Chlorophytum crested - descrição e cuidados em casa

Pin
Send
Share
Send

Entre as plantas de interior, existem campeões despretensiosos. Às vezes parece que eles são capazes não apenas de crescer, mas também de florescer em qualquer condição e quase sem cuidado. Estas são as qualidades do clorofito com crista. Esta flor agrada com uma vegetação luxuriante, limpa perfeitamente o ar e, ao mesmo tempo, requer um mínimo de atenção e cuidado. Será útil aprender com mais detalhes o que é o clorofito, se o sol ama e como ele se multiplica.

Chlorophytum com crista: descrição e descrição

A flor pertence à vasta família Liliaceae e sua terra natal é a América do Sul. Às vezes você pode ouvir outro nome para clorophytum - lírio verde. Muito provavelmente, isso se deve ao fato de as folhas dessas plantas serem de forma semelhante.

Chlorophytum com crista - uma flor interior bonita e despretensiosa

As folhas de chlorophytum são lineares e podem atingir 70-80 cm de comprimento. A cor da chapa é verde claro ou escuro com uma faixa branca longitudinal nas bordas ou no centro, dependendo da variedade. Existem variedades com folhas particularmente longas e finas, e algumas diferem na coloração bege ou leitosa das listras.

Pequenas estrelas de flores brancas são coletadas em pequenas inflorescências e localizadas em hastes longas e finas. Depois que as flores desbotam, rosetas de folhas com raízes aéreas aparecem em seu lugar.

História de origem

Pela primeira vez, o clorofito herbáceo perene (chlorophytum comosum) foi descrito por botânicos no distante século XVIII. A Europa conquistou a flor somente após 100 anos, mas o ritmo de distribuição foi muito alto. Entre as plantas de interior, o clorofito é considerado a espécie mais comum.

Vale a pena notar que a vantagem inegável de uma flor é sua capacidade de purificar o ar e preenchê-lo com oxigênio.

Importante! O clorofito com crista desempenha o papel de um tipo de filtro no apartamento, liberando compostos voláteis e neutralizadores de carbono perigosos no ar.

Variedades comuns

Chlorophytum - espécie Verde Laranja, alada, verde, Laxum

A partir das variedades de chlorophytum, uma coleção muito heterogênea pode ser montada, o que exigirá atenção mínima. As variedades diferem entre si não apenas na cor das folhas, mas também em sua forma.

  • Bonnie

A variedade incomum se distingue pela forma curva das folhas, que se assemelham a cachos volumosos.

Bonnie

  • Laxum

Esta variedade tem as folhas mais finas e bastante curtas - o seu comprimento não excede 20 cm.

Laxum

  • Mandaianum

Clorofito compacto com a cor original da placa da folha - um fundo verde escuro suprime uma faixa amarela longitudinal.

  • Oceano

Nesta espécie, a banda característica passa não ao longo do centro da folha, mas ao longo das bordas.

Oceano

Características do atendimento domiciliar

Ficus Kinki - descrição e cuidados em casa

Obviamente, o clorofito pode crescer em praticamente qualquer ambiente. Mas, para que a flor seja saudável, cresça intensamente e floresça, é necessário proporcionar conforto. Felizmente para os cultivadores de flores, um mínimo é suficiente para esta planta, que não pode deixar de agradar.

Uma pequena mesa com regras sobre cuidados confirma isso claramente.

Fases de desenvolvimentoTemperatura diurna em grausTemperatura noturna em graus
Sementeira+24+23
Mudas+22+21
Plantio de mudas+19+18
Floração+17+20 em dias ensolarados
Frutificação+20+18

O cumprimento dessas regras simples é tudo o que o clorofito com crista exige, e mesmo os iniciantes em floricultura podem realizar atendimento domiciliar.

Período de floração

Chlorophytum curly - cuidados domiciliares

O clorofito com crista floresce quase continuamente. A menos que no inverno haja pequenos intervalos, mas a flor não cai em um estado de descanso.

Apesar de as flores da planta serem pequenas e simples, durante a floração a planta parece bastante atraente. Esse efeito é alcançado pelo fato de as inflorescências estarem localizadas nas extremidades dos brotos curvos longos. A impressão de uma fonte verde com salpicos brancos em torno da borda.

As flores de Chlorophytum são pequenas e simples

Importante! Durante o período de floração, o cuidado com o chorophytum permanece inalterado. Chega de atividades planejadas.

Poda

Chlorophytum não precisa de poda e modelagem intensivas. Porém, devido ao fato de a planta ter a capacidade de produzir inúmeras flores, no local em que as crianças são formadas, certos métodos de poda são aplicáveis ​​a ela.

Soquetes com raízes aéreas devem ser parcialmente removidos. Este procedimento é realizado por dois motivos:

  • Um grande número de pontos de venda pode estragar a aparência da flor. As crianças que já atingiram um tamanho grande ofuscam a planta principal.
  • A flor gasta muita energia no crescimento de rosetas e raízes aéreas. A remoção de brotos em excesso tem um efeito benéfico na condição da planta mãe e estimula o crescimento de novas folhas.

Também é recomendável que você corte as folhas amareladas e encurte as pontas secas para manter uma aparência atraente.

Atenção! As folhas devem ser removidas cuidadosamente com uma tesoura, sem tocar na saída.

Reprodução

O clorofito com crista é tão fácil de propagar quanto cuidar. Aplique vários métodos, como:

  • cultivo de sementes;
  • rosetas com raízes aéreas;
  • divisão do mato.

O método de estacas para esta flor não é relevante, pois não possui brotos e as folhas não estão sujeitas a enraizamento.

Semeando sementes

Para obter sementes na planta, deixe caixas para amadurecer. Colete as sementes, mergulhe-as em um promotor de crescimento e semeie em solo úmido e nutritivo. Estabelecer abrigo e colocar em um lugar quente.

Cuidados adicionais consistem em regar e ventilar a estufa. Na fase de 3-4 folhas reais, as rosetas mergulham em recipientes separados.

Este método é usado muito raramente. Propagar o clorofito por outros métodos é muito mais simples e rápido.

Enraizamento

Obter uma instância jovem de chlorophytum enraizando uma saída enraizada é muito simples. Tais mudas criam raízes rapidamente, mesmo sem muito esforço e condições de estufa.

Atenção! Soquetes para enraizamento não precisam ser separados da parte aérea. O enraizamento pode ser realizado no mesmo recipiente em que a planta mãe cresce.

Se as raízes aéreas estiverem bem desenvolvidas, você poderá plantar imediatamente pontos no solo. Caso contrário, as mudas pré-colocam água para estimular o crescimento radicular. Em seguida, o processo é realizado passo a passo:

  • no fundo do tanque preparado, despeje a drenagem e, em seguida, o solo nutriente;
  • faça pequenos recuos ligeiramente maiores que o volume das raízes;
  • colocar as tomadas, regar o buraco e adormecer com o restante do solo;
  • não é necessário voltar a regar, mas a altas temperaturas do ar é necessário.

Para um enraizamento bem sucedido, é necessário manter uma umidade constante do solo e do ar. Assim que as plantas jovens começam a crescer, a rega é reduzida para volumes padrão.

Divisão Bush

Na maioria das vezes, esse método de reprodução é aplicável simultaneamente ao transplante planejado de chlorophytum. É tão simples quanto enraizar pontos de venda. O processo em si é realizado de maneira semelhante, a diferença está apenas no tamanho do tanque.

Você pode plantar delenki não apenas em vasos, mas também em campo aberto durante o verão.

Importante! É necessário retirar o sistema radicular da panela e dividir com muito cuidado. As raízes da flor são quebradiças e quebradiças.

Transplante

O sistema radicular do chlorophytum não é apenas volumoso, mas também propenso ao crescimento ativo. Por esse motivo, a flor requer um transplante pelo menos uma vez a cada dois anos, e é melhor executá-lo anualmente. O crescimento intensivo da parte aérea requer a disponibilidade de uma quantidade suficiente de nutrientes no solo, e é necessário substituí-lo pela planta.

O sistema radicular do clorofito é propenso ao crescimento ativo

<

O transplante é realizado de acordo com a mesma tecnologia do enraizamento dos pontos de venda, mas existem algumas nuances:

  • O volume do vaso deve exceder o tamanho do sistema radicular. Das raízes à parede, deixe uma distância de 5-6 cm.
  • Presença obrigatória de uma camada de drenagem e de pelo menos 3 orifícios de drenagem no fundo do tanque.
  • Não aprofundar demais a planta no solo. O centro da saída não deve estar abaixo do nível do solo e o solo que caiu sobre ela deve ser removido com cuidado.
  • Para um melhor enraizamento, todos os processos aéreos são removidos e deixados para fins de reprodução.

Essas recomendações simples ajudarão a transplantar a planta corretamente. Em gratidão pelo novo solo nutriente e espaço suficiente para o crescimento, o clorofito liberará muitas novas folhas e inflorescências.

Possíveis problemas com crescimento e doenças

O clorofito com crista quase nunca fica doente e raramente é afetado por pragas. Mas, às vezes, condições adversas podem piorar a aparência de uma planta ou retardar seu crescimento.

Quadro 9 Esta maravilhosa flor praticamente não adoece

Na maioria das vezes, ocorrem as seguintes alterações:

  • A cor da chapa fica pálida. Isso pode acontecer com a exposição constante à luz solar direta. Para resolver o problema é simples - você precisa reorganizar a panela em um local menos iluminado com luz difusa. A cor se recuperará e as novas folhas já terão uma aparência normal.
  • As pontas das folhas estão secas. A razão para essas mudanças é a falta de umidade no solo ou o ar seco excessivo. Às vezes, a falta de nutrientes pode causar problemas semelhantes. Nesta situação, as partes danificadas das folhas devem ser cortadas, o regime de pulverização e cobertura deve ser estabelecido. Na ausência de melhoria, você pode recorrer a um transplante.
  • As folhas ficam amarelas e caem. Se isso for observado nas folhas individuais de uma planta adulta, provavelmente o processo é natural e não há ameaça. O amarelecimento maciço da folhagem, sua murcha e morte, provavelmente vem do alagamento do solo. Nesse caso, as peças danificadas são cortadas e diminuem a rega.

Estes são os problemas mais comuns que podem ocorrer ao cultivar clorofito. Fenômenos como queda de flores ou queda maciça de folhas em uma flor não são observados.

Parasitas podem danificar a planta, embora isso seja raro para o clorofito. Se esse problema for detectado, a flor é isolada de outras plantas e os inseticidas são tratados.

O clorofito com crista é uma das plantas de interior mais fáceis de cultivar. Ele precisa de uma quantidade mínima de cuidado e atenção. Esta flor não só decora a casa, mas também ajuda a tornar o ar mais limpo. Vale especialmente a pena prestar atenção ao chlorophytum com crista para jardineiros iniciantes, porque os cuidados domiciliares com esta planta ajudarão a aprender o básico do cultivo de flores em ambientes fechados.

Pin
Send
Share
Send