A água, como símbolo de pureza e mudança de vida, sempre atraiu pessoas. Um pequeno lago, perto do qual é agradável passar um tempo, afastando-se dos problemas cotidianos, é um elemento bastante popular no projeto paisagístico das áreas suburbanas. Plantas para a lagoa - um atributo obrigatório do projeto do reservatório. O desembarque de belezas frondosas com flores e flores decorativas permite não apenas transformar a lagoa, mas também protegê-la.
Plantas em uma lagoa - não é apenas decoração
Plantas herbáceas e arbustos decorados com flores delicadas e variadas complementam a composição pitoresca de um canto natural e aconchegante, com toques brilhantes e aromas únicos.
No entanto, além do apelo decorativo, as plantas aquáticas da lagoa também cumprem um propósito prático. As folhas das plantas localizadas acima da superfície da água obscurecem levemente o corpo d'água, dificultando o desenvolvimento e o crescimento intensivo das algas. Devido a isso, a água pode permanecer um período mais longo de transparente e limpo.
Além disso, em dias quentes de verão, o sombreamento natural da folhagem na superfície da água permite a difusão dos raios solares, que aquecem a água.
Fatores que determinam a escolha das plantas
Ao escolher plantas para um lago no país, você deve aderir a uma única idéia decorativa. Isso criará uma composição que se destaca de outros elementos da paisagem, ao mesmo tempo em harmonia com eles.
Qualquer composição decorativa parece elegante e rica, se criada levando em consideração o planejamento dos elementos, quando o primeiro plano é decorado com plantas baixas ou de cobertura do solo, plantas mais altas aparecem em segundo plano.
Ao planejar equipar uma área de recreação ao longo de um lado do reservatório, as plantas desta seção são selecionadas baixas para que não bloqueiem a paisagem pitoresca e o acesso ao lago.
As plantas para massas de água são selecionadas levando em consideração o zoneamento desta última em profundidade. Na parte mais profunda do reservatório, localizada principalmente no centro da lagoa, localizam-se plantas de águas profundas, mais próximas às margens e à zona pantanosa - flutuantes rasas. Na costa da lagoa estão representantes do mundo das plantas, que cresce confortavelmente em solo úmido e na costa seca - menos arbustos e flores que amam a umidade.
Que parte da lagoa é melhor para plantar?
Variedades de profundidade
No meio de um homem bonito, flutuando na superfície da água, há pontilhados de incontáveis estames. O lótus prefere crescer em áreas ensolaradas do reservatório, cuja profundidade é de pelo menos 40 cm, suas raízes estão imersas no solo sob a água e flores e folhas flutuam livremente acima da superfície da água.
No meio de um homem bonito, flutuando na superfície da água, há pontilhados de incontáveis estames. O lótus prefere crescer em áreas ensolaradas do reservatório, cuja profundidade não é inferior a 40 cm, suas raízes estão imersas no solo sob a água e flores e folhas flutuam livremente acima da superfície da água.
Existem mais de uma dúzia de variedades dessas ninfas, e cada uma delas requer certas condições de plantio e profundidade para o crescimento. O nenúfar também está entre as flores de alto mar que amam o sol.
Flutuando na superfície
As plantas de água doce flutuando livremente na superfície agem não apenas como uma "tela" natural, sombreando a superfície da água. Eles desempenham uma função importante, porque absorvem orgânicos dissolvidos na água e, assim, regulam o equilíbrio ecológico.
Entre os representantes mais exigentes dessa variedade de plantas podem ser atribuídos: azole, wolfia, castanha d'água e cheesecake. Eles se sentem muito confortáveis em áreas ensolaradas e em locais sombreados.
Entre as plantas flutuantes exigentes que se destacam, destacam-se: vermelho-água, hidroclis, lurônio, pênfigo.
Plantar essas plantas deve ser em pequenas quantidades. Suas folhas não devem cobrir mais da metade da superfície da água.
Plantas Geradoras de Oxigênio
Usinas geradoras de oxigênio pouco atraentes são usadas principalmente para limpar uma lagoa. Absorvendo dióxido de carbono e substâncias minerais da água, privam as algas dos alimentos e, assim, evitam a poluição da água.
Hornwort fofo com folhas de agulha prefere áreas costeiras sombrias. As inflorescências em forma de espigão dos tons de rosa são uma excelente comida para os habitantes do reservatório. Galhos flutuantes com um brilho metálico de Elodea crescem tão rapidamente que já no primeiro ano de instalação em um lago, uma planta pode criar matas densas. Elodea não é exigente quanto às condições de iluminação e temperatura.
Ao escolher plantas para decorar um lago na zona costeira, você pode interromper a escolha de plantas higrófilas como cálamo, kaluzhnitsa, taboa e junco.
Ao formar um jardim de flores na zona costeira, você pode brincar com o contraste de formas e cores. Por exemplo, folhas alongadas graciosas e flores de íris incomuns, contrastando com as inflorescências douradas de um maiô, parecem espetaculares no contexto de samambaia a céu aberto. Ao criar composições, o principal é não exagerar. Uma composição estética harmoniosa das plantas deve adornar a paisagem do local, enchendo a alma com emoções agradáveis da contemplação.