A rosa chinesa é uma espécie interessante que, devido à sua semelhança com uma fabulosa flor escarlate, ganhou grande popularidade e é a favorita de todos os cultivadores de flores há muitos anos. Há representantes anuais e perenes que crescem na forma de um arbusto ou até de uma pequena árvore.
Como é uma rosa chinesa (hibisco interno)
Em casa, com os devidos cuidados, a planta pode atingir 1,5-2 metros de altura. Pertence à família Malvaceae. As folhas são de cor verde brilhante, com grandes dentículos nas bordas. Pilão e estames exóticos dão exotismo à mente.
Chinês de hibisco
A primeira menção da rosa chinesa apareceu na Grécia antiga. Lá eles chamaram de malva. A Ásia é considerada o local de nascimento das espécies, mas é mais comum na China e na Coréia. Na natureza, o arbusto atinge 2-3 metros, e os brotos são cinzentos.
Tipos e variedades comuns
- Variedade síria. Refere-se a arbustos decíduos. Inflorescências são brancas.
- Hibiscus Severny é um representante mais modesto da espécie. A altura máxima atinge 80 cm e as flores podem ser pintadas em rosa ou amarelo claro.
- A espécie híbrida foi desenvolvida pelos criadores cruzando 3 espécies. A planta resistente ao gelo se destaca por grandes flores pintadas em uma ampla variedade de cores.
Subespécie síria
Propriedades úteis
Na indústria farmacêutica, medicamentos e corantes alimentares são feitos de plantas.
Para referência! As flores de hibisco são usadas para adicionar ao chá como um excelente diurético.
Características dos cuidados com hibiscos em casa
O hibisco pertence a plantas de interior absolutamente despretensiosas. Ao cultivar esta espécie, é necessário seguir recomendações simples.
Variedade Norte
Temperatura
No verão, a temperatura do ar não deve exceder +25 graus. No inverno, uma rosa da sala pode ser colocada em uma sala mais fria. A temperatura mais aceitável é de +15 graus.
Atenção! Uma forte queda de temperatura levará à queda de toda a folhagem.
Iluminação
Rose precisa de muita luz e proteção contra a luz solar direta. Com pouca luz, a planta simplesmente não é capaz de florescer. Na estação quente, os cultivadores experientes são aconselhados a levar a flor para fora.
É importante proteger a rosa chinesa de correntes de ar destrutivas e do sol escaldante.
Variedade híbrida
Rega
A rega do hibisco deve ser realizada apenas com água parada à temperatura ambiente. Antes de umedecer, o solo para esta espécie deve secar bem. A rega incorreta pode levar a uma completa falta de floração.
Molhando uma flor
Pulverização
O procedimento de aspersão em clima quente deve ser realizado duas vezes por dia. Para fazer isso, a pulverização é realizada usando uma pistola finamente dividida. No inverno, a pulverização é realizada devido ao aumento da secura do ar.
Nota! Um banho quente ajudará não apenas a lavar o pó desnecessário e prejudicial da folha, mas também a salvar a planta dos ácaros.
Pulverização em casa
Umidade
O atendimento domiciliar de uma sala chinesa subiu é manter a alta umidade. Quaisquer procedimentos para aumentar seu nível devem ser executados o mais cuidadosamente possível. Água não é permitida em botões ou flores. Isso fará com que as inflorescências caiam.
Para manter a umidade necessária, você pode usar um pequeno truque. Qualquer drenagem é derramada no palete sob a flor e uma pequena quantidade de água é derramada.
Atenção! A água não deve tocar o fundo da panela. Isso pode levar à podridão do sistema radicular.
Solo
A planta adora um substrato leve e nutritivo. Composição recomendada:
- folha de solo 2 partes;
- grama 2 partes;
- húmus 1 parte;
- areia do rio 1 parte;
- turfa 2 partes.
A camada de drenagem é um elemento indispensável que evitará apodrecer o sistema radicular.
Top vestir
A melhor época para fertilizar o solo é de abril a setembro. A nutrição para o crescimento saudável é aplicada 2 vezes por mês. É melhor usar preparações complexas especiais destinadas a plantas de interior.
Importante! É necessário alternar preparações orgânicas e minerais.
Características de cuidados de inverno, dormência da rosa chinesa
Cuidar do hibisco no inverno e vestir-se de cima só faz sentido se ainda houver flores nele. A introdução de potássio e fósforo é realizada em proporções muito menores.
Quando e como floresce
Dependendo da variedade e variedade, a cor das flores pode ter vários tons:
- amarelo
- rosa
- branco
- vermelho
Florescer em uma rosa chinesa dura apenas 2 dias. Mas sujeito a todas as regras de atendimento, ele pode ser estendido significativamente.
Tipos e formas de flores
Cada variedade tem suas próprias inflorescências individuais. Eles são comuns ou terry.
As flores da planta estão localizadas isoladamente, têm a forma de botões. Xícaras largas e florescendo podem atingir um diâmetro de 10 a 12 cm.
Flores de hibisco
Período de floração
Se a poda for realizada em maio, o processo de floração durará quase até o inverno. A realização de procedimentos antienvelhecimento no outono permitirá que você admire a beleza da rosa durante o verão.
Mudanças no cuidado em repouso
Esta espécie não tem período de descanso. Você pode criá-lo artificialmente, para o qual você reduz gradualmente a taxa de rega e depois remove a flor em um local escuro e abaixa a temperatura para +10 graus.
Na primavera, a hidratação aumenta gradualmente e a rosa é transferida para um local mais brilhante. A execução desses procedimentos ajudará a estimular a formação de novos rebentos.
Como cortar
Se você aparar a flor corretamente, isso permitirá que ela floresça muito antes do prazo final e forme um número maior de brotos. É necessário aparar processos secos ou danificados. É importante fazer isso mesmo para ramos saudáveis que são encurtados pela metade.
É importante lembrar que a formação de um arbusto durante a brotação ou a floração pode prejudicar bastante a rosa.
Conselhos! Fatias e feridas devem ser tratadas com variedades de jardim ou carvão. Usando os galhos obtidos após a poda, você pode propagar perfeitamente a rosa chinesa.
Para rejuvenescer o arbusto adulto, todos os brotos são cortados a uma altura de 10 cm, pelo menos um botão deve ser deixado em cada galho. No verão, uma segunda poda é realizada. Este procedimento permitirá que você obtenha novas fotos no início do outono. Nesse caso, mesmo em casa, a rosa floresce durante todo o inverno.
Poda de primavera de uma rosa chinesa
Como a rosa chinesa se propaga
O hibisco pode se reproduzir de várias maneiras. A propagação de uma roseira de sala é recomendada por estacas. Este procedimento é o mais rápido e eficaz.
- Mudas de enraizamento
Para estacas, você pode usar brotos cortados de uma rosa durante a poda planejada. As seções devem ser processadas com carvão vegetal ou heteroauxina.
O enraizamento pode ser realizado em água ou diretamente em uma mistura de turfa. Quando as raízes aparecem, as mudas devem ser transplantadas para um recipiente grande.
- Germinação de sementes
As sementes de rosas chinesas têm excelente germinação e não requerem condições especiais para germinação. A semeadura é feita no final do inverno.
Pré-embeba a semente em qualquer estimulante.
É melhor semear sementes em tecido úmido e só então plantá-las superficialmente no chão. Quando as primeiras mudas aparecerem, é aconselhável despejá-las com Fundazol.
- Configuração de ar
A reprodução por camadas é realizada usando estacas apicais, cada uma das quais deve ter pelo menos 2 internódios. As mudas são preparadas no final do verão.
Estacas
Transplante de hibisco
O vaso de transplante é levado "de costas para trás". O uso de grande capacidade provocará formação abundante de folhagem verde e não deixará forças para a formação de flores.
Para uma planta "jovem", o transplante é realizado anualmente. Para um adulto - a cada 3 anos.
Nota! Às vezes, em vez de replantar, você pode atualizar o solo superficial.
Possíveis problemas no cultivo de uma rosa chinesa
Problemas e doenças geralmente surgem devido a cuidados inadequados.
- Descarta brotos e folhas
Há duas razões pelas quais o hibisco cai na massa verde: falta de luz ou flutuações de temperatura.
- As folhas ficam amarelas
A folhagem começa a ficar amarela com falta de luz e devido ao alagamento do solo. O uso de água corrente também pode levar ao amarelecimento.
Altos níveis de cloro e cálcio geralmente levam à clorose.
- A rosa está secando
A secagem da flor pode ser causada por umidade insuficiente ou ao mover a planta para um novo local.
Rosa chinesa
Às vezes, esse fenômeno ocorre a baixas temperaturas.
- Folhagem caindo
Muitas vezes, as folhas que caem são causadas por rega não esquemática ou com correntes de ar fortes.
- A planta não floresce
A falta de floração é causada por um excesso de nitrogênio. Outro motivo é a falta de iluminação.
- Pragas
Os insetos mais terríveis para uma rosa de quarto são os ácaros e os pulgões. Sua aparência é mais frequentemente causada pelo não cumprimento das regras de atendimento e alta umidade.
Variedades de rua podem ser salvas se pulverizadas com tintura de pimenta amarga. Para plantas domésticas, esse método é inaceitável. Dentro de casa, este medicamento pode causar alergias. Em casa, recomenda-se lavar a rosa com água e sabão e tratá-la com um fungicida.
- Hibisco desaparecer
O murchar ocorre devido à falta de água ou durante o período de adaptação após o transplante ou a reprodução. Também pode ser devido à deterioração do sistema de sarampo.
Sinais e superstições
Existem muitos preconceitos e crenças em torno da rosa chinesa. Alguns consideram o principal motivo do divórcio dos cônjuges, outros recomendam que uma mulher solteira compre a planta para atrair um homem para a casa.
Apesar dos sinais perigosos, mais e mais pessoas estão adquirindo uma flor para sua casa. Acredite ou não, é da conta de todos. Mas com confiança, podemos dizer que a rosa chinesa se encaixa em qualquer interior e a decora. Ela limpará o ar da sala e, com os devidos cuidados, agradará a família por muitos anos.