Quando a clematite floresce, o que são grupos de cultivo

Pin
Send
Share
Send

Clematis é uma videira linda e exuberante. Os floristas adoram, porque o período em que a clematis floresce é muito longo. A floração em si é magnífica, as flores são grandes e brilhantes. A quantidade de clematis floresce depende da variedade e dos cuidados adequados.

Quando clematis floresce

Como o tempo de floração é diferente, dependendo da variedade, do final da primavera ao início do outono, os jardineiros têm a oportunidade de aproveitar esse milagre. As flores de Clematis podem ser de diferentes cores, formas e tamanhos, mas sempre parecem brilhantes e espetaculares.

Clematis durante a floração

Quando a clematite floresce após o plantio

Esta flor não floresce no mesmo ano em que foi plantada. Ele precisa de pelo menos três anos para desenvolver e fortalecer o sistema radicular. Em que ano após o plantio da clematite depende dos cuidados com ela. Pode começar na primavera, verão ou inverno. Depende da variedade.

Para informação! Durante 4-6 anos, a planta já é considerada adulta e, quando a clematis floresce, até 100 flores podem ser vistas em suas videiras.

Quanto clematis floresce

Se você cuidar adequadamente da planta, corte-a a tempo, e a floração pode durar vários meses. As primeiras variedades florescem durante todo o verão até o início do frio do outono.

Clematis desapareceu: o que fazer

Como as flores desapareceram, nada pode ser feito, pois as videiras permanecem verdes e bonitas até os resfriados. As folhas são grandes, decorativas, não precisam de poda. Se necessário, você só pode cortá-los um pouco para que eles não cruzem os limites estabelecidos. Se a floração terminar no final do outono, então você poderá começar imediatamente a preparar as flores para o inverno.

Para informação! Devido à decoratividade de uma planta em diferentes países, ela é chamada de maneira diferente: clematis, pastilhas, avós (e até avós) cachos, cabelos de menina, orgulho de pastor.

Como descobrir a que grupo clematis pertence

Existem três grupos de poda de clematis - o primeiro, o segundo e o terceiro:

  • 1º grupo - não requer corte;
  • 2º grupo - poda insignificante;
  • 3º grupo - poda cardinal.
Rododendro: o que é, quanto floresce no tempo

As regras de cuidados e preparação para o período de inverno dependem da planta pertencer a um grupo específico. É muito importante determinar o grupo, porque, com cuidados inadequados, a planta pode ser destruída e, no próximo ano, não crescerá nem poderá florescer. Além disso, se você definir o grupo incorretamente, poderá cortar os disparos que não podem ser reduzidos.

Como definir um grupo de apara clematis

Pertencer a um grupo específico depende se eles florescem nos brotos do ano atual ou do ano anterior. A maneira mais fácil de descobrir é se você planeja plantar mudas compradas em uma loja ou no mercado de hortas. Suas embalagens sempre indicam o grupo e a hora em que florescem e florescem. Se inicialmente não se sabe a que grupo pertence a planta, isso pode ser determinado pelo tempo de floração:

  • grupo A (primeiro). Florescer a partir do meio da primavera em brotos antigos. Geralmente, essas são as cores mais despretensiosas;
  • Grupo B (segundo). Inclui a floração no último mês da primavera e no verão. Aqueles que florescem na primavera abrem brotos nos brotos do ano passado e nas variedades de julho e agosto - nas videiras jovens;
  • grupo C (terceiro). Grupo de floração tardia (de julho a setembro). As flores aparecem apenas em novos brotos. Tais variedades de clematis são adequadas para a Rússia Central e seu centro, incluindo a região de Moscou.

Preste atenção! Os grupos de trim Clematis 3 são os melhores para jardineiros iniciantes, devido à sua despretensão.

Grupos para aparar clematite

Graças à definição correta do grupo, é possível orientar-se perfeitamente, não apenas nas regras para a poda de clematis, mas também em quais plantas elas se combinam melhor e em que local elas terão a melhor aparência orgânica.

Descrição da clematite do primeiro grupo de apara

Quando a hortênsia floresce - período de floração, quanto tempo floresce

As espécies pertencentes a esse grupo são chamadas de paisagem e são divididas em clematis com pétalas grandes, montanha e alpina.

A clematite desse grupo é caracterizada pela formação de brotos nos brotos do ano passado. Os brotos frescos, por via de regra, não florescem. Eles não precisam de cuidados especiais. As flores não são muito grandes em diâmetro, mas estão localizadas muito próximas umas das outras, por isso não parecem menos impressionantes do que as clematites de flores grandes.

As variedades de poda desse grupo, em princípio, não são necessárias. Isso precisa ser feito apenas quando a ciana se tornar muito grande e poderosa, e é necessário rejuvenescer a planta. O tempo para aparar depende da finalidade para a qual é realizado. Se o florista cuida da forma e direção do crescimento das videiras, é necessário cortar no verão imediatamente após o período de floração. A vantagem aqui é que você pode encontrar facilmente brotos que precisam ser removidos. Nesse caso, apenas a parte desbotada da liana pode ser cortada.

Importante! Se for necessária a poda para rejuvenescer uma planta adulta, restarão 2/3 dos longos processos e os que cresceram para os lados serão completamente removidos.

Existem três opções de corte:

  • quando o caule cresce 30 cm;
  • quando o caule atinge cerca de meio metro;
  • hastes longas de ≥1 m são aparadas.

Descrição da clematite do segundo grupo de apara

O segundo grupo de clematites é bem climatizado em regiões mais quentes. Lá eles podem florescer duas vezes por ano. Mas na faixa do meio, você pode obter o mesmo resultado se uma primavera quente sair, e a planta já estiver bastante antiga. Então, pela primeira vez, já florescem no final da primavera.

A principal característica na descrição desse grupo é que eles são capazes de florescer duas vezes. A primeira floração da primavera tem vida curta. As flores aparecem nos brotos que hibernam. Somente variedades híbridas florescem no momento. O segundo período é caracterizado pela duração e floração abundante. Ocorre em julho e termina apenas com o início das primeiras geadas do outono. Os botões do segundo período de floração aparecem nos topos das novas brotações anuais.

Para clematites do segundo tipo, é realizada uma poda fácil, porém regular. Em nenhum caso, uma poda forte pode ser feita no outono, pois a planta morre antes que tenha tempo de se preparar para o inverno. Pela primeira vez, a poda refrescante é feita após a primeira floração. A segunda vez - após a segunda no final do outono. Assim, o clematis é preparado para o inverno. Os primeiros rebentos desbotados são cortados completamente. No outono, as hastes são cortadas para 1-1,5 m.

Importante! Se o processo estiver danificado, danificado, se tornar pouco atraente, será completamente removido.

Descrição da clematite do terceiro grupo de apara

Os grupos Clematis 3 florescem uma vez, mas abundantemente e por um longo tempo. É muito fácil cuidar deles, eles são absolutamente exigentes, por isso são os mais populares entre os jardineiros.

As principais características do terceiro grupo são:

  • o tempo de floração é superior a três meses (a partir de julho);
  • são variedades gramadas que se enrolam perfeitamente em torno de qualquer suporte, agarradas à parede e treliça;
  • eles não precisam de preparação especial para o inverno, pois os caules são podados muito curtos.

Preste atenção! A principal diferença visual desse grupo são as flores muito grandes, cujo diâmetro atinge mais de 20 cm.

Os tempos de poda adequados são o início da primavera ou o outono. O corte é realizado apenas com um objeto de corte muito afiado, que deve ser desinfetado antes de cortar as hastes.

As trepadeiras são cortadas, deixando apenas 15 a 20 cm da parte do solo. Você pode deixar um pedúnculo de meio metro, mas precisará cobri-los com mais cuidado durante o inverno. A floração neste caso ocorrerá duas a três semanas antes.

Importante! Os brotos são cortados a uma distância de 0,5-0,7 cm do rim.

As melhores variedades de clematites do 1º grupo de poda

Como propagar clematis - propagação por estacas no verão

Cada grupo de clematites inclui algumas variedades, uma vez que esta planta é muito popular. O primeiro grupo não é exceção.

Rosa da montanha, ou Montana

Todos os anos, mais e mais representantes dessa variedade de clematis aparecem nas hortas. Eles conquistam com sua beleza gentil. Folhas bonitas e vibrantes são combinadas com lindas flores rosadas. O comprimento das videiras atinge 8-10 m. Este é um dos tipos mais populares de clematis entre o 1º grupo.

Clematis Mountain Pink

Atragene

O grupo Atragene é chamado de príncipes. Este é um grupo bastante popular, o número de espécies híbridas está crescendo anualmente. São videiras baixas, com mais de 2,5 m de comprimento. As folhas são de cor verde claro, as flores são pequenas, com até 6 cm de diâmetro, em forma de sino. Suas principais vantagens são o florescimento no início de maio, a capacidade de crescer na sombra, uma ampla gama de cores (do branco ao roxo escuro), maior resistência ao gelo e doenças.

Jutta

A variedade foi criada na Noruega em 1996. Os arbustos são baixos, de até 3 m, com pequenas flores de até 5 cm de diâmetro, com uma tonalidade vermelha. O período de floração é maio. Alta resistência ao inverno.

Flamingo rosa (Flamango)

Uma das variedades de floração precoce. Floresce em meados de abril e floresce antes do final de agosto. As flores são pequenas rosa semi-dupla, mais escuras na base e brancas nas pontas. As trepadeiras são curtas, apenas com até 2 m de altura.

As melhores variedades de clematite do 2º grupo de poda

As clematites do segundo grupo de poda são predominantemente variedades híbridas. Devido a isso, eles são bastante diversos em comprimento, cor e período de floração.

Daniel Deronda

Daniel Deronda é um grupo incrivelmente atraente de clematis com flores duplas brilhantes. Cor do azul ao violeta. A primeira floração é o início de junho, a segunda é o início de agosto. As trepadeiras crescem até uma altura de 3,5 m, e o diâmetro das flores pode chegar a 20 cm.Graças às flores espetaculares de Daniel Darond, elas são frequentemente comparadas a uma rosa de escalada incomum.

Representante do Grupo Daniel Daronda

Filhos de Varsóvia

O primeiro florescimento da clematite desse grupo ocorre em junho-julho, o segundo - em agosto. Flores lilás com um diâmetro de até 16 cm; no outono, no centro das pétalas, há uma faixa marrom. Variedade de baixo crescimento, cerca de 2 m de altura.

Imperatriz

As flores deste grupo têm as seguintes características:

  • baixa altura (de 1,5 m);
  • diâmetro da flor 12-15 cm;
  • flores felpudas de tons rosados ​​claros;
  • as primeiras flores aparecem no meio da primavera e as últimas desaparecem no meio do outono;
  • Adequado para cultivo em varandas e varandas abertas.

Importante! A imperatriz é uma das clematites mais despretensiosas, bem tolerantes às geadas, não propensas a doenças, calmamente relacionada à poda e ao solo.

Realeza

As principais características do grupo Royalty:

  • trepadeiras 1,5-2 m;
  • Concebido para o cultivo em recipientes;
  • grandes flores de cor lilás saturada semi-duplas na primeira floração, simples - na segunda;
  • início da floração é abril e final é setembro.

Representante do Grupo de Realeza

As melhores notas de clematite do 3º grupo de poda para a Faixa do Meio

Este é o grupo mais popular da Rússia Central e Central. Cuidar deles é simples, eles raramente são atingidos por geadas, toleram calmamente o solo pobre.

Jacqueman

Estes são representantes perenes da família Lyutikov. Eles são caracterizados pelo aumento da resistência ao gelo, imunidade forte, crescimento rápido e floração exuberante. Este é um híbrido que não ocorre em condições naturais, mas é um visitante frequente de parcelas pessoais. O comprimento da videira atinge 5 m. As folhas são curtas e estreitas. As flores podem ter uma cor diferente, mas são todas bastante grandes, com uma média de 15 cm de diâmetro. Eles florescem luxuriantemente do final de junho ao início de setembro, mas as flores individuais aparecem depois.

Grau de Jacquman

Leste

Este é um tipo incomum de clematis, crescendo principalmente nas regiões orientais, daí seu nome. Muito parecido com o equivalente Manchu. As hastes são lignificadas até 6 m de altura, as folhas têm uma tonalidade verde-azulada e são pequenas, principalmente de forma oval. As flores também são pequenas, de 3 a 5 cm e as inflorescências da panícula estão localizadas em seus seios, devido às quais a planta parece original.

Clematis Oriental

Viticella

Viticella é um grupo inteiro de clematis, cuja peculiaridade é que eles preferem esperar com a floração. O início da floração nas regiões centrais é o mês de julho. Isso acontece apenas uma vez; portanto, quem gosta de apreciar a aparência de plantas com flores deve combinar as variedades desse grupo com outras que já floresceram antes. As flores lilás são pequenas, mas estão localizadas muito próximas umas das outras. Eles florescem ao mesmo tempo, com um tapete brilhante e exuberante. A altura varia de 2 a 5 m.

Frondoso

Clematis é uma planta com folhas múltiplas - é uma videira de comprimento médio (cerca de 5 m). As folhas são pequenas na forma oval, lembrando folhas de pão. As flores de um tom rosado têm a forma de sino com cerca de 6 cm de diâmetro. A floração ocorre no final de junho e dura até setembro.

Clematis

Tangut

Espécie mais frequentemente encontrada na natureza, mas suas variedades híbridas também são cultivadas em canteiros de flores. Trata-se de uma planta arbustiva, de flores pequenas, com 3 a 4 m de altura e brotando em brotos jovens. Flores até 4 cm, floresce de junho a setembro.

Preste atenção! Apesar de pertencer ao terceiro grupo de poda, a poda cardinalmente não é necessária.

Texensis

Originalmente da América do Norte. Liana cresce até 3 m de altura. As hastes se apegam fracamente, então precisam estar atadas a um suporte. Folhas e flores são pequenas. Os botões abrem em pedicelos longos de até 15 cm, a flor em si tem apenas 3-5 cm de comprimento e floresce de junho a setembro.

Grade Texensis

Direto

O clematis reto é uma planta ereta e não aderente. Na maioria das vezes, suas hastes não atingem uma altura superior a 1,5 M. As flores são muito pequenas, brancas. Como as hastes são bastante sólidas, elas não precisam de nenhuma liga ou suporte adicional. Este é um dos tipos de clematis resistentes ao gelo. Se cultivada na Rússia Central, a poda para o inverno é opcional. Você pode remover as hastes extras na primavera antes do advento de novos rebentos.

Características da tecnologia agrícola

A tecnologia agrícola clematis como um todo é bastante complexa, mas fascinante. A maioria das variedades é bastante exigente quanto à composição do solo, poda oportuna e abrigo para o inverno. Os principais requisitos da clematis:

  • boa drenagem do solo;
  • boa iluminação;
  • áreas fechadas sem acesso a ventos fortes que podem quebrar as hastes finas de clematis.

Na maioria das vezes, a propagação ocorre por estacas, mas também são possíveis variantes quando são compradas sementes de arbustos ou plantas prontas, cuja entrega pode ser solicitada em muitas lojas online. O solo para plantio deve estar bem preparado, é necessário introduzir fertilizantes minerais e orgânicos.

Preste atenção! No processo de cultivo, é importante regar regularmente as plantas e combinar periodicamente esse processo com a aplicação de fertilização. O fertilizante também deve ser aplicado antes de cobrir a planta durante o inverno.

Antes do inverno, é importante podar, cujo poder depende do grupo ao qual a variedade pertence.

Os principais problemas no crescimento

Os principais problemas são:

  • falta de floração na nova estação. Ocorre devido ao inverno e poda inadequados;
  • doenças fúngicas, por exemplo, podridão cinzenta, que ocorrem durante períodos chuvosos e frios. As folhas apodrecem e caem quase instantaneamente. O tratamento com sulfato de cobre ajudará;
  • doenças virais.O pior deles é o mosaico amarelo, que é carregado por algumas pragas de insetos que não têm medo do suco de clematite em chamas. Esta doença é incurável, a clematite deve ser removida do jardim de flores;
  • A resposta à pergunta por que o clematis tem flores pequenas é o não cumprimento das regras de cuidados. Não oculte clematis, especialmente espécies altas e de flores grandes. A principal coisa é suficiente para regar e alimentar regularmente.

Sulfato de cobre, sabão em pó e inseticidas vendidos nas lojas são as principais formas de combater as doenças clematisticas. Bem, os cuidados adequados ajudarão a impedir seu desenvolvimento.

Clematis é uma planta que é impossível não se apaixonar. Você não pode passar por ele. Tons azuis parecem uma nuvem pequena e bonita, leve, delicada, que lembra a roupa da noiva. Flores brilhantes no fundo de uma vegetação luxuriante sempre causam um sorriso e um sentimento de alegria. Nem todos os clematites têm um cheiro acentuado, mas você apenas precisa esfregar a flor com suavidade e ela cheira com um aroma delicado e quase inaudível. Observando todas as regras de cuidados e escolhendo o esquema de poda certo, você pode obter um alto crescimento e uma floração exuberante.

Pin
Send
Share
Send