O tomate é uma das culturas de jardim mais populares cultivadas em quase todas as parcelas domésticas em qualquer região. Variedades de criadores e variedades produzem muito - desde tomates vermelhos tradicionais de uma forma clássica até as tonalidades e configurações mais incomuns. Recentemente, o tomate rosa foi especialmente cultivado rapidamente. Um dos representantes dignos desse grupo de variedades é o híbrido Pink Bush F1.
Descrição e características do tomate Pink Bush F1
Tomate Rosa Bush F1 - a conquista dos criadores da famosa empresa francesa Sakata Vegetables Europe. O híbrido é conhecido pelos jardineiros russos desde 2003; no entanto, ele entrou no Registro Estadual apenas em 2014. É recomendado para cultivo no norte do Cáucaso, mas a experiência dos jardineiros, rapidamente apreciou a novidade, indica que você pode obter uma colheita muito boa em regiões temperadas (a parte européia da Rússia) e até nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. sujeita a plantio em estufa. Embora o sabor de um tomate seja totalmente manifestado, somente quando as plantas durante o período de vegetação ativa recebem calor e luz solar suficientes. O clima da Ucrânia, Crimeia, Mar Negro é adequado para um híbrido.
Pink Bush F1 pertence ao grupo de variedades de tomates cor de rosa, muito populares recentemente entre os jardineiros. Acredita-se que esses tomates, devido ao seu alto teor de açúcar, tenham um sabor especial: ricos, mas ao mesmo tempo macios e macios. Eles também são adequados para nutrição dietética e para consumo na presença de alergia a frutas vermelhas. Além disso, eles não são inferiores aos tomates "clássicos" no teor de licopeno, caroteno, vitaminas e ácidos orgânicos e os ultrapassam no teor de selênio. Esse microelemento tem um efeito positivo na imunidade, melhora a atividade mental e ajuda a lidar com a depressão e o estresse.
O híbrido pertence à categoria de maturação precoce. Os primeiros frutos são removidos do mato 90-100 dias após o surgimento das mudas. A frutificação é prolongada, mas ao mesmo tempo o mato une a colheita - os tomates de uma escova amadurecem quase simultaneamente.
A planta é autopolinizada, determinante. O último significa que a altura do arbusto de tomate é artificialmente limitada após atingir uma certa marca. Em vez de um ponto de crescimento no topo do mato, há uma escova de frutas. Embora quando cultivadas em casa de vegetação possam atingir uma altura de 1,2 a 1,5 m, quando plantadas em campo aberto, a altura do arbusto não excede 0,5 a 0,75 m. O caule é bastante forte, é capaz de suportar o peso da colheita (esses tomates são chamados caule ) Consequentemente, as próprias plantas não precisam de uma liga. Mas se o solo no leito não for coberto com palha, é melhor amarrar as escovas de frutas para evitar a contaminação. Outra vantagem dos tomates determinantes é que não há necessidade de remover enteados e formar uma planta.
Mas pequenas dimensões não afetam a produtividade. As plantas estão literalmente repletas de frutas. As folhas não são grandes, ainda realçam o efeito decorativo. Ao mesmo tempo, há vegetação suficiente para proteger os frutos das queimaduras solares. Em média, cerca de 10 a 12 kg de tomate são removidos de 1 m², 1,5 a 2 kg cada do mato.
Os frutos do híbrido Pink Bush F1 são muito atraentes na aparência - alinhados, simétricos, arredondados ou levemente achatados. A experiência dos jardineiros indica que os mais achatados são os frutos que amadurecem primeiro. A pele é linda rosa framboesa, suave ao toque, com um toque de brilho. É pintada uniformemente; não há nem uma mancha verde pálida no caule, típica de tantas variedades e híbridos. Costelas são fracamente expressas. O peso médio de um tomate é 110-150 G. Algumas amostras raras atingem uma massa de 180-200 G. Em frutas, 4-6 pequenas câmaras de sementes. Uma porcentagem extremamente alta no rendimento de frutos de apresentação comercial é de 95%. Racham-se extremamente raramente.
A carne também é rosa, granulada no intervalo. É suculento e carnudo, mas denso (teor de matéria seca de 6-6,4%). Esse recurso, associado a uma pele fina, mas bastante forte, leva a um armazenamento e transportabilidade muito bons dos tomates F1 Pink Bush. Mesmo tomates completamente maduros podem ser armazenados por 12 a 15 dias, sem perder a apresentabilidade e manter a densidade da polpa. Se você as fotografar ainda verdes, a "vida útil" aumenta para 2-2,5 meses.
O sabor é reconhecido como "excelente" pelo Registro Estadual. Provadores profissionais deram a ele uma classificação de 4,7 pontos em cinco possíveis. Isto é devido ao alto teor de açúcar (3,4-3,5%). É melhor consumir frutas frescas. No mesmo documento, o híbrido é classificado como salada. Isso não significa que eles não sejam adequados para cozinhar em casa, mas os jardineiros para decapagem e decapagem os usam relativamente raramente - durante o tratamento térmico, o sabor característico se torna menos pronunciado. A única coisa que definitivamente não pode ser feita é espremer o suco (devido à polpa densa). Mas esse recurso permite secar tomates Pink Bush F1 e fazer pasta de tomate a partir deles, no entanto, uma cor pálida um pouco incomum.
O híbrido possui imunidade inata contra doenças perigosas à cultura. Por verticilose, murcha de Fusarium e cladosporiose, ele não sofre em princípio. Não tenho medo desses tomates e nemátodos. É extremamente raro que sejam afetados por doenças do mosaico, podridão vertebral e alternariose. Pink Bush F1 tolera calor prolongado. Os brotos e os ovários de frutas não se desfazem com fortes flutuações de umidade.
O híbrido tem alguns inconvenientes, mas eles ainda têm:
- Híbrido de tomate significa a incapacidade de coletar sementes para plantar na próxima temporada por conta própria. Eles devem ser comprados anualmente. E o custo deles é bastante alto. Devido à popularidade do híbrido, sementes falsas são frequentemente encontradas à venda.
- Teremos que prestar atenção especial às mudas. Ela é muito exigente nas condições de cultivo e cuidado. Muitos jardineiros perdem uma parcela significativa da colheita já nesta fase.
- As qualidades de sabor variam muito, dependendo da localização do cultivo, tipo de solo e clima durante o verão. Se o Pink Bush F1 pousou em condições não muito adequadas, o sabor se torna fresco e "áspero".
Vídeo: uma descrição das variedades populares de tomate rosa
O que considerar ao plantar uma colheita
Tomates Pink Bush F1 na maioria dos casos são cultivados em mudas. É nesta fase que as plantas requerem mais atenção do jardineiro. O fabricante da embalagem com sementes indica que é aconselhável plantar mudas em um local permanente quando atingirem a idade de 35 a 45 dias. Ao escolher uma data específica, considere o clima na região. Se for moderado, é recomendável transferir mudas de tomate para a estufa no início de maio, em campo aberto - no final da primavera ou no início de junho.
Não importa se você usa solo comprado ou auto-preparado para mudas. Ao cultivar o híbrido Pink Bush F1, adicione cinza de madeira peneirada, giz triturado e carvão ativado (pelo menos uma colher de sopa por litro) para evitar doenças fúngicas.
As sementes de tomate Pink Bush F1 não precisam de preparação preliminar. O fabricante já cuidou de tudo com antecedência, portanto, ao desembarcar, não precisa ser ensopado, desinfetado, tratado com bioestimulantes e assim por diante. Basta inspecioná-los, descartando os obviamente danificados. Somente o substrato precisará ser desinfetado.
Ao se preparar para cultivar mudas híbridas, lembre-se de que a umidade, a temperatura e a iluminação são extremamente importantes para isso:
- As sementes são dispostas com pinças em solo moderadamente úmido em recipientes. Cubra com uma camada de turfa com cerca de 1 cm de espessura e polvilhe com água de um frasco de spray.
- Certifique-se de manter um intervalo entre as sementes de pelo menos 3-4 cm. Se colocado de perto, isso provoca crescimento para cima. E o caule do híbrido Pink Bush F1 deve ser poderoso e baixo, caso contrário, a planta simplesmente não pode suportar a massa de frutas. O mesmo se aplica às mudas já estourando. Não coloque os copos com muita força - as plantas se obscurecem e se esticam para cima.
- Os recipientes devem ser cobertos com filme plástico ou de vidro, ventilando diariamente por 5 a 10 minutos. A temperatura é mantida em 25 ° C.
- Após o surgimento, as mudas precisam de luz por pelo menos dez horas por dia. Na maioria das regiões da Rússia, isso é possível apenas se for fornecida iluminação adicional. A temperatura durante a primeira semana não ultrapassa 16 ° C durante o dia e cerca de 12 ° C à noite. Após uma semana no mês seguinte, é elevado para 22 ° C e mantido nesse nível 24 horas.
- As mudas são regadas com água macia exclusivamente aquecida a uma temperatura de 25-28 ° C, à medida que o substrato seca 1-2 cm de profundidade. Defenda a água da torneira ou adicione um pouco de vinagre de maçã ou ácido cítrico para amaciar. Você também pode usar a primavera, derreter a água.
- Após um mês, endureça as mudas. Comece com 1-2 horas ao ar livre, mas à sombra. Gradualmente, estenda esse tempo para 6-8 horas. Nos últimos 2-3 dias antes do plantio, deixe os tomates "passar a noite" na rua.
Vídeo: cultivo de mudas de tomate
As mudas de tomate Pink Bush F1 prontas para o plantio têm 6 a 9 folhas verdadeiras e 1 a 2 futuras escovas de frutas. Não adie o pouso. Se flores e ovários especialmente de frutas aparecerem nas plantas, não há garantia de uma colheita abundante. As dimensões dos arbustos permitem colocar 4-6 plantas em 1 m². Plante-os de maneira escalonada para garantir acesso uniforme ao sol. É impossível engrossar demais as plantações, isso provoca o aparecimento de doenças e inibe o desenvolvimento de arbustos. Depois de plantar as mudas, regue-a moderadamente, aplique mulch na cama e esqueça-se de regar e soltar pelos próximos 10 dias.
Cuide da preparação dos canteiros ou do solo na estufa com antecedência. Para que o Pink Bush F1 tenha melhor desempenho, o substrato deve ser nutritivo e fértil. Certifique-se de adicionar fertilizantes de húmus, nitrogênio, potássio e fósforo. O híbrido categoricamente não tolera solo ácido. Farinha de dolomita, giz triturado e cal hidratada ajudarão a normalizar o equilíbrio ácido-base.
Siga as regras de rotação de culturas. O Pink Bush F1 pode ser plantado no local onde os tomates ou outras plantas da família Solanaceae costumavam crescer se pelo menos 3-4 anos se passassem. Parentes do híbrido são maus vizinhos. Afinal, eles extraem os mesmos nutrientes do solo. Os canteiros mais próximos aos tomates são adequados para plantar verduras, abóbora, leguminosas, cenouras, qualquer tipo de repolho, cebola, alho. Essas mesmas culturas são bons antecessores para eles.
Ao plantar o híbrido Pink Bush F1, forneça espaço para algo como treliça. Você precisa amarrar os pincéis de frutas. Na estufa para arbustos crescendo acima da norma, é necessário suporte total.
Nuances importantes da tecnologia agrícola
Tomates Pink Bush F1 não são considerados particularmente temperamentais em seus cuidados. Todas as práticas agrícolas são, em princípio, padrão para esta cultura. Economize significativamente o tempo do jardineiro com a falta da necessidade de se envolver na formação de arbustos.
A rega adequada é essencial para a cultura. A umidade do solo deve ser mantida em 90%. Mas o Pink Bush F1 não gosta de ar excessivamente úmido, 50% é suficiente. Consequentemente, se esse tomate for cultivado em estufa, ele deverá ser ventilado regularmente (melhor através das aberturas de ventilação, evitando correntes de ar fortes). Com um excesso de água, os frutos do tomate ficam aquosos, o teor de açúcar diminui, assim como a densidade da polpa.
O Pink Bush F1, cultivado em estufa, precisa ser regado a cada 2-3 dias e em calor extremo - geralmente diariamente. Se você não tiver essa oportunidade, faça uma cobertura do solo. Isso ajudará a reter a umidade. Para irrigação, use apenas água morna.
Vídeo: como molhar os tomates adequadamente
Gotas não devem cair nas folhas. O Pink Bush F1 é regado pelo método de gotejamento, ou ao longo dos sulcos, ou diretamente sob a raiz. Embora a última opção também não seja totalmente bem-sucedida. Se você lavar a terra deles, o sistema radicular seca rapidamente, a planta morre.
É melhor usar fertilizantes minerais ou organomineral complexos (Kemira, Master, Florovit, Clean sheet) para completar o tomate Pink Bush F1. Esta recomendação se aplica a todos os híbridos modernos. Devido ao alto rendimento, eles extraem muitos nutrientes do solo que precisam de oligoelementos. Orgânicos naturais na maioria das vezes não os contêm na concentração necessária.
A primeira alimentação é feita duas semanas após o transplante de mudas no solo, a segunda quando os ovários das frutas se formam e a terceira após a coleta da primeira colheita. A melhor hora para isso é o dia após a rega ou chuva forte.
Vídeo: as nuances do cultivo de tomates em uma estufa
Jardineiros experientes recomendam pulverizar tomates em flor com uma solução fraca de ácido bórico (1-2 g / l). Isso aumenta significativamente o número de ovários. Existe outra maneira de aumentar a produtividade do tomate Pink Bush F1. Para fazer isso, depois de coletar a maior parte da fruta, retire os brotos antigos em que se formaram, deixe apenas enteados. Se o tempo tiver sorte no outono, eles terão tempo para amadurecer os frutos, embora menores do que aqueles que estavam na "primeira onda".
Das pragas dos tomates F1 Pink Bush que crescem em campo aberto, sujeitas à tecnologia agrícola, os caracóis e lesmas são os mais perigosos e as moscas-brancas estão na estufa. No primeiro caso, os remédios populares são suficientes para a prevenção; invasões em massa de moluscos são extremamente raras.O aparecimento de moscas-brancas é impedido por infusões de alho e cebola, lascas de tabaco, quaisquer plantas com um forte cheiro de vegetação. Para combatê-lo, eles usam Confidor, Actellik, Tanrek.
Vídeo: experiência de cultivo de tomate Bush rosa F1 em campo aberto
Gardeners comentários
Pessoalmente, hoje comprei o Pink Bush F1 e o Pink Pioneer. Isso foi informado por um vendedor familiar (eu compro 75% das sementes dele há mais de 10 anos). O Pink Bush F1, como ele disse, é anterior a Torbay e, portanto, é preferível para mim.
Milanik
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=1248&st=1030
Pink Bush F1 Eu também vou plantar este ano, no passado, ele se sentou em meu campo aberto - acenei 170 cm, mas plantei apenas 10 arbustos para teste. Eu realmente gostei.
Lera
//fermer.ru/forum/zashchishchennyi-grunt-i-gidroponika/157664
Bobcat não me perguntou, eu decidi dar as sementes restantes para minha mãe. Embora no sul ele seja incomparável, assim como o Pink Bush F1. Ontem comprei um quilo de Pink Bush no mercado local, o sabor é simplesmente fantástico - doce e azedo brilhante, muito tomate, estou absolutamente encantado. Fiquei atormentado por dois anos, plantei, não cresci nada nem um pouco parecido em gosto ...
Don
//forum.tomatdvor.ru/index.php?topic=4857.0
Este ano eu cresci Pink Bush. É frutado rosa, cedo, saboroso, mas as frutas eram pequenas e o rendimento não era ah!
Aleksan9ra
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6633&start=2925
Rosa Bush - um tomate chique. É rosa e de tamanho médio. Isso vale para tudo: em uma salada e em uma jarra. Conheço amantes - eles plantam apenas essa variedade e somente de grandes feixes de Sakata.
Stasalt
//www.forumhouse.ru/threads/403108/page-169
Eu realmente não gostei do gosto de Pink Bush. Colheita sim, mas o sabor ... Tomates de plástico.
Lola
//www.forumhouse.ru/threads/403108/page-169
Pink Bush - um pesadelo, não um tomate, 80% estourou. Apesar de eu ter irrigação por gotejamento em temporizadores, ela é regada estritamente em um determinado momento e nas mesmas doses. A folhagem é fraca, estava tudo nos ombros e queima, a folhagem é sensível a infecções por fungos.
Maryasha
//forum.vinograd.info/showthread.php?p=901451
Não consigo imaginar o Pink Bush F1 rachado, apenas para pisar nele ou deitar-se bem. Estamos cultivando o Pink Bush F1 por duas temporadas: nem uma única racha, estamos satisfeitos com o híbrido. Nossos favoritos: por si mesmos - este é Korneevsky, Saint-Pierre. "Para as pessoas" - Pink Bush F1, Bobcat F1, Wolverin F1, Mirsini F1.
Angelina
//forum.vinograd.info/showthread.php?p=901451
Pink Paradise F1, Pink Bush F1 ... Existem híbridos muito melhores do que eles em termos de características - produtividade, resistência ao estresse, resistência a doenças. E o sabor não é de forma alguma pior.
Vikysia
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2012.2060
Arbusto Rosa - tomate rosa, baixo, muito saboroso. Gosto muito, já estou plantando pelo terceiro ano.
Valentina Koloskova
//ok.ru/urozhaynay/topic/65368009905434
Tomates Maravilhosos Rosa Bush F1. Cresceu naquele ano em uma estufa. Amadureceu cedo e muito amigável. Cortei os galhos e deixei os novos enteados que apareciam até então. Houve uma segunda colheita, mas os tomates são um pouco menores que o primeiro.
Natalia Kholodtsova
//ok.ru/urozhaynay/topic/65368009905434
Dos híbridos Sakata, preste atenção ao determinante Pink Bush F1 como anterior e mais produtivo. Em uma estufa, cresce alto.
Zulfia
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=2012.820
Muitos jardineiros estão constantemente experimentando variedades, tentando cultivar algo novo e incomum em seu próprio campo. Uma das novidades da criação é o híbrido de tomate Pink Bush F1. Além de uma aparência atraente, os frutos se distinguem por muito bom gosto, rendimento, prazo de validade e transportabilidade, cuidados despretensiosos. Tudo isso torna a variedade interessante não apenas para jardineiros amadores, mas também para quem cultiva vegetais à venda em escala industrial.