A planta evergreen é o ficus de Lirata. Muito bem em forma no ambiente doméstico, bem como enfatizar a elegância do escritório.
Ficus irá proteger o proprietário de energia negativa, trazer prosperidade para a casa.
Ficus "Lyrid" da família da amoreira, em que existem aproximadamente 900 espécies.
A diferença entre eles está na variedade da folhagem e no tamanho da planta.
Descrição geral
O gênero "Lirata" das florestas tropicais da África. Na natureza alcança na altura de 13 m. Em casa, cortando a coroa, uma forma compacta de árvore é alcançada. Reduzir o crescimento também pode ser devido à colocação do ficus em um pote pequeno. Em média, cresce em uma altura de 2,5-3 m.
O nome ficus "Lirata" foi recebido por causa da semelhança da folha com a silhueta da lira. Tem folhas largas com veias pronunciadas e bordas onduladas. Laços de cor verde claro destacam-se contra o fundo escuro da folha.
A base da folha é mais estreita, o vértice é arredondado. A folha cresce 35-50 cm de comprimento e 22-25 cm de largura. A superfície da folha é brilhante, exigindo cuidados constantes.
Folhagem é necessário pulverizar uma vez a cada 2-3 dias ou limpe com um pano úmido. O tronco do "Lirata" ficus é reto, áspero, de cor marrom com uma coloração cinza. Do tronco partem raízes ar rarefeitas, eventualmente crescem no solo.
Atendimento domiciliar
Ficus "Lirata" precisa do cuidado certo. As condições de detenção devem aproximar-se das condições naturais. Qualquer alteração nas condições do conteúdo é preocupante com a queda da folhagem.
Cuidados pós-tratamento
Antes de comprar a estatueta "Lirata" você precisa decidir onde ela será localizada. Ele não gosta de se mexer.
Isso pode desencadear a queda da folhagem. Como um lugar permanente adequado sala solar, que é constantemente ventilada. A luz solar direta não deve cair na folhagem. É melhor colocar o pote à distância 1-1,5 m da janela.
É necessário transplantar o broto para um novo solo, já que o solo da loja não é adequado para o crescimento permanente. Transferência para um novo pote deve ser cuidadosamente, sem destruir o torrão de terra e sem rasgar o sistema radicular. Faça isso até 5 dias após a licitação com sucesso. Após o transplante, deve-se dar atenção especial ao umedecimento do solo e do ar.
Rega
Como a "Lirata" vem das florestas tropicais, a rega deve ser abundante. Despeje a água até que apareça no palete, excesso remova após 20 minutos. Umedeça o solo quando a camada superior secar.
Humidade do ar ideal para o ficus em forma de lírio - 70%. Para manter a umidade do ar, pulverize as folhas regularmente. No inverno, limpe-os com uma esponja úmida. Você também pode colocar um recipiente com água ao lado da árvore.
Floração
Ficus de flor raramente. As flores são simples. São inflorescências globulares ocas - sycium, no interior das quais estão as flores masculinas, femininas e gálicas. A polinização é realizada por vespas selvagens.
Na inflorescência, eles atravessam o buraco em seu ápice. Em casa, mesmo com flores ocasionais, não há polinização.
Formação de coroa
Para dar à árvore uma aparência decorativa, é necessário podar a coroa.
Isso é feito com uma faca afiada ou uma tesoura. Uma parte do ramo é removida junto com as folhas. O suco aparecerá no local de corte, deve ser lavado. Corte com cinzas de madeira.
Fazendo a poda da coroa, a planta rejuvenesce e cura. No lugar de brotos secos ou enfraquecidos, novos e mais fortes crescerão. Ao remover brotos apicais, desenvolvem-se brotações laterais.
Recorte do ficus nos meses de inverno, o efeito esperado não funcionará.
Após o corte, os fertilizantes são introduzidos no solo.
Solo e solo
Para a preparação de uma mistura de terra para uma planta jovem, grama e folha terra, turfa e areia são tomadas em quantidades iguais. Para adultos, a quantidade de grama e húmus é aumentada, adicionando mais duas partes. Para desinfetar o solo, uma parte da cinza de madeira pode ser adicionada.
Plantio e Transplante
Transplante o ficus "Lirata" que você precisa a cada primavera. Rebento adulto é transplantado a cada dois anos. O pote é selecionado um pouco mais do que o anterior. O fundo deve ser colocado com drenagem. Para isso, você pode usar claydite ou carvão.
Depois de transplantar o ficus no novo solo, os fertilizantes são necessariamente introduzidos. Na primavera e os meses de verão fertilizam o solo uma vez a cada 14 dias.No outono suficiente uma vez por mês. Nos meses de inverno, vale a pena observar a fertilização do solo.
Reprodução
Para reprodução, estacas podem ser usadas. Para isso, um ramo lignificado é cortado, 13-15 centímetros, com um par de folhas.Coloque o corte sob água corrente. Em seguida, o galho colocar em um recipiente de água até as raízes.
Você pode usar areia molhada para germinação. Após o aparecimento das raízes, o caule é plantado em um vaso permanente. Certifique-se de cobrir com um frasco de vidro. Periodicamente, uma planta jovem deve ser regada e temperada. Após a aparição 2-3 as folhas do banco são removidas.
Outra forma de reprodução é por camadas. No tronco, uma incisão é feita cerca de 5 cm abaixo da folha. Insere um fósforo, umedecido em solução hormonal. Top com musgo úmido e embrulhe com filme. Em 2-3 meses as raízes irão germinar. Depois disso, o pecíolo é cortado abaixo da formação das raízes e plantado no solo.
Temperatura
Temperatura ideal no verão - 22-28 graus. No inverno no quarto deve ser 16-22 graus. Se a temperatura cair, é possível deixar cair a folhagem.
Fotos
Na foto, o ficus de Lirata:
Benefício e dano
Ao entrar em contato com a fábrica, use luvas de proteção. O suco de ficus pode causar uma reação alérgica.
Mas ainda assim esta planta parecida a uma árvore é mais útil que dano.
Muitos remédios e pomadas são feitos com base em suco de ficus em forma de lírio. Eles são usados para tratar doenças de mulheres. Tratar também hemorróidas, radiculite, osteocondrose, artrite.
Nome científico
Ficus "Lirata" tem um nome científico - Ficus lyrata. É cada vez mais encontrado em residências, tornando-se um adorno de escritórios.
Doenças e pragas
Muitas vezes o ficus deixa folhas. A causa pode ser estresse depois de comprar ou transferir para um novo pote.
Quando a rega excessiva ocorre amarelecimento, murchando e caindo folhagem. Quando há falta de luz solar, as folhas ficam pálidas.
Também diminui o crescimento da plantaos galhos estão esticados.
Manchas castanhas nas folhas podem causar queimaduras solares. Entre as pragas, na maioria das vezes há cochonilha, sarna e ácaro.
Para se livrar das pragas, você precisa usar uma solução de sabão com a adição de álcool medicinal. Com danos abundantes, são utilizados produtos químicos.
Ficus Lyrate com cuidado adequado será uma decoração maravilhosa de uma casa ou escritório.E também trazer prosperidade e prosperidade aos seus mestres.