A cereja, como qualquer outra cultura de jardim, precisa de cuidados regulares, incluindo cobertura. Existem várias regras com as quais você precisa se familiarizar antes de iniciar este evento, além de estudar os fertilizantes usados e suas propriedades.
Os principais tipos de fertilizantes e suas características
Para alimentar as cerejas, um grande número de fertilizantes é usado. Jardineiros usam com sucesso orgânicos e minerais. Familiarize-se com as principais características e a dose mínima e máxima (mais detalhes são apresentados na tabela).
Não esqueça que todos os fertilizantes devem ser aplicados ao solo pré-umedecido.
Uréia
A uréia é um fertilizante popular usado por muitos jardineiros. Contém nitrogênio (46%), necessário para o desenvolvimento da massa verde da planta. Recomenda-se usar em combinação com sal de potássio se estiver realizando o tratamento de raízes. Dependendo da idade da cereja, você precisará de 50 a 300 g por 1 árvore para a cobertura.
A melhor temperatura da água para preparar uma solução de uréia é de 80 ° C.
A uréia também é usada para coccomicose. Esta doença fúngica perigosa é muito contagiosa e pode afetar não apenas cerejeiras, mas também outras culturas, como o damasco. Na prevenção e controle, é utilizada uma solução de 3-5% (30-50 g de uréia + 10 l de água). Eles precisam lavar as cerejas no início e meados de outubro.
Superfosfato
O superfosfato é um dos fertilizantes mais usados pelos jardineiros, com muitas propriedades benéficas. Contém um nutriente - fósforo (20-50%), devido ao qual a cobertura ajuda a retardar o envelhecimento do arbusto de cerejeira, aumentar o sabor das bagas e a formação do sistema radicular. Com a falta de fósforo, as folhas da planta ficam roxas (às vezes apenas no verso) e ficam cobertas de manchas amarelas.
O superfosfato simples combina bem com fertilizantes nitrogenados, duplo - com sais de potássio. Não é combinado com nitrato de amônio, giz e uréia; portanto, faça uma pausa de 7 a 10 dias entre as aplicações desses fertilizantes.
Em 1 m2 São utilizados 100-150 g de substância.
Fertilizante de potassa
Cloreto de potássio e sal de potássio são frequentemente usados para alimentar cerejas.
Cloreto de potássio
O cloreto de potássio é frequentemente usado pelos jardineiros para alimentar árvores frutíferas. Esse fertilizante melhora o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular, afeta positivamente a resistência do inverno e a tolerância à seca, ativa o crescimento da parte aérea, o que aumenta a produtividade e os próprios frutos tornam-se mais açucarados e carnudos.
O cloreto de potássio está disponível em várias formas e, para alimentar a cereja, é melhor escolher granular (caso contrário, também é chamado de sementes).
Sal de potássio
O sal de potássio também é uma fonte de potássio, o que ajuda a melhorar o metabolismo e aumentar a imunidade da planta. A cereja tem uma resistência média ao cloro, que faz parte deste fertilizante, portanto siga cuidadosamente a dosagem ao alimentar. Não mais de 40 g dependem de uma muda, cerca de 100 g em uma árvore adulta.
Nitrato de amônio
O nitrato de amônio, como a uréia, é uma fonte de nitrogênio necessária para o crescimento das plantas, principalmente as jovens. Para alimentar as cerejas, você pode usar nitrato de amônio simples (pode até substituir a uréia) e amônia-potássio, que podem melhorar o sabor das frutas graças ao potássio em sua composição.
A dosagem máxima desse fertilizante é -150 g para uma muda e 300 g para uma árvore adulta, se você quiser usar salitre em vez de uréia.
Compostagem
O composto é um fertilizante orgânico popular com o qual você pode enriquecer o solo com substâncias úteis. Como as cerejas requerem cobertura regular, você deve ser capaz de preparar adequadamente essa mistura. Em um recipiente ou no chão, coloque uma camada de turfa (10-15 cm), sobre ele - detritos vegetais (folhas, folhas de vegetais, palha). Despeje a solução com esterco de galinha ou solução de esterco (1 parte de esterco para 20 partes de água ou 1 parte de esterco para 10 partes de água, insista por 10 dias). Em 1 m2 preencher 400 g de nitrato de amônio, 200 g de sulfato de potássio e 500 g de superfosfato duplo. Preencha o espaço em branco com uma camada de terra ou turfa (10 cm). Cubra com papel alumínio. Após 2 meses, a pilha precisa ser escavada e, após 4 meses a partir do momento da preparação, o composto está pronto para uso. 5 kg são suficientes para uma árvore jovem, pelo menos 30 kg para um adulto.
Ash
A cinza é um fertilizante acessível e útil que contém uma grande quantidade de substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento das plantas. A cinza é rica em potássio e fósforo e também contém enxofre, zinco, ferro, magnésio e cálcio. A alimentação com cinzas ou solução de cinzas pode melhorar os processos metabólicos, regular o balanço hídrico e aumentar a resistência do inverno das cerejeiras.
Descrição da aplicação de cinzas
Cal
Na horticultura, o cal é usado não apenas para a lavagem de branco, mas também para reduzir a acidez do solo e saturá-lo com substâncias úteis. Assim, o cálcio contido na cal ajuda as cerejas a aumentar a imunidade, melhorar o metabolismo e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, o que afetará beneficamente o sistema radicular do arbusto. A calagem deve ser feita 1 vez em 4-5 anos, especialmente se você usar produtos orgânicos para a cobertura. Alumina, solos leves e argilosos precisarão de 400-600 g / m2, para argila pesada - 500-800 g / m2.
Sinais de solo ácido são a aparência na superfície de musgo verde, rabo de cavalo, poças com água enferrujada ou floração leve.
Além disso, o cal é frequentemente usado no combate à coccomicose. Uma das medidas de controle é branquear uma árvore. Composição da mistura: cal hidratada (2 kg) + sulfato de cobre (300 g) + água (10 l).
Dolomite
A farinha de dolomita, assim como a cal, é usada para diminuir a acidez do solo e melhorar sua qualidade. A introdução de dolomita contribui para a saturação do solo com nitrogênio, fósforo e magnésio, afeta positivamente o desenvolvimento de microrganismos benéficos e ajuda a combater pragas de insetos. A taxa de aplicação de 500-600 g por 1 m2.
Se você precisar reduzir a acidez do solo, ao escolher um produto adequado, concentre-se na época do ano: o limão lida com a oxidação com mais eficiência, mas só pode ser usado no início da primavera ou no final do outono. Dolomita é usada em qualquer época do ano. Além disso, recomenda-se tratar os solos descascados com ele.
Descrição de fertilizantes minerais
Cobertura de cerejas: esquema e regras para fertilização
Para que a cobertura não danifique a cereja, você deve seguir as regras de fertilização.
Círculo de tronco
Para garantir a alimentação correta das cerejas, não se esqueça de fazer um círculo de tronco. Um círculo próximo ao tronco é uma área cultivada de solo ao redor de um tronco onde alguns fertilizantes são aplicados (por exemplo, sais minerais). A introdução de outros fertilizantes (por exemplo, orgânicos ou soluções), bem como a irrigação, é realizada no sulco externo do círculo próximo ao tronco. A largura desse sulco deve ser de 20 a 30 cm, profundidade - 20 a 25 cm.
O diâmetro do círculo do tronco varia com a idade da cereja:
- No primeiro ano de irrigação, faça um círculo a uma distância de 10 a 15 cm das mudas.
- No segundo ano, o círculo do tronco será mantido a uma distância de 25 a 35 cm das mudas.
- No terceiro ano, a distância aumentará para 40-50 cm.
- No quarto e nos anos subsequentes, quando a coroa for finalmente formada, as bordas do círculo do tronco devem coincidir com os limites da coroa. Alguns jardineiros assumem que o diâmetro do círculo do tronco é 1,5 vezes o diâmetro da coroa.
Molho de cereja por ano - tabela de resumo
Este esquema é universal e pode ser usado em todas as regiões.
Idade da cereja | 1 ano | 2 ano | 3 ano | 4 ano | Se você fertilizou em tempo hábil e sua árvore está se desenvolvendo corretamente (dá frutos, não fica amarela antes do tempo, etc.), você pode mudar para um regime de alimentação menos frequente. Para isso, será necessário aplicar 300 g de superfosfato e 100 g de cloreto de potássio e 1 vez a cada 4 anos na matéria orgânica (30 kg de húmus ou composto em 1 ranhura externa) uma vez a cada 3 anos no outono, próximo ao tronco. Se a cereja cresce mal (dá forma fraca a brotos, não produz frutos, etc.) e carece de nutrientes, a alimentação anual deve ser realizada por mais 3 anos. Realize calagem preventiva do solo uma vez a cada 5 anos. Se você usar limão, primeiro cave o solo e depois polvilhe o pó na superfície. Não esqueça que você pode usar limão no início da primavera ou no outono, por volta do final de setembro. Além disso, não execute o procedimento de calagem simultaneamente com fertilizantes nitrogenados (uréia) e orgânicos (compostos). | 5-6 anos | 7 ano | A cereja é considerada totalmente fertilizada e não precisa mais de alimentação anual. 1 vez em 2 anos na primavera adiciona uréia e 1 vez em 4 anos aos orgânicos nas mesmas doses que no 7º ano após o plantio de uma muda. A calagem é realizada uma vez a cada 5 anos, de acordo com as mesmas regras. |
Período de primavera | Prepare o poço de aterrissagem. Parâmetros: profundidade - 40-50 cm, diâmetro - 50-80 cm.
|
| A partir do terceiro ano a partir do momento do plantio, a cereja começa a dar frutos, portanto, exige cobertura frequente.
| No início e meados de abril, adicione 150 g de uréia ao círculo do tronco e escava o solo. | No início e meados de abril, despeje as ranhuras externas com uma solução de ammofoski (30 g do medicamento por 10 litros de água). Cada árvore deve levar 30 litros. | Em meados de abril, adicione 300 g de uréia ao círculo próximo ao tronco e cavar. | ||
Período de verão | Sem cobertura | Sem cobertura | O tratamento de verão deve ser realizado durante o aparecimento e desenvolvimento do ovário, bem como durante o amadurecimento da fruta.
| No final de julho - início de agosto, adicione 300 g de superfosfato duplo e 100 g de sulfato de potássio ao círculo próximo ao tronco. | Sem cobertura | A alimentação não é realizada. | ||
Período de outono | Sem cobertura |
| Opção número 1 No período de meados a final de outubro, cave um círculo próximo ao tronco e adicione 2-3 kg de húmus e fertilizantes minerais (100 g de superfosfato e 30 g de cloreto de potássio / m2). Opção nº 2 (para solo ácido) No período de meados ao final de outubro, cave um círculo próximo ao tronco e adicione 2-3 kg de húmus a ele e 2 kg de farinha de dolomita no sulco externo. | Em meados de setembro, adicione adubo ou húmus ao sulco externo à taxa de 20 kg por 1 árvore e desenterre-o. | A alimentação não é realizada. | Em meados de setembro, adicione uma mistura mineral no círculo próximo ao tronco: superfosfato duplo (400 g) + sulfato de potássio (150 g). Cavar o chão. No final de setembro, fertilize os sulcos externos, adicionando 40 kg de húmus a cada árvore. |
Alguns jardineiros argumentam que o fertilizante aplicado durante o plantio deve ser suficiente para os primeiros 3-4 anos de vida da cereja. Nesse caso, recomenda-se prestar atenção ao comprimento dos galhos: se o crescimento for inferior a 30-40 cm por ano, a cereja deve ser alimentada de acordo com o esquema especificado.
Regras para alimentar árvores no jardim - vídeo
Como você pode ver, cerejas, embora exija cuidado cuidadoso, mas é descomplicado e bastante acessível, mesmo para jardineiros iniciantes. Siga todas as regras e recomendações em tempo hábil, e você garantirá uma colheita de qualidade.