O que são gabiões e como eles podem ser usados ​​no paisagismo

Pin
Send
Share
Send

Os gabiões são chamados de contêineres trançados com fios de metal, que são preenchidos diretamente no objeto com pedra ou entulho. Muitos anos atrás, essas estruturas de construção de engenharia eram ativamente usadas pelos militares na construção de fortificações (redutos). Agora, com a ajuda dos gabiões, eles formam as margens dos corpos d'água, organizam muros de arrimo e fortalecem as encostas. Além disso, caixas de malha de formas geométricas regulares são usadas como elementos de decoração no projeto da paisagem. Como regra, gabiões de bricolage não são feitos, adquirindo redes de fábrica do tamanho certo na quantidade certa. Os contêineres de malha entregues são endireitados no local de sua instalação e preenchidos com o material a granel selecionado. Os designers já tiveram muitas idéias para decorar jardins domésticos com estruturas de gabião. Alguns deles podem ser implementados com sucesso em suas terras, copiando a criação que viram na figura. É um pouco mais difícil desenvolver o seu projeto, tendo estudado as propostas prontas de especialistas em paisagismo.

De que são feitos os gabiões?

Os fabricantes de Gabion usam arame galvanizado como material de partida, cuja densidade de revestimento é de 250-280 g / m2. Este valor é cinco vezes maior que a densidade de galvanização da "rede" de malha usada na construção de vários tipos de cercas. Em vez de galvanizar, um revestimento de PVC pode ser aplicado ao fio. A espessura do fio revestido varia de 2-6 mm. Os contêineres de malha devem ter força específica, alcançada com o uso da tecnologia de torção com fio duplo. As células da malha têm a forma de um polígono regular. O preenchimento é selecionado levando em consideração o tamanho das células da malha. Gabiões grandes também são equipados com compartimentos seccionais que impedem a saliência de suas paredes de malha no momento do carregamento da carga.

Caixas separadas são presas em uma única estrutura monolítica usando arame. Ao mesmo tempo, não é recomendado o uso de outros tipos de fios diferentes daquele a partir do qual os gabiões foram feitos. Análogos baratos podem levar à deformação da estrutura e sua destruição prematura.

Gabião consiste em uma estrutura de malha retangular preenchida com pedra ou cascalho grande, cujo tamanho excede as dimensões das células da malha

Aqui estão as propriedades dos gabiões que atraem construtores e designers:

  • Paredes flexíveis de malha metálica permitem que o gabião tome qualquer forma de superfície do solo. Não tem medo de estruturas de gabiões e movimentos sazonais do solo. Devido à sua flexibilidade, a estrutura pode se deformar ligeiramente ao mesmo tempo, mas não entrar em colapso.
  • Devido ao enchimento de pedra, os Gabiões têm excelente permeabilidade à água, portanto a estrutura não sofre carga hidrostática. Durante a instalação, são economizados tempo e recursos, pois não é necessário um sistema de drenagem para a drenagem da água.
  • A estabilidade e a força das estruturas do gabião só aumentam com o tempo, uma vez que as plantas brotam no solo que se acumula entre as pedras. Suas raízes, entrelaçadas, reforçam adicionalmente toda a estrutura.
  • Ao instalar gabiões, não é necessário equipamento de construção pesada (com exceção de projetos de grande escala para fortalecer a costa e as encostas); portanto, é possível preservar a paisagem natural, minimizando o grau de intervenção humana no ambiente ecológico.
  • As estruturas do Gabião são duráveis ​​e capazes de permanecer por anos sem serem destruídas. Essa qualidade é garantida pela qualidade da galvanização do fio, bem como pelas propriedades acima do material de enchimento de pedra.
  • Estruturas bem projetadas dos gabiões não requerem reparo e manutenção durante a operação.
  • Ao usar gabiões, é possível economizar dinheiro (comparado com a construção de estruturas de concreto armado) e reduzir os custos de mão-de-obra.

Fotos com opções para o uso de gabiões podem ser vistas no material: //diz-cafe.com/photo/obustrojstvo/gabiony.html

Os principais tipos de gabiões e opções para seu uso

Na forma geométrica, os gabiões são divididos em três tipos:

  • em forma de caixa;
  • plana (colchão-colchão);
  • cilíndrico.

Todas as estruturas de gabião podem ser divididas em três grupos principais, de acordo com a forma da estrutura: cilíndrica, plana e em forma de caixa, que pode ser soldada ou de malha

Os tamanhos dos contêineres de caixas podem variar nos seguintes limites: comprimento - de 2 a 6 m, largura - de um a dois metros e altura - de meio a um metro. Projetos de tamanho grande complementam paredes divisórias, chamadas diafragmas. As caixas são feitas de duas maneiras: soldadas e de malha. O primeiro método envolve a soldagem de hastes de arame, dispostas perpendiculares entre si, em suas interseções. Nesse caso, as células da caixa são de forma retangular. Para conectar as paredes usando uma espiral de arame especial. O segundo método (malha) baseia-se na fixação de uma malha feita de fio de aço de torção dupla a uma estrutura rígida. Nesse caso, as células da malha são hexagonais.

Importante! Os gabiões de caixa são adequados para a instalação de cercas de canteiros de flores e vegetais. Recipientes retangulares também podem fazer parte da cerca. Gabiões são perfeitamente combinados com seções de madeira de uma cerca. Eles também usam caixas ao instalar móveis de áreas externas em áreas de lazer.

Os gabiões planos (colchão-colchão), cuja altura não excede 30 cm, podem repetir todas as curvas e irregularidades da superfície. Esse tipo de estrutura é erigido ao longo das margens dos rios, nas encostas das ravinas e é colocado no fundo de lagoas e córregos rasos. Nesse caso, o seixo geralmente atua como um material de enchimento. Se necessário, uma base sólida é feita de gabiões planos, nos quais as estruturas das caixas são instaladas posteriormente. As fundações subaquáticas e partes das paredes de retenção são erguidas a partir de gabiões cilíndricos capazes de dobrar em todas as direções.

Qual carga de gabião é ideal para você?

Escolha uma pedra para gabiões, dependendo da localização (superfície ou debaixo d'água) da estrutura montada. São utilizadas pedras de moagem brutas naturais e artificiais. Isso leva em consideração sua forma, tamanho e composição. As mais populares são as rochas duras de origem vulcânica: basalto, quartzito, granito, diorito. Os gabiões são frequentemente preenchidos com arenito, bem como outras rochas pedregosas, caracterizadas por alta resistência e resistência ao gelo. Os gabiões utilizados para fins decorativos podem ser preenchidos com materiais alternativos: cortes de madeira, pedaços de tubos, vidro, ladrilhos quebrados, tijolos, pavimentadoras, concreto triturado, etc.

O tipo, forma, tamanho e cor do material de enchimento de pedra usado afeta as qualidades decorativas das estruturas do gabião

Ao organizar gabiões de superfície, é recomendável encher uma pedra, cujo tamanho da fração é um terço maior que o comprimento da célula de malha torcida. As estruturas subaquáticas são preenchidas com uma pedra ainda maior, metade do tamanho da malha do contêiner de malha.

Para que as estruturas do gabião se fundam com a paisagem local, é necessário o uso de pedra natural extraída em pedreiras locais para preenchimento. Os gabiões são dispostos em pedras redondas, cascalho triturado e pedras grandes. Em cada caso, a estrutura ficará bonita à sua maneira.

Importante! Para destacar os gabiões no local e enfatizar a textura especial de suas paredes, é recomendável colocar asfalto próximo a eles ou quebrar o gramado. No contexto de uma superfície plana, os recipientes cheios de pedra parecerão muito originais.

Instalação de gabiões: tudo sobre materiais e o andamento dos trabalhos

Os seguintes materiais serão necessários para montar uma estrutura de gabião:

  • malha de metal;
  • espirais especiais de metal;
  • grampos de arame;
  • pinos de aço;
  • geotêxtil;
  • aparelho;
  • material de enchimento (pedras, areia, solo, resíduos de construção e outros materiais de construção a granel).

Antes de iniciar o trabalho de instalação, verifique a disponibilidade de todos os consumíveis da lista. A ausência de qualquer elemento pode inibir o processo de instalação do gabião. Para conectar os painéis de gabião usando grampos de arame ou uma espiral de metal, enquanto uma das paredes serve como tampa e, portanto, deve abrir. Após o preenchimento, ele também é anexado com uma espiral a um painel adjacente. Com a ajuda de pinos com as extremidades pontiagudas da caixa, eles são firmemente fixados ao chão.

O preenchimento da malha metálica com material de pedra é realizado em duas etapas. Uma pedra é colocada em um recipiente de malha em camadas até a metade de sua altura. Em seguida, as paredes opostas do gabião são puxadas juntas com suspensórios para evitar a saliência dos painéis traseiro e dianteiro. Os aparelhos são chamados de cabos de aço especiais. O número deles depende do comprimento do gabião. Suspensórios ou reforços são liberados a cada quatro a cinco células da malha. Depois disso, prossiga para a segunda etapa, que consiste em encher ainda mais o recipiente com pedra ou cascalho.

Pedras de tamanho grande espalham as paredes inferior e frontal do gabião. O meio do recipiente pode ser preenchido com pequenos detritos ou detritos de construção em geral. Para o aterro não caiu entre pedras grandes, use geofabric. Ela cobriu o espaço entre as pedras, enchendo-o com o material disponível. Em seguida, o aterro é fechado na parte superior com as extremidades do geotecido, pressionado com uma camada de cascalho grande. Após o enchimento, a tampa do recipiente de malha é fechada e apertada por uma espiral de arame.

Os geotêxteis são convenientemente usados ​​em muitas áreas da atividade humana: na gestão da terra, no campo da construção, no paisagismo. Leia sobre isso: //diz-cafe.com/ozelenenie/primenenie-geotekstilya.html

Estruturas de Gabião em imagens: idéias de designers

O uso de gabiões no projeto da paisagem é ditado pela necessidade de criar relevos únicos no local. Graças a essas construções leves e ao mesmo tempo duráveis, os designers criam elevações e depressões em áreas planas, que eles usam para quebrar canteiros de flores coloridas e lagoas artificiais decoradas com cachoeiras murmurantes.

Os gabiões de caixa usados ​​para a fabricação de móveis de jardim estão em perfeita harmonia com a árvore da qual são feitas a mesa e os dois bancos

Outra opção para o uso de gabião de formato complexo na fabricação de móveis de jardim localizados no local na área de lazer

O gabião cilíndrico atua como uma cerca incomum de um canteiro de flores. No fundo do preenchimento de pedra, delicadas flores de tons ricos ficam especialmente bonitas

Muro de contenção em gabião curvado, cujo design é construído em bancada em forma de barco para relaxamento e contemplação das belezas do jardim

O uso de gabiões no desenho da costa de um reservatório localizado na propriedade. Madeira, pedra e trilhos forjados complementam-se perfeitamente

Qualquer terreno pode ser transformado em um jardim fabuloso que traz alegria e paz. Para fazer isso, você terá que trabalhar sozinho ou convidar designers profissionais que sabem como criar e instalar o gabião, bem como preenchê-lo.

Pin
Send
Share
Send