Maneiras de usar geotêxteis no paisagismo e jardinagem

Pin
Send
Share
Send

Os proprietários de áreas suburbanas estão usando cada vez mais largos rolos de tecido geotêxtil ao organizar o território. Que tipo de material é e para que fins é usado? Vamos tentar descobrir. O material não tecido feito de fibras poliméricas sintéticas entrelaçadas possui excelentes características de qualidade: é resistente ao desgaste e não suscetível à deterioração. Devido à combinação ideal de características, os geotêxteis são convenientemente usados ​​em muitas áreas da atividade humana: na gestão da terra, no campo da construção, no projeto paisagístico.

Tipos de geotêxteis e suas características

Dependendo da tecnologia de fabricação, eles distinguem:

  • Geotêxtil perfurado por agulha - criado puxando com uma agulha serrilhada os fios de fixação através da base. Possui excelente resistência e excelente permeabilidade à água, motivo pelo qual é amplamente utilizado na disposição de sistemas de drenagem.
  • Geotêxteis termicamente ligados - é feito sob a influência do tratamento térmico da tela, no qual as fibras sintéticas são derretidas e mais rigidamente ligadas umas às outras. Possui uma estrutura densa, alta resistência à tração, mas qualidades de filtragem mais baixas.

Graças à tecnologia especial de fabricação, os geotêxteis apresentam inúmeras vantagens inegáveis, sendo as principais:

  • Simpatia ambiental. Os geotêxteis não estão sujeitos à decomposição em componentes químicos, sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
  • Durabilidade. O material não tecido é resistente a danos mecânicos, perfurações e rasgos. O alongamento significativo do material à ruptura, que ocorre devido ao comprimento infinito das roscas, praticamente elimina os danos durante a instalação.
  • Resistente a influências ambientais. Não tritura, não assenta e não apodrece, é resistente à radiação ultravioleta, aos efeitos de ácidos, álcalis e substâncias orgânicas.
  • Instalação fácil. O material está disponível na forma de rolos pequenos e leves, fáceis de transportar e, se necessário, serrados ao meio com uma serra manual comum. O material em si durante a aplicação é convenientemente cortado com uma faca ou tesoura.
  • Rentabilidade no preço. Com excelentes características de qualidade, o custo dos geotêxteis é bastante baixo, pelo que são amplamente utilizados tanto na construção industrial quanto para fins domésticos na organização de áreas suburbanas.

As possibilidades de utilização do material surpreendem com a versatilidade da agrofibra. Ao mesmo tempo, com o lançamento de novas marcas de geotêxteis, a gama de uso de materiais está em constante crescimento.

Os geotêxteis estão entre os materiais ecologicamente corretos: sob a influência da radiação ultravioleta não forma nenhum subproduto

Geotêxteis termicamente ligados são usados ​​na construção de estradas, agricultura e no fortalecimento de encostas e bancos de corpos d'água

Como os geotêxteis podem ser aplicados no local?

Os geotêxteis permitem implementar no local quaisquer idéias de transformação geoplástica da paisagem. Usando material não tecido, você pode criar novas composições de design, transformando a aparência do site.

Opção 1 - melhorar a qualidade dos caminhos do jardim

É difícil imaginar um local sem caminhos sinuosos correndo profundamente no jardim. Ao planejar o arranjo, sempre quero que o resultado seja um elemento bonito e funcional do projeto paisagístico que atenda regularmente a mais de uma estação.

O uso de agrofibra permite manter a decoratividade e prolongar a vida dos caminhos do jardim. De fato, mesmo um dispositivo em uma pequena seção de trilhos exige problemas consideráveis: escavação, preenchimento do "travesseiro" subjacente, colocação do próprio revestimento. Mas durante a operação, quando camadas de cascalho ou areia gradualmente desaparecem no solo, vales, solavancos e solavancos começam a aparecer na superfície da pista.

Uma camada de geotêxtil colocada entre o solo e o leito de cascalho permite distribuir uniformemente a carga e impedir a mistura de camadas

É conveniente usar material não tecido ao organizar caminhos de areia e pastilhas de cascalho. O geotêxtil colocado entre o solo e o material de aterro otimiza a compactação para que o material a granel dificilmente penetre no solo. E isso contribuirá significativamente para reduzir o consumo de material a granel - e, portanto, economia geral. Além disso, a tela contribuirá para o rápido fluxo de água e evitará a germinação de ervas daninhas e gramíneas. Em áreas pantanosas e macias do solo, material não tecido e de modo algum cumprem a função de forte reforço.

Opção 2 - impermeabilização de lagoas artificiais

Lagoas decorativas são elementos populares do paisagismo. A disposição de qualquer um deles, seja um lago em miniatura e um grande lago de natação, sugere a presença de uma tigela especial de impermeabilização.

Durante a construção de um reservatório, o fundo do poço é frequentemente revestido com uma camada de cascalho ou areia, sobre a qual é colocado um material impermeabilizante

Durante a operação e limpeza do reservatório, há sempre a possibilidade de danos ao material pelas raízes das plantas ou pelas mesmas pedras. E o uso de geotêxteis simplificará bastante a vida. Basta colocar a fibra de fibra sob a camada de isolamento para não se preocupar mais em proteger o material contra danos externos.

Se o geotêxtil for colocado com uma segunda camada sobre o material de impermeabilização, o fundo do reservatório poderá ser facilmente colocado e decorado com pedras de rio

Opção # 3 - organização da área local

O Agrofibre pode ser usado para criar áreas abertas, projetar jardins pedregosos. A construção no local dos populares pátios de hoje, com terraços e pisos de madeira, também não dispensa o uso de geotêxteis. Ele é colocado como uma base do solo para eliminar a possibilidade de germinação através do revestimento de plantas daninhas.

Um material que permita que o solo respire e tenha a capacidade de passar livremente a umidade fornecerá proteção confiável para o terraço ou a área sob a cozinha de verão contra a penetração de formigas e roedores irritantes

Usando geotêxteis, é fácil separar e construir aterros altos, fortalecer superfícies e reforçar solos, drenar o solo e fornecer filtragem suficiente.

Uma tela colocada sob uma camada de relva fornecerá a drenagem da água da chuva, impedindo a erosão e fortalecendo significativamente as inclinações de uma superfície irregular. Além disso, os geotêxteis também são indispensáveis ​​na organização dos playgrounds.

Na fabricação de uma caixa de areia para crianças, para que a areia não seja esmagada no solo e não se misture com o solo, é necessário apenas cobrir o fundo do poço com uma camada de geotêxtil

Opção 4 - arranjo de fundações e muros de contenção

A resistência e a durabilidade de qualquer edifício dependem da confiabilidade de sua fundação. Se falamos de tipos concretos de fundações, o umedecimento capilar pelas águas subterrâneas lhes causa danos consideráveis. Geotêxteis com ligação térmica ajudam a melhorar a impermeabilização de uma fundação monolítica.

Ao organizar as fundações, os geotêxteis são usados ​​para separar o solo de grãos finos e o despejo de cascalho, a fim de evitar a mistura das camadas e, ao mesmo tempo, umedecimento capilar das paredes

O material pode executar simultaneamente duas funções: separar as camadas e fornecer uma drenagem eficaz, impedindo o contato prolongado da superfície da base de concreto com a umidade.

Opção # 5 - jardinagem no telhado

Popular hoje, os telhados "verdes" também não podem prescindir do uso de material não tecido.

Para evitar a mistura das camadas, a agrofibra é colocada entre a camada de drenagem e o húmus e para proteger o próprio telhado - por cima da impermeabilização

E, ao organizar telhados inversos, o material é usado para impedir a entrada de material de carga entre as placas do isolamento. Para esses fins, ele é colocado sobre a camada de isolamento.

Uso de agrofibra na jardinagem

Material versátil abre oportunidades incríveis para os jardineiros. Com o uso da agrofibra, é possível facilitar o processo de cultivo, aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, resolver muitos problemas associados.

O controle de ervas daninhas é um desafio anual para muitos jardineiros. O uso de agrofibra pode reduzir significativamente a complexidade do trabalho. Impedindo o crescimento de ervas daninhas, a tela fornecerá acesso total à água e, com ela, fertilizantes e herbicidas, às raízes das plantas do jardim.

Também será um material útil sobre os tipos de material de cobertura das ervas daninhas: //diz-cafe.com/ozelenenie/ukryvnoj-material-ot-sornyakov.html

Ao plantar plantas cultivadas nos orifícios feitos na tela, você fornece às plantas condições confortáveis ​​para o desenvolvimento e evita as ervas daninhas trabalhosas

Não é segredo que muitas plantas ornamentais são de natureza "mimada". Eles requerem cuidados especiais, preferindo uma composição especial do solo, que muitas vezes difere do solo predominante.

Para diferenciar diferentes tipos de solos férteis, criando "bolsões" improvisados ​​para o plantio de certas variedades, você pode usar o mesmo geotêxtil

A criação de uma paisagem artificial em solos empobrecidos requer o arranjo de uma camada fértil que, sob a influência de condições naturais, é lavada em camadas mais finas. Uma camada adicional de tecido evitará a contaminação do ermo e sua lixiviação. Graças ao tecido não tecido, as raízes das plantas não se transformam em terrenos baldios.

As geadas noturnas fora da estação também representam um grande perigo para as plantas. Ajude o material nos meses quentes de verão, cobrindo uma folhagem delicada da luz solar escaldante.

Com a ajuda do agrofibra, as partes acima das plantas também podem ser protegidas. Para fazer isso, no momento do resfriamento, basta cobri-los com um pano

O geotêxtil é um material universal, cuja utilização não requer a posse de habilidades especiais. Sua aplicação simplifica bastante a jardinagem e o paisagismo.

Pin
Send
Share
Send