Cultivo de frésia e cuidados em casa e no jardim

Pin
Send
Share
Send

As frésias pertencem à família Iris. Eles podem ser cultivados em uma estufa, jardim, vaso interno. Tempo de floração - de abril a outubro. As plantas de interior florescem principalmente na primavera.

Tipos de frésia e variedades populares

Na venda, você pode encontrar a mistura de freesia e as variedades de plantas clássicas. O mais popular deles: frésia Armstrong, frésia quebrada e híbrida.

Como é uma flor

Armstrong (Freesia Armstrongii)

Altura da planta 65 cm (+/- 5 cm). As flores em forma de sino são de cor vermelha, rosa ou framboesa e coletadas em inflorescências de 3-5 peças. As folhas são xifóides e longas. A planta floresce de maio a junho.

Para informação! A variedade mais famosa dessa subespécie é a frésia chamada cardeal com flores vermelhas.

Armstrong

Alba (Freesia Refracta var. Alba)

Alba é uma subespécie da Freesia Refracta branca (refratada). Tem flores grandes brancas como a neve com um núcleo amarelo-rosa. Nas pétalas são manchas roxas. A planta é pequena em altura (cerca de 40 cm). A floração começa em abril.

Alba

Perfumado (Freesia Refracta Odorata)

Outra subespécie de Freesia Refracta. Uma planta com inflorescências exuberantes, composta por 5-7 flores. Eles têm uma delicada cor de pêssego com veias vermelhas. Freesia exala um cheiro rico de lírio do vale. Altura 40-50 cm, floração de abril a maio.

Frésia perfumada

Preste atenção! Todas essas variedades podem ter pétalas comuns e duplas.

Métodos de propagação usados ​​para flores no jardim e no interior

A frésia se propaga com a ajuda de bulbos ou sementes filhas. Para iniciantes, o primeiro método é adequado, com sua ajuda, você pode obter rápida e facilmente uma nova planta.

Propagação de bulbo

Flor de frésia - cultivo e jardinagem

Durante a floração, as crianças começam a aparecer no bulbo da mãe. Depois de derramar brotos secos, você precisa aparar todas as flores e folhagens restantes. Se isso não for feito, a planta gastará recursos na formação de sementes, não no crescimento de bulbos.

As crianças são separadas da lâmpada da mãe e armazenadas separadamente. As lâmpadas filhas são plantadas no chão ao mesmo tempo que as lâmpadas mãe no final de abril - início de maio. Uma mistura de areia e carvão moído deve ser adicionada ao recesso para o plantio.

Propagação de sementes

Não é o método mais comum de propagação de plantas, pois o processo leva um ano. O melhor período para semear no solo é o início da primavera. As sementes de freesia são bordô, brilhantes, semelhantes às bagas.

No início de março, eles são embebidos em água fria por um dia. Em seguida, as sementes são semeadas superficialmente em uma mistura de nutrientes de húmus, areia e turfa. É necessário usar uma camada de drenagem de argila expandida, pois o excesso de água destruirá a planta.

O pote é coberto com um filme. Duas vezes por dia, deve ser aberto, fazendo a exibição. Dentro de uma a duas semanas, pequenos brotos aparecerão, que devem ser irrigados com freqüência pela pistola. Após um mês, o filme é removido.

Preste atenção! Além disso, os brotos devem ser mantidos nas mesmas condições de uma planta adulta e fertilizados regularmente. Em fevereiro, a frésia florescerá.

Frésia: cultivo e cuidado ao ar livre

No centro da Rússia, o desembarque em campo aberto é feito no início da primavera. Nas condições climáticas dos Urais e da Sibéria, é muito mais difícil cultivar frésia. Devido ao curto verão, uma planta com uma longa estação de crescimento não tem tempo para germinar e florescer. Por esse motivo, é cultivada em casa em uma panela e somente antes da floração é plantada em campo aberto. Também é possível crescer em uma estufa.

Preparando bulbos para plantio

Wallot flores - cuidar e crescer em casa

O Freesia deve estar preparado para o pouso no final de março. Os bulbos localizados no inverno são removidos, limpos e embebidos por 1 hora em fungicida. Então eles podem ser plantados no chão.

Aterragem

A profundidade do buraco deve ser de cerca de 5 cm e a distância entre os tubérculos - 5 a 10 cm. Após o plantio, o solo deve ser nivelado e polvilhado com turfa, para que as raízes do arbusto não superaqueçam. Em agosto, começará a floração, que durará até o início de outubro.

Para evitar a estagnação da água, que pode matar a frésia, é necessário fornecer uma boa camada de drenagem. Uma camada de argila expandida é derramada em um sulco com uma profundidade de 15 cm. Acima, há terra nutritiva, na qual são colocados bulbos ou tubérculos germinados com uma planta. Tudo isso é então polvilhado com terra.

Como cuidar durante o crescimento e a floração

Durante o crescimento, a frésia arbustiva precisa de alimentos complementares. Após a germinação, eles são tratados com nitrato de amônio, depois superfosfato e sal de potássio a cada duas semanas. A frésia, cultivada e mantida no jardim, é regada abundantemente todas as manhãs. A terra deve ser solta e danificada.

Como preparar uma planta para o inverno

Após a floração, a rega é reduzida e pára completamente. As lâmpadas permanecem no solo até o início de outubro. Para que a planta sobreviva ao inverno, elas devem ser enviadas para armazenamento.

Armazenamento de lâmpadas

Os bulbos devem ser desenterrados, cortados as folhas restantes, lavados em água fria e embebidos em solução de permanganato de potássio por 1 hora, e depois secados por cinco dias em local seco.

Importante! As lâmpadas são armazenadas a 25 ℃ em uma sala úmida. As lâmpadas pai e filha devem ser separadas.

Frésia: plantando e cuidando de uma flor em uma panela em casa

A frésia, o cultivo e o atendimento domiciliar, fáceis e simples, chegam em três estações para escolher:

  • de meados de agosto a meados de outubro;
  • de meados de maio a meados de agosto;
  • de meados de novembro a meados de fevereiro;
Rose Freesia (Frísia) - como cuidar de uma planta varietal

As plantas são colocadas em um vaso com uma mistura de terra de turfa, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1. Em uma panela de 3 l, você pode plantar não mais do que seis tubérculos.

Condições de detenção

A Freesia é uma planta fotofílica e requer iluminação 12 horas por dia. Da exposição à luz direta do sol morre, por isso é necessário mantê-lo na sombra parcial.

O ar úmido é o preferido para a frésia, mas as doenças fúngicas podem se desenvolver a partir do excesso de umidade no ar ou no solo. É necessário pulverizar a flor da pistola para que a água não entre nos botões.

Para informação! A temperatura ideal para a flor é 22 ℃. A planta é extremamente sensível a correntes de ar e temperaturas extremas.

Características de rega e cobertura

O único formato de fertilizante absorvido pela frésia em casa são os produtos líquidos. Nos estágios iniciais do crescimento, fertilizantes com nitrogênio, ferro, fósforo e manganês são usados. Folhas amareladas - um sinal de que a planta está superalimentada.

A rega e a alimentação são realizadas pela manhã. A panela deve ter uma camada de drenagem. A planta é sensível à rega: excesso ou falta de água é inaceitável. O solo é regado enquanto seca.

Doença de Freesia

A planta é confrontada com as mesmas doenças e pragas que os gladíolos. Como resultado de cuidados inadequados, a frésia pode sofrer de pulgões, carrapatos, tripes. As doenças mais comuns: podridão, crosta, fusarium. Em caso de danos à planta, remova imediatamente as áreas afetadas.

Para a profilaxia, os bulbos podem ser tratados com desinfetantes, por exemplo, durante o transplante. São adequados produtos à base de lojas (fungicidas) e uma solução fraca de permanganato de potássio. Outra maneira de prevenir a infecção é não usar água muito fria para irrigação. A melhor opção é a água, que fica em pé por vários dias.

Assim, a frésia pode ser plantada no jardim da rua e em casa em uma panela. O principal é estudar as instruções para não confundir nada; caso contrário, o representante florido dos Irisovs não pode esperar.

Pin
Send
Share
Send