Alecrim: dicas para cultivar em casa, propriedades úteis

Pin
Send
Share
Send

O alecrim ou rosmarinus pertence ao gênero de arbustos perenes, distribuídos na Europa e no Mediterrâneo, na Crimeia e na Ásia.

Esta planta é de cor verde com agulhas de folhas afiadas; o cheiro se assemelha a uma mistura de eucalipto, cânfora, pinheiro e frutas cítricas. Na natureza, o alecrim cresce até dois metros. Não suporta geadas, uma temperatura abaixo de +11 graus Celsius é fatal para ele. Durante a floração, a planta se abre, está repleta de flores lilás, azul céu e branco, e o ar é preenchido com um aroma perfumado.

Descrição do produto

Alecrim medicinal pertence ao gênero de sempre-vivas, é altamente ramificado, cheira bem. As raízes penetram no solo até 4 metros. De maio a julho começa a florescer e é uma excelente planta de mel. A planta é fácil de cultivar em casa.

Home Care

O alecrim perfumado é adequado para o cultivo em casa, esta espécie não é caprichosa e não requer cuidadoso cuidado.

Capacidade, solo, plantio

O solo deve ser fértil, com uma reação neutra, principalmente não ácida. Uma boa mistura de terra contém solo de folhas e gramados.

O alecrim precisa de muito espaço para um bom crescimento, então você deve escolher um pote mais rapidamente. A melhor opção é uma panela de barro. Certifique-se de usar a drenagem ao pousar.

Para cultivar alecrim em casa em uma panela, é necessário considerar que no inverno a planta entra em hibernação e é aconselhável mantê-la a uma temperatura não inferior a +10 graus, caso contrário o tempero não florescerá. Se no verão não for planejado plantar alecrim em campo aberto, será necessário transplantá-lo uma vez a cada 2 anos na primavera. Para um transplante, adquira uma capacidade um pouco mais que a anterior. Certifique-se de usar a camada de drenagem ao transplantar.

Localização, iluminação

Para o cultivo de alecrim em casa, deve-se ter em mente que a falta de luz solar afetará sua saturação com óleos essenciais. O cheiro e o sabor ficarão completamente inexpressivos.

A planta adora a luz solar, no outono e no inverno é necessário deixá-la no parapeito da janela, no lado sul do apartamento, o principal é que muita luz entra pela janela, e na primavera você pode levá-la para a varanda para tomar ar fresco.

É melhor não colocar um pote de alecrim ao lado de uma rosa, caso contrário, o tempero não será tão perfumado.

Temperatura

A peculiaridade da planta é que, no inverno, ela se sente desconfortável e entra em hibernação. Certifique-se de que o alecrim na estação fria não superafrie e não esteja a uma temperatura abaixo de +10 graus. Além disso, flutuações acentuadas de temperatura não podem ser permitidas.

Durante o período de crescimento ativo da planta, a temperatura não deve ser superior a 20 graus, no frio você não pode abrir a janela e a janela perto da planta.

Molhar, umidade

Um arbusto verde com galhos de agulhas é bastante resistente à seca, mas, para o crescimento de brotos jovens, deve ser regado regularmente, mas moderadamente. No verão, é necessário regar abundantemente, mas o principal é não transbordar, caso contrário as raízes ficarão pretas e apodrecerão.

No inverno, basta regar duas vezes por mês. Às vezes você pode pulverizar, isso tem um efeito benéfico nas folhas.

Top vestir

Fertilizantes minerais e orgânicos com turfa, húmus e areia devem ser introduzidos da primavera ao outono, cerca de duas vezes por mês. Como cobertura para o crescimento de alecrim, o cálcio é adequado, além disso, você pode introduzi-lo uma vez a cada seis meses no solo.

Poda, transplante, reprodução

Em casa, a especiaria é melhor cultivada por dois métodos: mudas e sementes.

É mais difícil cultivar sementes, mudas eclodem por um longo tempo, mas se você seguir as instruções detalhadas, passo a passo, tudo deverá dar certo:

  1. Umedeça um pedaço de gaze com água. Coloque as sementes e deixe por alguns dias.
  2. Coloque-os em solo úmido e cubra com filme plástico para preservar o calor e a umidade.
  3. Depois que os primeiros brotos aparecerem, pulverize regularmente as sementes.
  4. Após um mês, os brotos podem ser transplantados para um vaso separado.

O segundo método é estacas.

  1. Corte a parte superior do mato, remova as folhas inferiores e plante as camadas em uma mistura que contenha turfa e areia.
  2. Depois que as mudas se enraizarem, você poderá plantá-las em uma panela.

Erros, doenças, pragas e métodos para sua eliminação

ComplicaçãoMétodo de eliminação
Revestimento branco nas folhas, que mais tarde fica marrom.A planta é afetada por um oídio de pragas. É necessário remover as folhas afetadas da planta e transplantar em outro solo, tratar com Baikal-M.
Pontos começaram a aparecer nas folhas, folhas dobradas em um tubo.Esta é uma mosca branca ou pulgão. O pulverizador almirante ajudará.
Teia de aranha translúcida branca nas folhas.A planta é afetada por um ácaro, você pode se livrar dela com uma solução com sabão, se a doença na fase inicial, com um dano grave no mato, não puder prescindir de inseticidas.
Manchas brancas nas folhas.Vem de rega excessiva. É necessário parar temporariamente a rega e transferir a planta para um local quente e claro.
Folhas desbotadas ou amareladas.Falta de iluminação, você precisa transferir o alecrim para uma sala bem iluminada.

As folhas amarelas indicam que a rega é insuficiente, é necessário regar a planta regularmente e ela voltará a crescer.

O Sr. Dachnik recomenda: propriedades medicinais, cosméticas e outras propriedades benéficas do alecrim

Ervas picantes têm propriedades medicinais suficientes que são usadas na medicina popular e tradicional.

As propriedades curativas do alecrim:

  1. Efeito benéfico sobre a pele do rosto e do corpo.
  2. Cura feridas frescas.
  3. Efeito benéfico nas articulações.
  4. Tem um forte efeito diurético, que estimula a função renal aprimorada.
  5. Usado ativamente no tratamento da oncologia, impede o desenvolvimento de células cancerígenas.

Para tosse seca e irritante, o óleo de alecrim também é usado. Mata todos os microorganismos nocivos e possui propriedades anti-sépticas, ajuda o corpo a lidar com doenças crônicas.

Com a psoríase, o uso é possível tanto na forma fresca quanto na forma de pó.

Se o alecrim cresce no jardim ou em casa, você pode usá-lo como um aditivo aromático para tomar um banho de espuma; será uma aromaterapia mágica. Além disso, a tintura pode ser feita da grama para secar a acne e a inflamação no rosto.

Composição, vitaminas e minerais

No alecrim, existem alcaloides (rosemaricina), ácidos ursólico e rosmarínico, taninos. As folhas, flores e partes superiores da planta contêm óleo essencial ou de alecrim.

ParâmetroValor (por 100 gramas de produto)
Conteúdo calórico331 kcal
Gorduras (gr.)15,2
Proteínas (gr.)4,9
Carboidratos (gr.)64
Água (gr.)9,4
Fibra alimentar (gr.)42,5
Ácidos Gordos Saturados (g)7,4
VitaminasA, B1, B2, B6, B9, C, PP
Minerais (mg.)Cálcio (1280), potássio (955), magnésio (220), fósforo (70), sódio (50), ferro (29,3).

Contra-indicações para uso:

  • gravidez
  • alergias
  • epilepsia

Em cosmetologia

O óleo essencial de alecrim é dotado de muitas propriedades benéficas. Se você pentear o cabelo com esse óleo todos os dias, ele ficará longo e brilhante. O óleo essencial estimula os folículos capilares e é uma excelente prevenção da calvície, você pode encontrar muitas receitas com alecrim para o tratamento e restauração dos cabelos. Não possui contra-indicações, exceto a intolerância individual.

Na cosmetologia, são usadas várias máscaras e decocções à base de especiarias. Para o crescimento do cabelo, você precisa preparar 4 colheres de grama e ficar em pé por cerca de 4 dias. O caldo deve ser esfregado no couro cabeludo a cada 4 dias. O hidrolato é feito de alecrim, este spray é usado para fins cosméticos, atualiza e remove todas as inflamações no rosto.

Na medicina popular

O alecrim também é usado ativamente na medicina popular:

  1. Para se livrar de doenças gastrointestinais, é recomendável beber chá de alecrim.
  2. Além disso, o tempero é um excelente afrodisíaco e aumenta a potência masculina. Mix seco é vendido em farmácias, seu preço médio é de cerca de 90 rublos.

Na cozinha

Na culinária, é usado como tempero picante e tempero para pratos. Para melhorar o sabor dos alimentos, você precisa adicionar uma pitada de especiarias e suco de limão, essa é a combinação perfeita de sabores. Este tempero é ideal para uma deliciosa marinada de carne e peixe. Mas você não pode usar tempero com folha de louro, viola o metabolismo.

Pin
Send
Share
Send