Spruce é a "rainha" da floresta, liderando a classificação de popularidade entre os mestres da arte da paisagem. Esta árvore sagrada, que age como um encanto do local e uma poderosa fonte de bioenergia, é valorizada não apenas por suas propriedades curativas únicas, mas também por sua extraordinária decoratividade. A folhagem das agulhas de tons esmeralda, verde escuro e até azul é capaz de transformar as composições das plantas, dando um toque único ao design da paisagem do local.
Variantes do uso do abeto no paisagismo
Poucas pessoas podem permanecer indiferentes ao luxo da cor e à beleza congelada das agulhas das coníferas. Não é de surpreender que o abeto no paisagismo seja usado com bastante frequência. Parece ótimo como desembarques de contêineres para enquadrar caminhos de jardins e jardins pedregosos.
Árvores com folhagem de agulha com um tom verde saturado parecem interessantes em combinação com flores brilhantes de plantas únicas e perenes. Perfeito para criar composições: anêmonas, amores-perfeitos, aquilegia, flox e hospedeiros japoneses. As coníferas são uma base ideal para a criação de esculturas sempre verdes que podem tornar a aparência do jardim mais rica e colorida.
Entre as principais vantagens do uso do abeto no design do site, vale destacar:
- As coníferas se deliciarão com a saturação das sombras da agulha verde no verão, sem desbotar ao sol e no inverno, contrastando com a brancura da neve.
- Os fitoncídios secretados pela planta são capazes de purificar o ar produtivamente, tendo um efeito curativo no corpo humano.
- Spruce é perfeito para qualquer estilo de design de paisagem.
- Galhos fofos são fáceis de usar na fabricação de artesanato: a criação de pinturas, herbários, composições de ano novo.
Mas o abeto, como qualquer outra planta, tem suas desvantagens. Por exemplo, essa conífera é capaz de crescer muito, escurecendo o território e drenando o solo. Portanto, para o projeto de jardins usando tipos de abetos com forma anã.
É aconselhável plantar abetos ao longo da cerca. Em um curto período de tempo, as coníferas crescem magníficas e suas pernas grossas formam uma parede sólida e densa.
Variedade variada de formas decorativas
Nos modernos parques e jardins, mais de 20 tipos de abetos. O principal na escolha do tipo de conífera é a configuração de sua coroa e o tamanho da planta na idade adulta.
No projeto paisagístico, três tipos de abetos são mais comuns:
- Comum - uma espécie típica representada por mais de 50 formas de jardim. As formas de baixo crescimento criadas em sua base atingem uma altura de 1,2 m, e o crescimento médio - 3 e mais metros. Uma ampla paleta de cores de agulhas, começando com dourado e terminando com verde rico, em galhos reunidos em coroas piramidais ou em forma de travesseiro, faz com que coníferas desta espécie recebam os hóspedes em hortas.
- Espinhoso - Mais de 70 variedades estão representadas na cultura. A maioria delas são árvores médias e altas, com até 40 metros de altura, com uma bela coroa cônica. Embora existam formas anãs com até 2 m de altura, as agulhas são muito espinhosas: daí o nome da espécie. Pode ser branco azulado, aço azul, prata e verde azulado.
- Sizaya - totaliza mais de 20 formas decorativas. O nome da espécie se deve à cor cinza-acinzentada da casca e ao tom azulado das agulhas. As formas anãs desta espécie têm uma forma de coroa esférica e em forma de ninho, e as altas são cônicas. A paleta de cores das agulhas é bastante ampla, começando com amarelo-dourado e cinza-azul e terminando com verde brilhante.
Abeto, como qualquer planta, é dividido em três grupos: anão, médio e alto. Na jardinagem de parcelas pessoais, os mais populares são os anões e os médios representantes de coníferas.
Variedades anãs
Entre as formas subdimensionadas estão as plantas cujos tamanhos na idade adulta são várias vezes menores em comparação com as espécies maternas originais. Por exemplo, em condições naturais, o abeto comum, conhecido como Picea abies, é uma beleza de 50 metros com uma coroa bem projetada, cuja largura chega a 8 a 10 metros.
A forma decorativa desta conífera alta, conhecida como Picea abies "Nidiformis" ou "abeto em forma de travesseiro", atinge não mais de dois metros de altura com uma largura de coroa de 2-3 metros.
Entre as variedades modernas criadas com base em abetos comuns, as coníferas, cujas coroas têm forma esférica ou em forma de ninho, são famosas pela maior decoratividade.
Para a formação de margens baixas e o design de jardins pedregosos, o arbusto em miniatura Picea abies "Nidiformis" é perfeito.
Localizado em um fino e gracioso broto em forma de leque, "Nidiformis", adornado com agulhas macias e curtas de delicada tonalidade esmeralda.
Não menos atraente é Little Gemm. Os brotos que se estendem do meio da coroa, emoldurados por finas agulhas verde-escuras, formam um "travesseiro" hemisférico preciso. Parece especialmente interessante na forma de um formulário padrão, plantado em um vaso ou vaso de plantas.
Picea abies "Zwerg de Will" tem uma bela forma de coroa densa e estreita e cônica. A planta é interessante devido à tonalidade verde suave de agulhas jovens que cobrem brotos de leite, o que contrasta favoravelmente com o verde escuro das agulhas antigas. O arbusto sempre verde é adequado para pequenos jardins.
"Glauka Globosa", derivada da criação por meio de criação, é famosa por sua extraordinária decoratividade. Uma planta anã não possui um tronco distinto. Seus galhos, pontilhados com milhões de finas agulhas de um elegante tom azul prateado, formam uma linda coroa esférica. Cones formados nos galhos, que lembram as decorações de Natal, dão um apelo especial à árvore.
Você não pode ignorar o rastejamento pitoresco nas variedades subdimensionadas do solo. A miniatura "Nana" se assemelha a um travesseiro macio, e "Echiniformis" é identificado com um coque, cujas formas redondas aparecem como o enquadramento original dos caminhos do jardim.
Muitas espécies de abetos são tolerantes à sombra, mas muitas vezes suas formas anãs são muito sensíveis à falta de luz.
Espécies de tamanho médio
Ao criar um design pessoal, também é comum o uso de coníferas de tamanho médio, cuja altura não atinge mais de 15 m. Uma única árvore baixa com uma coroa claramente definida parece pitoresca contra o fundo de um "tapete" de gramado ou paredes da casa. Madeira flutuante espetacular ou pedra branca ajudará a completar o quadro.
Você pode aprender mais sobre como escolher grama para plantar um gramado com o material: //diz-cafe.com/ozelenenie/kakuyu-travu-vybrat-dlya-gazona.html
O abeto vermelho azul é um dos tipos mais populares de coníferas, reverenciado pelos designers não apenas por sua despretensiosidade no atendimento, mas também pela fascinante mudança de tons de folhagem das agulhas ao longo do ano. Apenas 20% dos representantes desta espécie têm uma cor pronunciada do céu, o restante é rico em tons de verde e azulado.
Belezas azuis não são capazes de suportar flutuações de temperatura nas regiões norte e se sentem confortáveis apenas em latitudes temperadas. Spruce com agulhas azuis parece vantajoso ao longo de caminhos de jardim, no contexto de edifícios de madeira ou edifícios de pedra.
Você pode aprender sobre como cultivar um abeto vermelho azul a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/kak-vyrastit-golubuyu-el.html
Um representante brilhante dessa espécie é Picea pungens "Blue Diamond", que significa "diamante azul".
Para diversificar a coleta, chorar espécies de abetos ajudará. Devido à sua aspiração pelo ambiente aquático, as coníferas podem ser envolvidas com segurança no projeto das margens dos corpos d'água.
Os abetos vermelhos em tamanho real atingem uma altura de 10 a 15 metros, com uma largura de 2 a 3 metros. Galhos finos, pendurados, dobram-se ao redor do tronco curvo da planta, dando-lhe uma forma de choro.
Mais adequado para o nosso clima de abeto canadense. Konika é famosa pela resistência ao gelo e despretensiosidade ao sair. É interessante para o projeto paisagístico, pois possui uma forma cônica decorativa da coroa; por um ano, ele oferece um pequeno aumento e se encaixa harmoniosamente no projeto de seções muito pequenas.
No contexto das "irmãs" verdes e lisas, Picea pungens "Maigold" se destaca, que reabasteceu a coleção de belezas varietais em 1988. Ele ficará ótimo como um solitário.
A copa da árvore, atingindo uma altura de 6 m, tem uma forma piramidal solta. As agulhas amarelo-creme em brotos jovens mudam gradualmente de cor após algumas semanas, adquirindo uma tonalidade verde-azulada igualmente atraente.
Combinações de coníferas
Se a área permitir, então, para criar uma imagem pitoresca e original, é melhor usar pinheiros de diferentes tipos e variedades.
Além disso, o material sobre composições de coníferas no projeto paisagístico do jardim será útil: //diz-cafe.com/ozelenenie/xvojnye-v-landshaftnom-dizajne.html
Para tornar a composição concebida harmoniosa e atraente, os mestres da arte da paisagem são aconselhados a levar em consideração vários pontos-chave:
- A composição não deve ser muito colorida. Para um grupo de três coníferas, use duas cores. Ao compor uma composição de cinco estantes sempre verdes, use apenas três cores.
- Ao compor uma composição de vários níveis, incluindo 20 a 30 plantas, coloque elementos em grupos, escolhendo-os por cor.
- O conjunto de arbustos de Natal exige ênfase competente: o primeiro plano é ocupado por plantas de baixo crescimento, o dorso é ocupado por coníferas de tamanho médio.
- O arranjo de um gramado comum ou mourisco na área próxima ao tronco das coníferas ajudará a evitar a sensação de densidade das plantações de árvores de Natal.
Agulhas suculentas de uma sombra escura enfatizarão a beleza de um arbusto florido localizado nas proximidades. Além das plantas com flores, os arbustos com folhagem de cores incomuns se tornarão um bom complemento para a beleza das coníferas: weigela, laranja simulada, bérberis.
Diretrizes para cuidados com abetos
O plantio e os cuidados adequados são uma garantia de que as belezas de coníferas se encantarão com sua aparência apresentável quase o ano todo.
Querendo decorar seu terreno com um ou mais pinheiros, jardineiros experientes aconselham a seguir certas regras:
- Hora de aterrissagem. É melhor plantar coníferas no início da primavera ou no outono, quando a planta ainda não entrou ou já passou da fase de crescimento vigoroso. Para preservar brotos jovens de geadas e roedores, é recomendável cobrir a área do tronco para o inverno com turfa.
- Canal Sob condições naturais, o abeto se desenvolve bem perto do vale do rio, onde recebe umidade suficiente para alimentar um poderoso sistema radicular. Mas, ao mesmo tempo, ela não gosta de zonas úmidas e, portanto, precisa do arranjo de drenagem.
- Composição do solo. Todos os tipos de abetos adoram solos alcalinos e ácidos férteis. Eles são intolerantes a tipos pesados de solo. Ao plantar coníferas em solo empobrecido, o poço de plantio deve ser enriquecido pela adição de 100 g de fertilizante mineral complexo. Com a falta de oxigênio e nutrição, a planta pode até morrer.
Vale a pena considerar que o abeto afeta fortemente as flores e arbustos ao redor, por isso é melhor colocá-lo a uma pequena distância das plantas que amam o sol. Não plante coníferas próximas umas das outras, pois seus galhos limitarão o acesso à luz solar.
Observando essas regras simples ao selecionar variedades e fazer composições de plantas, você pode criar um design aconchegante e pitoresco em seu site que encantará os olhos ao longo do ano.