O abacaxi é uma planta tropical popular que pode ser cultivada em casa. Uma vantagem adicional, além de sua aparência exótica, é sua despretensão. No entanto, existem várias regras relacionadas ao plantio e cuidado adequados dessa cultura.
Métodos de plantio de abacaxi
Na natureza, o abacaxi é propagado por sementes e camadas basais, e em casa você pode obter uma boa planta de cima.
Tops
Se você deseja plantar a parte superior de um abacaxi, considere cuidadosamente adquirir um feto "mãe". Essa fruta deve estar madura. Inspecione cuidadosamente a parte superior. Deve ser fresco, sem podridão e defeitos e com um núcleo saudável de cor verde brilhante.
Tops adequados podem ser encontrados no final da primavera, início do outono e verão. Os topos dos abacaxis “inverno” não funcionam - eles são frequentemente expostos a temperaturas baixas, congelam e, portanto, não podem se transformar em uma boa planta.
O processo de pouso envolve várias etapas. Primeiro você precisa remover a parte superior. Existem duas maneiras de fazer isso:
- Corte delicadamente a parte superior, agarrando a polpa 2-3 cm.
- Segure com uma mão a fruta, com a outra - no topo e role várias vezes.
Então você precisa preparar o topo para o pouso. Tente fazer todo o trabalho com cuidado, caso contrário a peça irá apodrecer:
- Limpe completamente a parte superior da polpa restante.
- Retire as folhas inferiores para formar um cilindro leve com 2-3 cm de comprimento.
- Desinfecte fatias para evitar a deterioração:
- Prepare uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio (1 g de pó por 200 g de água) e coloque a parte superior por 1 minuto. Em seguida, enxágue e seque.
- Polvilhe fatias com carvão ativado (você precisa esmagar 1-2 comprimidos).
- Após o processamento, seque a ponta por 5-7 dias na posição vertical (as fatias não devem tocar as superfícies) em uma sala escura e seca à temperatura ambiente.
- Raiz (opcional):
- Para fazer isso, coloque a parte limpa da parte superior em um copo cheio de água morna, de 3 a 4 cm e tente trocá-la a cada 2 dias.
- O espaço em branco deve ser mantido em um local quente e claro, mas não sob luz direta do sol, e deve-se evitar correntes de ar e temperaturas extremas.
- Por via de regra, as raízes aparecem após 2-3 semanas.
- Quando atingem um comprimento de 2 cm, o topo pode ser transplantado para o vaso.
- Para fazer isso, coloque a parte limpa da parte superior em um copo cheio de água morna, de 3 a 4 cm e tente trocá-la a cada 2 dias.
Após o trabalho preparatório, você pode começar a plantar o topo no chão:
- Prepare uma panela pequena (200-300 ml) e faça furos de drenagem nela.
- Coloque a drenagem no fundo (argila expandida, cascalho fino) e depois no solo:
- relva (3 partes) + areia (1 parte) + húmus (1 parte);
- grama (3 partes) + húmus (2 partes) + turfa (2 partes) + serragem apodrecida (2 partes) + areia (1 parte);
- areia (1 parte) + turfa (1 parte);
- primer pronto para bromélias ou cactos.
- Umedeça o solo e, no centro, faça um buraco com 3 cm de profundidade.
- Despeje 0,5-1 colheres de sopa. eu carvão.
- Coloque cuidadosamente a ponta no buraco e espalhe as raízes.
- Polvilhe o solo com um pouco de compactação e regue novamente.
- Cubra o plantio com um saco plástico para que as folhas não toquem no filme ou coloque-o em um recipiente de vidro e coloque-o em um local quente e claro.
Recomenda-se aos floristas que plantam abacaxi, 2 dias antes do plantio, derramar o solo com água fervente para desinfetá-lo e fornecer o nível de umidade desejado.
O fato de que o topo está enraizado, diz o aparecimento de novas folhas. Até esse período, mantenha a peça de trabalho protegida, fornecendo primeiro pequenas (10 minutos, 2 vezes por dia) e depois ventilação mais longa até que a tampa seja completamente removida. Água moderadamente. Recomenda-se aos cultivadores experientes que umedecem não apenas o solo, mas também a saída. Não permita que a condensação entre nas folhas, limpe ou troque o filme.
Para todo o trabalho e para mais irrigação, apenas água macia é adequada - assentada por um dia, derreter, chover ou ferver.
Sementes
Esse método raramente é usado, já que quase não há sementes nos abacaxis à venda. Além disso, nas lojas é possível encontrar frequentemente híbridos cujas sementes não possuem as propriedades da planta mãe, por isso é recomendável coletar material apenas de plantas comprovadas, por exemplo, aquelas que foram cultivadas a partir de sementes e deram bons resultados.
Semente de abacaxi
No abacaxi, os ossos estão na polpa logo abaixo da pele. Se eles tiverem uma cor marrom escura e forem difíceis de tocar, poderão ser plantados. Remova cuidadosamente as sementes com uma faca e enxágüe com uma solução de permanganato de potássio (1 g por 200 ml de água), depois remova, seque em uma toalha de papel e comece a semear.
Etapas de preparação e aterrissagem:
- Imersão. Coloque o material umedecido (pano de algodão ou algodão) no fundo do recipiente ou em um prato. Coloque os ossos e cubra-os com o mesmo material. Coloque a peça em um local quente por 18 a 24 horas. As sementes devem inchar um pouco.
- Sementeira no solo. Encha o recipiente para o plantio com uma mistura de turfa e areia descascada (eles devem ser tomados em partes iguais), umedeça o solo e plante as sementes a uma distância de 7 a 10 cm uma da outra, aprofundando-as em 1-2 cm.
- Após a semeadura, certifique-se de cobrir o recipiente com filme ou vidro e coloque em um local quente.
- O período da emergência de tiros depende da temperatura: em 30-32sobreAs sementes germinam em 2-3 semanas; em condições mais frias, os brotos não aparecerão antes de 30 a 45 dias.
As filmagens geralmente aparecem dentro de 3-4 semanas, enquanto a temperatura deve ser de pelo menos 30sobreC. Ventile regularmente as plantações (10 minutos, 2 vezes ao dia) e regue o solo conforme necessário. Se você plantou as sementes em um recipiente comum, depois que a terceira folha aparecer nas mudas, bique-as em recipientes separados:
- Prepare panelas com um volume de 0,5-0,7 litros. Faça orifícios de drenagem neles e preencha 1/3 com argila expandida triturada ou cascalho fino.
- Despeje o solo (solo do relvado (2 partes) + húmus (1 parte) + areia (1 parte)).
- Umedeça bem o solo em um recipiente com brotos 2 horas antes de um mergulho.
- Antes de colher, umedeça o solo em tanques e faça furos com 2 cm de profundidade.
- Remova com cuidado o broto, mantendo um pedaço de terra nas raízes e coloque-o no buraco. Polvilhe com o solo, compactando-o levemente.
- Cubra os recipientes com papel alumínio e coloque-os em um local quente e iluminado.
Mantenha os brotos na estufa até que eles enraízem (os sinais são os mesmos da parte superior), fornecendo-lhes arejamento (20 a 30 minutos todos os dias). Também não se esqueça de regar o solo durante a secagem.
Camadas
Você pode plantar abacaxi dessa maneira se já tiver uma planta adulta. Infelizmente, o arbusto de abacaxi morre logo após a colheita e, se você quiser continuar cultivando o abacaxi, pode muito bem fazer isso com a ajuda de camadas.
Para o plantio, as camadas são adequadas, cujas folhas atingiram um comprimento de 15 cm.
Processo passo a passo:
- Quebre cuidadosamente as camadas da raiz.
- Secar na posição vertical, com a saída de cabeça para baixo por 5-7 dias, em local escuro à temperatura ambiente, para que o tecido se forme nas fatias. Lembre-se de que as camadas não devem tocar em nenhuma superfície.
- Pegue uma panela de 0,3 L e encha-a:
- A camada de drenagem é de 2-3 cm.
- Solo (relvado (3 partes) + húmus (2 partes) + turfa (2 partes) + serragem apodrecida (2 partes) + areia (1 parte)). Despeje água fervente 1-2 dias antes do plantio.
- Faça um buraco no solo umedecido com uma profundidade de 2-2,5 cm e plante camadas, depois de polvilhar as raízes com carvão. Compactar levemente o solo.
- Cubra os patamares com papel alumínio e coloque em um local quente e iluminado.
Os brotos devem ser cobertos até o enraizamento.
Regras de cuidados com abacaxi
Para obter uma planta de qualidade, é necessário seguir várias regras agro-técnicas simples, prestando especial atenção às condições de iluminação e temperatura, pois é delas que depende a saúde e o desenvolvimento do abacaxi.
Iluminação
Para um desenvolvimento adequado, o abacaxi precisa de cerca de 12 horas de luz do dia. É desejável colocar a planta em um local claro, é permitida uma estadia parcial sob luz solar direta.
No inverno, o abacaxi deve ser iluminado com uma lâmpada fluorescente.
Temperatura
O abacaxi é uma cultura que adora calor, portanto é necessário observar cuidadosamente o regime de temperatura, caso contrário a planta não poderá se desenvolver corretamente. No verão, a temperatura deve ser mantida dentro de 25-30sobreC, no inverno - 18-20sobreC. Tente também evitar mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar (principalmente no inverno quando estiver no ar), pois a hipotermia afeta negativamente a saúde do abacaxi e pode provocar sua morte.
Transplante
É aconselhável transplantar abacaxi todos os anos no verão. Uma planta anual pode ser transplantada para uma panela com um volume de 1 litro, uma criança de dois anos com um volume de 2-2,5 litros e uma criança de três anos com um volume de 3-4 litros. Plantar imediatamente em um tanque grande não vale a pena, porque o solo pode rapidamente se tornar ácido. Ao transplantar, use o método de transbordo para preservar o caroço de terra e não danificar o sistema radicular: para essa finalidade, não regue o solo por vários dias quando secar, vire a panela e remova a planta. Em cada transplante, polvilhe o pescoço da raiz (o local onde o tronco vai para a raiz) com 0,5 cm de solo.
Processo passo a passo:
- Prepare uma panela com o volume necessário e encha 1/3 com material de drenagem.
- Despeje um pouco de terra em cima (você pode pegar o mesmo que foi usado durante o plantio).
- Retire o abacaxi da panela como descrito acima e coloque o caroço resultante no centro do novo recipiente.
- Preencha o espaço vazio entre a planta e as paredes da panela com o solo.
- Regue bem o solo e coloque a panela em um local claro.
O abacaxi não possui um sistema radicular fortemente desenvolvido, por isso é aconselhável escolher vasos largos e rasos.
Rega
Existem vários recursos relacionados à rega adequada do abacaxi:
- Para regar, você precisa usar água com uma temperatura de pelo menos 27sobreC. Também é necessário acidificá-lo adicionando ácido cítrico (1/5 colher de chá. De pó a 250 ml de água).
- Não há consenso entre os jardineiros sobre como regar adequadamente um abacaxi; portanto, estude métodos diferentes e escolha o mais conveniente para você:
- Molhar em uma tomada. Se você quiser molhar o abacaxi dessa maneira, faça-o uma vez a cada 7 a 10 dias e umedeça o solo apenas quando secar ou coloque a panela em uma bandeja com um substrato umedecido. Se a água na saída estagnar, tente removê-la, caso contrário as folhas poderão começar a apodrecer. Também pode surgir uma situação em que a saída não absorve água. Nesse caso, continue regando o solo.
- Molhar o solo. É realizado com menos frequência - cerca de uma vez a cada 2 semanas, enquanto é necessário umedecer todas as camadas do solo, evitando a estagnação da água, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.
- Pulverize as folhas a cada 2-3 dias ou limpe-as com um pano úmido. Se o abacaxi absorve bem a água, você pode deixar uma pequena quantidade na base das folhas da linha inferior, para não secar as raízes.
- No inverno, a rega deve ser realizada duas vezes menos do que no verão. É melhor recusar a pulverização durante esse período.
Top vestir
Fertilizantes minerais e orgânicos podem ser usados para alimentar o abacaxi. Se você deseja usar fertilizantes naturais, nesse caso, a melhor solução é a verbasco. É preparado da seguinte forma:
- Misture orgânicos secos (50 g) com água em partes iguais.
- Deixe insistir sob a tampa por 7 a 10 dias em um local quente e seco.
- Antes de usar, dilua a solução resultante com água, levando 1 parte da mistura a 1 parte da mistura.
Você pode preparar uma solução para vários curativos de uma só vez e armazená-la em um recipiente bem fechado. Para a temporada, geralmente são preparadas 2 latas de 3 litros. Para uma alimentação de uma planta jovem (2-2,5 anos), são necessárias 10-15 ml de solução, para uma mais antiga - 20-30 ml, aplicada sob a raiz no solo previamente umedecido. Este método de alimentação é adequado se for possível colocar uma panela de abacaxi na varanda ou na estufa durante o verão.
Você também pode alimentar abacaxi com fertilizante de flores (Agricola, Kemira, Azalea), tendo preparado de acordo com as instruções, mas tomando o pó 2 vezes menos que o recomendado para alimentar outras plantas. Nesse caso, a saída e as folhas devem ser pulverizadas. Também é melhor usar o complexo mineral durante a floração e depois retornar aos orgânicos novamente. É indesejável usar cal e cinzas como fertilizantes. O abacaxi precisa ser alimentado após atingir a idade de 1,5 a 2 anos, 1 vez em 15 a 20 dias, do início de março ao início de agosto.
Muitos cultivadores de flores recomendam pulverizar abacaxi com uma solução de sulfato de ferro (1 g de pó por 1 litro de água). Um procedimento semelhante deve ser realizado uma vez por mês, do início de março ao final de setembro.
Estímulo à floração
Normalmente, o abacaxi começa a florescer no terceiro ano após o plantio. Se isso não acontecer, você pode estimular sua floração fumigando a planta com fumaça ou derramando-a com uma solução especial. Mas tenha cuidado: o procedimento de estimulação só pode ser realizado com plantas fortes e bem desenvolvidas, cujas folhas atingiram um comprimento de 60 cm e a base da saída tem um diâmetro de 8 a 10 cm.
Tabela: maneiras de estimular o florescimento do abacaxi
Método | Tecnologia |
Molhar com solução de carboneto de cálcio (acetileno) |
|
Fumigação |
Repita o procedimento 2-3 vezes com um intervalo de 7 a 10 dias. |
Uso de estimulantes vegetais |
Este método funciona se a temperatura ambiente for 26sobreC. |
Cuidados de abacaxi na estufa
Se você tiver uma estufa aquecida, tente cultivar abacaxi nela:
- Prepare o chão. Ele deve consistir de uma mistura de solo do jardim, húmus, turfa em quantidades iguais e areia (ele precisa ser tomado 2 vezes menos que qualquer outro componente). A camada do solo é de 25 a 35 cm.
- Umedeça o solo e jogue rosetas ou estacas nele a uma distância de 1 m um do outro em buracos de 3 a 5 cm de profundidade.
A principal condição é que a temperatura do ar não seja inferior a 25sobreC, temperatura do solo - não inferior a 20sobreC.
O abacaxi é melhor cultivado em grandes caixas montadas em suportes para segurar os aparelhos de aquecimento sob eles.
O cuidado no desembarque é o mesmo que em casa. Tente regar as plantas com água acidificada com ácido cítrico, cuja temperatura não é mais baixa que a temperatura na estufa. O acetileno, em vez da fumigação, pode ser usado para estimular a floração e não prejudicar outras plantas.
Controle de Pragas e Doenças
O abacaxi é uma planta com uma imunidade bastante forte, mas existem vários problemas que você pode encontrar ao produzir esta colheita:
- Folhas de secagem. Isso geralmente acontece se a planta estiver sob luz solar direta ou se a temperatura estiver excessivamente alta. Mova a panela para um local mais fresco ou sombreado e borrife-a com água.
- Branqueamento das folhas. Um sinal de falta de luz, então reorganize a planta em um local claro.
- Deterioração da base. Isto é devido ao aumento de umidade e frio. Coloque o abacaxi em um local mais quente e deixe o solo secar. Continue a regar moderadamente.
Tabela: Controle de Pragas de Abacaxi
Pragas | Sinais de derrota | Medidas de controle |
Escudo |
|
|
Ácaro aranha |
|
|
Mealybug | Normalmente, os sintomas aparecem no inverno quando a planta está nas condições menos favoráveis (ar seco, falta de luz). Somente a parte aérea da planta é afetada.
|
|
Verme de raiz | Esta praga afeta a raiz da planta, é difícil reconhecê-la por sinais externos. Deve-se ter cuidado se, com os devidos cuidados, o abacaxi parar de crescer e o amarelo aparecer em suas folhas (depois encolhem e morrem). Nesse caso, remova-o da panela e inspecione cuidadosamente as raízes. Se você notar pequenos insetos brancos, inicie o tratamento imediatamente. |
|
Galeria de fotos: quem ameaça abacaxi
- Escudo de escala afeta muitas plantas domésticas, abacaxi não é exceção
- Abacaxi para de crescer devido à atividade de minhoca
- Um revestimento ceroso branco nas folhas é um sinal do aparecimento de uma cochonilha
- Um ácaro é invisível a olho nu, mas traços de sua atividade são visíveis nas plantas
Ao controlar pragas, é aconselhável usar produtos químicos, não se limitando ao processamento manual. O fato é que, caso contrário, apenas os insetos adultos são destruídos e os ovos permanecem intactos. Leia atentamente as instruções do medicamento: é possível que você precise reprocessar. Se você tiver outras plantas, reorganize o abacaxi em um local separado para reduzir o risco de infecção. O local onde estava a panela de abacaxi deve ser bem lavado com sabão em pó ou água sanitária.
Variedades populares de abacaxi
Em casa, você pode cultivar abacaxi para vários fins. Reprodução e cuidados em todos os casos são os mesmos.
Abacaxi Bráctea
Uma variedade popular de abacaxi com uma característica notável: da exposição ao sol, suas folhas adquirem tons rosado-avermelhados. As folhas atingem 1 m de comprimento, apresentam listras brancas e amarelas. Ao contrário de outros abacaxis, esta espécie vive cerca de 7 anos. Freqüentemente usado como planta ornamental. Adequado para reprodução em casa.
Abacaxi Caena
O arbusto atinge uma altura de 0,3-0,5 m, possui muitas folhas verde-escuras. Adequado para plantar uma casa, não ocupa muito espaço e se propaga bem por camadas. Prefere solos porosos e bem drenados. Os frutos são pequenos, com comprimento entre 7 e 10 cm e peso de 0,5 kg, que podem ser utilizados como alimento.
O que eu simplesmente não cresci no peitoril da janela, mas agora quero falar sobre o abacaxi Caena. Este abacaxi me foi apresentado na primavera, no dia 8 de março. O abacaxi era bonito, grosso, com uma bela roseta de pequenas flores vermelhas. Após um certo período de tempo, uma pequena fruta de abacaxi começou a aparecer, primeiro verde e depois ficou amarela, provavelmente meio ano após a queda das flores até a aparência da fruta amarela. O abacaxi tem um sabor muito doce, macio e não é o mesmo que o vendido na loja. É claro que, depois de descascar, quase nada foi deixado lá, mas toda a minha família foi capaz de tentar avaliar. O abacaxi (verduras) em si não é alto, de 20 a 25 cm e a fruta tinha cerca de 7 cm.
Raspi//irecommend.ru/content/frukt-vyrashchennyi-doma
Abacaxi Champaka
O arbusto atinge uma altura de 0,8-0,9 m, forma longas folhas verdes com um revestimento azulado e espinhos ao longo das bordas. Em casa, é usado principalmente como planta ornamental, sem formar frutos comestíveis.
Cultivar um abacaxi não é difícil, basta prepará-lo para o plantio correto e seguir as simples regras de cuidado. Siga todas as recomendações e obterá uma planta maravilhosa que não servirá apenas como decoração para sua casa, mas também deliciará a colheita.