Plantação de macieira: características de cultivo

Pin
Send
Share
Send

A macieira é uma árvore frutífera que é especialmente popular entre os jardineiros. Muitos plantam várias variedades ao mesmo tempo em seu site. Graças a essa diversidade, você pode estocar vitaminas durante todo o ano. A planta é despretensiosa e resistente a várias condições climáticas. É melhor cultivar uma macieira na faixa do meio.

O cultivo tradicional de macieiras, à primeira vista, parece fácil e simples. Mas isso não é inteiramente verdade. Para cultivar uma árvore saudável e bem-sustentada, você deve plantá-la inicialmente de acordo com todas as regras.

Quando plantar macieiras

Mudas podem ser plantadas no outono, verão e primavera. Cada período tem seus prós e contras. O jardineiro precisa se concentrar no clima, paisagem e características da variedade. No sul, as árvores são colocadas no chão no outono. Isto é devido à falta de geadas severas e chuvas suficientes. Nas regiões do norte, eles preferem a primavera.

Prós e contras do outono

É realizada de setembro a novembro. A data exata é determinada com base nas condições climáticas. O enraizamento dura 4-5 semanas. O crescimento do sistema radicular continua até a temperatura do ar cair abaixo de +4 ° C. Vantagens adicionais incluem o custo das mudas, a ausência da necessidade de rega frequente. As desvantagens deste método incluem fortes geadas, nevascas, vento e roedores. Plantar no período de outono pode resultar na morte de árvores jovens. Eles, ao contrário dos adultos, têm medo da baixa temperatura.

Na primavera, os prós e contras

As mudas são movidas para o solo após o degelo. Outro pré-requisito é a presença de rins não queimados. Ao comprar plantas das quais já floresceram, o período de habituação aumentará bastante. Podem aparecer sinais de doenças fúngicas. Entre as vantagens estão o rápido desenvolvimento das raízes e a ausência da necessidade de armazenamento de mudas a longo prazo. Antes de comprar uma árvore, o jardineiro tem a oportunidade de avaliar sua condição.

A variedade na compra de material de plantio na primavera não difere em variedade. As dificuldades surgem com as mudas, cujos brotos se abriram antes que as plantas fossem colocadas no chão. É necessário adquirir variedades precoces antes do início do fluxo de seiva. Muitos observam que os fabricantes nem sempre rotulam produtos, portanto, determinar a afiliação das espécies é bastante problemático.

O plantio de uma muda na primavera deve ser concluído antes de meados de maio.

A principal vantagem é que o enraizamento da árvore ocorrerá a temperaturas positivas (as geadas de retorno a curto prazo não são terríveis). No verão, a macieira crescerá e suportará facilmente o período de inverno. Portanto, na Sibéria, apenas o plantio de primavera é usado.

Desembarque de verão

Esta opção é usada em caso de emergência. Antes de plantar, o jardineiro deve fazer fertilizantes no solo, derramar a parcela com compostos anti-insetos e se livrar da grama das ervas daninhas. A tecnologia permanece a mesma. O monitoramento do estado das mudas é mais rigoroso do que no plantio em outras épocas do ano. Isso ocorre porque a planta após um transplante de verão fica doente por muito mais tempo.

Seleção de mudas de macieira

Cada variedade tem suas próprias características. Uma das qualidades que define é a resistência ao gelo.

  1. Entre os maduros estão: recheio doce e branco precoce.
  2. Das variedades no meio da temporada, Uralets é especialmente popular. Estas maçãs têm um aroma impressionante, blush brilhante, sabor agridoce.
  3. Antonovka é um representante das variedades tardias. Frutas suculentas podem ser armazenadas por um longo tempo.
  4. Mudas severas podem transportar mudas de variedades como Veteran, Anis white e Velvet.

Escolher uma árvore é o primeiro passo. Sua importância é difícil de exagerar. O algoritmo é bastante simples:

  • Descubra quais variedades são adequadas para o cultivo na região.
  • Entre em contato com o viveiro, na sua ausência - com uma organização de jardinagem ou com comerciantes particulares.
  • Compre uma muda. Para isso, é necessário determinar indicadores como o período de frutificação, o nível do estoque, as características do solo, a profundidade das águas subterrâneas, a idade e as condições gerais da planta.
  • O custo depende em grande parte da "embalagem". O sistema raiz pode ser deixado aberto ou colocado em um contêiner especial. A última opção garante a umidade necessária e a preservação dos processos.

As mudas colocam o solo o mais rápido possível após a aquisição para evitar a morte do sistema radicular.

Localização

A escolha do local para a macieira é um componente importante. Pegue com antecedência. É bom que as árvores frutíferas não tenham crescido lá antes. A parcela para as mudas de macieira deve atender aos seguintes critérios:

  • Boa luz
  • Falta de rascunhos.
  • Nível da água subterrânea. Eles não devem ultrapassar 2 m da superfície. Para evitar o contato indesejado, uma folha de ardósia é colocada na parte inferior do poço. Devido a isso, o sistema radicular crescerá para os lados, mas não para o interior.
  • A distância entre as mudas é de pelo menos 2 m. O comprimento do espaço deve ser igual à altura de uma planta adulta. Assim, eles garantem que as árvores não interfiram entre si.
  • Variedade. A macieira é classificada como uma planta com polinização cruzada. A presença de mudas pertencentes a diversas variedades.
  • Localização Cada variedade tem seus próprios requisitos. Macieiras não devem ser plantadas em áreas próximas à trilha principal. Caso contrário, no futuro, a coroa se tornará não um ornamento, mas um obstáculo.

Solo

A produtividade da macieira depende da composição do solo. A cultura adora solos leves, soltos e levemente ácidos. É desejável que seja argiloso. Podem surgir dificuldades se a terra for pantanosa, rochosa ou com cascalho. Falta nutrientes, sem os quais as mudas não serão capazes de se desenvolver normalmente. Pelo mesmo motivo, os jardineiros não recomendam plantar uma árvore no lugar da antiga macieira. A Terra precisa descansar. Para enriquecer o solo empobrecido, é misturado com fertilizantes minerais e orgânicos. Entre os mais procurados estão cinzas de madeira e superfosfato.

Poço de desembarque

Este é o nome da depressão, que é preparada 3-4 semanas antes do plantio da macieira. Assim, eles criam as condições mais confortáveis ​​para a muda. O poço, cujo diâmetro é de 1 metro, consegue aquecer e assentar durante o período indicado. A terra do recesso redondo é colocada em dois recipientes. Oleados podem ser usados. A camada fértil superior é colocada na primeira pilha, a camada inferior empobrecida na segunda.

As paredes do poço são feitas íngremes. Sua profundidade é determinada pela evolução do sistema radicular da árvore e pela variedade a que pertence. Uma estaca está localizada no centro do recesso, seu diâmetro deve ser de cerca de 5 cm e uma altura de cerca de 1,5 m, de forma que ela se eleva 40-50 cm acima do solo, e parte do suporte que estará no chão deve ser queimado. Isso é necessário para evitar a podridão. Todos os componentes desnecessários são removidos do solo obtido por escavação, incluindo pedras, lixo e raízes de plantas daninhas.

Fertilizantes

Para alimentar macieiras, use uma mistura de substâncias minerais e orgânicas. Pode ser adquirido pronto ou fabricado de forma independente. Ao escolher a última opção, eles são guiados pelo estado inicial do solo e pelo nível de pH. Normalmente, um fertilizante complexo inclui húmus, sal de potássio e superfosfato.

Se o solo for altamente ácido, podem ser adicionados cerca de 200 g de limão triturado à mistura final.

Como plantar uma macieira: instruções passo a passo

  1. Na véspera do plantio, a planta é colocada na água. Graças a isso, o sistema radicular e o caule poderão endireitar-se e saturar-se com a umidade.
  2. Antes do evento, todos os brotos afetados são cortados das mudas. Placa, mofo, danos devem estar ausentes.
  3. A muda é colocada, espalhando as raízes no monte na cova. Adormeça com delicadeza e sacuda, sacudindo suavemente o tronco para que não haja vazios.
  4. Para evitar quebras e aumentar a resistência ao vento, a árvore é presa a um suporte previamente preparado. Para a liga, é permitido o uso de tiras de tecido macio ou filme.
  5. Resta então derramar a macieira sob a raiz. São necessários de 3 a 5 baldes de água. A quantidade de fluido é determinada com base no tempo de pouso. O poço que resta depois de socar o solo é coberto com húmus ou serragem.
  6. A planta anual é podada, deixando 75 cm. Em uma planta de dois anos de idade, as brotações laterais são encurtadas.
  7. Após a muda precisa de cuidados adequados. Na sua ausência, a planta pode morrer.

Erros ao plantar uma macieira

Entre as omissões mais frequentes permitidas ao transplantar uma macieira, existem:

  • Determinação incorreta do nível do colo da raiz - o crescimento das plantas é muito mais lento. É estritamente proibido enchê-lo com terra. Entre o solo e o solo deve ter pelo menos 5 cm, caso contrário, a macieira ficará doente por muito tempo.
  • Ao aterrissar em um poço que não foi preparado com antecedência, o solo assentará, o que levará a um aprofundamento desnecessário do colo da raiz.
  • Rega excessivamente abundante - a microflora positiva perece.
  • Violação de proporções na preparação de fertilizantes combinados - falta de oxigênio e morte de tecidos que fornecem nutrição.
  • O uso de esterco fresco, que libera amônia e sulfeto de hidrogênio, o que prejudica apenas a planta jovem.
  • Falta de apoio - danos ao caule.

Cada um desses erros terá um impacto negativo nas condições gerais da árvore e na safra futura.

O residente do Sr. Summer recomenda: dicas para jardineiros iniciantes

Para que os esforços despendidos no plantio de uma macieira se justifiquem, é necessário levar em consideração as seguintes nuances:

  • Se houver solo argiloso na área, é necessária drenagem. Como são usadas latas, pedaços de madeira e pedras. A profundidade do poço terá que ser aumentada. Sob essas condições, ocorrerá uma melhoria no desenvolvimento do sistema radicular, prevenção da estagnação de fluidos e redução do risco de doenças fúngicas.
  • As propriedades negativas do solo arenoso são eliminadas pelo lodo. Eles cobrem o fundo do poço de aterrissagem. Graças a isso, o solo permanece úmido por mais tempo.
  • Na Sibéria, macieiras são cultivadas em colinas suaves, preparadas no outono.
  • Com uma ocorrência próxima das águas subterrâneas, será preciso abandonar a tecnologia que envolve o uso de um poço de aterrissagem. Sob as circunstâncias, colinas formadas em uma superfície plana serão a melhor opção. O solo também é desenterrado e fertilizado. Esse plantio de uma macieira complicará os cuidados, mas protegerá a planta da deterioração.
  • Para alcançar o crescimento horizontal do sistema radicular, o cimento pode ser usado em vez de drenagem, ardósia e outros dispositivos. Eles enchem o fundo do poço imediatamente antes de plantar uma macieira. O resultado é uma árvore protegida de parasitas, podridão e umidade excessiva.

Com uma preparação adequada para o plantio, cuidados de qualidade, aderência estrita às instruções e recomendações passo a passo, a primeira colheita será recebida em 5 a 6 anos.

Pin
Send
Share
Send