Kislitsa (oxalis): características de cuidar de uma flor de borboleta em casa

Pin
Send
Share
Send

O oxigênio ou, como é chamado popularmente, o repolho de coelho é uma planta bastante popular entre os jardineiros. É cultivada não apenas no jardim, mas também em casa, e é valorizada principalmente por seus cuidados decorativos e despretensiosos. De particular interesse são folhas incomuns, cuja forma se assemelha a uma flor ou borboleta exótica. Além disso, embora oxalis floresça com flores de aparência simples, elas exalam um aroma muito agradável, que sem dúvida agrada os proprietários desta planta maravilhosa. Sobre quais tipos de oxalis (azedo) e como cultivar um "repolho de coelho" na sala, você precisa saber antes mesmo da aquisição da flor.

Como é o oxalis e de onde vem

Oxalis (azedo) recebeu esse nome por causa do sabor ácido peculiar dos folhetos que contêm uma grande quantidade de ácido oxálico. "Oxys" em latim significa literalmente "azedo". O local de nascimento da planta é a América, a África do Sul e a Europa Central, embora uma das espécies seja freqüentemente encontrada nas florestas russas - azedo comum. Muitas variedades deste gênero numeroso (existem cerca de 800 no total) são cultivadas em jardins, bem como em ambientes fechados, em escritórios e estufas.

Em nosso país, as pessoas chamam oxalis de "repolho de coelho" e "azedo". Na América, a flor é chamada de "azeda de ovelha" e "limonada indiana", e na Europa - "trevo azedo".

Folhas ácidas lembram folhas de trevo

Oxalis (azedo) são plantas rizomas e tuberosas. Eles são anuais e perenes. Cirros ou lâminas ternadas em oxalis estão localizadas em pecíolos longos e finos. Pintado em tons diferentes de verde claro a roxo.

As flores são pequenas, compostas por cinco pétalas. Uma característica notável do azedo são as veias expressivas nas pétalas e os frutos da cápsula "explodindo" e alongados que podem "disparar" com pequenas sementes se você as tocar levemente. Devido a esse recurso, é muito difícil parar a reprodução de alguns tipos de oxalis, por exemplo, ácido de alfarroba, e a planta pode se tornar uma erva daninha quando cultivada no jardim.

Kislitsa pode decorar o jardim de flores e o interior da sala

Outra característica da planta é que, sob quaisquer condições adversas, seja luz brilhante demais, início da escuridão ou irritação mecânica, as flores oxalis se fecham lentamente e as folhas dobram e murcham.

O ácido ácido que cresce em condições ambiente não requer condições especiais, a planta não é caprichosa e é capaz de suportar algumas falhas na tecnologia agrícola. Mas, no entanto, para obter um arbusto exuberante com folhas brilhantes "repolho de coelho", é necessário criar condições adequadas e bons cuidados.

Tipos de oxalis indoor

Em condições ambiente, vários tipos de ácido são cultivados. Entre eles estão os seguintes:

  • Comum. Um pequeno arbusto que se espalha pelos rizomas. Em brotos rasteiros aparecem folhas triplas de um tom verde claro em pecíolos longos. Na primavera, pequenas flores únicas florescem na planta, localizadas em pedúnculos finos, com um comprimento de 5 a 10 cm, pétalas brancas como a neve com listras roxas. Há uma forma de flor rosa. O ácido comum pode ser cultivado em recipientes, bem como em jardins como cobertura de solo.
  • Alfarroba. A espécie distingue-se pelas folhas com um belo tom de folhagem marrom-cereja e pequenas flores pintadas em amarelo. A planta é resistente ao gelo e pode ser cultivada não apenas em condições de ambiente, mas também no jardim. No entanto, lá cresce rapidamente e se torna uma erva daninha.
  • Triangular. O local de nascimento da espécie é o Brasil ensolarado. A planta tem flores roxas, rosa ou brancas e lâminas de folhas roxas escuras. Graças ao que a flor parece incrivelmente atraente.
  • Depp (quatro folhas). Ver nativo do Panamá e México. Este é um dos ácidos ácidos mais famosos, cujas folhas consistem em quatro partes com uma base pintada com pinceladas de bordô ou roxo escuro. No topo dos folhetos tem um pequeno entalhe. As flores coletadas em uma inflorescência em forma de guarda-chuva têm um tom vermelho-carmesim. A planta é bulbosa, com as raízes de Depp azedas comestíveis. Uma das variedades mais populares de ácido de quatro folhas é a Iron Cross (Iron Cross).
  • Glandular. A flor é uma das espécies comuns de jardim de ácidos, mas pode ser cultivada em ambientes fechados. O oxalis glandular forma um pequeno arbusto compacto com um diâmetro de cerca de 15 cm e uma altura de cerca de 8 cm.As folhas são constituídas por vários lóbulos, com um número de 9 a 22 peças. Eles são pintados em verde-cinza. Floresce com grandes flores prateadas, decoradas com traços e veias rosa.
  • Bowie Uma espécie termofílica de oxalis é cultivada principalmente em casa. As folhas coriáceas são pintadas de verde claro e localizam-se em brotos com uma altura de 20 a 25 cm e a floração ocorre no final da primavera, durante esse período a oxalis Bowie floresce botões rosa escuro.
  • Ragnella (triangular, mariposa). Uma planta muito eficaz, cuja terra natal é o Brasil. A azeda de Ragnella tem lâminas de folhas verdes claras incrivelmente atraentes que consistem em três lobos. Floresce por um longo tempo, liberando constantemente pequenos botões brancos. Ragnella é uma espécie relativamente resistente ao inverno e pode ser cultivada mesmo em canteiros de flores em áreas com invernos amenos.
  • Vermelho Comparado a outras plantas do gênero, os arbustos desta espécie são bastante altos. Oxigênio vermelho atinge 40 cm de altura. As folhas consistem em três lóbulos, cuja característica distintiva é um pequeno pêlo na base. Floresce profusamente no verão com flores vermelhas ou rosa.
  • Versicolor (flor de caramelo variada). Uma característica da planta é que suas pétalas brancas como a neve têm uma borda vermelha e os botões fechados parecem um pirulito. Em cativeiro, o ácido Versicolor pode florescer quase todo o ano.
  • Obtus. Este tipo de oxalis é uma planta bulbosa em miniatura, com apenas 10 cm de altura, cujas folhas frondosas são ligeiramente pubescentes. Usado como cobertura de solo em combinação com outras plantas maiores cultivadas em estufa. No verão, o ácido Otus pode ser plantado no jardim.
  • Fraco (pressionado). Espécie de oxalis resistente e resistente ao gelo, nativa da África do Sul. As folhas ternárias crescem em pequenos nódulos em pecíolos finos e longos. As flores são relativamente grandes, rosa escuro com um centro amarelo. Floresce de agosto a outubro. A maioria dos oxalis pobres é cultivada em campo aberto, mas também pode ser cultivada em ambientes fechados.

Oxalis Ragnella, Depp, ferruginoso e outros tipos de ácido na foto

As condições mais confortáveis ​​para a planta em casa - mesa

TemporadaIluminaçãoTemperaturaUmidade
Primavera / verãoLuz suave e difusa, pois os raios diretos do sol podem deixar queimaduras na delicada folhagem da flor. Penumbra leve serve. Você pode organizar janelas no parapeito da janela, com orientação oriental ou ocidental, ou crescer em uma varanda ou alpendre, protegendo a luz solar direta.+20-25 sobreComPulverização de manhã e à noite.
Outono / invernoSombra parcial. Não é necessário finalizar a planta.+14-18 sobreComEle tolera bem o ar seco interno, não sendo necessária pulverização adicional.

Como e quando transplantar

Oxalis cresce muito rapidamente, então a flor requer um transplante anual, que deve ser realizado na primavera com o início da vegetação ativa. No mesmo período, você pode propagar o azedo. Se você não planeja obter novas cópias, pegue o vaso 2 cm maior que o anterior.Se você dividir a planta em várias partes, deixe o recipiente anterior.

Coloque a drenagem na parte inferior do vaso para ajudar a garantir que o excesso de água seja drenado. Pode ser feito de cascalho ou argila expandida, despejando pedras com uma camada de cerca de 2-3 cm e, em seguida, despeje uma camada de solo composta por:

  • 1 parte da terra do relvado;
  • 1 parte do húmus das folhas;
  • 1 parte de turfa;
  • 1 partes de areia.

O substrato para o plantio de ácido deve estar solto e rico em potássio. Em solo pobre, as folhas não terão uma cor brilhante. Se não for possível fazer a mistura do solo, você pode comprar solo universal para plantas de interior com acidez neutra.

O solo em que o ácido será cultivado deve estar solto

Além disso, o processo de transplante consiste nas seguintes etapas:

  1. Retire a planta da panela velha e lave as raízes.
  2. Corte as peças secas e podres e seque um pouco.
  3. Umedeça o substrato em um novo recipiente e coloque a planta sobre ele.
  4. Encha as raízes com o solo e bata levemente com a palma da mão.
  5. Molhe novamente um pouco e coloque o ácido no lugar com luz difusa.

    Após o transplante, coloque o ácido em um local com luz difusa.

Para que o arbusto de oxalis seja exuberante, várias mudas podem ser plantadas em um vaso. O aperto não interfere no desenvolvimento da planta, pelo contrário, aumenta a massa foliar exuberante e se transforma em uma cortina densa.

Características dos cuidados com oxalis: rega abundante e alimentação regular

Os cuidados com oxalis cultivados em cativeiro devem incluir hidratação regular e abundante e cobertura na primavera e no verão.

Como regar uma flor

Com o início dos dias quentes, a oxalis precisa de rega frequente e abundante. Umedeça a flor conforme necessário. Nos dias quentes de verão, o procedimento pode ser realizado diariamente de manhã e à noite. No mesmo período, vale a pena pulverizar oxalis adicionalmente. Durante o dia, jardineiros experientes não recomendam fazer isso, pois as gotas de água que caem nas folhas macias podem causar queimaduras.

Em outubro, a flor inicia um período inativo, no qual a rega deve ser reduzida e a pulverização deve ser interrompida por completo.

Oxalis precisam de nutrição

Os fertilizantes ajudarão a manter a aparência decorativa da planta, devido a uma quantidade suficiente de nutrientes, a folhagem terá uma cor suculenta e brilhante e os pecíolos não se esticarão, assim o arbusto não se desintegrará. A alimentação é recomendada 2 vezes por mês, de abril a agosto.

Para o procedimento, é adequada uma preparação abrangente para plantas de interior decorativas e decíduas. Você pode usar medicamentos na forma líquida, por exemplo, Kemiru Suite ou Fertik.

Para que a planta cresça abundantemente folhagem e floresça lindamente, é necessária uma alimentação regular

Período de floração

Sob condições favoráveis, os oxalis geralmente começam a florescer em abril e esse processo dura até setembro. Os botões se sucedem e a impressão de floração contínua. As inflorescências desbotadas não podem ser removidas, elas não interferem no desenvolvimento de oxalis. No entanto, essas plantas não parecem muito arrumadas, então os pedúnculos podem ser cortados na base.

Às vezes, oxalis não quer florescer. Especialmente isso acontece em salas muito escuras. É muito simples resolver o problema, para isso basta reorganizar a flor em um local iluminado ou, melhor ainda, levar a panela à varanda ou loggia. Ao ar livre, a flor azeda floresce profusa e continuamente.

Ao ar livre, oxalis floresce profusa e continuamente

Formação de Bush

Crescendo, arbustos de oxális começam a se esticar e desmoronar. Para evitar que isso aconteça, a planta precisa de um corte de cabelo regular. Cerca de uma vez por mês, é necessário diluir o ácido, cortando as folhas extras. Este procedimento estimulará o aparecimento de novas folhas e o arbusto estará sempre limpo e macio.

Período de descanso. Armazenamento de lâmpadas

Oxalis precisa de um período de descanso no inverno. Algumas espécies (plantas bulbosas) informam seus proprietários sobre a necessidade de paz; a parte acima do solo morre no outono. Em outubro, a massa vegetativa é cortada e a rega da flor é interrompida. As lâmpadas são deixadas no chão e colocadas em uma sala fresca e escura com uma temperatura de + 12-14 ° C. Nesse caso, o solo não deve ficar seco demais; se necessário, deve estar levemente umedecido. Na primavera, assim que os brotos aparecem, eles colocam o ácido azedo em um local ensolarado e começam a umedecer abundantemente o substrato. a flor cresce muito rapidamente a massa vegetativa e após 1-1,5 meses começa a florescer.

As espécies cuja massa vegetativa não desaparece no outono também exigem dormência relativa no inverno. Em dezembro, eles são transferidos para uma sala fria, mas iluminada (ou mais próxima do vidro, separando-a da sala quente com uma tela. A temperatura para oxalis deve ser de + 16-18 ° C neste momento. A rega é reduzida, a flor é regada após 2-3 dias água.

Como os erros de tratamento se manifestam e como corrigir a situação (tabela)

O problemaRazãoAção corretiva
As folhas mudam de corLuz solar insuficienteMova a panela com a planta para um local mais ensolarado.
Folhas desbotamEncharcamentoAo transplantar ácido, organize uma boa drenagem em uma panela para remover o excesso de umidade. Ajuste o modo de rega. Hidrate abundantemente, mas depois de secar o solo em um recipiente.
Manchas apareceram nas folhasQueimadura solarProteja a planta da luz solar direta.
As pontas das lâminas secamQueimadura solar, alta temperatura e baixa umidade.Pulverize periodicamente a planta com água morna na primavera e no verão.
Kislitsa estendeu-seFalta de luz solarCorte as folhas alongadas e coloque a flor em um local ensolarado no parapeito da janela, na orientação leste ou oeste.
As folhas secam e morremProcesso naturalApare toda a parte acima do solo e envie o azedo para a sala fria e escura para descansar. Na primavera, a planta começará a crescer.

Vídeo: recursos para o cuidado de oxalis (azedo)

As doenças e pragas mais comuns do ácido, seus sinais, medidas preventivas e tratamento (tabela)

Pragas / doençaSinaisMotivo da ocorrênciaTratamento
Ácaro aranha
  • Folhas enrolam;
  • uma teia de aranha fina é visível na parte de trás.
Ar seco interno
  1. Trate a flor com Actellik, diluindo-a em água de acordo com as instruções do inseticida.
  2. Repita o tratamento após 7 a 10 dias.
Pulgões
  • Folhas enrolam;
  • no verso, é notável um aglomerado de insetos esverdeados.
  1. Sabão líquido (1 colher de sopa. L.) Adicione em 1 xícara de água, coloque.
  2. Mergulhe um cotonete na solução e enxágüe todas as partes afetadas da planta.
Fusarium
  • As folhas desbotam;
  • uma placa aparece na base das hastes.
Muita umidade e estagnação da água em vasos
  1. Retire a flor da panela, lave as raízes.
  2. Apare as partes podres em um tecido saudável.
  3. Trate a planta com uma solução do medicamento Fundazole.
  4. Plante em um novo substrato, enquanto faz a drenagem no fundo do tanque.

Pragas e doenças de oxalis (foto)

Como oxalis se propaga

Oxalis (ácido) pode se reproduzir de uma das seguintes maneiras:

  • lâmpadas;
  • nódulos;
  • estacas;
  • sementes.

A propagação do bulbo Oxalis é a maneira mais fácil.

A propagação por bulbos ou nódulos é realizada quando uma planta é transplantada na primavera

Espécies bulbosas de oxalis são facilmente propagadas por bulbos. Geralmente elas crescem muito durante a estação, depois são armazenadas no inverno no mesmo vaso em que a árvore azeda cresceu e, na primavera durante o transplante, a flor pode ser propagada.

Faça assim:

  1. As raízes são removidas da panela e lavadas em água morna.
  2. As lâmpadas são separadas uma da outra.
  3. Mergulhe-os por 15 minutos em uma solução de estimulador de crescimento, por exemplo, em Kornevin.
  4. Em seguida, plantam vários pedaços em uma panela pequena e os colocam em um local quente.
  5. Quando brotos aparecem, os vasos são reorganizados em um peitoril da janela.

Da mesma forma, ao propagar espécies de oxalis, cujas raízes estão na forma de nódulos.

Estacas

Outro método envolve a propagação desta flor de interior, obtendo estacas de uma planta adulta. Os passos são os seguintes:

  1. Corte o caule com várias folhas na base.
  2. As lâminas em excesso são cortadas, deixando 1-2 na alça.
  3. As estacas são colocadas na água.
  4. Após cerca de 2-3 semanas, raízes e novos rebentos aparecerão.
  5. Quando os brotos crescem até 1,5 cm, as estacas enraizadas são plantadas em um substrato solto.

As estacas são uma maneira eficaz de produzir oxalis

O método das sementes não criou raízes entre os jardineiros. As espécies internas de oxalis se reproduzem bem vegetativamente, portanto não é necessário criá-las usando esse método. E as formas de jardim, por exemplo, alfarroba oxalis, se propagam bem por semeadura própria.

Comentários de Florist

Oxalis é uma planta de casa muito incomum e bonita, cujas folhas são roxas ou verdes. A planta floresce com pequenas flores brancas. E, com o devido cuidado, cresce em um arbusto bonito e exuberante)

Oleynik

//otzovik.com/review_749242.html

Uma planta completamente encantadora, com grandes folhas de seda bordô triangulares, que se dobra à noite. Ele ama o sol e a água, não gosta muito do calor (as folhas são menores para evaporar menos umidade) .Rizomas desse tipo de ácido são vendidos em muitas lojas de flores na primavera. Eles são baratos, comprei um pacote de cinco rizomas na loja Flos por apenas 50 rublos. Você pode plantá-lo em uma panela ou, quando mais quente, em campo aberto.Os brotos aparecem rapidamente. O oxigênio cresce muito rapidamente e rapidamente procede à floração. Os pedúnculos são longos, sempre voltados para o sol, as flores são rosa pálido. Esta flor azeda floresce durante todo o verão, à medida que o dia diminui, as folhas se esticam e ficam menores. Eu praticamente paro de regar e preparo a planta para o inverno (+ 5-7 graus), já que no inverno não há luz suficiente na minha janela oriental de luz. Assim que todas as folhas secam, tiro os rizomas da panela e descasco. Eu o guardo em um saco com turfa até a primavera, junto com as outras raízes que não passam no inverno em nossos subúrbios, por isso aconselho você a prestar atenção nas lojas, pois as raízes ainda podem ser plantadas. Planta muito agradável e despretensiosa.

Svetlana Yurievna

//irecommend.ru/content/prelestnoe-rastenie

Kislitsa veio até mim como estudante. Em um dia de trabalho comunitário, esta planta foi apresentada a mim e a meu amigo durante um dia de trabalho comunitário. Desde então, é comigo. Eu realmente gosto das folhas interessantes deste animal de estimação. Posso dizer que a planta se sente bem em casa, geralmente as flores são mantidas nos peitoris das janelas. Mas para azedo, isso não é totalmente aceitável, porque as hastes individuais se esforçam para se acomodar em torno de uma panela com um chapéu uniforme. Então eu vi o pote em cima da mesa. Claro que está escuro lá. Mas notei que esta planta adora pouca iluminação. É então que as folhas se tornam as maiores e menos desbotadas.

Lillian

//irecommend.ru/content/ukrashenie-moei-gostinoi-foto-tsvetushchei-kislitsy-imeyutsya

Oxalis (Oxalis) - uma flor perene agradável, que tem muitas espécies adequadas para casa e varanda, e para o jardim. As folhas dessas plantas em miniatura são vermelhas e verdes e as flores são brancas, rosa ou amarelas.Os esquilos azedos têm uma característica muito interessante - as folhas se fecham como guarda-chuvas quando a noite cai ou apenas com tempo nublado. Mas se o dia estiver claro, as folhas da planta se abrirão novamente em direção ao sol. Portanto, é muito interessante observar o azedo quando está de pé na sala, no peitoril da janela.

laluna

//forum-flower.ru/showthread.php?t=119

Meu ácido azedo vive pelo segundo ano. Comprei como uma garotinha com duas folhas. Durante o verão, ela cresceu bem na varanda aberta. Foi regada para que estivesse molhada, principalmente, pois às vezes secava por um tempo. Então, eu decidi cortar as folhas dela em outubro. Coberta com uma tampa opaca e às vezes molhada, e ela estava sob uma janela fria. Então, na primavera, comecei a cultivar folhas novamente e novamente ... Este ano eu não as cortei para elas, elas mesmas também plantaram e regaram ocasionalmente, mas fica na sala mais quente, onde 23-25 ​​graus Celsius, mesa de cabeceira. Talvez na primavera eu já o transplante ...

Claribel

//forum.bestflowers.ru/t/kislica-ili-oksalis.2315/

Meu ácido, reunido para florescer, apareceram botões rosados. À noite, essa flor se fecha, suas folhas parecem borboletas e, quando se fecha, como borboletas adormecidas :)

Senhora Eva

//woman.obovsem.com/index.php?s=&act=ST&f=36&t=6443

Kislitsa (oxalis) é uma planta encantadora e despretensiosa que pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também em casa. A flor é absolutamente não caprichosa e pouco exigente para as condições de manutenção e cuidados, de modo que mesmo jardineiros inexperientes poderão cultivá-la e, graças à sua aparência espetacular, muitas variedades modernas de "repolho de coelho" podem se tornar uma verdadeira decoração do interior.

Pin
Send
Share
Send