Gloxinia flor é uma planta tropical tuberosa com flor aveludada na forma de um sino branco, roxo ou rosa. As hastes são curtas, divergem em inflorescências de guarda-chuva em pedicelos individuais. A planta parece brilhante e espetacular, será uma excelente decoração para o design de interiores e paisagismo.
Gloxinia (gloxinia) é uma planta herbácea perene, com brotos carnudos sem haste ou com haste curta, com até 25 cm de altura e 20 cm de comprimento. As folhas são grandes, de cor ricamente verde, terry ao toque, sua forma é oval regular. As flores são grandes (8-12 cm de diâmetro), abobadadas, aveludadas. As bordas das pétalas são onduladas, para baixo.
Como cuidar da gloxinia em casa
Seleção de solo e vaso
A cultura é exigente no solo. As misturas de turfa adequadas para gloxinia são: Violeta, Begônia, Senpolia. As flores das sementes são geralmente cultivadas em pastilhas de turfa. Para a preparação independente do solo, o húmus foliar (2 partes) misturado com o prado chernozem (2 partes), é adequada uma parte de turfa e areia cinza. A acidez da mistura varia entre 6-7 pH.
Uma rica paleta de tons de gloxinia
Importante! Antes de cuidar da gloxinia, o terreno para plantio deve ser esterilizado, destruindo as bactérias e microorganismos que provocam a doença da planta. A desinfecção do solo é realizada por congelamento, calcinação, vaporização em banho-maria, processamento com permanganato de potássio. O procedimento leva 2 horas.
Uma solução eficaz será a preparação do solo com hidrogel - pequenos grânulos na forma de concentrado seco, trabalhando no princípio de uma esponja. Os elementos gelatinosos são pré-embebidos e depois misturados com o solo na proporção de 1 para 2. A mistura é fertilizada com húmus ou estrume podre - 50 g por 1 litro de substrato.
A escolha do vaso é determinada pelo tamanho dos tubérculos: copos de plástico são adequados para pequenos processos, raízes de tamanho médio cabem em pratos com um diâmetro de 7 a 10 cm, adultos são plantados em vasos com um diâmetro de 10 a 15 cm. Os recipientes devem ser largos e profundos. Opções de argila e plástico são adequadas.
Regras para a escolha de um vaso de flores para gloxinia
Rega e fertilizantes
Antes de regar a gloxinia doméstica, é importante estocar água derretida, estabilizada ou filtrada. É melhor umedecer o solo do palete ou cuidadosamente ao longo da borda da panela, excluindo as gotas que caem nas folhas e no centro do tubérculo. A água para irrigação deve estar quente, 2-3 graus acima da temperatura do ar. Após 20 a 30 minutos depois de umedecer o solo, é necessário drenar a água restante do palete. A terra entre as irrigações deve secar. Na chuva, tempo nublado e frio, é desejável reduzir o fluxo de umidade para as raízes. As lâmpadas de Gloxinia costumam apodrecer no topo.
Importante! Spray de gloxinia não é recomendado, o excesso de umidade nas folhas provocará o aparecimento de manchas secas marrons.
A umidade ideal do ar para a flor é de 70 a 80%; quando o limiar é atingido abaixo de 50%, observa-se um fraco desenvolvimento da flor de interior e deformação das folhas. Querendo aumentar a umidade do ar, a flor é colocada em paletes com argila expandida úmida, musgo e água.
Temperatura e Luz
As flores de Gloxinia são fotófilas, mas têm medo da ação dos raios diretos do sol, especialmente na fase de floração, os sinos aveludados desaparecem rapidamente, o período de floração é reduzido. Na primavera, o sol não aquece muito, a gloxinia é preferencialmente colocada na janela sul, em junho - reorganizada na janela leste ou oeste ou sombreada pela luz solar direta.
Cultivar uma flor de longa luz do dia em casa funcionará com iluminação de 12 a 14 horas a 5000 lx. A falta de luz ameaça esticar a planta, reduzindo o número de brotos. Depois de enraizar o tubérculo e a aparência da folhagem, a iluminação deve ser o mais brilhante possível, a saturação da cor da floração será maior, com luz insuficiente a cor fica visivelmente mais pálida.
Temperatura confortável na fase de germinação de tubérculos +25 graus. Durante a estação de crescimento, a faixa de temperatura é de + 18 a 22 graus. As condições mais frias retardarão o crescimento e o desenvolvimento da cultura.
Regras e recomendações sobre transplantes
Gloxinia é transplantado em vários casos:
- após uma longa dormência, um pequeno broto se formou, mas as folhas não se desenvolvem;
- ao comprar tubérculos em um tanque pequeno ou não plantado no solo;
- em casos de danos por doenças fúngicas e pragas.
Se a planta precisar de assistência de emergência, o transplante é realizado em qualquer época do ano. Culturas saudáveis são transferidas para um novo local após o regime de descanso, em fevereiro e março.
Gloxinia crescente no peitoril da janela
Problemas comuns e suas soluções
As folhas estão enroladas.
Para uma planta de gloxinia, o atendimento domiciliar implica ausência de correntes de ar, mudanças repentinas de temperatura, ar muito seco e falta de luz. Se a solução para as deficiências acima não corrigir a situação, existe apenas uma opção - pragas ou parasitas. Poderosos inseticidas virão em socorro: Antiklesch e Tiovir. De acordo com as instruções, a cultura é tratada três vezes / dia.
Há manchas marrons nas folhas
As doenças fúngicas persistentes da gloxinia são transmitidas através de solo contaminado, água e material de jardim. Muitas vezes, a planta é afetada por bactérias na fase de aquisição. Os sintomas característicos da doença são manchas marrons, nas hastes e brotos - listras escuras. Folhas com umidade abundante apodrecem, com ar seco - elas começam a secar e enrolar.
A fitosporina ajudará a superar a doença, mas o agente causador da praga tardia permanece viável por até 8 anos. É importante considerar a profilaxia fúngica pulverizando a cultura com fungicidas semanalmente.
As folhas estão secas
O problema mais comum no cultivo de gloxinia é a secagem das folhas devido à rega inadequada. A planta reage violentamente ao excesso de umidade, as raízes apodrecem e a parte do solo fica seca.
Se a flor apareceu recentemente em casa, as folhas secas são um sinal de aclimatação após transplantes recentes. O proprietário da planta deve criar as condições mais confortáveis, garantir a rega adequada e a cobertura.
O ácaro atua como uma razão parasitária pela qual a gloxinia deixa o cabelo enrolado e seco. As áreas afetadas da flor são removidas, os brotos são tratados com uma solução de sabão e preparações especiais, os procedimentos são repetidos de acordo com as instruções. Durante o tratamento da gloxinia de doenças fúngicas, a irrigação e a cobertura são minimizadas. É desejável transplantar a planta.
Folhas de Gloxinia
Planta se estende
Os brotos de Gloxinia se estendem fortemente após o inverno em condições de temperatura confortável e iluminação insuficiente. Ao adicionar luz e reduzir a temperatura, você deve pulverizar periodicamente o ar, realizar uma limpeza úmida. Muitas vezes, os distúrbios no desenvolvimento das plantas no inverno são causados por uma overdose de fertilizantes nitrogenados. Especialistas recomendam a eliminação temporária de suplementos.
Algumas variedades de gloxinia são propensas ao alongamento dos brotos. É desejável cortar rebentos alongados. Tubérculos vão dar novos brotos. As partes cortadas da flor para enraizar, eles também têm tempo para florescer. Em repouso, as brotações que conseguiram esticar, cair e enraizar-se, alimentam-se do tubérculo principal e de novos processos subterrâneos. Um rebento mais fraco que nunca floresce crescerá no tubérculo. O tubérculo enfraquecerá e morrerá no inverno.
Doenças e Pragas
As principais doenças da gloxinia são causadas por doenças fúngicas:
- A praga tardia aparece com um aumento da umidade e quedas de temperatura de 9 a 20 graus. A planta afetada murcha, fica coberta de manchas marrons, um revestimento branco aparece no interior da folha. A planta requer transplante e tratamento urgentes com Kuprozan, Tseneb (40 g por balde de água).
- Oídio é formado contra um fundo de umidade saturada e mudanças de temperatura. Uma característica da descrição da doença é uma placa aracnóide esbranquiçada. A infecção é transmitida através do solo ou equipamento. Para tratamento e prevenção, os especialistas recomendam alimentar a cultura com fungicidas:
- "Triadimephone";
- "Mas";
- Quadrice
- "Ancinho";
- "Velocidade";
- Inclinação.
- A antracnose é acompanhada por pequenas manchas marrons. A doença se espalha muito rapidamente, é mais fácil prevenir o fungo com cloreto de cobre, cuproxato, oxicoma.
- A ascocitose é uma doença manifestada por vermelhidão em folhas com uma borda marrom. Os sintomas ocorrem em condições de umidade abundante. Para prevenção e tratamento, são utilizados vitriol, Vectra, Adiga-peak. Recomenda-se o transplante de uma cultura afetada pela ascocitose.
- Septoria é o resultado da falta de luz e contato prolongado com a água. Manchas enferrujadas se formam nas folhas, a planta começa a secar rapidamente. Os fungicidas: Maneb, Benomil, impedirão o efeito negativo do fungo.
Filosticose na gloxinia
- A filosticose é facilmente reconhecida por manchas arredondadas, escuras nas bordas, marrom no meio. No estágio de desenvolvimento, as lágrimas são adicionadas aos pontos. Quando os primeiros sinais são encontrados, a planta é seca e pulverizada com uma solução de Bordeaux, "Oxicloreto" e sulfato de cobre.
- Fusarium A doença é inevitável com irrigação inadequada e contaminação do solo. As folhas começam a desbotar e enrolar, ficam marrons. Rachaduras e listras escuras são visíveis nos brotos. A tarefa dos jardineiros é substituir o solo, lavar as raízes com uma solução de permanganato de potássio (por 1 litro de água, 5 g de permanganato de potássio), transplantar a planta em um substrato leve e nutritivo.
Como lidar com outras doenças
Antes de cuidar da gloxinia em casa, você deve fornecer à cultura a prevenção contra virose e bacteriose. Os vírus são introduzidos por pragas ou esporos de fungos. Folhas e flores são cobertas com manchas, listras e traços. Independentemente de qual vírus tenha infectado a gloxinia, a doença não pode ser tratada. A planta terá que ser queimada.
Bacterioses trazidas com equipamento não higienizado, um vaso ou solo infectam tubérculos, brotos, folhas, caules. A prevenção de danos é realizada por Zircon e Epin.
As melhores condições para a criação de um ácaro são a deficiência de umidade. Ele come o suco da flor, deixando manchas de luz nas folhas. A parte do solo é protegida do ácaro "Fitoverm", "Intovir", solo - "Aldikabrom", "Temikom".
Mosca branca - pragas brancas, geralmente se alimentam do suco de folhas e caules, deixam resíduos que afetam negativamente a fotossíntese. As folhas começam a apodrecer, os botões não estão amarrados. Os meios eficazes para destruir moscas-brancas em casa são Vertimek KE, Actellik KE, Almirante, Kinmiks, Oberon.
O cuidado e a prevenção adequados de doenças de plantas evitarão possíveis violações.
Mosca-branca nas folhas de Gloxinia
Como cuidar durante a floração
Gloxinia floração começa no início da primavera e continua até o final do verão, com os devidos cuidados, a planta é perfumada em outubro. O adubo oportuno e adequado do solo permite a formação de vinte ou mais flores. A luz brilhante também é um fator importante que afeta a riqueza dos tons das flores.
Dica. Os botões de Gloxinia desapareceram, as folhas morreram, o que fazer a seguir? Apenas tubérculos permaneceram vivos. A panela é limpa longe da luz, regando periodicamente para manter as funções vitais do tubérculo. O surgimento de novos brotos relata que o indivíduo acordou, ganhou força e está pronto para a nova estação de floração.
Maneiras de cultivar gloxinia em casa
Existem vários métodos de propagação: sementes, divisão de tubérculos e mudas de folhas.
As famílias raramente plantam sementes. O método de reprodução está cheio de dificuldades. No início do outono, uma mistura de solo é preparada com base em turfa, solo de folha e areia (1: 1: 1). A terra está espalhada em caixas baixas. Em novembro, as sementes são semeadas regularmente regadas com água morna. Os brotos aparecem após 2-3 semanas, quando 2 folhas aparecem, são mergulhadas, plantadas em intervalos de 2 cm.A segunda colheita é realizada com a formação de um terceiro par de folhas - 5 cm.A distância entre as mudas cultivadas é aumentada para 10 cm.
Para propagar a cultura com estacas, recomenda-se que as folhas adequadas com caule de 1 cm sejam imediatamente transplantadas para uma mistura de areia e turfa no solo (1: 0,5). A parte aérea precisará ser umedecida e fechada com uma jarra, proporcionando ventilação diária da planta, removendo a jarra por 15 minutos. Após 2,5 a 3 semanas, os tubérculos se formam nas extremidades cortadas no chão. Os brotos são plantados em vasos pequenos, desfrutando de alguns meses após o plantio em abundância.
A propagação tuberosa é considerada o método mais perigoso. O risco é alcançado pela presença de podridão nas raízes, os cultivadores experientes removem cuidadosamente as áreas afetadas antes do plantio. Após o aparecimento de brotos de 2 centímetros, os tubérculos são separados por uma lâmina afiada, processando seções com carvão ativado. Pedaços separados são plantados em vasos apropriados, regados 3 dias após o plantio.
Propagação por estacas
Com os devidos cuidados, a gloxinia vive até 10 anos, agradando aos olhos com flores coloridas. Com a idade, uma planta tropical tem mais flores. Às vezes, o número de sinos atinge 50 peças.