Gymnocalycium: descrição, tipos, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

Gymnocalycium é um cacto importado da América do Sul. O nome deriva das palavras gregas gymnos e calycium, que se traduzem em "tigela nua". É interessante que o processo do qual aparecem os brotos da planta não seja coberto de cerdas ou pelos, como em outros cactos. O nome russo alternativo é "holo-cup".

Descrição do hynnocalycium

Gymnocalyciums são cactos esféricos, achatados no topo. O diâmetro de cada bola pode atingir 15 cm em uma planta adulta. A altura máxima é de 30 cm.

O cacto é valorizado por grandes inflorescências. Eles vêm em várias cores: amarelo, branco, rosa, vermelho e marrom esverdeado. A cor da suculenta em si também é diferente, pode ser verde-acinzentada ou marrom com um toque de verde claro.

No total, existem mais de 80 variedades de hymnocalicium, com aparência diferente. Em casa, as amostras cultivadas mesmo em amarelo ou vermelho são cultivadas. Eles podem crescer apenas quando enxertados em outra planta. A planta é distinguida por hastes com nervuras cobertas com tubérculos.

Visualizações populares

Na natureza, os tipos de hinnocalycium não são diversos, mas muitas variedades artificiais de interior foram criadas por cultivadores.

VerDescrição do produto
Nude ou denudatoPlanta suculenta redonda de até 8 cm de altura, coberta com pequenos espinhos. A cor é verde acinzentada, brilhante. Possui de 5 a 8 costelas e flores rosa até 6-7 cm de diâmetro.
Em forma de estrela ou estelar (Gymnocalycium stellatum)Bola achatada com muitas costelas. No cacto, as linhas da aréola com um canhão são dispostas em linhas verticais, das quais crescem 3 a 5 espinhos. Eles olham em direções diferentes, e é por isso que se parecem com estrelas.
Gymnocalycium mihanovichii var. friedrichiae (Friedrich)Devido à falta de clorofila, o cacto tem um tom avermelhado.
JaponêsHíbrido da série anterior. Só pode sustentar a vida sendo enxertado em outra planta. A vantagem da suculenta japonesa é uma cor brilhante: do amarelo ao vermelho, bordô e até preto.
MikhanovichCacto esférico com haste verde-acinzentada ou avermelhada. A inflorescência tem até uma dúzia de costelas afiadas cobertas com espinhos de até 2 cm de comprimento. As flores são laranja brilhante ou escarlate, rosa, branco.
DamsyNa primavera, várias grandes flores brancas aparecem nele.
AnizitsiDe abril a setembro, mostra floração com o desenvolvimento de cálices brancos de tamanho médio. À medida que cresce, pode esticar muito.
HorstDifere nos botões de um tom lilás, creme ou rosa que, quando abertos, atingem um diâmetro de 10 cm.
MonvillePossui xícaras de tonalidade branca ou rosada, com até 8 cm de tamanho.

Nas lojas de flores, muitas vezes é possível encontrar um palete com muitos cactos pequenos, com um diâmetro de até 5 cm, que combina diferentes tipos de hinocálcicos. Essa composição é chamada de mistura.

Home Care

É importante considerar a origem da planta. Como a planta suculenta é nativa da América do Sul, o atendimento domiciliar exige uma pequena quantidade de umidade e acesso ao sol. Se o sol não for suficiente, ele perderá rapidamente a forma e começará a doer. No entanto, uma quantidade excessiva de radiação ultravioleta também a afeta adversamente.

Localização

Conter cactus de preferência na janela sul. Para evitar queimaduras na planta, é necessário sombrear ou usar tule para criar luz difusa.

Gymnocalycium adora quartos saturados de oxigênio. A sala onde ele está deve estar constantemente no ar. No verão, pode ser mantido na varanda.

Temperatura

Uma planta que ama o calor, da primavera ao início do outono, requer uma temperatura na faixa de + 20 ... + 25 ° C. Ao mesmo tempo, o superaquecimento não deve ser permitido. Juntamente com a mudança de estação, as condições de temperatura devem ser reconstruídas.

No outono e inverno, na faixa do meio da luz solar, não há hinnocalicium suficiente. Para evitar doenças suculentas devido à falta de fotossíntese, é necessário suspender seu crescimento. Este efeito pode ser alcançado baixando a temperatura média diária para + 8 ... + 12 ° C. Você pode reorganizar o cacto em uma sala bem ventilada com aquecimento do ar até + 15 ... + 18 ° C.

Molhar, umidade

Para que a suculenta não doa, você não precisa borrifá-la adicionalmente. O nível ideal de umidade é baixo.

A rega da planta é necessária ao longo do ano. No verão, é irrigada quando a camada superior da terra seca no tanque. De meados de outubro até o final da primavera, a rega é reduzida. É melhor irrigar a terra com um líquido quente e levemente assentado.

Solo, cobertura

Para gimnokalitsiuma requer uma mistura especial de terra. Para prepará-lo, você precisa tomar um quarto (100-200 g, dependendo do volume da panela) dos seguintes componentes:

  • turfa;
  • areia;
  • húmus;
  • terra de folha.

Para drenar adequadamente o solo, é recomendável adicionar lascas de tijolos. Argila expandida pode ser usada como a camada inferior. É importante que não haja cal no solo.

Suculenta não requer alimentação frequente. É suficiente adicionar fertilizante para cactos ao solo uma vez a cada 2-3 semanas. A cobertura é realizada apenas nos períodos de primavera e verão.

Transplante

O replantio constante é necessário apenas para plantas jovens. Mude a capacidade para eles todos os anos. O novo vaso deve ter apenas um pouco maior de diâmetro. O transplante é realizado na primavera. Nesse caso, a mistura de terra é usada aquela cuja receita está indicada acima.

Floração

O florescimento das suculentas começa no segundo ou terceiro ano de vida. Se o hinnocalycium for gerenciado adequadamente, os primeiros botões aparecerão em abril. As inflorescências abrem e permanecem até o início do outono. Depois disso, eles desaparecem, e os ovários se formam em seu lugar.

Reprodução

Existem duas maneiras de propagar um cacto - por sementes ou estacas. Ambos são bastante confortáveis ​​e são realizados ao mesmo tempo, na primavera. É aconselhável iniciar a reprodução imediatamente após o final do período de descanso no inverno.

Se as estacas forem selecionadas como método principal, é necessário:

  • Desconecte o processo da planta-mãe desaparafusando-o ou simplesmente interrompendo-o.
  • Murchar o broto (deixe murchar um pouco) por 3 dias.
  • Coloque em uma panela com o solo úmido na posição vertical. Não fure profundamente no chão para que o cabo não caia; você pode usar fósforos ou palitos de dente como adereços.
  • Após 2 semanas, verifique o caule quanto a raízes.

A duração do cultivo usando sementes é praticamente a mesma. O algoritmo de criação neste caso:

  • Coloque as sementes em solo úmido. Cubra com um filme.
  • Abra o filme todos os dias por 15 a 20 minutos para remover o excesso de umidade. Caso contrário, os brotos podem apodrecer.
  • Aguarde 2-3 semanas. Após esse período, brotos aparecerão.
  • Você pode plantar pequenas suculentas quando os espinhos são formados.

Vacinação

A vacinação não é necessária se forem compradas variedades padrão de hinnocalycium. No entanto, híbridos sem clorofila não podem existir sem um corpo transportador. Eles precisam ser vacinados com outras plantas suculentas. Em casos raros, a parte da planta que morre devido ao apodrecimento do sistema radicular é tomada como descendente.

É necessário um rebento saudável - um descendente. Na planta suculenta, à qual o processo será anexado, o material é cortado igualmente. As fatias devem coincidir na inclinação, bem como a localização das vigas condutoras.

O material e o descendente são conectados com um elástico ou uma carga por cerca de uma semana. Para que o processo seja bem-sucedido, é importante cortar as hastes com uma ferramenta limpa.

Doenças e Pragas

Cuidados inadequados levam a doenças na planta suculenta. Umidade excessiva, queimaduras solares e correntes de ar tornam a planta mais vulnerável.

Lesões fúngicas

Os fungos são bem fáceis de detectar. Os principais sinais da doença:

  • o aparecimento de manchas marrons ou escuras;
  • curvatura das hastes;
  • podridão de partes individuais da planta;
  • estado lento.

A doença provoca umidade excessiva no solo e no ar, além de uma grande quantidade de nitrogênio em fertilizantes ou misturas de terra. Para interromper o desenvolvimento da patologia, é necessário remover as áreas afetadas.

Os locais dos cortes são processados ​​com uma composição especial e, se não for possível retirá-lo, com cinzas. É melhor comprar um fungicida profissional.

Se se notou que o solo do vaso está muito úmido, o cacto deve ser transplantado para um recipiente com uma nova mistura de solo. Nos próximos 4 dias após isso, a rega não é necessária.

Verme

Após a cochonilha, traços brancos permanecem na planta. Você pode se livrar dele com a ajuda de uma composição de álcool ou inseticidas Inta-Vir, Aktellik e Vertimek.

Se apenas algumas pragas forem encontradas, basta molhar a superfície da planta suculenta e os vermes com álcool. Em caso de infecção grave, é necessário tratamento com uma composição profissional.

Áfido e ácaro

Os ácaros e pulgões não levam à morte imediata de um cacto, mas eles ainda têm um sério efeito negativo sobre ele. Sinais de pragas - amarelecimento de seções individuais do cacto e secagem.

Como o cacto não tolera umidade excessiva, é impossível processá-lo com água e sabão várias vezes. Em vez disso, inseticidas e acaricidas profissionais devem ser usados. Os remédios universais para ambos os tipos de pragas são Actellik e Aktara. O processamento é realizado a cada 7-10 dias, em geral 2-3 vezes.

Pin
Send
Share
Send