Pêra tardia bielorrussa: tudo sobre uma linda mulher com raízes francesas

Pin
Send
Share
Send

Homero chamou os frutos da pêra de presente dos deuses. Atualmente, existem mais de três mil variedades dessa fruta popular. A escolha é enorme, mas os jardineiros intermediários estão especialmente interessados ​​nas peras da seleção bielorrussa, resistentes a doenças e ao frio do inverno. Uma dessas variedades é o bielorrusso tardio.

Detalhes sobre a pêra tardia da Bielorrússia

O bielorrusso tardio foi apresentado por N. Mikhnevich, G. Kovalenko e M. Myalik - funcionários do Instituto de Pesquisa da Bielorrússia para o cultivo de frutas. Foi cultivada a partir das sementes da polinização livre da pêra francesa Good Louise. A variedade está incluída nos registros estaduais da Bielorrússia (1989) e Rússia (2002).

O bielorrusso tardio foi criado por funcionários do Instituto de Pesquisa Bielorrusso de Fruticultura

A árvore bielorrussa tardia não é alta, a coroa é esférica, os galhos com pontas apontando para cima. Os principais partem do tronco em um ângulo quase reto.

Folhas verdes claras são pequenas, elípticas, com bordas serrilhadas e onduladas. Grandes flores brancas aparecem na luva. Eles são considerados autopolinizadores, mas o rendimento será maior se as peras próximas a Bere Loshitskaya ou Oily Loshitskaya crescerem - os melhores polinizadores para o bielorrusso tardio.

Não muito longe da pera Belorusskaya Late é plantar outras variedades - Bere Loshitskaya ou Oily Loshitskaya

A árvore começa a dar frutos cedo, já no 4º ano de crescimento. A colheita é abundante - uma pêra jovem pode produzir até 100 kg de frutas e uma adulta - até 180 kg. Os frutos da variedade Belorusskaya tardia são de tamanho médio (110-120 g), têm uma forma larga regular em forma de pêra e quase o mesmo tamanho. Eles são cobertos com uma pele grossa e áspera com pontos marrons claros. Durante a remoção da árvore, as peras são pintadas de verde com um tegumento vermelho acastanhado. As frutas geralmente amadurecem até o final de setembro e podem ser armazenadas até fevereiro do próximo ano. Quando as frutas atingem a maturidade do consumidor, a cor muda para amarelo rico, próximo ao laranja, e o tegumento se torna um vermelho borrado.

Fruto da pêra bielorrusso tardio de forma regular e quase do mesmo tamanho

As peras têm caules curtos e retos, inclinados e um funil estreito e raso. Os corações dos frutos são pequenos, ligeiramente alongados. As sementes são marrons, pequenas. Polpa branca de média densidade, suculenta e macia. Um sabor doce agradável com uma leve acidez foi avaliado pelos provadores em 4.2-4.4 pontos em 5.

O bielorrusso tardio é universal para a finalidade a que se destina, pode ser usado fresco, para a preparação de sobremesas e frutas secas, para preservação.

Lados positivos e negativos da variedade

As vantagens indiscutíveis da pêra bielorrussa tardia são:

  • resistência do inverno;
  • vencimento antecipado;
  • produtividade;
  • a possibilidade de armazenamento a longo prazo de frutas.

As desvantagens da variedade incluem:

  • a necessidade de afinar a coroa espessa;
  • frequência de frutificação;
  • redução no tamanho dos frutos com um grande número deles;
  • a probabilidade de doença da pêra ou dano à árvore e ao fruto por insetos.

Plantação de pêra

É melhor plantar uma pêra bielorrussa tardia no início da primavera, de 5 a 14 dias depois que a cobertura completa de neve derreter. O plantio de árvores no outono também é possível no intervalo de tempo entre a queda das folhas e as primeiras geadas.

Antes de comprar uma muda de pera bielorrussa tardia, avalie se você possui condições favoráveis ​​ao seu bom crescimento e desenvolvimento. O processo será muito lento se no local onde a árvore for plantada:

  • a água estagna constantemente;
  • argila pesada ou solo arenoso ruim;
  • pouca luz do sol.

Uma pêra adora boa iluminação e calor, solo fértil no qual o ar e a umidade penetram facilmente. Além disso, a árvore deve ser alocada a pelo menos 16 m2 (plataforma 4x4 m).

Ao comprar uma muda, inspecione cuidadosamente a árvore e suas raízes. Os galhos devem ser elásticos, a coroa é densa, a casca é lisa e sem espinhos, as folhas são saudáveis, as raízes são suficientemente úmidas.

Preparando-se para o pouso:

  1. Para uma muda, cavar um poço de aterramento com cerca de 1 m de diâmetro e uma profundidade de 0,8 m.

    As raízes da árvore devem se encaixar livremente no buraco da plantação de peras

  2. O solo selecionado a partir do recesso é misturado com 2 baldes de areia, a mesma quantidade de verbasco, 30 g de fertilizantes à base de potássio e 20 g de fosfato.
  3. O solo preparado é devolvido ao poço, regado para que o solo seja burro.
  4. As mudas são mantidas em água limpa por pelo menos 3 horas antes do plantio.

    Para saturar as raízes com a umidade, as mudas são mantidas em água antes do plantio

Plantação de pêra:

  1. As mudas são colocadas em um poço e espalham as raízes para que elas estejam localizadas livremente, sem dobrar e não se sobrepor.

    As raízes das mudas não devem se dobrar ou se sobrepor

  2. O buraco é coberto com terra, deixando o pescoço da raiz a uma altura de 5-7 cm acima do solo.
  3. O solo ao redor da muda é compactado.
  4. A planta é regada com 3 baldes de água, esperando que ela seja completamente absorvida.

    Cada muda é regada com um volume de pelo menos 3 baldes

  5. Depois disso, as mudas jovens são cuidadosamente amarradas a um pino.
  6. O círculo do tronco pode ser deixado aberto. Então ele deve constantemente remover ervas daninhas. Para enriquecer o solo, você pode semear bluegrass, festuca vermelha, trevo aqui. É melhor fazer uma cobertura do solo próximo à muda com lascas de madeira ou casca triturada.

    A cobertura morta sob uma muda não permitirá que as ervas daninhas cresçam e retenham a umidade

Mais tarde, o círculo do tronco pode ser coberto com grama cortada. Isso não apenas protege o solo da secagem e compactação durante a irrigação e precipitação, e as raízes - do superaquecimento, mas também fornece à árvore nutrientes adicionais.

A grama cortada como cobertura morta protegerá a terra da secagem e servirá como fertilizante

Cuidados tardios com as peras bielorrussas

A pêra bielorrussa tardia é despretensiosa em seus requisitos para cuidar dela. O principal é alimentar a árvore em tempo hábil, aparar a coroa e tratá-la com pragas e doenças. Na seca, a árvore é regada duas vezes por semana, usando até 70 litros de água.

Poda de árvores

É importante aparar a pêra jovem corretamente, para formar uma linda coroa e fortes ramos esqueléticos. Ao plantar, a muda é cortada pela primeira vez, encurtando a parte central principal em um quarto do seu comprimento. Eles tentam formar alguns galhos esqueléticos na árvore, de modo que apenas 3-4 das folhas mais fortes dos brotos laterais são encurtadas em cinco brotos.

Vídeo: podando uma jovem pêra

Posteriormente, a poda de pera é realizada na primavera e no outono, uma vez que a variedade é propensa a espessar a coroa. Corte brotos fracos, galhos congelados e danificados, doentes, bem como aqueles que se tocam ou obscurecem os outros.

Peras de alimentação

Os primeiros 2-3 anos de alimentação tardia da Bielorrússia não requerem uma árvore suficiente dos nutrientes que foram introduzidos durante o plantio. No futuro, o tratamento das raízes é realizado regularmente:

  1. Na primavera, durante o florescimento ativo de uma árvore, o círculo do tronco é regado com uma solução de nitrato 1:50 (a cada 1 m2 30 g de solo) e uma solução de uréia (90-110 g por 5 litros de água).
  2. Quando a floração termina, são derramados 3 baldes de solução de nitroammophoska sob uma pêra na concentração de 1: 200.
  3. Outono no final de setembro a cada 1 m2 o círculo do tronco contribui com 1 colher de sopa, dissolvido em 10 l de água. eu cloreto de potássio e 2 colheres de sopa. eu superfosfato. 1 m no solo2 a uma profundidade de 0,1 m, feche 120-160 g de cinza de madeira.
  4. Se necessário, a cobertura foliar de verão é realizada na segunda quinzena de junho. A árvore é tratada com uma solução de sais de potássio e fósforo. Pode ser ammofos ou nitroamofos, 2% de sulfato de magnésio. Os preparativos são preparados de acordo com as instruções na embalagem.

Inverno, árvore

Embora o atraso da Bielorrússia tolere bem as geadas do inverno, ainda é necessário prepará-lo para a estação fria.

O bielorrusso tardio sobrevive facilmente às geadas, mas as mudas jovens precisam ser isoladas

Para proteger o tronco da árvore, ele deve ser embrulhado em papel e preso com uma fita. Uma fita especial pode proteger perfeitamente a lança contra temperaturas extremas.

Uma fita especial protegerá a árvore no verão - das queimaduras, no inverno - do frio

Uma camada de aparas de madeira pode servir como uma boa proteção das raízes superiores contra o frio do inverno.

Inimigos e doenças do final da Bielorrússia

Uma das desvantagens mais significativas da variedade tardia de Belorusskaya é a resistência média à infecção por sarna. Com esta doença, manchas marrons aparecem nas folhas da árvore e nos frutos. Para ajudar a árvore a resistir à doença, a pera é tratada três vezes durante a estação de crescimento com líquido de Bordeaux:

  • antes da brotação, solução a 3%;
  • em botões e após a floração - solução a 1%.

Você pode usar vários fungicidas de acordo com as instruções.

Com a crosta, aparecem manchas marrons nas folhas da árvore e nos frutos

Essa prevenção não apenas protege a árvore da crosta, mas também previne outra doença - moniliose ou apodrecimento da fruta.

Moniliose torna pera não comestível

Uma doença perigosa da pêra é uma queimadura bacteriana. A infecção passa por flores e se espalha muito rapidamente. Em apenas alguns dias, as folhas e os ovários ficam retorcidos e escurecidos, como se chamuscados pelo fogo. Tendo descoberto a doença, todos os ramos afetados são cuidadosamente cortados e queimados para que a infecção não se espalhe pelo jardim. A árvore é tratada com um antibiótico (a estreptomicina tem o melhor efeito) e, a cada 10 dias, a pêra é tratada com uma solução de uma mistura de medicamentos que fortalece sua imunidade: 4 gotas de Citovit e Zircon são dissolvidas em 1 litro de água, dois grãos do Jardim Saudável são adicionados.

Uma queima bacteriana se espalha rapidamente em copas densas; portanto, a poda oportuna e competente das árvores é muito importante.

Sinal de queimadura bacteriana - torcido, folhas secas

Um belo espinheiro-borboleta pode causar enormes danos a uma colheita de pêra.

Hawthorn borboleta pode reduzir significativamente o rendimento de pera

Lagartas nascidas dos ovos do espinheiro comem brotos, folhas, brotos. No inverno, eles criam e penduram em uma árvore. Para se livrar dessas pragas, os casulos são coletados e queimados, e no início da primavera a árvore é tratada com uma solução de uréia saturada (0,7 kg do medicamento são dissolvidos em 10 l de água).

Lagarta Hawthorn alimenta-se de folhas e brotos

Um grande número de peras em uma árvore pode ser danificado por lagartas que eclodem de ovos postos por uma mariposa-borboleta. Ela deixa uma ninhada de ovos na superfície da fruta e seus "filhos" roem a pêra e chegam às sementes em que se alimentam. As pupas dessas lagartas esquentam debaixo de uma árvore no chão. Para se livrar desse flagelo, um mês após a floração, quando as borboletas recém-nascidas estão na hora de pôr ovos, a árvore é tratada com um inseticida. Fitoverm dá um bom resultado.

Lagartas de mariposa de pêra roem os frutos e chegam às sementes

O abelharuco de maçã (um pequeno inseto de gorgulho) se alimenta dos rins e põe os ovos nos brotos fechados das flores, e as larvas que chocam os comem por dentro. Na luta contra essa praga, ajuda um cinto de caça no tronco da pêra. Você pode eliminar insetos e coletar manualmente quando eles são menos móveis em clima frio. O maior efeito é obtido tratando a árvore com inseticidas quando os brotos estão no estágio do cone verde.

As larvas da flor de maçã comem botões de flores por dentro

Lagartas de uma mosca de pera podem ser destruídas quase completamente. O inseto fêmea deposita até sete dúzias de ovos no plano inferior da folha. Lagartas chocadas tecem uma teia e comem folhas.

Lagartas de mosca de pera comem folhas de árvores em grandes quantidades

Com um pequeno número de lagartas, seus ninhos podem ser coletados e queimados. Se houver muitos deles, a árvore deve ser tratada com um inseticida.

Colônias de pulgões verdes podem ser vistas nas folhas e no topo de brotos jovens. Pragas se alimentam de seu suco. Você pode destruir os pulgões pulverizando uma árvore com uma mistura de Fitoverm e 1 colher de sopa. eu sabão líquido dissolvido em 1 litro de água. Se a árvore é jovem e baixa, brotos podem ser mergulhados nesta solução e enxaguar as pragas.

Pragas comem folhas e atiram suco

É muito importante:

  • pelo menos um mês antes da colheita, interrompa todo o processamento da árvore com produtos químicos de doenças e pragas;
  • ao trabalhar com medicamentos, siga todas as instruções de segurança.

Custos da fama

Por muitos anos de sua existência, a pêra bielorrussa tardia tornou-se amplamente conhecida. Muitos jardineiros cultivam, uma grande variedade de consumidores de frutas está ciente das excelentes qualidades da variedade. No mercado, agora você pode encontrar variedades Belorusskaya no início, verão na Bielorrússia, etc. Esses nomes são dados às peras por analogia com um nome conhecido, mas isso não se justifica.

Comentários de Pear Belarusian Late

Aceite o meu conselho "Bielorrússia atrasado". Eu tenho duas árvores, uma delas foi herdada para mim junto com a trama, a segunda eu comprei conscientemente. As peras são de tamanho médio, produzem frutos abundantemente anualmente, a árvore começa a produzir frutos muito rapidamente. Comestível imediatamente no final de setembro. Mas se eles se deitarem um pouco e, desde outubro, é apenas um rabo demais, doce e suculento, permanece uma cauda, ​​mentindo, mas nos últimos anos tentamos comê-los antes do Ano Novo. Você não vai se arrepender, e a árvore está bem formada, não é alta e muito bonita.

4aika

//www.forum.kwetki.ru/lofiversion/index.php/t11282.html

Apoio todos os palestrantes anteriores sobre o tema das peras: bielorrusso tardio - este é um "cavalo de batalha" - frutíferas, despretensiosas, peras são armazenadas. E o sabor não é enjoativo, mas com uma ligeira acidez, quando totalmente amadurecido (quando está ligeiramente encharcado), a carne é oleosa, muito saborosa. É verdade que, se o fizer, tem um gosto um pouco mimado. E outra vantagem - a árvore é relativamente baixa.

Lilacina

//www.forum.kwetki.ru/lofiversion/index.php/t11282.html

Na rede, você pode encontrar muitas mensagens e notas que descrevem os recursos atraentes da variedade de pêra bielorrussa tardia. Porém, ao decidir sobre o cultivo desta pera, é preciso levar em consideração os aspectos negativos associados à variedade de frutas em si e os problemas que surgem ao cultivar essa árvore.

Pin
Send
Share
Send