Por que as maçãs caem da macieira e o que fazer?

Pin
Send
Share
Send

Existem várias razões para as maçãs caírem: doenças e pragas, cuidados precários, processos de natureza natural (número excessivo de botões de flores). Para eliminar esses efeitos negativos, é necessário tratar a planta com inseticidas e ajustar o regime de irrigação.

Causas de derramamento prematuro de maçãs

Existem várias razões para o derramamento de maçãs antes do tempo, que pode ser o impacto negativo de fatores externos (doenças, insetos, condições climáticas) ou em processos naturais (a árvore não é capaz de fornecer o amadurecimento de todas as frutas e é forçada a despejá-las ainda verdes).

Doenças e Pragas

Uma das causas comuns é o desenvolvimento da podridão, que é formada como resultado de danos à planta pela mariposa.

Essa praga é uma das mais perigosas e, para identificá-la, é necessário examinar cuidadosamente as maçãs caídas e cortá-las com uma faca, se houver vermes no interior, a árvore é afetada.

Cuidados inadequados

Se a árvore parecer saudável, mas as maçãs desmoronarem, você deve reconsiderar as características de cuidar da planta, talvez seja uma deficiência ou excesso de umidade.

Se não houver água suficiente, a folhagem a retira da fruta, o que leva ao derramamento. Muitas vezes, esse problema é observado em árvores que crescem em solo leve, enxertadas e localizadas em porta-enxertos anões (um método de propagação vegetativa que permite o cultivo de certas variedades de macieiras de tamanho menor).

Rega

Para identificar se é necessário regar a macieira, é necessário verificar o solo por baixo da coroa; se o caroço estiver quebradiço, é recomendável umedecer a planta. O principal a lembrar é que a rega excessiva provoca uma deficiência de oxigênio, pelo que a raiz não é capaz de umedecer os frutos e a folhagem.

Para que a árvore cresça e se desenvolva bem, uma rega de três vezes é suficiente, mas apenas com a condição de que o solo se molhe a uma profundidade não inferior a oitenta centímetros. O cronograma de umidificação é o seguinte:

  • antes da floração;
  • durante a estação dos ovários;
  • antes da geada.

Ao regar, é necessário criar um rolo a partir do solo ao longo do perímetro da coroa e derramar líquido ao longo do anel.

Caindo como um processo natural

As macieiras têm muitos botões de flores, cada um capaz de produzir cerca de cinco flores. Mas apenas cerca de dez por cento depois dá frutos. O restante desmorona quando o ovário ou as maçãs verdes são despejadas imediatamente após a floração.

Às vezes, frutas maduras podem cair, o que é normal para certas variedades: Farol, Manten. Maçãs trituradas são colhidas e deixadas para deitar.

Outras razões pelas quais as maçãs são banhadas no jardim

  1. Polinização deficiente. Como a macieira é uma cultura com polinização cruzada, é importante selecionar variedades que possam se fertilizar. Atenção especial deve ser dada à atração de insetos portadores de pólen.
  2. Geadas tardias. Quando o frio chega depois que a fruta endurece, isso leva ao derramamento.

Sinais de fome

  • amarelecimento da folhagem;
  • franzindo;
  • maçãs caindo.

Uma macieira saudável precisa de nutrição constante. Além disso, em cada estágio do desenvolvimento, é necessária nutrição especial. Por exemplo, desde o início da primavera até junho, a planta precisa de nitrogênio, a cobertura é realizada regularmente - uma vez a cada 14 dias. Além disso, não esqueça que as raízes rasas mais ativas estão na borda da copa da árvore.

Todo o círculo do tronco precisa de alimentação. É necessário criar pequenos sulcos e despejar fertilizante neles. A sua quantidade é determinada observando as dosagens indicadas na embalagem.

O Sr. Summer residente recomenda: o que alimentar, para não desmoronar?

Para reduzir a probabilidade de maçãs caírem quando expostas a fatores externos, o superfosfato deve ser usado. São necessários cerca de 20 a 25 gramas do medicamento por 10 litros de água. O fertilizante derrama em um sulco criado anteriormente em torno de toda a periferia da coroa. Para cada medidor de corrida, um balde é derramado.

O sulfato de potássio pode ser usado para evitar a queda de frutas (se a planta não possuir essa substância). São colhidos 5 a 10 gramas do produto e diluídos em dez litros de água. O uso de fertilizantes é semelhante ao uso de superfosfato.

Além disso, esses superfosfatos e potássio podem ser combinados, então o risco de derramar maçãs será significativamente reduzido.

Controle de pragas

A mariposa de codling é considerada o inseto mais prejudicial para a macieira; durante a temporada, pode preencher cerca de 700 frutas com suas larvas, causando grandes danos à árvore. Você pode lidar com esta praga usando os seguintes métodos:

  • limpeza e desinfecção de estoques e baús;
  • tratamento de plantas com inseticidas durante o período de vôo ativo dos insetos;
  • a introdução de armadilhas de feromônios;
  • o uso de agentes de controle de insetos;
  • cultivo de variedades pouco suscetíveis a insetos.

Note-se que é necessário limpar não apenas os círculos no tronco, mas também a casca, que é propensa a esfoliação, pois as lagartas podem penetrar em absolutamente qualquer rachadura.

Os inseticidas podem lidar apenas com borboletas já nascidas, mas, como o tempo de aparência é esticado, será necessário realizar dois tratamentos com um intervalo de dez dias. São utilizados agentes químicos e biológicos. Entre os medicamentos mais eficazes estão o almirante e o Insegar.

As pupas de borboleta emergem dos frutos caídos, portanto, é imperativo coletar carniça e enterrá-la profundamente no solo. Paralelamente, vale a pena estabelecer cintos de captura dos quais as lagartas são constantemente selecionadas.

Outras medidas

Quase todas as causas de queda prematura de maçã podem ser neutralizadas ou minimizadas:

  1. O solo ácido é neutralizado com a ajuda da infusão da casca de 5-6 ovos. É preparado da seguinte forma: a concha é colocada em uma jarra de litro, cheia de água nas bordas e infundida por 3-5 dias, até o líquido ficar turvo e formar um odor podre característico. Depois que essa ferramenta é usada para regar a macieira, ela é executada até que a fruta caia.
  2. O impacto negativo das geadas é neutralizado por vários métodos: a árvore é tratada com a solução “Ovário”, a coroa é regada com água fria até o nascer do sol.
  3. Você pode até lutar com a idade da árvore - é realizado o corte oportuno dos galhos. Vale lembrar que, se você poda uma árvore incorretamente, pode, pelo contrário, fazer com que as maçãs caiam.
  4. Com o amadurecimento desigual dos frutos, quando alguns já estão caindo, enquanto outros ainda não estão totalmente maduros, vale a pena usar estimulantes de crescimento. Os mais eficazes deles são considerados imunocitófitos e Novosil.

Ao executar essas medidas, a probabilidade de queda de maçãs é significativamente reduzida. O principal é seguir rigorosamente as instruções para a fabricação de vários meios destinados a combater insetos.

Pin
Send
Share
Send