Orquídea Zygopetalum: descrição, tipos, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

Zygopetalum - uma planta importada da zona tropical da América do Sul. Este gênero da família Orchid inclui 14 variedades. A flor mais comum recebida no Brasil.

Descrição e Recursos

A planta possui folhas oblongas com pontas afiadas cobertas por veias longitudinais. Durante a floração, forma-se um caule de até 60 cm de comprimento, no qual se localiza uma inflorescência de 12 brotos (mais em híbridos). Abrem-se em grandes flores com um aroma forte. As inflorescências mais variadas, pintadas em tons de roxo e verde com manchas brancas, são menos frequentemente pétalas monofônicas. A floração dura até 9 semanas.

A parte próxima da Terra do caule, pseudobulbo, oval, cresce até 6 cm de comprimento. É cercado por placas inferiores, que morrem à medida que o zigopetal cresce.

Espécies

Existem 14 variedades principais e muitos híbridos. Os criadores estão constantemente introduzindo novas combinações híbridas de orquídeas.

VerRecurso
LuisendorfValorizado pelo seu forte aroma doce. Floresce durante 3 meses, as pétalas são castanho-avermelhadas com uma base verde. Botões em um talo de até 8 peças.
Anjo azulA cor das inflorescências azuis com toques de lilás e creme espirra. Difícil cuidar da variedade. O aroma lembra o cheiro de pimenta preta.
Trozi blueAs placas das folhas são longas, as flores são azul-amareladas ou brancas em uma mancha cor de vinho. As pétalas são diversas, passando de mais espessas para mais finas.
MackayEpífita, brilhante durante todas as estações. As flores são delicadas, verde claro em uma mancha marrom, e o lábio é branco com manchas vermelhas.
MaxillareAs inflorescências são marrons com uma borda verde, o lábio se transforma em um tom roxo ou branco.
MaculatumPétalas de alface com manchas de chocolate. O lábio branco é coberto com traços roxos.
PabstiaA maior variedade, altura até 90 cm, brota até 10 cm de diâmetro.
PedicellatumPossui um lábio branco estreito, coberto de pontos lilás.
MicrofitumFloresce mais do que outras variedades. A altura não é superior a 25 cm.
ShaggyAs inflorescências são perfumadas, com pétalas verdes claras onduladas. O lábio é coberto com traços violetas longitudinais.
Alan greatwoodOs botões são grandes, pintados em um tom de chocolate. O lábio é largo, roxo na base, branco com pontos roxos abaixo.
Arthur elle stonehurstAs pétalas são de cor cereja escura e a parte inferior da flor é bordô com uma borda branca.
Magia de MerlinDifere na cor verde claro das inflorescências com a fusão de manchas de chocolate.

Zyzygopetalum care in home

CondiçõesPrimaveraVerãoOutonoInverno
IluminaçãoQuebrado, na janela ocidental.Longe das janelas (ou sombra).Janela sul ou oeste, sombra no início da temporada.Janela sul, se necessário, acenda as lâmpadas UV.
TemperaturaDurante o dia + 20 ... +22 ° C, à noite + 16 ... +18 ° CDurante o dia + 24 ... +25 ° C, à noite + 18 ... +19 ° CDurante o dia + 18 ... +21 ° C, à noite + 13 ... +16 ° CDurante o dia + 18 ... +21 ° C, à noite + 13 ... +16 ° C
Umidade70-90%Não inferior a 60%, use um gerador de vapor.70-90%, embora não permita uma queda de temperatura (é possível apodrecer).60-90%, é recomendável remover a panela da bateria ou instalar um recipiente de água próximo a ela.
RegaRega uma vez a cada 1-2 dias.Pulverização matinal, rega diária.A cada 2-3 dias.À medida que o solo seca.
Top vestir1-2 vezes por semana.2 vezes por semana.Uma vez a cada 2 semanas.Uma vez por mes

Você precisa regar a planta imergindo a panela em água, pois o líquido prejudica as folhas da orquídea. O recipiente deve ser mantido em água por 15 minutos, depois levantado e deixado vazar o excesso. A água deve estar quente, não mais fria + 18 ° C.

Independentemente da estação, é necessário um banho quente 2 vezes por mês. Como cobertura, você pode usar fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo.

Plantio, transplante, vaso, solo

A planta é exigente no substrato; com uma má seleção do solo, cresce lentamente ou apodrece nas raízes. Após a compra, o zygopetalum precisa ser transplantado para um solo mais adequado.

A mistura de flores deve consistir dos seguintes componentes em uma proporção de 2: 3: 3: 2:

  • casca de pinheiro de tamanho grande (camada inferior sobre argila expandida);
  • casca de pinheiro da fração do meio (camada superior);
  • turfa (misture com casca de pinheiro média);
  • musgo esfagno (pique finamente e adicione às duas camadas do substrato).

Se tomarmos como base o cálculo de uma panela de 1 litro, para preenchê-la, você precisará de 200 ml de casca grande, 300 ml de turfa e casca média, 200 ml de musgo.

A casca pode ser usada não apenas para pinheiros, mas também para outras árvores coníferas (larício, abeto, cedro).

Como esse representante da Orchids apodrece facilmente nas raízes, é necessário remover o excesso de umidade. O carvão é adequado para isso. Ele precisa ser adicionado à camada inferior do solo. Em vez da mistura indicada, você pode usar o solo pronto para as plantas da orquídea.

Ao plantar, você não precisa cavar uma flor profundamente no chão, os pseudobulbos devem permanecer na superfície. Eles apodrecem facilmente, uma vez no chão. Recomenda-se o uso de um vaso transparente para monitorar a condição das raízes.

O transplante deve ser realizado não mais que uma vez por ano, caso contrário a planta murchará. Uma nova capacidade será necessária quando 3-5 novos brotos aparecerem ou o sistema radicular ficar lotado. Se o pedúnculo começar a se formar, você deve esperar até o final do período de floração.

Dormência em floração

O florescimento do zygopetalum dura de 2 a 3 meses. Às vezes, as inflorescências não se formam: isso se deve a más condições ou fraqueza da planta. O caule das flores aparece em brotos novos quando crescem cerca da metade. Eles ainda não formaram um pseudobulbo.

Quando as pétalas da inflorescência caem ou secam, é necessário cortar o pedúnculo. A partir deste momento, um período de descanso começa. Nesse momento, a planta é restaurada e é necessário fornecer a ele as condições corretas. Para reduzir a rega, pulverize periodicamente o solo superficial com água morna. Mova a panela para uma sala mais fria, com aquecimento do ar entre + 13 ... +18 ° C. A queda média diária da temperatura deve estar entre +4 e +5 ° C. Quando a flor dá novos brotos, você pode devolvê-la às condições anteriores de detenção.

Se um tubérculo moído já se formou na base dos novos rebentos, não deve esperar florescer este ano.

Reprodução

Zygopetalum multiplica por divisão. Basta dividir o rizoma e plantar as partes resultantes em diferentes recipientes. Algoritmo de ação exata:

  • Puxe o rizoma do chão, longe do substrato. Você pode enxaguar com água, mas depois deve secá-lo.
  • Remova as raízes secas ou podres.
  • Divida a planta em várias partes. Cada peça individual deve ter pelo menos duas lâmpadas falsas.
  • Seque imergindo a flor em carvão picado.
  • Pedaços de sementes no musgo-esfagno. Aguarde o aparecimento de novos processos, umedecendo diariamente o substrato.

A propagação de sementes é praticada apenas em um ambiente industrial. É muito difícil obter a germinação correta das sementes em casa.

Erros e sua eliminação

O zygopetalum é uma planta caprichosa, se mantida inadequadamente em casa, pode começar a apodrecer, secar ou crescer lentamente. Se aparecerem manchas ou manchas podres nas folhas, é necessário ressuscitar com urgência.

O problemaRazãoSolução
Pedúnculos não se formam.O estado enfraquecido da flor, aquecimento excessivo do ar, falta de luz solar.Forneça à planta o período inativo correto.
Botões pequenos e atrofiados.Quantidade excessiva de luz solar, superaquecimento.Retire a panela do parapeito da janela, abaixe a temperatura do ar para + 20 ... +22 ° C.
Folhagem amarelada.Falta de umidade.Monitore a condição do substrato, umedeça enquanto seca. Instale um umidificador ou tanque de água próximo à planta.
O aparecimento de manchas pretas nas folhas.Excesso de líquido.Pare a umidade do solo. Se houver podridão, transplante o zygopetalum em uma nova panela, removendo as raízes podres.

Doenças e pragas, medidas para combatê-los

Doença ou pragaDescrição do produtoSolução
OídioPlaca leve na folhagem com um leve tom rosado.Fungicidas Alirin ou Quadris com um intervalo de uma semana até a placa desaparecer. Quadris não é recomendado sem equipamento de proteção.
Podridão negraManchas escuras que aparecem devido a pragas ou excesso de nitrogênio no solo.Livre-se da causa raiz da doença e adicione Trichodermin ao solo.
Podridão cinzentaManchas marrons nas folhas, passando das seções antigas da planta para novos brotos.Remova as partes afetadas da planta, com umidade excessiva do solo, transplante-a para um novo recipiente. Processo com Trichodermin, Alirin ou Quadrice.
AntracnoseManchas escuras, eventualmente cobertas com mofo rosa.Transplante a planta em uma nova panela, removendo as folhas afetadas. 2-3 dias não regam a flor. Trate com Quadrice.
Caracóis e lesmasFuros nas folhas associados ao uso ao ar livre ou no terraço.Trate com Mesurol, leve a planta de volta para casa.
Ácaro aranhaTeias de aranha pequenas nas hastes.Segure a orquídea em um banho quente, processe com Fitoverm. Repita 2 vezes com um intervalo de 10 dias.
Fusarium FungiArrolhando de navios, desidratação e murcha de uma flor. Amarelecimento da placa foliar, amolecimento do rizoma.Melhore as condições de detenção: aumente a temperatura para + 18 ... +22 ° C, reduza a rega, troque o substrato. Trate com Quadrice com uma frequência de 10 a 12 dias até que a doença seja completamente eliminada.

Pin
Send
Share
Send