Clivia (Clivia) - Uma bela planta multiflorida da família Amaryllis. Na natureza, amplamente distribuído na parte subtropical da África do Sul. Nos países temperados, a flor é cultivada em estufas e em casa, onde cresce a uma taxa média, formando até 6 folhas por ano.
Com bom cuidado, a clivia pode viver cerca de 40 anos, passando de uma planta em vaso baixa (até 45 cm) para uma grande planta de banheira. A floração começa no final de fevereiro. As flores de sino florescem por sua vez por um mês. Clivia e sem flores parece espetacular. Ela tem um leque exuberante com folhas largas e longas formando um caule falso.
Também crescem gloriosa e hirita.
A taxa média de crescimento, 6-8 folhas por ano. | |
As flores começam a aparecer no início de fevereiro e até março | |
Clivia é fácil de crescer | |
Planta perene |
Propriedades úteis
A planta contém klivatina e licorina - substâncias que melhoram a atividade do sistema circulatório e o tônus do músculo cardíaco. Clivia irradia amor e alegria. A aparência elegante da flor causa emoções agradáveis, protege da depressão sazonal e do estresse emocional. Estando sob os auspícios do Sol - o planeta dos criadores e descobridores, a planta inspira a criação de projetos incomuns, a descoberta de novas terras.
Características de crescer em casa. Brevemente
Clivia em casa se adaptou bem, assim como na natureza, surpreende pela beleza. A tarefa de um cultivador atencioso é criar condições ideais para o desenvolvimento da planta, para que seja confortável para ele:
Temperatura | No verão - até + 25 ° C; no inverno + 12 - 15 ° C; quando o primeiro rim é formado, a temperatura aumenta. |
Humidade do ar | 40%, o ar seco tolera normalmente; pulverizado periodicamente. |
Iluminação | Quebrado brilhante; idealmente colocado em janelas voltadas para leste ou oeste. |
Rega | Regue abundantemente quando os botões estiverem claramente visíveis; no inverno, regam uma vez a cada 10 dias, no verão - uma vez a cada 7 dias. |
Solo | Mistura universal de solo para flores; uma mistura de 2 partes de terra de relva e absorvidas 1 parte de húmus e turfa; precisa de boa drenagem. |
Fertilizantes e fertilizantes | De março a final de agosto, uma vez a cada 2 semanas, é aplicado um fertilizante líquido universal para flores; no inverno não se alimentam. |
Transplante | Arbustos jovens - anualmente; amadurecem - à medida que crescem; não tolera transplantes, em adultos eles refrescam a camada superior do solo. |
Reprodução | Sementes e processos. |
Você precisa conhecer alguns recursos do crescente clivia para cuidar adequadamente dele. Após a floração, é necessário podar o pedúnculo na base. Se a formação de sementes for permitida, no próximo ano a planta poderá não florescer e suspender o crescimento. Uma flor não gosta de ser reorganizada para um novo local. Em resposta ao rearranjo, ele também se recusa a florescer.
Cuidar de clivia em casa. Em detalhe
Uma planta em casa não causa muitos problemas, especialmente se você criar condições favoráveis para seu desenvolvimento com antecedência.
Floração
Se você organizar adequadamente os cuidados (para garantir a rega e o inverno adequados com frescura, cortar talos de flores na hora do verão), o clivia florescerá em condições de ambiente todos os anos. A floração geralmente começa na segunda quinzena de fevereiro. As flores em forma de funil são coletadas em inflorescências exuberantes racemose localizadas em pedúnculos altos (até 0, 3 m).
Eles abrem gradualmente, então o processo continua por um mês. Ao mesmo tempo, 30 a 40 botões podem florescer na planta. As flores podem ser pintadas em cores diferentes: laranja brilhante, carmim, coral, dourado suave, creme. Às vezes, eles têm uma mancha amarela em forma de estrela no centro. Clivia Blooming parece festivo de uma maneira especial e atrai a atenção.
Modo de temperatura
Ao cultivar clivia, é imperativo observar o regime de temperatura, caso contrário a planta poderá não florescer. No inverno, a flor precisa de frescura; é mantida a + 12 - 15 ° C.
Monitore cuidadosamente se o termômetro não cai abaixo de + 8 ° C: a baixas temperaturas, clivia pode morrer. Quando os rins começam a aparecer, a temperatura aumenta gradualmente. No verão, as temperaturas podem subir para + 25 ° C.
Pulverização
Clivia adaptado para viver em ambientes fechados, normalmente tolera o ar seco. A umidade na sala onde a flor está localizada deve estar entre 40 - 50%. As folhas são pulverizadas periodicamente e limpas com um pano limpo e úmido.
A planta é colocada em um palete com argila expandida úmida, mas é preciso ter cuidado para que as raízes não toquem na água. Isso pode fazer com que apodreçam.
Iluminação
Clivia prefere iluminação brilhante difusa. É aconselhável colocá-lo nas janelas voltadas para o leste ou oeste. Nas janelas da direção sul, em clima quente, a planta fica sombreada pela exposição direta ao sol. Se as janelas estiverem voltadas para o norte, acenda as luzes no inverno nublado. No verão, quando a ameaça de geada noturna termina, o clivia pode crescer na varanda ou no jardim.
Rega
A fim de desenvolver e crescer harmoniosamente clivia saudável, o atendimento domiciliar recomenda a rega quando a camada superior do substrato seca. Raramente regado no inverno - uma vez a cada 10 dias. Eles começam a regar abundantemente quando os botões são claramente visíveis.
No verão, regava uma vez por semana. Para irrigação, use água morna filtrada. O excesso de umidade levará à morte da planta por apodrecimento das raízes.
Tamanho do vaso
Clivia precisa substituir o vaso quando suas raízes circundam completamente um pedaço de terra e são visíveis nos orifícios de drenagem. O tamanho da panela é selecionado para que seu diâmetro seja 2,5 cm maior que o anterior.
Ao mesmo tempo, a capacidade não deve ser muito grande: o clivia florescerá melhor se as raízes estiverem em relativa aglomeração.
Solo
Escolhendo o solo para clivia, prefira uma mistura fracamente ácida (pH 5,7 - 6,2). Uma mistura de solo que atenda a essas condições pode ser preparada por você a partir de 2 porções de terra e 1 porção de húmus e turfa. Na loja você pode comprar primer universal para flores.
Para reforçar as propriedades de drenagem, lascas de tijolo fino são adicionadas ao solo, por friabilidade - vermiculita e (ou) perlita. O clivia doméstico responde bem à aplicação de fosfatos de ocorrência lenta. Portanto, é adicionada 1 tabela por 1,5 l de substrato. eu superfosfato.
Fertilizantes e fertilizantes
Para manter a decoratividade em um nível alto e melhorar as condições gerais da clivia, são necessários adubos e adubos. Para fazer isso, após regar uma vez em 14 dias, a planta é "tratada" com fertilizante líquido universal para flores, diluído 3-4 vezes.
A planta precisa de fertilização de março até o final de agosto. No inverno, a flor não é alimentada. Certifique-se de que o nível de nitrogênio não exceda o nível de potássio e fósforo. Folhas verdes escuras de clivia e a ausência de floração indicarão uma alta concentração de compostos nitrogenados.
Transplante de Clivia
Clivia tem um sistema radicular muito poderoso e ao mesmo tempo frágil. É difícil tolerar a planta em qualquer operação associada à raiz (transplante, circuncisão, reprodução). Mas quando as raízes começam a aparecer pelos orifícios de drenagem, é necessário um transplante de clivia. Os arbustos jovens são transplantados anualmente, maduros - à medida que crescem.
Transplantados clivia na primavera, quase imediatamente após a floração. Um método suave é usado - um método de transbordo no qual a raiz da flor sofre menos. No fundo da panela, é imperativo derramar a drenagem. Ao trabalhar, é importante não "afogar" a planta no chão e não aprofundar o pescoço da raiz. O plantio descuidado levará à deterioração das folhas inferiores e à interrupção do crescimento das flores.
Poda
Após a floração, é realizada a poda. Eles são cortados na própria base. O procedimento tem um efeito positivo no crescimento futuro, sua floração.
Período de descanso
Para que a clívia ganhe força e consiga colocar botões de flores, ela definitivamente precisa de um período de descanso. Se a flor não for enviada a tempo de descansar, ela esgotará rapidamente sua força, não poderá florescer. Desde o final de novembro, a planta é mantida fria - este é um pré-requisito para a formação de brotos.
Assim que aparecem, a temperatura aumenta. A rega é minimizada, a alimentação é eliminada.
Criação de Clivia
Em casa, o clivia pode ser propagado por sementes e processos.
Criação de filhotes
Uma maneira simples de obter um novo arbusto é a propagação pela prole. É combinado com o transbordo. O mato é dividido quando a planta principal e a prole ficam amontoadas em uma panela. Um fragmento lateral com pelo menos 5 folhas é separado da planta mãe. Os pontos de corte são polvilhados com pó de carvão e secos um pouco. Transplantado em um recipiente preparado e regado. Após cerca de 2 anos, o clivia florescerá.
Clivia crescente a partir de sementes
Quando a propagação de sementes de clivia é usada, a polinização cruzada é realizada durante a floração para produzir bagas com sementes. Depois de quase 11 meses, a fruta fica vermelha e você pode obter as sementes. Eles são semeados no solo sem aprofundar, regados um pouco. Cubra com um filme, coloque no fogo. O filme é removido para ventilar e regar as mudas. Em cerca de 1, 5 meses serão exibidos. Quando 2 a 3 folhas são formadas, elas são colocadas em recipientes separados. A floração pode ser esperada antes de 3 anos.
A propagação por sementes é uma atividade adequada para criadores que estão prontos para gastar muito tempo criando uma variedade. Cultivadores de flores comuns - os amadores recorrem ao primeiro método, que permite obter uma flor que não difere da planta mãe, muito mais rapidamente.
Doenças e Pragas
Com o cuidado descuidado de uma flor, ela afeta doenças e pragas. Isso pode ser visto por sintomas alarmantes:
- raízes podres - excesso de umidade (transplante a planta removendo fragmentos danificados; ajuste a rega);
- flores caem - rearranjo de plantas de um lugar para outro;
- clivia não floresce - pouca luz; manutenção de inverno em uma sala quente (reorganize em um local mais leve; forneça um inverno frio);
- pontos de luz nas folhas Klivia - queimadura solar (retire as folhas danificadas, sombreie uma flor);
- manchas marrons nas folhas - gotas caindo nas folhas de uma flor em pé ao sol (regadas de manhã cedo ou à noite, faça-o com cuidado);
- haste de flor curta - baixa temperatura ou falta de umidade durante a sua formação (coloque em um local mais quente, ajuste a rega);
- folhas ficam amarelas e secas no outono - processo fisiológico natural;
- folhetos estão enrolados - déficit de umidade (ajustar a rega);
- não está crescendo - faz muito calor ou frio na sala (otimiza a temperatura);
- folhas pálidas - deficiência de nutrientes (ração);
- as pontas das folhas ficam marrons - rega excessiva (não regue por vários dias ou replante e ajuste a rega);
- sem pedúnculos - deficiência de nutrientes (ração);
- deterioração das folhas inferiores e base do caule - encharcamento de água com um pescoço de raiz mais profundo (pontos de crescimento de transplante sem aprofundamento, remover fragmentos danificados, rega correta);
- existem poucas flores na planta - falta de nutrientes (ração).
Às vezes afetado por uma crosta, uma cochonilha, pulgões e pseudo-cutis. Os inseticidas são usados contra pragas, as condições da flor são ajustadas.
Tipos de clivia em casa com foto
Existem 3 tipos de clivia caseiro, todos eles são muito populares.
Clivia Orange
Altura da planta - 50 cm. Folhas longas (0,6 m) de largura (até 6 cm) em forma de cinto formam uma roseta. As folhas são verde-escuras. As inflorescências do guarda-chuva são formadas de 12 a 20 grandes flores alaranjadas brilhantes com um tom vermelho ardente (às vezes o centro é decorado com uma mancha dourada semelhante a uma estrela). Diâmetro das flores - até 6 cm. Pedúnculo de comprimento, sem folhas.
Clivia linda / Clivia nobilis Lindl
A altura do arbusto é de 30 cm e as folhas planas em forma de cinto têm bordas afiadas. A largura da placa da folha é de até 6 cm. Um guarda-chuva de 45 a 55 flores vermelhas ou rosa pálidas se forma em um pedúnculo longo (até 0,5 m).
Clivia Gardena / Clivia gardênia W. j. Hooker
As folhas longas em forma de cinto são coletadas em uma saída densa. A largura da placa da folha é de até 4 cm Em uma haste longa (cerca de 0,45 cm), são formadas até 15 flores tubulares estreitas. A cor das flores varia de creme a laranja dourado.
Clivia é uma planta de casa original decorada com espetaculares guarda-chuvas de flores tubulares. A casa fica quente e aconchegante quando, no inverno, os sinos sensíveis "acendem" com luzes laranja.
Agora lendo:
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Hippeastrum
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa
- Oleandro
- Vallota - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas