Coleus - uma planta herbácea sempre-verde da família dos labretáceos. Sob condições naturais, cresce na ilha de Java, encontrada nas florestas tropicais úmidas da África e da Ásia. Um arbusto de 30 a 55 cm de altura é fácil de cultivar em casa. A planta se desenvolve intensamente.
O Coleus é um arbusto perene, mas periodicamente precisa de rejuvenescimento. Às vezes, cultivada em jardins como uma planta anual. Floresce no final da primavera com pequenas flores azuis. Eles devem ser removidos a tempo, sem medo de que a planta perca seu efeito decorativo. A beleza consiste em elegantes folhas variadas, e as flores estragam a aparência apresentável do arbusto e enfraquecem seu crescimento.
Um pequeno talo de coleus plantado no chão assume o tamanho de uma planta adulta em uma estação. | |
Floresce no final da primavera com pequenas flores azuis. | |
A planta é cultivada facilmente. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis
Foto de um coleus em uma panelaUsado na medicina popular para acelerar processos metabólicos no corpo. A variedade Coleus Forskolii contém Forskolin. A substância ativa o trato gastrointestinal, normaliza o metabolismo; promove a absorção de vitaminas e nutrientes, queima de gordura.
Com base nisso, são produzidos suplementos e medicamentos. Os óleos essenciais acalmam os nervos e ativam o cérebro. Arbustos elegantes com folhagem variada evocam emoções positivas.
Características de crescer em casa. Brevemente
Coleus cresce bem em casa. Pode ser facilmente cultivada por um cultivador iniciante se ele criar as condições necessárias para a flor:
Temperatura | No inverno - não inferior a + 12 ° C, o resto do tempo - +15 - 25 ° C. |
Humidade do ar | Médio o arbusto não pode ser pulverizado (gotas de água que caem nas folhas os privam de decoratividade), apenas o ar ao redor da planta é pulverizado; o arbusto é mantido em uma panela com pedras umedecidas. |
Iluminação | Pelo menos 4 horas por dia de luz solar intensa para manter a decoratividade da folhagem; sombra da luz do meio-dia. |
Rega | Cuidado com o solo: ele deve sempre estar úmido; regada no inverno com moderação; mantenha em um palete com argila expandida úmida. |
Solo | 1) Tomar em doses iguais terra de folhagem, turfa, terra de relva, perlita (areia); 2) uma porção de mistura de turfa e areia, 2 porções de húmus e 4 porções de folhas e terra. |
Fertilizantes e fertilizantes | De meados de abril a meados de outubro, regada com fertilizante líquido 2 a 4 vezes por mês. |
Transplante | Em qualquer época do ano, quando as raízes cobrem a terra em uma panela; geralmente após 2,5 anos. |
Criação de Coleus | Enraizamento de estacas em água ou areia molhada; semear na areia (sem aprofundar). |
Recursos crescentes | Cuidar de uma planta não causa muitos problemas, mas existem algumas características do cultivo em coleus. Para que a bucha seja simétrica, não se estique, é virada periodicamente no parapeito da janela, substituindo a luz de diferentes lados. Na primavera, os brotos são encurtados para 10 cm e beliscam os brotos jovens para que o arbusto fique mais magnífico. |
Coleus se importa em casa. Em detalhe
Geralmente, a flor do coleus se desenvolve bem em casa. Mas, para que ele possa agradar por um longo tempo com sua folhagem estampada e aparência vigorosa, você precisa conhecer algumas das sutilezas de cuidar da planta.
Aterragem
O plantio de Coleus desempenha um papel importante na formação de uma planta bonita e saudável. Plantado na estação quente. No fundo da panela, havia uma camada de argila expandida para drenagem. Despeje o solo solto com uma reação levemente ácida ou neutra. Eles fazem um buraco, regam e, quando o solo "bebe" água, eles o colocam no buraco.
Espalhe as raízes, pressione firmemente o solo contra elas. O solo é derramado para que a raiz seja coberta, o ponto de crescimento não é coberto e cerca de 1,5 cm fica na borda superior do recipiente (será mais conveniente cuidar da flor). Água e cobertura morta com substrato de coco ou esfagno. Após o plantio, a planta é mantida em local sombreado por vários dias.
Floração
Floração coleus ocorre no final da primavera. Pequenos brotos aparecem no topo da planta, que em poucos dias se transformam em panículas de cor lilás, azul ou lilás. Pequenas flores indefinidas dão à planta uma aparência desleixada e enfraquecem seu crescimento.
Portanto, muitas vezes as panículas são removidas imediatamente. Quando o coleus ejeta a flecha após a floração, ela é removida imediatamente para que a flor não pare de crescer. Beliscar o ponto apical estimula a floração e o esplendor do arbusto.
Modo de temperatura
Para que a flor se delicie por um longo tempo com sua folhagem variada e se sinta bem, observe o regime de temperatura. No inverno, o termômetro não deve cair abaixo de + 12 ° C; em outros momentos, a planta é mantida em + 15 - 25 ° C.
O coleus interno cresce muito rapidamente, adora o ar fresco, muitas vezes as plantas em vasos são colocadas em varandas, terraços, no jardim e colocadas no lado oeste ou leste do local, fechadas pelo vento predominante. Em tempo frio, a flor é trazida para dentro de casa. Ele gosta de uma temperatura estável sem saltos repentinos. O resfriamento diminui o crescimento da flor, destrói a beleza das folhas.
Pulverização
Vindo dos trópicos quentes, o coleus doméstico aprecia a umidade e não tolera o ar seco na sala. A pulverização ajuda a lidar com isso. A flor em si não pode ser pulverizada: a água que caiu nas folhas deixa manchas nelas, reduz a decoratividade.
Pulverize várias vezes ao dia o ar ao redor da planta. Coleus é colocado em um palete com pedras umedecidas, certificando-se de que as raízes da planta não entrem em contato com a água.
Iluminação
Ele adora iluminação brilhante, mas difusa. Tudo deve estar com moderação. Dos raios diretos do sol, o arbusto para de crescer, suas folhas queimam, queimam. Portanto, o coleus em condições ambiente é melhor colocado em locais onde receberá a dose necessária de luz, enquanto a exposição solar não será muito agressiva. Lugares adequados para uma flor seriam janelas voltadas para oeste ou leste.
No lado sul, a planta é sombreada pela luz brilhante do meio-dia e, no lado norte, lâmpadas fluorescentes são instaladas. O Coleus variado precisa de mais luz que verde.
Rega
A rega é importante para o crescimento e desenvolvimento de uma flor. No inverno, o Coleus raramente é regado - quando a superfície do substrato seca. O resto do tempo o solo é sempre mantido úmido. Para irrigação, use água morna depositada.
Regue com cuidado, sem cair nas folhas. Às vezes, a água pode ser ligeiramente acidificada com suco de limão ou ácido (3-5 gotas ou 0,2 g por litro de água) para que as folhas fiquem brilhantes. Para a mesma finalidade, é usado peróxido de hidrogênio (20 ml do medicamento são dissolvidos em 1 litro de água). É útil manter a flor em um palete com seixos molhados para manter a umidade do ar e do solo.
Pote
O vaso coleus é selecionado de acordo com o tamanho da flor. Primeiro, a planta é plantada em uma pequena panela com um diâmetro de 5 a 9 cm. À medida que o arbusto cresce (e cresce rapidamente), o diâmetro do recipiente aumenta.
Um pré-requisito para escolher um vaso é uma profundidade suficiente (cerca de 15 cm) para que as raízes se desenvolvam sem obstáculos.
Furos de drenagem devem ser feitos na parte inferior.
Solo
O solo para o coleus precisa ser solto e fértil, tendo uma reação neutra ou levemente ácida. Uma mistura universal de solo para flores caseiras é bem adequada para ele. Você pode fazer o substrato tomando 4 porções de folhas e relva, 3 porções de húmus, 1 porção de turfa e areia.
A segunda versão do solo - a partir de partes iguais de terra de folha, areia (perlita), turfa e terra de grama. Pó de carvão, substrato de coco, lascas de tijolo, musgo picado pode ser adicionado a qualquer mistura.
Fertilizantes e fertilizantes
Para o crescimento ativo e a manutenção da decoratividade da folhagem, são necessários coleus para alimentação e fertilização. Somente curativos de raiz são aplicáveis. De meados de abril a meados de outubro flor alimentada 2 a 4 vezes por mês adubo mineral universal diluído duas vezes para plantas domésticas.
Você pode "tratar" periodicamente a planta com potássio, que ele ama. Como fonte de potássio, você pode usar extratos de cascas de banana e adicionar cinzas à água para irrigação. Todos os curativos são realizados à noite após a rega. No inverno, a planta não é fertilizada. Após o transplante, duas semanas devem passar, e só então retomar o curativo.
Transplante
O transplante de colo é realizado em qualquer época do ano, quando suas raízes envolvem um caroço de terra. Isso geralmente acontece depois de 2, 5 anos, mas quanto mais velha a flor, menos frequentemente ela é transplantada. Nos arbustos adultos, apenas a camada superior do substrato é refrescada (cerca de 5 cm).
Ao replantar uma planta, eles pegam uma panela nova, mais espaçosa, com orifícios para drenagem. Muitas vezes cultivada como planta anual, propagada por estacas, neste caso, a necessidade de transplante desaparece.
Poda
Coleus é aparado uma vez por ano, na primavera. O procedimento ajuda a retardar o crescimento da flor e aumentar o número de brotos e folhas laterais. O arbusto exuberante resultante da poda será fácil de moldar.
Os rebentos são cortados, deixando cânhamo baixo (até 10 cm). Remova brotos fracos e alongados durante o inverno, folhas danificadas. Estacas fortes para reprodução são cortadas a partir do topo.
Período de descanso
A dormência de Coleus cai no inverno. Prepare a planta com antecedência, reduzindo gradualmente a rega e a cobertura. Neste momento, é aconselhável mantê-lo em uma panela com pedras umedecidas. É regada muito raramente, aguardando a camada superior do substrato secar. A alimentação não é realizada.
A planta é mantida a + 12 ° C; uma temperatura mais baixa é prejudicial para a flor.
Reprodução
A reprodução do coleus em casa é realizada com estacas e semeadura.
Propagação de Coleus por estacas
A propagação por estacas é especialmente popular.
- Na primavera, estacas sem flores ou brotos são cortadas da parte superior do coleus.
- Os pontos de corte são polvilhados com pó de carvão vegetal.
- As estacas de até 10 cm de comprimento são colocadas em uma mistura úmida de areia e turfa, aprofundando 2,5 cm.
- Cubra com uma garrafa de plástico cortada, fazendo buracos nela.
- Enraizado a + 20 ° C. A tampa é removida para ventilar e regar.
- Geralmente, as raízes aparecem após 14 dias. Em seguida, o talo é transplantado para um vaso separado.
Coleus crescente a partir de sementes
A reprodução por sementes é menos popular, mas é possível se você comprar sementes (elas não têm tempo para amadurecer em casa). Use um recipiente raso. As sementes são semeadas em uma mistura de turfa e areia úmida, deixando uma distância de 3-5 mm entre elas. Polvilhe levemente com o solo e pulverize a partir de um frasco de spray. Cubra com um filme, que é então removido para regar e arejar. Em 12 dias, brotos amigáveis aparecerão. As mudas mergulham em vasos individuais quando três folhas aparecem sobre eles. Quando as mudas crescem até 15 cm, são transplantadas para um vaso separado.
Quando o Coleus é propagado por sementes, muitos brotos jovens morrem, as propriedades varietais da planta são perdidas, portanto esse método não é popular.
Doenças e Pragas
O cuidado adequado da planta pode protegê-lo de muitos problemas. Às vezes, porém, por razões fora do controle dos cuidados, razões externas podem infectar doenças e pragas. Isso pode ser percebido imediatamente ao ver os sinais:
- folhas inferiores caem - falta de umidade e luz, no inverno - um processo natural (água, reorganize em um local quente);
- folhas murcham e caem - baixar a temperatura para + 12 ° C (reorganizar em local quente);
- folhas perdem turgor - falta de umidade (coloque a flor na sacola em um balde de água; ajuste a rega);
- folhas desaparecer - pouca luz (reorganize em um local mais claro);
- folhas coleus ficar amarelo e cair - má drenagem, inundação do solo (troque o solo e transplante em outro vaso, ajuste a rega, aumente a drenagem);
- dicas de folhas secas - baixa umidade, rega insuficiente (borrife o ar ao redor da flor, coloque-o em uma bandeja com argila expandida e úmida; regue bem);
- as folhas estão completamente caídas - hipotermia ou corrente de ar (reorganize em local quente e protegido do vento);
- existem pontos de luz nas folhas - excesso de luz (sombra);
- crescimento lento - falta de nutrientes (ração);
- talos ficam pretos e apodrecem - má drenagem, excesso de umidade (transplante, fortalecer a drenagem, ajustar a rega);
- as bordas das folhas ficam marrons - pouca umidade e ar seco (despeje, coloque a panela em uma bandeja com argila úmida expandida, pulverize o ar ao redor da flor);
- manchas amarelas nas folhas - queimaduras solares (remover folhas danificadas, bem flor pritenit);
- brotos alongados - a planta é hora de rejuvenescer e beliscar; pouca luz (encurte os brotos, aperte; reorganize em um local mais claro).
Afetados por pragas: ácaros, moscas brancas, cochonilhas.
Tipos de coleus indoor com fotos e nomes
Existem até 150 espécies comuns no ambiente natural. Como planta doméstica, principalmente variedades e tipos de tipos poli-híbridos, baseados em Coleus Blume (Coleus blumei x hibridus).
Existem muitas dessas variedades, mas existem características que as unem: hastes tetraédricas eretas e folhas ovais aveludadas localizadas no sentido oposto. As mais populares são as variedades baixas (19 - 29 cm) e médias (31 - 51 cm).
Variedades baixas de Coleus
Série despreocupada
A altura dos arbustos exuberantes é de 25 a 30 cm, a chapa ondulada. A cor das folhas pode ser diferente: do Borgonha clássico em tons diferentes, ao verde-marrom extravagante com inserções lilás.
Fairway F1 Series
Uma característica das plantas desse tipo é que elas formam um arbusto compacto bem ramificado, com até 20 cm de altura, plantas heterogêneas espetaculares com grandes folhas aveludadas. A cor é brilhante. Mantém decorativo por um longo tempo. Floração tardia.
Série do assistente
As plantas desta espécie parecem arbustos compactos com até 25 cm de altura, com folhas aveludadas de bordô com bordas serrilhadas. O padrão ou borda fina da chapa é de cor pastel. Muitas vezes, as folhas têm uma cor dourada, laranja ou em mosaico e uma fina borda pastel.
Notas médias
Dragão preto
As plantas desta espécie atingem 30 a 35 cm e diferem de todas as espécies na cor mais escura das folhas. Folhas marrons com um tom violeta com veias vermelhas, bordas fortemente onduladas. Às vezes com um núcleo rosa pálido. Eles podem crescer na sombra e no sol.
Kong series
Poderosos arbustos altamente ramificados, com 30 a 35 cm de altura, e crescimento rápido de folhas grandes e variadas. Não perca o brilho na sombra. Cor das folhas: verde com veias cremosas, verde brilhante com veias vermelhas e cremosas, marrom com uma borda verde, rosa escuro com uma borda verde. Eles desaparecem rapidamente ao sol. Plantado ao longo das bordas das composições.
O Coleus é uma planta rara que combina a beleza de folhas suculentas brilhantes e uma despretensão excepcional. A flor é adequada para o cultivo no jardim e em casa, paisagismo em parques e praças. Em todos os lugares se tornará um adorno digno do espaço. Portanto, o coleus está se tornando cada vez mais popular a cada ano.
Agora lendo:
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Oleandro
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto.É possível ficar em casa