Saintpaulia é uma planta muito comum, e é conhecido como violetas. Mais de 32 mil variedades desta planta existe hoje. Mas assim que você compra violeta, imediatamente surge a pergunta: "Como cuidar adequadamente para ele?".
- Escolhendo o melhor lugar para saintpolia
- Como pegar um pote para violetas
- Requisitos para o solo para violetas em crescimento em casa
- Características de rega e pulverização
- Quando e como alimentar violeta
- Como cortar corretamente um arbusto
- As regras para a criação de senpolia
- Sequência de Transplante Violeta
Escolhendo o melhor lugar para saintpolia
O primeiro problema que surgiu imediatamente após o aparecimento do violeta na casa é a escolha do seu habitat. A violeta cresce bem em um lugar brilhante, sem luz solar direta e correntes de ar nela.
Se possível, é melhor colocá-lo em lado leste. Neste caso, o sol da manhã não é tão agressivo e irá promover um melhor florescimento da planta.
Se não houver escolha, e o peitoril da janela é constantemente iluminado pelos raios do sol, então para evitar queimaduras nas folhas de violeta, escurecer a janela com a ajuda de persianas ou persianas grossas.
No entanto, Iluminação insuficiente leva a um fraco florescimento da planta. Para corrigir isso, você pode mudar o violeta para um lugar mais claro ou usar iluminação artificial. Como elementos de iluminação, você pode usar uma lâmpada fluorescente ou um phytolamp que é ligado por 10-12 horas por dia.
As violetas, como as pessoas, sentem-se mais confortáveis a uma temperatura média de 18 a 240C. Para a flor era simétrica, o pote deve ser virado de tempos em tempos para o sol por lados diferentes.
Como pegar um pote para violetas
Escolhendo uma panela para violetas, você precisa prestar atenção ao seu tamanho e material de fabricação. Em tamanho, as panelas para violetas são divididas em pequenas (diâmetro e altura 5 cm), médias (7 × 7) e grandes (9 × 9). Em vasos muito grandes, plantar senpolia não é recomendado, porque: em primeiro lugar, não parece esteticamente agradável, e em segundo lugar - queremos receber flores, e não um arbusto com folhas.
Se você chegou ao pote 9 × 9, então o processo de transplante deve ser realizado no mesmo pote. Sacuda o fundo da terceira parte da terra, planta em uma panela, despeje a terra e o topo. Para a germinação de novas raízes, o lugar tornou-se vago, pois o violeta tem raízes crescendo no topo, e as mais baixas gradualmente morrem.
Os potes podem ser de plástico ou cerâmica. Plástico - leve, barato, flexível, durável, mas mal passa pelo ar. Para eliminar este inconveniente, eles são fabricados com uma palete de plástico especial.
Tem uma superfície nervurada, que permite manter o fundo do pote em uma posição elevada. Isso contribui para o fluxo de ar para as raízes da planta.
Panelas de barro vêm com e sem esmalte. As opções de vidros têm a mesma desvantagem do plástico, embora sejam mais bonitas, mas o custo delas será adequado.
Os potes não vitrificados são menos estéticos, pesados e de curta duração, mas as violetas neles se sentem bem. A desvantagem estética pode ser eliminada com a compra de vasos ou um vaso bonito de tamanho ligeiramente maior. Instalação da planta é realizada em uma panela.
Requisitos para o solo para violetas em crescimento em casa
Solo para violetas, como regra, podem ser comprados em uma loja de flores, mas alguns produtores preferem cozinhar-lo sozinho, porque eles acreditam que a compra muito fácil. Primeiro a drenagem, a terceira parte da panela está definido (carvão, argila expandida, pequenos pedaços de tijolo).
O solo deve ser leve, nutritiva e respirável. Para os componentes nutricionais do grupo do solo incluem: o molde da folha, terra relva, compostagem, esterco apodrecido, vermicomposto, o solo e para a facilidade de cargas de uso e respirabilidade como turfa, coníferas húmus, o solo do jardim luz, briquetes de turfa, esfagno.
Além disso, o solo é muitas vezes utilizada areia fermento em pó, perlite, vermiculite.
Características de rega e pulverização
Rega senpolii ocupa um lugar especial no cuidado e cultivo de plantas. Ele não gosta de rega excessiva e solo seco. Portanto, a água em poucos dias e certifique-se de que o solo é úmido.
Você deve regar com água fervente ou em pé à temperatura ambiente. Para a irrigação, use um regador com um bico fino e comprido, pois o violeta não gosta que a água caia nas folhas ou um ponto de crescimento no centro do arbusto.
Na parte inferior da panela, deve necessariamente haver um buraco através do qual o resto da água sai. Meia hora depois de regar, o excesso de água deve ser drenado. Se a água entrar nas folhas, deve ser mergulhada com um guardanapo.
Você pode regar o violeta e através do palete. Despeje a água no recipiente e espere meia hora. Violeta vai levar a quantidade necessária de umidade. Retire o excesso de água.
As folhas da planta não têm tanto medo da água quanto o desenvolvimento de decomposição bacteriana e fúngica, e a água contribui apenas para esse processo. Portanto, pulverizar as folhas da planta não pode, mas você pode umedecer o ar, por exemplo, borrifando ar ao redor da planta ou usando uma toalha molhada em uma bateria quente.
As violetas preferem ar úmido com umidade relativa de 50 a 60%.
Quando e como alimentar violeta
Para o crescimento e a floração normais, é necessário cuidar adequadamente das violetas e de um número suficiente de micro e macroelementos. Os principais macronutrientes são azoto, fósforo e potássio. Todos devem estar na quantidade necessária, pois seu excesso ou escassez leva a uma diminuição na floração, amarelamento e morte das folhas.
Os microelementos também desempenham um papel importante no crescimento da planta. Estes incluem ferro, manganês, cobalto, molibdênio, zinco, cobre, boro. Seu papel na vida da planta é garantir a síntese de enzimas que permitam o uso eficaz da energia solar, água e nutrientes contidos no solo.
Vitaminas e aminoácidos estimulam a absorção de micro e macroelementos pelas raízes das plantas.
As violetas devem ser fertilizadas uma vez em 10-14 dias pelo fertilizante para violetas ou fertilizante universal pelo método de alimentação da raiz. Leia as instruções para o fertilizante e prepare uma solução de rega. O fertilizante é realizado da mesma forma que rega regular, seguindo todas as instruções.
Deve ser lembrado que não é necessário para fertilizar violetas em tais casos:
- dentro de um mês, após um transplante;
- com um forte enfraquecimento da planta por pragas ou doenças;
- com um forte aumento ou diminuição da temperatura do ar.
Como cortar corretamente um arbusto
Muitas vezes surge a pergunta: "Como cuidar de violetas em casa?" Para se ter uma planta simétrica agradável. Primeiro de tudo, é preciso lembrar que a tomada violetas deve olhar em proporção, linda e consistem em cerca de três fileiras das folhas.
O centro de crescimento e desenvolvimento de violetas não deve ser folhagem frondosa. Isto é devido à falta de elementos úteis para o desenvolvimento de novas folhas, e eles são pequenos.
Se isso acontecer com você, basta remover as folhas inferiores, que já parecem ligeiramente amarelas e não muito vivas. Separá-los do caule é fácil, basta clicar na base da unha, e em seguida, movimentos de torção completamente tirar a folha desnecessário.
Se o violeta, como resultado de tais ações, o barril estiver vazio, então ele pode ser aprofundado ou polvilhado com terra. Para que a bucha seja simétrica, é necessário girá-la periodicamente para iluminar por lados diferentes.
As regras para a criação de senpolia
O método mais simples e mais comum de propagação de violetas é a propagação de folhas na água ou no solo. Neste método, a escolha correta da folha desempenha um papel importante. Deve ser retirado de um violeta adulto sob o pedúnculo.
Folhas do centro de violetas para reprodução não se encaixam, porque ainda não adquiriram força e nutrientes suficientes. A folha deve estar livre de danos e defeitos, verde brilhante. As folhas marginais têm poucos nutrientes, por isso é melhor não tomá-las.
Quebre cuidadosamente a folha selecionada, deixe o comprimento dos cortes em torno de quatro centímetros e corte o excesso com um corte oblíquo. Em 15 minutos, seque o corte.
A reprodução de senpolia com uma folha em um recipiente com água é realizada na seguinte seqüência:
- Para cada folha, prepare uma tigela de vidro escuro com um gargalo estreito.
- Encha os pratos com água destilada ou comum com a adição de carvão ativado.Isso impedirá o processo de decadência.
- Coloque o talo em 1 cm na água. Mantenha-os longe da luz solar direta.
- A água pode ser derramada, mas não alterada.
Se os cortes apodrecerem, encurte-os em uma parte saudável e polvilhe com carvão ativado. Mude a água nos pratos. Assista ao processo de formação das raízes. Pode durar até um mês. Com um comprimento de raiz de 1-2 cm, a folha pode ser plantada em um copo de plástico.
A reprodução das folhas do senpolium no solo é realizada da seguinte forma:
- Prepare copos de plástico. Faça um buraco no fundo.
- No terço inferior do copo coloque a drenagem. Como dreno, use poliestireno ou argila expandida. Encha o resto do chão com violetas.
- No centro fazer um buraco, despeje um pouco perlite misturado com o solo e coloque a haste a uma profundidade de 1,5 cm.
- Certifique-se de que o solo está constantemente molhado e não seca.
Outros métodos de reprodução são muito trabalhosos e têm uma pequena porcentagem de obtenção de um resultado positivo.
Por exemplo, violetas-quimeras multiplicar pelo método de estimular a formação de enteados, e ao reproduzir a folha, sua cor é perdida. Stephens na planta, muitas vezes aparecem por causa do grande teor de nitrogênio no solo. Eles são cultivados para o tamanho de crianças e cuidadosamente cortados da tomada mãe.
O crescimento das raízes pode ser feito em uma estufa, colocando-o no musgo esfagno. Todo o processo leva cerca de dois meses. Como resultado, você obtém uma grande variedade de plantas. Estimulação de stepons em violetas-quimeras pode ser realizada cortando o topo.
A reprodução de violetas com a ajuda de hastes florais ou sementes é feita apenas por criadores.
Sequência de Transplante Violeta
O transplante anual de violetas estimula o florescimento da planta e permite abaixar a parte inferior do caule. O melhor cuidado para as violetas na primavera é o transplante. Pode ser realizado a qualquer momento, mas não durante o período de floração. Violeta florescendo é transplantada em casos de emergência e, em seguida, apenas para salvar a planta.
O transplante pode ser realizado por um dos métodos: com substituição completa do solo, substituição parcial do solo, por transbordo.
Um transplante com substituição completa do solo é utilizado, principalmente para violetas adultas.A vantagem deste método é a substituição quase completa do solo, bem como a inspeção e limpeza do sistema radicular da planta. Depois de extrair a planta da panela, agitando o chão é realizado, e removendo as folhas inferiores, pedúnculos e raízes antigas.
No fundo da panela colocamos drenagem, depois um pouco de terra. Colocamos a planta no centro e em todos os lados adormecemos com o solo nas folhas inferiores. A rega é realizada no segundo dia. Em caso de subsidência, nós a enchemos com água. Temos certeza de que a perna da violeta está no chão.
O transplante com substituição parcial do solo é realizado, principalmente para jovens violetas. Para este método, é necessário ter um pote grande. O transplante é realizado de maneira semelhante ao método anterior, apenas o solo é sacudido apenas pelo fato de que ele próprio é regado.
O transbordo por método de transbordo é o mais econômico para a planta. Para fazer isso, pegue um pote um pouco maior. Escorra com uma pequena camada de solo e, no centro, instale uma panela velha.
Espaço entre os potes, despeje a terra e agite-a. Retire o pote velho e coloque o violeta com um pedaço de terra no funil formado. As superfícies do solo devem ser iguais.
Cuidando dessas lindas plantas, você terá muito prazer e gratidão na forma de um magnífico buquê no peitoril da janela.