Blackberry Karak preto é chamado de baga real. A variedade com grandes frutos doces caiu no gosto dos agricultores em muitos países europeus e é amplamente utilizada na produção industrial. Um híbrido de frutos grandes também criou raízes em nossos jardins e pequenas fazendas. Bagas de Karak preto atingem até 5 cm de comprimento e têm um sabor rico e rico.
A história
O amora-preta pertence ao gênero Rubus, numerando cerca de 200 espécies. A América é considerada sua terra natal. Foi lá que, no século XIX, pela primeira vez se engajou no cultivo desse arbusto de frutos silvestres. A amora-preta conquistou com confiança os países da Europa e Ásia. No final do século XIX, as primeiras variedades de cultura apareceram na Rússia.
Agora, os maiores produtores de bagas pretas são os EUA, Brasil e China. A Austrália está envolvida em seu cultivo e processamento. E na Nova Zelândia, eles criaram uma nova área interessante de produção - vinificação à base de amoras.
Em 1982, os criadores da Nova Zelândia sob a liderança de Harvey Hall cruzaram duas variedades - Aurora e Comanche. Como resultado de uma seleção adicional de híbridos de framboesa-amora-preta e variedades de amora-preta, foi obtida uma amostra com bagas muito grandes e uma longa época de colheita. O novo híbrido recebeu o nome de Karak Black.
Descrição do produto
Karaka preto - mofo, rastejando variedade de amora. Graças aos cílios direcionados horizontalmente, o mato é fácil de abrigar durante o inverno. Variedade de maturação precoce com frutificação prolongada. As primeiras frutas podem ser colhidas no final de junho. O resto amadurece dentro de 6-8 semanas.
No final do verão, quando a colheita principal no topo dos brotos já foi colhida, flores e bagas verdes aparecem frequentemente nos galhos mais baixos.
A principal vantagem da variedade são frutas grandes, de aparência semelhante a amoras. De comprimento, crescem até 5 cm, peso médio - 10 g, bagas individuais podem ter uma massa de 17 g.
Recurso
Forma um arbusto compacto com cílios com mais de 3 m e lâminas de folhas poderosas. Os brotos longos não são encurtados para aumentar o número de botões de flores. Em Karak, os entrenós negros são muito curtos; muitos galhos de frutas crescem a cada broto. No momento da frutificação, todo o arbusto é decorado com cachos de bagas enormes e oblongas: preto amadurecido e vermelho verde.
Um ano após o plantio, as primeiras bagas são formadas no mato, e a frutificação total ocorre no 3-4º ano de vida. O rendimento médio é de 12 a 15 kg por planta.
Na Inglaterra, o rendimento máximo de preto de Karak foi coletado - 35 kg de um arbusto de 5 anos de idade.
Grandes frutos brilhantes, de formato cilíndrico-cônico alongado, são pintados de preto, às vezes com uma tonalidade roxa. Quando totalmente amadurecidos, tornam-se opacos e podem ser facilmente removidos do galho sem deformação. As bagas são densas, toleram bem o transporte. Refrigerado pode ser armazenado por mais de uma semana. O sabor é sobremesa, doce, com uma acidez levemente perceptível. Em um estado verde, os frutos acidificam. Bagas maduras que caem no chão ficam sem sabor.
As desvantagens incluem a presença de espinhos nos brotos (mas não são tão duras quanto as de uma amora silvestre), a resistência média à antracnose e à podridão cinzenta; portanto, ao cultivar uma lavoura, é necessário realizar um tratamento preventivo.
Vídeo: blackberry variedade Karaka black
Recursos de desembarque
A longevidade e a produtividade dos arbustos de bagas dependem não apenas da variedade, mas também do local de crescimento, da qualidade do material de plantio.
Quando plantar uma amora
As plantas de contêineres podem ser plantadas durante toda a estação - quando o transbordo da embalagem junto com um pedaço de terra para um poço preparado, eles se enraízam perfeitamente.
Nas regiões temperadas, o melhor momento para plantar mudas com raízes abertas é o início da primavera, antes da abertura dos brotos. O sistema radicular da estação ficará mais forte, maduro e se preparará para o inverno. Durante o plantio no outono, as plantas podem não ter tempo para se enraizar antes do início do tempo frio e morrer.
No sul, onde está ensolarado e quente até o final de novembro, é melhor plantar uma amora no outono, mas não adiar até a geada. Quanto mais tarde o pouso for realizado, menor a chance de sobrevivência.
Escolhendo um lugar para uma amora
O amora deve receber a quantidade máxima de luz, a quantidade e o sabor da fruta dependem disso. Também é permitido o cultivo com um leve sombreamento; no entanto, com a falta de luz, as bagas pretas do Karak se tornam mais ácidas, o número de brotos de frutas é reduzido.
A produtividade mais alta pode ser alcançada cultivando amoras em solo argiloso com uma reação levemente ácida ou neutra. O fato de o solo ser ácido é indicado pela presença de cavalinha, azeda. Aplicação de cal (500 g / m2) você pode reduzir a acidez do solo. Em áreas arenosas, as amoras podem crescer, mas requerem mais fertilizantes orgânicos e umidade. O solo deve ser água e respirável. Para tornar o solo mais solto em áreas argilosas, adicione areia (1 balde / m2).
As amoras-pretas não são adequadas para planícies, onde a umidade se acumula após a chuva e a neve derreterem, locais com uma ocorrência próxima de águas subterrâneas. O excesso de umidade geralmente leva ao surgimento de doenças fúngicas; a resistência das plantas a condições ambientais adversas diminui. Para arbustos de amora, um local ideal seria o local próximo a uma cerca ou a edifícios onde o calor é retido e a neve não sopra no inverno.
Seleção de mudas
Culturas futuras dependem da qualidade do material de plantio. Portanto, as mudas devem ser selecionadas em viveiros comprovados. Lá você pode comprar plantas de 1 a 2 anos em vasos, caracterizadas por uma melhor sobrevivência. Antes de comprar, eles devem ser removidos da embalagem e cuidadosamente considerados. O pedaço de terra deve ser inteiro e entrelaçado com raízes, a casca dos galhos deve ser lisa, a carne abaixo dela deve ser verde. A cor marrom da polpa indica que a planta secou e não deve ser tomada. As mudas adquiridas no final do outono são desenterradas até a primavera.
Como plantar corretamente
Se você planeja plantar uma amora na primavera, o trabalho preparatório começa no outono, com uma plantação de outono - em 2 semanas. Eles cavam um terreno, selecionam ervas daninhas, cavam buracos de 45x45 cm, se formarem uma amora de arbustos separados. A variedade é caracterizada por uma formação moderada de brotações, portanto, entre os arbustos é suficiente fazer um intervalo de 1-1,5 m. Para o cultivo industrial, é usado o plantio em trincheiras de 45x50 cm, deixando entre plantas 1,5 m, entre linhas - 2,5-3 m. 2 kg de húmus, 100 g de superfosfato e 40 g de sal de potássio (ou 100 g de cinza) são adicionados à camada fértil da terra ) As mudas são mergulhadas por várias horas em uma solução de Kornevin ou Heteroauxin (2 g / 10 L) - drogas que melhoram o enraizamento.
Processo passo a passo:
- No fundo do poço, uma parte da terra fértil é derramada com uma colina.
- Espalhando as raízes, a planta é colocada em um poço.
- Adormeça as mudas, aprofundando o broto de crescimento 2 cm abaixo do nível do solo.
- Compacte o solo ao redor do arbusto.
- Regue a planta com 4 litros de água.
- Coloque uma camada de cobertura de palha de feno.
- Se o plantio for realizado na primavera, a planta é encurtada em 20 cm para estimular a ramificação.
A princípio, é melhor plantar jovens à sombra dos raios brilhantes do sol da primavera com agrofibra.
Vídeo: como plantar um blackberry
Tecnologia agrícola
A cultura é despretensiosa, se você seguir as regras simples da tecnologia agrícola, poderá saborear uma deliciosa fruta todos os anos.
Rega e afrouxamento
Um sistema radicular poderoso fornece umidade ao blackberry. Os agricultores observam a tolerância à seca e a resistência ao calor da variedade negra Karaka, registrada durante o período de verão anormalmente quente. No entanto, o solo não deve secar; para um bom crescimento e alta produtividade, a colheita deve receber a quantidade necessária de umidade. Com a falta de água no início da primavera, os rebentos jovens terão um ligeiro aumento.
A seca durante a formação dos frutos é a causa do derramamento dos ovários, e o acúmulo insuficiente de água no final da temporada reduz significativamente a resistência à geada do mato.
Na primavera e no verão, na ausência de chuva, a amora é regada semanalmente, com um cálculo de 6 litros por arbusto. Métodos de rega:
- Através dos sulcos de rega. Nas ranhuras com uma profundidade de 15 cm, feitas a uma distância de 40 cm da bucha, a água é introduzida usando um balde ou mangueira. Depois de absorver a umidade, as ranhuras de rega são fechadas.
- Aspersão Em calor extremo, é melhor usar aspersão irrigando uma amora de uma mangueira de spray. Água sob a forma de pequenas gotas é pulverizada sobre a mata, umedecendo a folhagem, brotos e o solo. A aspersão é realizada de manhã cedo ou após o pôr do sol para reduzir a evaporação da umidade. No entanto, este método não pode ser usado durante a floração, para não lavar o pólen.
- Irrigação por gotejamento. Os agricultores geralmente usam plantações de irrigação por gotejamento. No local, ao longo das fileiras de plantas, empilhe tubos ou fitas com conta-gotas nos quais a água é fornecida automaticamente. Através de dispensadores, ele flui uniformemente diretamente para as raízes das plantas. Este é um sistema de irrigação muito conveniente que facilita o trabalho dos jardineiros e economiza o consumo de água.
No final do outono, antes do início da geada, é realizada a irrigação por carregamento de água (8 l / planta).
Após umedecer durante a irrigação ou chuva, o solo é afrouxado, as ervas daninhas são removidas. O afrouxamento é realizado com cuidado até uma profundidade de 8 cm devido à localização da superfície das raízes de sucção. Nos espaçamentos entre fileiras, o solo é afrouxado a uma profundidade de 12 cm. Mais uma característica do amora-preta Karak deve ser levada em consideração - ela não produz brotos de raiz, mas os danos nas raízes durante o afrouxamento profundo causam o crescimento de numerosos filhos de raízes que devem ser removidos. Certifique-se de colocar uma camada de cobertura de palha, feno, húmus - um material orgânico que melhora a composição do solo e evita a evaporação da umidade.
Nutrição
A alimentação é uma parte importante dos cuidados com as plantas. Ao plantar em solo fertilizado, as amoras começam a ser alimentadas apenas no próximo ano.
- Na primavera, uma solução de uréia (10 g / 5 l) ou salitre (20 g) é adicionada sob o arbusto.
- No verão, a cobertura é necessária durante o período de frutificação: os arbustos são fertilizados com nitrofos (70 g / 10 l). É útil adicionar 200 g de cinzas contendo muito potássio.
- Após a colheita, a aplicação de superfosfato (100 g) e sal de potássio (30 g / m) ajudará a restaurar a resistência do arbusto.2).
No outono, os fertilizantes nitrogenados não podem ser aplicados, pois isso reduz a resistência do inverno das plantas e a sensibilidade a infecções bacterianas e à podridão.
Em solos pobres, é desejável realizar adicionalmente curativos foliares. Quando uma solução nutritiva é aplicada ao longo da folha, as plantas são mais rapidamente saturadas com os oligoelementos necessários. Após a floração, os arbustos são pulverizados com solução Uniflora (1 ml / 10 l), o que ajuda a aumentar o número de ovários. O segundo curativo é realizado no outono para ajudar as plantas a se prepararem para a dormência e é mais fácil passar o inverno.
A introdução do húmus de estrume com uma frequência de uma vez a cada 3 anos é capaz de dar nutrição completa às plantas. Excrementos de frango (solução 1:20) ou esterco líquido (1:10) são introduzidos antes da floração e após a colheita.
Com a falta de potássio ou magnésio, as bagas do amora-preta Karak terão mais ácido.
Formação de Bush
O Blackberry é uma planta perene, cuja parte aérea tem um período de desenvolvimento de dois anos. No primeiro ano, brotos e brotos crescem e, na próxima temporada, ocorrem frutificação e morte de galhos. Os brotos descongelados no outono são completamente removidos, limpe o arbusto de seco, quebrado e danificado por galhos de doenças. Deixe 8-10 brotos fortes.
No início da primavera, os galhos no inverno são amarrados a um suporte. Ao crescer em uma treliça, o arbusto é bem iluminado e ventilado, é mais fácil colher bagas. Sem uma liga, os brotos de substituição caem no chão secando, o rendimento diminui.
Nos chalés de verão, geralmente é usada uma treliça de faixa única. Eles colocam os suportes, puxam o fio em 2 linhas a uma altura de 60 cm e 1,2 me fixam os chicotes neles. Você pode formar um arbusto em forma de leque, protegendo brotos jovens de um lado e ramos carregando a colheita do outro. Ou arrume verticalmente no centro dos brotos no inverno e atire novos brotos nas laterais. No outono, os galhos centrais são cortados até a raiz, os brotos anuais para o inverno são firmemente pressionados ao chão e, na primavera, são levantados verticalmente.
Em grandes plantações de amora, os agricultores instalam uma treliça alta com 2 fios paralelos. Crescer com esse suporte permite formar melhor um arbusto, o que afeta positivamente o desenvolvimento da planta e aumenta o rendimento.
Preparações de inverno
A variedade não é resistente ao gelo, aos -170Com os brotos congelar, as plantas devem ser isoladas antes do início do tempo frio. Os galhos de poda são aparados, a irrigação com carga de água e a cobertura do húmus são realizadas. Em seguida, os brotos são removidos do suporte, dobrados e cobertos com fibra de fibra. Ramos em arbustos dessa variedade são muito flexíveis, fáceis de enrolar. Sob o flagelo é necessário colocar veneno de roedores. Após o tempo frio estabelecido, você pode esboçar galhos de pinheiro de cima.
Métodos de criação
Propagar amoras vegetativamente e sementes. No entanto, com o método de semente, as propriedades dos pais são parcialmente perdidas.
- A maneira mais fácil de criar amoras é com camadas apicais. Nos corredores, vasos com furos de drenagem são enterrados, solo fértil é derramado sobre eles, os topos dos brotos são enterrados e umedecidos. Você pode simplesmente dobrar as camadas perto do arbusto e prendê-lo. Após 3 semanas, o prikop de 45 cm de comprimento com as raízes formadas é separado da sarça uterina e plantado separadamente.
- É fácil propagar amoras por estacas. As estacas lignificadas são colhidas no outono, pouco antes das veias mais frias ou mais precoces, cortando brotos anuais em pedaços de 15 cm cada.Antes do plantio, são abaixadas por várias horas em uma solução de heteroauxina a 0,02% e depois plantadas em uma cama em solo solto. Umedeça a terra e cubra com um filme. Regue e areje regularmente a estufa. Após o enraizamento, o filme é removido, a estação inteira é monitorada quanto à umidade do solo, as ervas daninhas são removidas. Na próxima primavera, plantas jovens podem ser plantadas em campo aberto.
- A melhor época para estacas verdes é o final de junho. Os topos dos brotos jovens, com 12 cm de comprimento, são cortados e as estacas verdes são plantadas em vasos, regadas e cobertas com um filme. Dentro de um mês, umedeça o solo, conduza ao ar. Estacas verdes enraizadas são plantadas no início da próxima temporada no jardim.
Vídeo: propagação de amora-preta por estacas de caule
Prevenção de doenças
A variedade é caracterizada por moderada resistência a doenças.Em verões chuvosos ou com cuidados inadequados, o risco de contrair antracnose e podridão cinzenta aumenta. Na seca, colônias de pulgões inteiros se instalam em brotos. Portanto, a prevenção é indispensável.
Tabela: Doença Ameaçadora de Amora
Doença | Como eles se manifestam | Prevenção | Medidas |
Antracnose | O excesso de umidade geralmente leva à disseminação de esporos do fungo. A folhagem e os brotos são cobertos de cinza com uma borda roxa, feridas cinzas se formam nas bagas. |
| Pulverize com uma solução a 5% de sulfato de cobre, Fundazol (10 g / 10 L) antes da floração, após a queda dos brotos e após a colheita. |
Mancha roxa | As folhas, cobertas de manchas escuras, caem. Rins e brotos secam. A doença leva ao florescimento escasso e à queda dos ovários. A propagação do fungo progride especialmente com o aumento da umidade e as plantações espessadas. |
|
|
Septoria | A infecção ocorre em clima quente e úmido. Pontos de luz com bordas escuras se desenvolvem nas folhas. A folhagem seca, os brotos ficam marrons. Os arbustos no estágio de amadurecimento das frutas são os mais afetados. |
|
|
Podridão cinzenta | Um clima úmido contribui para o desenvolvimento da doença. Como resultado de brotamentos de cor cinza nos brotos, os frutos começam a apodrecer. |
|
|
Galeria de fotos: Sinais de doença
- Longos períodos chuvosos contribuem para a antracnose
- Maior umidade, sombreamento, espessamento de arbustos - condições favoráveis para o desenvolvimento de manchas roxas
- Septoria afeta os arbustos maduros
- Esporos de cogumelo de podridão cinzenta espalharam-se rapidamente em tempo chuvoso
Tabela: Pragas de amora-preta
Pragas | Manifestações | Prevenção | Como ajudar |
Carrapato de amora | Um carrapato ácaros nos brotos das plantas. Com o início do calor, instala-se em brotos e bagas. Os frutos afetados pela praga parcial ou completamente não amadurecem. | Dilua o arbusto. | Antes de brotar, pulverize com soluções Envidor (4 ml / 10 L), Bi-58 (10 ml / 10 L), repita após 10 dias. |
Pulgões | Colônias de pulgões, cobrindo folhas e galhos, sugam sucos deles, enfraquecem a planta. |
|
|
Khrushchev | Larvas roem raízes de plantas, o besouro come folhas. O vôo maciço de khrushchev cai durante o período de floração, os brotos e os ovários afetados caem. |
| Trate no início da estação de crescimento com uma solução de Anti-Crush (10 ml / 5 L), Confidor Maxi (1 g / 10 L). |
Assistentes voluntários de residentes de verão na luta contra carrapatos e insetos de maio - tordos, tecelões, pardais, estorninhos. Se pendurar casas nas árvores, colocar bagas e sementes de girassol nos alimentadores, você poderá aumentar o número de pássaros. E você pode atrair insetos entomófagos plantando yarrow, trevo, hortelã, camomila e malmequeres no local. Apenas uma joaninha em um dia quente de verão pode destruir até 200 pulgões.
Galeria de fotos: Pragas de amora-preta
- A perda de culturas com o desenvolvimento de um carrapato de amora pode chegar a 50%
- Colônias de pulgões, sugando seiva da folhagem e brotos, enfraquecem muito a planta
- Khrush e suas larvas causam grandes danos aos arbustos de amora: folhas, flores e ovários caem, o rendimento diminui
Comentários
Karaka Black é uma amora muito antiga com bagas pretas. Está à frente da maturidade de quase todas as amoras deste grupo. A variedade Karaka Black dá as primeiras frutas 2 semanas antes de variedades conhecidas como Loch Tay e Natchez. O tamanho da baga é muito grande. Em forma e tamanho, a baga é muito semelhante ao Black Butte, mas essa variedade é superior ao Black Butte no rendimento muitas vezes.
Yakimov//club.wcb.ru/index.php?showtopic=4104
... Eu removo as variedades espinhosas do site. Mas meu vizinho deixou Karaku Black para as bagas (forma incomumente longa). Eu também não gostei do pequeno rendimento. E o vizinho gostou do sabor.
GalinaNick//tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=7509.40
Com a precipitação, é completamente manchada (folhas). Então, o tratamento é necessário para a prevenção ... eu não vi tantos em outras variedades.
Elvir//club.wcb.ru/index.php?showtopic=4104
Karaki Black plantou cerca de 17 arbustos, dois de dois anos, o resto do plantio do ano passado. No inverno, ele não abrigava, nem um único arbusto estava congelado.
Dion//club.wcb.ru/index.php?showtopic=4104
Bem, não há camaradas para o sabor e a cor. Gosto de Karaka preto, saboroso com uma acidez agradável, gosto mais de Natchez (como mel, e o sabor final é amargo como toranja). Não vi manchas em Karak.
Anton Izyum//club.wcb.ru/index.php?showtopic=4104
O recordista de frutas Karaka-blackberry de frutos grandes é apreciado pelo sabor rico de frutas, produtividade e capacidade de tolerar facilmente a seca de curto prazo. Um longo período de frutificação também é atraente: do final de julho a setembro, você pode se deliciar com frutas pretas, cozinhar geléia e cozinhar compotas para o inverno. Para obter bons rendimentos, você deve seguir apenas as regras da tecnologia agrícola e realizar tratamento preventivo de doenças.