Croate calathea (açafrão): cuidados e pragas

Pin
Send
Share
Send

Calathea crocata é uma flor perene perene, caracterizada por uma pequena altura. A foto mostra que as folhas são ovais, curvas e nervuradas, de tamanho suficientemente grande (cerca de 30 cm), matiz esmeralda saturado. Durante o período de floração, aparecem inflorescências de uma agradável cor vermelho-laranja, de modo que a planta tem outro nome - açafrão calathea.

O Sr. Dachnik recomenda: regras gerais para deixar a mesa

Cuidar de kalate em casa exige muita experiência em floricultura, uma vez que a planta é bastante caprichosa, reagindo às menores mudanças em uma direção desfavorável. Cuidar de uma flor não é fácil, mas, com os devidos cuidados, trará alegria aos verdes saturados e à floração prolongada.

IluminaçãoCalathea crocata não tolera excesso e déficit de luz. Ideal para ela é sombra parcial. Sob a influência da luz solar direta, as folhas secam e ficam manchadas. O sombreamento excessivo também é prejudicial para esta flor.
RegaA rega deve ser regular e monitore cuidadosamente para que não ocorra excesso ou falta de umidade. É especialmente importante que a camada superior da terra (2-3 cm) não seque. Você também precisa ter certeza de que não enche a flor, na estação quente, ela pode ser regada a cada 3-4 dias. Na estação fria, a rega semanal é suficiente. A água deve ser defendida, deve estar à temperatura ambiente e ter uma composição química macia.
UmidadeO ambiente natural para as calatheas são as florestas tropicais e cresce ao longo das margens dos corpos d'água, de modo que a umidade muito alta é ideal para as plantas. Além de regar, muitas vezes é necessário borrifar a flor com água e limpe as folhas com um pano úmido. Não é necessário direcionar a pistola para a planta; pulverize-a para umedecer o ar. Na estação quente, você precisa fazer isso duas vezes, pelo menos uma vez por dia. No inverno, você pode executar o procedimento com menos frequência, 1-2 vezes por semana.
TemperaturaDeve ser alto o suficiente e constante, pois a flor não tolera mudanças de temperatura. É considerado ideal - de +20 a +25 graus. A planta tolera uma temperatura mais alta no verão muito bem.

Top vestir

Calathea crocata não é muito exigente em fertilizantes, no entanto, sem eles, pode adoecer, além disso, a floração não será longa.

A alimentação deve ser feita uma vez a cada duas semanas na estação quente, no inverno é suficiente para fertilizar o solo uma vez por mês e meio. Qualquer curativo universal para plantas de interior é adequado. No entanto, deve-se lembrar que esta flor não tolera excesso de compostos de cálcio e nitrogênio no solo.

Transplante e reprodução

Croqueta kalatea possui um sistema radicular superficial e pouco desenvolvido, portanto, não é necessário plantá-lo em um recipiente profundo. O principal requisito para o pote é uma largura suficiente para que o rizoma fique livre.

É necessário transplantar uma flor jovem anualmente, geralmente isso é feito na primavera. Depois de atingir 3-4 anos, é transplantado conforme necessário, quando o rizoma fica lotado.

Para o próximo transplante, você precisa pegar um vaso maior. Uma camada de drenagem é colocada no fundo e o solo é colocado no topo. Você pode tomar terras especiais para plantas da família Moraine ou para a senpolia.

Você pode fazer solo de forma independente para o açafrão calathea misturando 6 partes da terra com húmus, 3 partes de turfa e 2 partes de areia do rio. Se você pegar o solo para a senpólia, também deverá adicionar um pouco de areia. In vivo, calathea crocata propagada por sementes ou vegetativamente.

A reprodução de variedades decorativas de plantas é mais frequentemente realizada dividindo-se a raiz. Depois de dividi-lo em partes, é necessário tratar os pontos de corte com uma solução de carvão ativado para evitar deterioração ou infecção. Propague a flor durante o próximo transplante.

Doenças e Pragas

Às vezes, na parte inferior das folhas e estacas, você pode encontrar pragas comuns: ácaros e insetos. As larvas de pragas identificadas são removidas das folhas com um pano úmido, após o que a planta é pulverizada com um inseticida ou tratada com uma solução de sabão.


Açafrão calathea pode desenvolver as seguintes doenças:

  • secagem e queda de folhas - às vezes é causada por ar insuficientemente úmido ou excesso de cálcio no solo;
  • amarelecimento e deterioração das folhas é geralmente causada pelo fato de a planta estar fria.

Benefício e dano

O principal benefício do açafrão calathea é criar uma atmosfera agradável e saudável na casa. As folhas densas da planta filtram o ar, eliminando a maioria dos odores domésticos, fumaça de cigarro e poeira.

A planta absorve ativamente o dióxido de carbono e libera oxigênio no espaço circundante, além de ajudar a hidratar o ar. A flor não contém substâncias tóxicas, por isso não prejudicará os moradores do apartamento: nem crianças, nem animais de estimação.

Pin
Send
Share
Send