis de extrair da cassete quando as raízes dominam totalmente a terra

  3. Um poço de pelo menos 8 cm de profundidade é preparado para cada planta.
  4. Os poços são colocados a uma distância um do outro, de modo que cada arbusto tenha uma área de alimentação suficiente. Este indicador depende da altura da variedade. O padrão de plantio de plantas de baixo crescimento pode ser de 20x20 cm, enquanto as de alto crescimento não podem ser inferiores a 40x20 cm.
  5. Cada poço é abundantemente regado com cerca de 1 litro de água.
  6. Uma planta em uma panela de turfa ou com um pedaço de terra é colocada no buraco para que as folhas jovens e o broto central permaneçam acima da superfície da terra.

    Um arbusto de manjericão deve ser plantado para que seu principal broto e folhas estejam localizados acima do solo

  7. O buraco é coberto com terra e mais uma vez derramado com água morna.

Preste atenção! Se o transplante for realizado em conformidade com essas regras, em apenas alguns dias as mudas de manjericão entrarão em vigor e o mato começará a crescer ativamente.

Vídeo: transplantar mudas de manjericão no jardim

Características do plantio de mudas de manjericão em estufa

Em solo protegido, condições confortáveis ​​para o plantio de manjericão ocorrem algumas semanas antes do que ao ar livre. As regras para o transplante de manjericão em uma estufa não diferem do plantio em campo aberto. A principal característica é que, em solos desprotegidos, as plantas são plantadas com mais freqüência com uma linha ou um canteiro separado. Em estufas e estufas, o manjericão é usado como uma planta compactadora entre tomate, berinjela e pimentão. Para um melhor crescimento e maturação, recomenda-se beliscar a parte superior das mudas. Sujeita a boa nutrição do solo, rega regular e abundante, a colheita será precoce e de alta qualidade.

Nas condições da região de Moscou, regiões noroeste e norte, é o cultivo em estufa que proporcionará uma colheita precoce e abundante de vegetação

Compatibilidade do manjericão com outras plantas

O manjericão pertence às plantas associadas, ou seja, às ervas apimentadas que secretam substâncias específicas que têm um efeito benéfico em outras culturas: melhorando seu crescimento, desinfetando o ar, repelindo pragas. Portanto, os arbustos de manjericão são frequentemente usados ​​em plantações em conjunto. Basil une-se bem às seguintes plantas:

  • Tomates

    O manjericão melhora o sabor dos tomates e também repele muitas pragas dos tomates, incluindo vermes com chifres de tomate

  • feijão. O manjericão protege as plantações de feijão dos danos causados ​​pelos grãos de feijão;
  • pimenta e berinjela;

    Jardineiros experientes afirmam que, ao plantar manjericão + pimenta, as plantas se ajudam

  • árvores de fruto. Os fitoncídios secretados pela planta limitam a disseminação de pragas e doenças;
  • nos corredores de repolho, cenoura e outros vegetais;
  • salada, salsa e outras ervas aromáticas;

    As ervas picantes podem ser projetadas como um objeto de paisagem separado - um jardim de especiarias, que se tornará uma decoração perfumada do local

  • em quase todas as cores.

    Ao plantar um manjericão em um jardim de flores, é necessário levar em consideração a altura e o tamanho das plantas plantadas em conjunto

As únicas plantas cuja vizinhança não é recomendada para o manjericão são a raiz e os pepinos que não gostam de plantios combinados com ervas aromáticas. O próprio manjericão cresce bem depois daquelas culturas em que um grande número de produtos orgânicos foi introduzido: legumes, pepinos, tomates, batatas, abobrinha, cebola, repolho e cenoura, além de sideratos. Dadas as regras de rotação de culturas, você não pode plantar manjericão em um local por vários anos seguidos. Você pode devolver a cultura ao seu local original antes de 4-5 anos.

Dado o grande número de vantagens do manjericão, seus benefícios, inclusive para as hortas, você deve ter essa planta constantemente em canteiros e estufas. Resta apenas escolher sua variedade favorita - e você pode começar a plantá-la.

Pin
Send
Share
Send