Lupin é uma planta de jardim despretensiosa e resistente, com uma inflorescência exuberante semelhante a uma vela colorida. Quando flores de diferentes tons florescem no canteiro ao mesmo tempo, ela se assemelha à paleta colorida do artista. Cultivar uma planta não é particularmente difícil, mas é necessário o cumprimento de algumas regras de cuidados.
Descrição da planta e métodos de cultivo
O tremoço é uma planta anual ou perene da família das leguminosas, com raízes longas e aprofundadas em 2 metros. Existem espécies anuais e perenes. Altura da planta de 50 a 120 cm A floração começa no final de maio e continua até o final de junho. Algumas espécies são capazes de florescer novamente. Sujeito à remoção oportuna de pedúnculos murchados.
A cor das flores é diversa: branca, rosa, lilás, roxa. Criadores criaram variedades combinando até três tons. Após a floração nos pedúnculos, formam-se frutas usadas para a semeadura.
A planta é resistente à seca e ao gelo, portanto, qualquer clima é adequado para ela. A única condição é a escolha correta de espécies e variedades. O tremoço ártico selvagem é ótimo nos prados do norte do Canadá. Algumas espécies crescem nos desertos quentes e áridos da África e América do Sul, e até no Saara. As espécies de folhas múltiplas da planta estão espalhadas por todo o mundo.
Na faixa do meio, espécies perenes e anuais são cultivadas com sucesso. A planta prefere áreas protegidas pelo sol ou semi-sombreadas protegidas do vento.
A escolha do solo para cultivo
A seleção correta do solo é a chave para o sucesso do cultivo. A planta prefere barro levemente alcalino ou levemente ácido. O solo excessivamente ácido é contra-indicado para a planta: deixará de florescer e a folhagem ficará desbotada. A calagem do solo em áreas com tremoço é realizada a cada 3-4 anos.
O excesso de álcalis no solo levará ao desenvolvimento de doenças. Para plantar flores em solo alcalino, você deve primeiro regar a área com uma solução ácida fraca ou adicionar turfa ao solo.
A flor não exige muito da fertilidade do solo, mas pode crescer mesmo na areia. Para uma floração brilhante e exuberante, fertilizantes de fósforo-potássio são adicionados ao solo.
Importante! O nitrogênio não é introduzido sob a planta, pois ele próprio produz essa substância em simbiose com bactérias nodulares nas raízes. Desde a cobertura com fertilizantes nitrogenados, a planta começa a murchar e pode morrer. Pela mesma razão, uma flor não pode ser plantada em solo que foi fertilizado com composto.
O uso de tremoço no paisagismo
Inflorescências altas e exuberantes são um verdadeiro achado para um paisagista. Velas multicoloridas parecem espetaculares em um canteiro de flores, uma colina alpina, ao longo de caminhos de jardim.
As flores parecem espetaculares em plantações individuais e em grupo. As variedades altas servem como pano de fundo para as anuais e perenes atrofiadas.
A planta parece decorativa durante o período de floração, mas sua folhagem não é menos interessante. Rapidamente crescendo e formando uma densa roseta de folhas lindamente modeladas, o poço da planta mascara comunicações desagradáveis na horta. Variedades de baixo crescimento são usadas como uma fronteira de canteiros de flores.
Tremoços anuais podem ser cultivados em banheiras ou vasos de flores. Para plantas perenes, essa opção de cultivo não é recomendada: uma raiz longa e poderosa não será confortável em um espaço limitado.
As espécies anuais são usadas na agricultura como planta de ração. As variedades de ração não têm efeito decorativo e aumentam principalmente a saída das folhas. A parte verde da planta é rica em proteínas.
As espécies perenes são siderados maravilhosos. Eles são semeados para enriquecer o solo com nitrogênio durante o crescimento das plantas, devido aos nódulos radiculares, após a morte da parte aérea e sua decomposição no solo. A cultura também evita a erosão e o derramamento do solo, sendo plantada nas encostas.
Tipos e variedades populares com fotos
Por origem, as espécies vegetais são divididas em dois grupos: mediterrâneo e americano. Variedades pertencentes ao grupo americano são cultivadas no território da Rússia. As espécies mais comuns são voláteis e com várias folhas.
Variedades anuais
As variedades anuais são despretensiosas e resistentes a doenças.
Amarelo, Lupinus luteus
Vista para o Mediterrâneo até 1,5 metros de altura com uma haste fofa. Flores com arranjo em espiral.
Hartwega, Lupinus hartwegii
Planta baixa, cerca de 60 cm. A cor das flores é rosa ou azul. Como perene, só pode ser cultivada em regiões com clima quente, onde a temperatura não cai abaixo de zero.
Minúsculo, Lupinus pusillus
Aparência rastejante com pequenas borlas de flores.
Fada Rosa, Fada Rosa
A altura da planta é de 30 cm e floresce profusamente, exalando o aroma de ervilhas doces.
Branco, Lupinus albus
Variedade alta. O caule da flor pode atingir uma altura de 2 metros. As flores são brancas como a neve.
Variedades perenes
Tremoços perenes são cultivados não apenas para fins decorativos. Este é um melhoramento biológico que melhora as propriedades do solo.
Prata, Lupinus argenteus
Variedade de baixo crescimento, não mais que 25 cm.
Damasco, Damasco
A altura das plantas é de cerca de 90 cm e as flores são branco-alaranjadas.
Minarete
Variedade de baixo crescimento, com altura entre 50 e 60 cm, com flores lilás, rosa, limão.
Fogos de artifício
Uma planta com flores vermelho-rosa, amarelo creme, branco-rosa ou lilás. Altura - cerca de 120 cm.
Arboreal, Lupinus arboreus Sims
Planta nativa da América do Norte, altura de cerca de 2 metros. As flores são vermelhas, brancas ou amarelas.
Como cultivar uma flor e como propagá-la
Na natureza, a planta se propaga facilmente por auto-semeadura e crescimento de processos basais. Essa propriedade da flor deve ser levada em consideração ao cultivá-la em um canteiro, caso contrário, obstruirá toda a área do jardim. Recomenda-se que os cultivadores sejam cultivados dividindo o arbusto, semeando sementes para mudas ou no solo.
Reprodução dividindo o mato
A maneira mais rápida de obter um tremoço florido na área é a propagação por estacas-estacas.
A divisão do mato é usada no final da primavera ou início do verão, quando o perene começa a formar uma roseta de folhas.
O solo ao redor da planta está bem umedecido e, em seguida, as rosetas jovens são separadas do arbusto principal, desenterrá-las cuidadosamente e plantadas em um novo local.
Estacas
Mudas de plantas são realizadas na primavera ou no verão.
Nas estacas de primavera, um galho com um ponto de renovação é cortado na saída da raiz. No verão, um tiro lateral é usado como uma haste.
Os brotos são formados nas axilas das folhas. As estacas cortadas são plantadas em vasos com uma mistura de turfa e areia para enraizamento. Após 25 a 30 dias, o caule lança raízes e é plantado no local preparado.
Cultivo de mudas
A semeadura de tremoço para mudas começa no final de fevereiro. Para obter mudas amigáveis e mudas fortes, é importante o preparo adequado do solo.
A mistura para semeadura é preparada a partir do solo do gramado, areia e turfa em quantidades iguais. A planta forma uma raiz longa, que é facilmente ferida durante o transplante. Portanto, é preferível levar recipientes para semear profundamente as mudas.
Dica. Se tubérculos triturados das flores do ano passado forem adicionados à mistura de semeadura, as sementes irão brotar de forma rápida e amigável.
As sementes são pré-desinfetadas em uma solução a 50% do medicamento Fundazole. A casca dura da semente evita a formação de brotos, por isso é recomendável prepará-la para germinação de uma das seguintes maneiras:
- Esfregue com lixa, tomando cuidado para não danificar o conteúdo interno. Após remover parte da casca, as sementes são imersas em água morna por 10 a 12 horas, para que inchem.
- Sujeito a choque de temperatura. Para isso, são congelados no freezer e imersos em água fervente por um minuto. O contraste da temperatura leva a rachaduras na casca dura.
- Trate com composição química. As sementes são embebidas por 10 horas em uma solução a 10% de cal ou por 20 minutos em uma solução saturada de permanganato de potássio. Após o tratamento com produtos químicos, as sementes são bem lavadas.
A mistura de solo preparada é despejada em mudas, faz sulcos com profundidade de 1,5 a 2 cm e distribui uniformemente as sementes. A distância entre as plantas é de 1-1,5 cm.
Para acelerar o surgimento de mudas, as culturas são cobertas com vidro ou filme. A caixa de corte está colocada em um local quente e iluminado. Temperatura de germinação - + 20-25 ° C. Os tiros aparecem após 14-15 dias. Após a sua aparição, o abrigo é removido da caixa e colocado no local mais iluminado.
As mudas são plantadas em campo aberto após o início do calor, quando a ameaça de geada passa. Com a semeadura oportuna, a essa altura, já são formadas 4-5 folhas. O plantio posterior levará a lesões na raiz, o que afetará a taxa de sobrevivência da planta. As plantas nas quais a sétima folha foi formada enraízam duas vezes mais.
Antes de plantar em campo aberto, as mudas são temperadas. Para isso, as mudas são levadas para uma caminhada, aumentando gradualmente o tempo gasto na rua. Durante o endurecimento, as mudas são colocadas em um local sombreado e sem vento.
O momento mais adequado para o plantio de mudas é o início ou o meio de maio. Se houver risco de geada após o plantio, as plantações são cobertas com material não tecido.
Importante! Os cultivadores de flores experientes não são aconselhados a cultivar mudas de tremoço em condições ambiente. As plantas neste caso são fracas e com flores pequenas. A melhor opção para semear mudas para acelerar a floração é o uso de uma estufa ou estufa.
Semeando em campo aberto
A flor cresce bem quando plantada diretamente em campo aberto. As datas ideais de semeadura são no início ou meados de abril. Neste momento, o solo já está quente o suficiente, mas ainda retém uma quantidade suficiente de umidade para a germinação das sementes. A temperatura mínima do solo para semeadura + 5-8 ° C.
Para o desenvolvimento dos órgãos autonômicos do tremoço, é necessária uma temperatura de 12 a 15 ° C. Nesse caso, a planta é capaz de tolerar uma queda noturna de temperatura de 4-5 ° C.
Importante! Ao plantar sementes, a floração começa no segundo ano. O método de propagação de sementes não garante que as tonalidades varietais da planta mãe sejam preservadas. Os mais persistentes são os tons rosa e roxo. A cor branca durante a semeadura subsequente praticamente não é preservada.
Para a semeadura, o local é desenterrado e são aplicados fertilizantes fosfato-potássio. Sementes de 2-3 peças são colocadas em orifícios a uma distância de 50 a 60 cm uma da outra. Se vários brotos brotarem em cada buraco, deixe o mais forte, o restante será removido.
As sementes podem ser semeadas em campo aberto antes do inverno. Nesse caso, a floração começará na próxima temporada, mas apenas em agosto. Ao semear, a parcela é polvilhada com uma camada de turfa com 3-4 cm de altura.
Cuidado externo com tremoço
O cuidado das plantas consiste em regar, fertilizar e capinar. Não é necessário afrouxar o solo ao redor da planta, pois suas raízes penetram profundamente no solo e não precisam de oxigênio.
Rega e alimentação
A planta é tolerante à seca, mas com rega regular forma mais ativamente uma roseta de folhas e floresce profusamente. A rega deve ser regular e moderada. É especialmente importante umedecer o solo no primeiro ano de cultivo de espécies perenes. À medida que as plantas envelhecem, a quantidade de umidade é reduzida.
Importante! Se, devido à abundância de umidade, ocorreu a exposição do colo da raiz, o caule precisa ser batido. O tremoço plantado próximo a um corpo de água artificial ou natural não pode ser regado: uma raiz poderosa obterá a umidade por si própria.
Alimentar a planta começa no segundo ano de vida. Instâncias de até um ano de alimentação não são necessárias e até prejudiciais, pois podem atrapalhar a formação do sistema radicular.
O primeiro curativo é introduzido imediatamente após o início da formação dos brotos. Os seguintes fertilizantes são usados para a cobertura:
- uma mistura de superfosfato e cloreto de potássio (20 g / 5 g por metro quadrado);
- 2 colheres de sopa de cinza de madeira para cada arbusto;
- quando crescer em solos arenosos - cubra com farinha de dolomita e magnésio.
Formação de plantas
Lupin forma independentemente uma roseta arredondada da forma correta, para que ele não precise de poda. Durante a floração, as hastes floridas são removidas. O objetivo deste evento é estimular a floração novamente em agosto e evitar a auto-semeadura.
Uma planta a partir dos 4 anos começa a envelhecer. O centro da tomada morre, então a floração se torna escassa. Arbustos velhos são removidos, novas amostras são plantadas em seu lugar.
Atenção! Se for necessário coletar sementes de plantas para sua propagação, restam vários pedúnculos até o fruto amadurecer completamente. Para evitar erupções espontâneas de sementes, um saco de tecido é colocado no pedúnculo. O caule das sementes deve secar completamente. As sementes extraídas são bem secas e armazenadas em sacos de papel.
Cuidados com o outono e inverno
As espécies perenes em campo aberto podem sobreviver até às geadas mais severas. Para evitar o congelamento do rizoma, o site é coberto. Se o tempo estiver seco no outono, é realizada a irrigação por carregamento de água.
Após o florescimento repetido em agosto, a parte aérea da planta é cortada. Todos os detritos de plantas são removidos, pois pragas e doenças podem permanecer neles. Em seguida, a área com tremoço é coberta com turfa ou serragem. Imediatamente após a neve derreter, a turfa em excesso é removida dos brotos.
Em regiões com clima severo (Ural, Sibéria), as espécies perenes requerem abrigo mais sério. Após a cobertura com turfa, o terreno é coberto com ramos de abeto ou folhagem seca. A camada de revestimento é removida imediatamente após o início da fusão da neve. É impossível adiar esse evento: sob a camada de folhagem ou raiz de abeto, o rizoma ficará encharcado e poderá apodrecer.
Problemas e métodos crescentes para resolvê-los
A flor é afetada por doenças e pragas se as regras para cuidar dela não forem seguidas ou os requisitos para a seleção da parcela forem violados. As seguintes condições são prejudiciais à planta:
- mudança brusca de temperatura;
- pouca luz;
- alagamento do solo.
Um problema comum é o amarelecimento das folhas. As causas deste fenômeno são solo alcalino, falta de umidade, excesso de nitrogênio no solo. A calagem do solo e a rega oportuna ajudam a evitar esse problema.
Em condições adversas, as doenças se desenvolvem:
- Oídio Afeta a planta quando combinada com frio e alta umidade. Um revestimento branco aparece nas folhas. A planta é pulverizada com Topázio, Fundazol ou sulfato de cobre.
- Podridão cinza e marrom. Desenvolve-se no contexto do alagamento do solo e das plantações espessadas. A planta começa a murchar, secar, um revestimento acinzentado ou vermelho aparece nas folhas, manchas acastanhadas. O tratamento é realizado por pulverização com medicamentos Fitosporin, Bordeaux líquido, sulfato de cobre.
- Fusarium Doença fúngica manifestada durante a brotação. As folhas começam a ficar amarelas, depois ficam marrons, enroladas. O fungo é destruído por pulverização com as preparações Fitosporin, Bactofit.
O tremoço praticamente não é atacado por pragas de jardim comuns. Mas alguns insetos podem se instalar na planta e causar sérios danos a ela:
- Fitófagos: lagarta, broto, larvas de besouros de maio. Essas pragas podem atacar as sementes imediatamente após a semeadura em campo aberto. Para combatê-los, o local é tratado com um inseticida antes do plantio.
- Pulgões. Ataca inflorescências durante a brotação. Se forem encontrados pontos pretos no pedúnculo, a planta é pulverizada com Aktara, Actellik, Spark, Alatar.
Avaliações úteis de jardineiros
Jardineiros experientes compartilham de bom grado as características e nuances importantes do cultivo na horta.
Um arbusto perene não pode mudar a cor das flores, será da mesma cor que era originalmente. Mas seus filhos, criados a partir de sementes, terão todos os tipos de cores, se por perto (ao alcance de insetos polinizadores) houver outras plantas da mesma espécie, mas de cores diferentes.
Irena
//www.forumhouse.ru/threads/86901/
Acostumei-me com os tremoços da minha região. Agora eles emergem auto-semeados e aprendem a rejuvenescer velhos arbustos. Afinal, os rizomas das plantas adultas começam a sair do solo depois de 3-4 anos, o mato enfraquece e não há mais cobertura para o ajudar. É necessário semear novas, mas a partir das sementes, plantas de cores diferentes podem ser obtidas, pois há uma divisão dos caracteres maternos. Na primavera, a partir da planta desejada, com uma faca, separo o broto com um pedaço de rizoma e planto-o debaixo de uma jarra, para que as flores sejam como a planta mãe no novo arbusto.
Sanovna
//www.forumdacha.ru/forum/viewtopic.php?t=3756
Lupin não gosta de transplante, pois tem uma raiz. Portanto, não é semeado através de mudas. A germinação das sementes ocorre à luz. Eles não o sobrecarregam com a terra, e quando ele se levanta, então amontoam a terra.
Nat. Gene
//dv0r.ru/forum/index.php?topic=2233.0
O tremoço despretensioso pode ser anual ou perene. Devido à sua cor variada, é amplamente utilizado em projetos paisagísticos. A planta requer um mínimo de atenção e é facilmente propagada por sementes e meios vegetativos.